Tumgik
petiteblasee · 5 hours
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
*:・゚✧ Charleen Weiss × icons
• 𝐥𝐢𝐤𝐞 𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐛𝐥𝐨𝐠 𝐢𝐟 𝐲𝐨𝐮 𝐬𝐚𝐯𝐞 𝐨𝐫 𝐮𝐬𝐞!
1 note · View note
petiteblasee · 9 days
Text
*:・゚✧ LAURED: laura & edgar • lado a lado, 2012.
0 notes
petiteblasee · 11 days
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
*:・゚✧ kathani "kate" & anthony - viscount and viscountess bridgerton | bridgerton (2023)
• 𝐥𝐢𝐤𝐞 𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐛𝐥𝐨𝐠 𝐢𝐟 𝐲𝐨𝐮 𝐬𝐚𝐯𝐞 𝐨𝐫 𝐮𝐬𝐞!
Tumblr media
12 notes · View notes
petiteblasee · 12 days
Text
O TANTO QUE EU SOU APAIXONADA NESSE CASAL! NÓS, KATHONY'S FÃS, VENCEMOS NO QUE MAIS IMPORTA 🤧❤️
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Kate and Anthony Bridgerton in Season 3 Promo
1K notes · View notes
petiteblasee · 15 days
Text
A Odisseia de Kehinde | Um Defeito de Cor - Ana Maria Gonçalves
Tumblr media
"Um Defeito de Cor" é um romance histórico escrito por Ana Maria Gonçalves, publicado em 2006, que acompanha a jornada de Kehinde, uma africana escravizada no Brasil do século XIX. Trazida ainda criança da África, a história da protagonista é marcada por uma série de eventos traumáticos, desde a sua separação da mãe até os abusos e injustiças que enfrenta ao longo de sua vida como escrava no Brasil. Através dos olhos de Kehinde, somos confrontados com questões de identidade, pertencimento e justiça num contexto completamente desfavorável. Sendo uma personagem com uma forte ligação com o espiritual, e este definindo o caminho longo que ela deveria seguir, o livro é dividido em cinco partes, cada uma marcando uma fase significativa da vida da protagonista, Kehinde, e sua jornada através da escravidão no Brasil. Essas partes são:
Infância na África: parte inicial que retrata a infância de Kehinde em sua aldeia na África, juntamente com sua mãe, avó e irmãos, antes de ser capturada e vendida como escrava.
Ilha de Itaparica: recém chegada na Bahia, é levada para a Ilha de Itaparica, onde conhece e entende não apenas a brutalidade do sistema, mas também a humanidade e a resistência dos escravizados. Aqui, mesmo diante dos abusos, sua base familiar brasileira é formada.
Salvador: na grande capital, Kehinde amplia seu conhecimento a respeito do mundo em quem vive e seu amadurecimento imposto e natural encontra lugar para ela se estabelecer como alguém importante na sociedade e na luta pela liberdade através de sua participação em movimentos de resistência contra a opressão dos senhores de escravos.
Jornada pelo Brasil: após diversas perdas, Kehinde viaja para os demais estados do Brasil, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão e Minas Gerais, para se reconectar com suas raízes espirituais e a busca pelo filho perdido. Nessa vigem, que parece ser eterna, vive novas experiências e encontra novos desafios em sua luta pela liberdade e dignidade.
Reencontro e Redenção: Kehinde retorna à África em busca de quem era para poder retornar ainda mais forte na sua busca pelo filho amado perdido.
Essas partes estruturam a narrativa do romance, proporcionando uma visão abrangente da vida de Kehinde e das condições sociais e históricas do Brasil durante o período da escravidão, e nos dá dimensão da grandeza da história de uma mulher que, ao longo do retrato de sua vida, resgata a história do povo afro-brasileiro, tirando os da passividade e trazendo personagens resilientes que anseiam a liberdade e luta contra as adversidades. O romance foi inspirado na vida de Luísa Mahin, uma revolucionária brasileira no século XIX, mãe do advogado abolicionista Luís Gama, e que pouco sabendo sobre sua história real, muitas foram as possiblidades. Não procurei saber além disso para não lidar com spoilers, principalmente sobre a vida do Luís antes dele se tornar advogado, e recomendo que façam o mesmo. Diante de tudo isso, confesso: a leitura não foi nada fácil.  O romance revela ao longo das mais de 800 páginas a brutalidade do sistema, e acompanhar isso acontecendo das formas mais perversas, é devastador. A resistência e luta por liberdade é muito bem explorada, mas nenhuma vitória é conquistada sem grandes perdas, e a Kehinde sabe bem disso. Essa é a história de uma mãe em busca do seu filho, mas também a história de uma vida que buscou ir além da sobrevivência num contexto onde a existência era vista como nada. A Kehinde é uma personagem cheia de defeitos e não esconde nenhum, até justificando ser por isso que perdeu tanto na vida. Mas o que pôde fazer para ter controle sobre a própria vida e ser vista como uma pessoa de respeito, ela fez. Nesse meio, mostrou que a vingança vem, e é merecida, e que qualquer lição necessária não precisa ser acompanhada de tanto horror, pois ela nasceu para a grandeza.
Com o passar dos anos, o tom da narrativa também vai amadurecendo, e foi muito interessante acompanha-la sendo mais verdadeira com ela mesma e com o mundo. Ela não faz rodeios quanto aos seus pecados e aos dos outros e, mesmo sentindo certa culpa em viver diante da busca, não se arrepende. Quando ela cita que toda a história é uma carta escrita para que o filho a conheça, o coração vai apertando com a possibilidade dela nunca o encontrar para poder dizer tudo pessoalmente, e tudo acaba até de forma abrupta. Muitas vezes parei a leitura e considerei que muita coisa ali poderia ter sido descartada, mas depois de viver de forma tão grandiosa, superando os obstáculos colocados na vida terrena e espiritual, não julgarei muito a falação de uma idosa nas últimas. O fim não me deixou desolada - apesar de não ter terminado com a visão que ela tanto queria - porque o destino do filho se provou e ele foi feliz. Diante disso, só me resta sonhar com ele lendo a vida da mãe e se orgulhando de ter em tão pouco tempo juntos, tanto dela para construir tudo que ele construiu e foi.
Recomendo!
2 notes · View notes
petiteblasee · 17 days
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
*:・゚✧ ahsley moore • icons
• 𝐥𝐢𝐤𝐞 𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐛𝐥𝐨𝐠 𝐢𝐟 𝐲𝐨𝐮 𝐬𝐚𝐯𝐞 𝐨𝐫 𝐮𝐬𝐞!
2 notes · View notes
petiteblasee · 18 days
Text
"Como sempre, em tempos de dificuldade, ela sabia o que queria fazer. “Vou ler um livro”, disse ela."
— Diana Wynne Jones, "A Casa dos Muitos Caminhos"
1 note · View note
petiteblasee · 21 days
Text
"I must have flowers, always, and always."
💐: PERIOD DRAMA + FLOWERS | compilation
2 notes · View notes
petiteblasee · 22 days
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
*:・゚✧ aubri ibrag like lizzy elmsworth
📺: the buccaneers, 2023
• 𝐥𝐢𝐤𝐞 𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐛𝐥𝐨𝐠 𝐢𝐟 𝐲𝐨𝐮 𝐬𝐚𝐯𝐞 𝐨𝐫 𝐮𝐬𝐞!
7 notes · View notes
petiteblasee · 24 days
Text
BREVE COMENTÁRIO SOBRE THE BUCCANEERS (especificamente sobre triângulo amoroso, que eu odeio!)
Tumblr media
É muito fácil falar que guy merece a nan mais do que o theo por saber que ela é uma bastarda sendo que ele a conheceu falido e precisando aceitar/conquistar qualquer herdeira rica pra salvar o seu título. Calhou de ser ela e eles terem uma conexão ótima, mas não muda que ele tentou o golpe.
E assim, ele é legal, mas também levaria esse fato em consideração se ainda tivesse condições que nem o amigo. Talvez a reação primária do theo seja o choque, e a partir daí poderemos julgar, mas o casamento da conchita mostrou que amor e paixão não é tudo naquela sociedade perversa, então ficar jogando isso agora pra melhorar pra um lado é ridículo.
Fora que tudo isso não vai adiantar nada porque a nan tem a maior cara de quem vai largar tudo pra ficar com o guy, o que é uma pena, porque eu queria eles me entregando lizzy e guy.
Tumblr media
0 notes
petiteblasee · 25 days
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
"Girls, have you not noticed? We're not them. We're Americans. When did we ever care what people think of us? The English, they're so fascinated by their history. Well, we have a history of being fascinating. It's time that they learn from us."
📺: the buccaneers, 2023
24 notes · View notes
petiteblasee · 25 days
Text
Tumblr media
*:・゚✧ SCRAPBOOK: MARÇO
Ao contrário dos meses anteriores, onde eu parecia estar fazendo tudo e todas as coisas ao mesmo tempo, tive uma calmaria em março. Na tv, só sentei e aguardei o que estivesse passando, e muitas foram obras repetidas que amo, então só coloquei as novidades e a novela que é de lei - sim, assisto e amo as produções brasileiras. Quanto às leituras, comecei de forma tranquila para me preparar para o desafio mensal - ler um calhamaço - e ele me tomou muito tempo ("Um defeito de cor" é uma odisseia e merecia uma leitura calma), mas não achei ruim. Quanto à última, foi uma história curta e divertida, mas não menos impactante no que veio dizer. Enfim, que abril seja um acalento também.
1 note · View note
petiteblasee · 1 month
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
*:・゚✧ keira knightley like elizabeth bennet
📺: pride and prejudice, 2005
• 𝐥𝐢𝐤𝐞 𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐛𝐥𝐨𝐠 𝐢𝐟 𝐲𝐨𝐮 𝐬𝐚𝐯𝐞 𝐨𝐫 𝐮𝐬𝐞!
29 notes · View notes
petiteblasee · 1 month
Text
Sobre os retalhos da vida que nos completam | Retalhos - Craig Thompson
Tumblr media
SINOPSE: Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano, e dos conflitos religiosos e afetivos de um jovem artista em busca de sua individualidade.
Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor. Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará as visões que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. 
Vencedora de três prêmios Harvey (melhor artista, melhor graphic novel original e melhor cartunista), dois prêmios Eisner (melhor graphic novel e melhor escritor/artista), e, em 2005, do prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos.
Tumblr media
Essa hq possui retalhos da vida do autor e nenhum pedaço, por mais banal que possa parecer, me deixou apática. Na real, eu senti profundamente cada reflexão e situações retratadas ali. 
Como colocado na sinopse, essa história acompanha a vida do autor desde a infância até o início da juventude, que é quando ele experimenta um pouco da realidade que precisava.
A infância com uma esperança quase forçada num espaço fora da realidade é cruel, ainda mais por não encontrar no mundo real a proteção dos abusos que sofreu - e como foi dilacerante ele sentindo culpa por sentir o que sentia e por não conseguir proteger ele mesmo e o irmão de tudo que viveram.
Tumblr media
Da mesma forma que ele se apegou na esperança do céu, me apeguei na história dele com a Raina, imaginando um salvando o outro, mas a realidade dificilmente acompanha os nossos desejos e sonhos. Pelo menos consegui aproveitar o tempo que tiveram, mesmo ficando extremamente triste com o encerramento de um ciclo.
Tumblr media
Como uma ex-crente, senti demais a violência e contradição das palavras ditas por quem, em tese, deseja salvar à todos. Quando se deseja um mundo perfeito, só conquistado pelo fim da vida, há de se imaginar que podemos adiantar o processo, mas o que é pregado é o conformismo diante de tudo; afinal, tudo é passageiro. E isso, diante de tanta dificuldade na vida, é cruel.
Retalhos é uma história repleta de reflexões e sentimentos e todas as críticas positivas a respeito dela são reais. Mesmo que com pedaços dolorosos, merece muito ser lida.
2 notes · View notes
petiteblasee · 2 months
Text
"O importante mesmo era partilhar a desesperança, criar um pequeno ninho em que duas pessoas pudessem viver juntas, mantendo o resto do mundo à parte."
― Orhan Pamuk, 'Neve'.
1 note · View note
petiteblasee · 2 months
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
"As coisas que importam estão dentro de mim, encerradas em meu peito como em um túmulo, onde permanecerão para sempre, meu baú de tesouros sepultados."
*:・゚✧ Fique Comigo - Ayòbámi Adébáyò.
0 notes
petiteblasee · 2 months
Text
Desafio literário • 2024 | Leituras de janeiro e fevereiro
★ JANEIRO
Tumblr media Tumblr media
Um livro de estreia
Fique Comigo - Ayòbámi Adébáyò
Esse livro foi um baque que adorei ter. Centrado na história da Yejide, o livro mostra o quanto o ser humano aguenta para evitar que o amor sentido se vá. Nascida órfã de mãe numa família poligâmica, Yejide encontra no marido uma vida plena, não fosse o fato de não poder ter filhos, e isso é o início do fim da sua vida inocente.
O tanto que essa mulher aguenta para ser aceita é doloroso e essa dor não passa quando ela consegue o que deseja. No fim, aguentamos absurdos em nome do amor, e isso é a maior prova de quão desalmados alguns de nós somos.
A Ayòbámi tem uma escrita simples mas instigante, e só demorei com a leitura por ter obrigações, pois era difícil largar. É uma história sobre culturas e como o que nos falta é o que, muitas vezes, nos definem. Eu recomendo demais!
Tumblr media Tumblr media
Um livro com mais de um ponto de vista
Anna Kariênina - Liev Tolstói
É TUDO QUE DIZEM! Não irei me estender muito porque já demonstrei todo o espetáculo com a leitura aqui, mas faço questão de reforçar: LEIAM! VALE MUITO A PENA!
Tumblr media
★ FEVEREIRO
Tumblr media Tumblr media
Um livro com capa amarela
A Cabeça do Santo - Socorro Acioli
Acompanhar a jornada de um jovem enlutado e com ódio ao saber que reencontraria o passado, enquanto passava por cada perrengue que só jesus na causa, me fez torcer muito por um final feliz, mas não deixei de aproveitar esse caminho.
Apesar de começar com o desejo de um ente querido, a escrita da Acioli e a forma com a qual ela desenvolve a transformação do Samuel é muito divertida e não senti cansaço algum na leitura. Foi divertidíssimo seguir com ele desde a chegada na cidade até a descoberta da cabeça do santo e as vozes vindas de lá, principalmente a por qual ele se apaixonou. A cidade ser reavivada foi um milagre, e ele não teve boa intenção com o plano elaborado para explorar esse "dom", mas de boas intenções o inferno está cheio e ele, lascado, então que fizesse o seu enquanto podia.
Os personagens coadjuvantes também são perfeitos, mesmo que alguns tenham aparecido só de relance. Só por ver como cada um foi afetado pelo milagre do santo, valeu a pena a citação. A história é curta, mas tão cheia de vida, que foi impossível largar. A escrita ser objetiva e clara também ajudou bastante e eu nem senti o tempo passar. Recomendo demais para quem deseja uma leitura que encanta com suas crenças e descrenças, mostrando bem o nosso jeitinho.
Tumblr media Tumblr media
Um livro epistolar
Evidências de Uma Traição - Taylor Jenkins Reid
Eu sou suspeita pra falar sobre as histórias da Taylor porque adoro como ela transforma uma história que deveria ser simples em algo magnético e surpreende com os finais, e aqui não é diferente.
Essa é uma novela, não um romance, então é um enredo curto e fechado, mas com personagens maravilhosos. A carrie e o david são personagens profundos, para além do caos que os unem no momento - a traição dos seus cônjuges -, e a forma da escrita ser em cartas deixa mais interessante a conexão e decisões que eles vão tomando a cada carta enviada/recebida com mais relatos sobre a traição.
Não dá pra falar muito sem contar spoiler, então vou acabar por aqui, mas saibam que vale a pena ler.
2 notes · View notes