Tumgik
operaportugues · 4 hours
Text
livro "Music and Mind: Harnessing the Arts for Health and Wellness"
A soprano de renome mundial e defensora das artes e da saúde Renée Fleming faz a curadoria de uma coletânea de ensaios de cientistas, artistas, terapeutas de artes criativas, educadores e profissionais da área de saúde de renome sobre os poderosos impactos da música e das artes na saúde e na experiência humana.
"There's a whole section on music education for children, which is really important" - Fleming
Fleming destacou um capítulo do neurocientista Dan Levitin que detalha como a música envolve circuitos cerebrais complexos mais do que qualquer outra atividade, aprimorando o processamento da linguagem e o raciocínio espaço-temporal.
Ao abordar a situação da musicoterapia, Fleming observou que, embora a cobertura de seguro saúde varie nos EUA de acordo com o estado, há um reconhecimento crescente de seus benefícios e da necessidade de uma abordagem padronizada para garantir a adoção mais ampla da musicoterapia.
"Esse é um campo relativamente novo em termos de rigor e eficácia que a ciência precisa ser capaz de garantir" - Fleming
Amazon
Singer Renée Fleming unveils healing powers of music in new book "Music and Mind" - CBS News
Renée Fleming's new book analyzes how music can improve health - ABC News
Opera legend Renee Fleming teams up with Dr. Francis Collins to study how music can improve health | PBS NewsHour
Music and Mind (reneefleming.com)
Opera Superstar Renée Fleming & Experts Reveal How Music Can Make Us Healthier in New Book
Tumblr media
0 notes
operaportugues · 20 hours
Text
This is Opera - Parsifal - Wagner (2015)
Temporada 1, Episódio 5 legendado em português: link.
Acha que não gosta de ópera? Então venha conosco porque a ópera não se aprende a escutar, aprende-se a sentir.
Com apresentação do barítono e pianista Ramon Gener, “Isto é Ópera” é uma série imaginativa, inovadora, de puro entretenimento que nos conduz através da história da ópera, a partir do nascimento do género até aos nossos dias. Uma série que fornece as chaves para entender e apreciar as óperas mais importantes da história, de uma forma simples e acessível a todos os públicos.
Nesta série vamos descobrir o enredo de cada história de uma forma original e envolvente que não nos deixará indiferentes, captando a nossa atenção desde o primeiro minuto.
A genialidade de cada compositor, a paixão dos personagens e a universalidade de cada história gera um ambiente de cumplicidade com o espectador. As melhores histórias, os melhores compositores, os melhores personagens, as melhores árias. Visitaremos as cidades onde óperas ganharam vida, serviram de inspiração para compositores ou onde os personagens se apaixonaram: Paris, Veneza, Roma, Londres, Barcelona, Viena, Madrid, Cairo, Florença, Milão, Sevilha, Salzburgo, Bayreuth, Munique.
RTVE
Wikipedia
Episódio 05: Parsifal - Wagner Parsifal foi a última ópera de Richard Wagner. A sua história centra-se na busca do Santo Graal, mas na verdade é uma jornada espiritual para o protagonista. Afinal… o que é o Santo Graal? Uma taça? Um objeto? Algo mais? Para responder a isto "Isto é Opera" vai viajar por três locais diferentes: Montsegur, no sul da França, para lembrar os cátaros; Valencia, para ver o famoso cálice que dorme na catedral e que alguns dizem ser o verdadeiro Graal; e, finalmente, o Mosteiro de Montserrat, perto de Barcelona, onde o padre Bernat Juliol irá falar sobre a visita que Heinrich Himmler, chefe da SS, fez ao mosteiro convicto de que era naquela basílica que se guardava o Santo Graal. Foi inspirado na abadia que Wagner criou o principal cenário da sua ópera. Além disso, sendo um dos fatores decisivos no enredo, o programa vai descobrir o quão poderoso pode ser um beijo e como ele pode mudar uma vida inteira. Finalmente, e como curiosidade, vamos descobrir porque o 13 era o número da sorte de Richard Wagner.
0 notes
operaportugues · 2 days
Text
Canal de TV “Film & Arts” em maio/2024
O canal de TV “Film & Arts” está disponível nestas operadoras:
Claro TV: Canal 148; Canal 648 (HD)
SKY: Canal 116; Canal 516 (HD)
NET: Canal 148; Canal 648 (HD)
Clique no item abaixo para ver as datas/horários em maio/2024.
Canção Secreta - Alban Berg´s Lyric Suite
Ópera do Mendigo - Robert Carsen
Anna Netrebko & Rolando Villazón- La Traviata
Concerto de Paris 2023
Montserrat Caballé canta Norma
Sonho de uma noite de Verão
Moisés - Gioachino Rossini - Duomo Di Milano
Arthur Rubinstein - Chopin
Kathleen Battle & Jessye Norman
Três tenores - de Caracalla para o mundo
Don Quixote, com Marianela Nuñez e Carlos Acosta
Lucia di Lammermoor- Piotr Beczala
O anel centenário em Bayreuth
Viscera/ Tarde de um Fauno/ Tchaikovsky Pas De Deux/ Carmen
O Barbeiro de Sevilha
0 notes
operaportugues · 3 days
Link
Ópera completa com legenda em português: vídeo; legenda.
Considerada uma obra-prima, talvez a primeira ópera moderna. Sua trama é uma rede de obsessões: de Herodes com Salomé, de Salomé com João Batista e de João Batista com Deus. Crueldade, perversão e fixação permeiam a obra, sob o luar que banha o terraço palaciano. Porém, por mais perturbadores que sejam os temas, a música ao mesmo tempo aveludada e de alta tensão prende o público.
Esta ópera deveria estrear em Viena sob a regência de Gustav Mahler, mas o arcebispo católico a considerou imoral. Em Londres, a obra seria proibida até 1910. Em Nova York, em 1907 a temporada de Salomé foi suspensa após a primeira récita no Met por pressão de seu mecenas, J.P. Morgan.
- A Dança dos Sete Véus: “Ora, por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou ali e agradou a Herodes”, Evangelho segundo S. Mateus (14:6). A primeira Salomé, Marie Wittich, recusou-se a executar a Dança dos Sete Véus. “Não o farei. Sou uma mulher decente”, diria ela, segundo Strauss. Uma bailarina serviu de improvável dublê da robusta soprano.
- Sinopse - Palestra TMSP - Podcast “A Hora da Ópera” - Richard Strauss - as visitas do compositor ao Municipal do RJ e suas óperas
Tumblr media
0 notes
operaportugues · 4 days
Link
Ópera completa com legenda em português: atos 1 e 2, atos 3 e 4. Vídeos extras desta produção:  - Sinopse  - Personagens  - Danças  - Figurinos  - Lutas  - Música  - Jardim Glyndebourne
A provocante nova produção de David McVicar, com Anne Sofie von Otter no papel título, restaura a obra-prima de Bizet. Philippe Jordan, estreando em Glyndebourne, conduz a Orquestra Filarmonica de Londres e o Coral de Glyndebourne.
Carmen foi encomendada em 1872 pelo Opéra Comique e estreou em Paris em 03/março/1875. Tchaikovsky, depois de ver uma das apresentações, predisse: "Tenho certeza que em dez anos Carmen será a ópera mais popular do mundo". Sua predição estava correta, mas, quando morreu, aos 36 anos, em 03/junho/1875, Bizet acreditava que a obra havia sido um fracasso. O problema era que a ópera não se encaixava com o que as pessoas esperavam da Opéra Comique, e o tema central não se adequava a certas sensibilidades.
Um dia antes de sua morte, Bizet assinou um contrato com a Ópera da Corte de Viena para compor recitativos que substituíssem os diálogos do libreto. E foi nesse formato, com recitativos escritos por Ernest Guiraud, amigo de Bizet, que a ópera se tornou amplamente conhecida.
Esta produção de Glyndebourne restaura o diálogo falado de Carmen e retoma o trabalho da Opéra Comique tal qual Bizet o escreveu e que tanto impressionou Tchaikovsky.
Com Carmen, Bizet esperava responder aos críticos que o acusavam de ser complicado e obscuro. “Bem, dessa vez então compus uma obra que é toda clareza e vivacidade, cheia de cores e melodias”, observou.
“Como músico, posso dizer que se acabássemos com o adultério, o fanatismo, o crime, o mal e o sobrenatural não teríamos mais como escrever uma única nota.” - Georges Bizet (1838-1875)
- Sinopse - Palestra do ECAI “Para gostar de Carmen” - Palestra TMSP
0 notes
operaportugues · 5 days
Text
youtube
Importância do ponto (prompter) em uma ópera
Vídeo com trecho da Ópera Carmen - Viena 2022. Regente: Yves Abel. Produção: Calixto Bieito. Com Elīna Garanča, Piotr Beczała.
Piotr Beczała exita, olha pra prompter, o silêncio segue, e a ouvimos gritar "Eh bien", que é o início da fala dele "Eh bien, damnée". Tudo isto em 1 segundo. Se não fosse a prompter para dar continuidade à cena, talvez a Carmen estivesse viva até hoje. :-)
“Ponto” (prompter) é o profissional do teatro responsável por “sussurrar” as falas que devem ser repetidas, em voz alta, pelos atores quando eles esquecem. O prompter é invisível para o público, e pode ser apenas uma pessoa entre os cerca de 250 membros da equipe, mas desempenha um papel importante para evitar que tudo descarrile. Dentro do seu cubículo abafado à beira do palco, é tudo muito simples. Há um suporte de madeira para guardar a partitura, monitores para ver o maestro, uma ventoinha para lidar com o calor, um telefone para ligar para a direção de cena, no caso de o áudio ou o vídeo falharem, e um pequeno teclado eletrônico, convenientemente preso com velcro à lateral da caixa, para ajudar o prompter a indicar o pitch correto – embora raramente seja necessário, uma vez que a maioria das pessoas que fazem este trabalho tem um ouvido e sentido de afinação perfeitos.
O Mundo Secreto do Ponto na Ópera
youtube
0 notes
operaportugues · 6 days
Text
youtube
"Wer hat dies Liedlein Erdacht" (Mahler) - Belo Horizonte/MG, junho/2011
Canção de 1892 legendada em português: link.
Wikipedia
Poemas
0 notes
operaportugues · 8 days
Text
This is Opera - La Bohème - Puccini (2015)
Temporada 1, Episódio 4 legendado em português: link.
Acha que não gosta de ópera? Então venha conosco porque a ópera não se aprende a escutar, aprende-se a sentir.
Com apresentação do barítono e pianista Ramon Gener, “Isto é Ópera” é uma série imaginativa, inovadora, de puro entretenimento que nos conduz através da história da ópera, a partir do nascimento do género até aos nossos dias. Uma série que fornece as chaves para entender e apreciar as óperas mais importantes da história, de uma forma simples e acessível a todos os públicos.
Nesta série vamos descobrir o enredo de cada história de uma forma original e envolvente que não nos deixará indiferentes, captando a nossa atenção desde o primeiro minuto.
A genialidade de cada compositor, a paixão dos personagens e a universalidade de cada história gera um ambiente de cumplicidade com o espectador. As melhores histórias, os melhores compositores, os melhores personagens, as melhores árias. Visitaremos as cidades onde óperas ganharam vida, serviram de inspiração para compositores ou onde os personagens se apaixonaram: Paris, Veneza, Roma, Londres, Barcelona, Viena, Madrid, Cairo, Florença, Milão, Sevilha, Salzburgo, Bayreuth, Munique.
RTVE
Wikipedia
Episódio 04: La Bohème - Puccini Uma viagem por Paris para reviver a experiência dos quatro protagonistas de uma das mais celebradas óperas de Puccini. De Montmartre, ao Moulin Rouge, ao Quartier Latin, ao cemitério de Père-Lachaise, aos encontros com os vendedores de rua para glorificar uma ode à juventude, à liberdade, ao amor, aos que vivem na inconsciência. Uma ópera que nos lembra que o tempo nos passa por entre os dedos da mão…
0 notes
operaportugues · 11 days
Text
Capriccio (Richard Strauss) - MET, 23/abril/2011
Ópera completa com legenda em português.
1. Instale o programa “Bigasoft Video Downloader Pro” Ele permite download do Metropolitan Opera.
2. Seriais Vá ao menu “Ajuda” - “Registrar” e digite um serial no campo “Código de Licença”.
3. Adicione a URL abaixo no programa Bigasoft para fazer o download. https://www.metopera.org/season/on-demand/opera/?upc=811357014523
4. Legenda em português: link.
Inspirada por Prima la musica e poi le parole (1786), ópera cômica de Antonio Salieri sobre as tensões entre os artistas de ópera. Antes de deixar a Áustria devido à anexação nazista, o libretista judeu Stefan Zweig propusera o tema a Strauss. Apesar de sua marcante modernidade, Capriccio revisita formas clássicas. Fez sucesso em Munique durante a guerra, até o bombardeio do teatro de ópera em 1943.
Esta última ópera de Richard Strauss é uma sofisticada "peça de conversação para música" (o subtítulo real da obra) centrada na antiga questão de saber se as palavras ou a música têm precedência no teatro e nas artes em geral. Um poeta e um músico apresentam suas respectivas criações a uma jovem condessa e pedem que ela decida. Implícita em seu veredicto está outra questão: qual deles ela tomará como amante? Em torno desse triângulo estão outros personagens com vários graus de investimento na mesma questão: o irmão da condessa, um ator amador que prefere a ação erótica à teoria romântica; uma atriz célebre; e um diretor de teatro com um forte senso prático (uma combinação de um alter ego Straussiano e uma caricatura afetuosa do grande diretor Max Reinhardt). A conversa passa para a ópera como a consumação de todas as artes, e é decidido que o poeta e o músico devem escrever uma ópera juntos, tendo como tema os eventos do dia. O final é desconhecido: a condessa deve escolhê-lo. Essa estrutura leve oferece muitas oportunidades para interações espirituosas e toques musicais virtuosos. Um toque de nostalgia de uma era perdida de refinamento permeia Capriccio. Há pouca ação em qualquer sentido convencional, mas há uma grande introspecção e muita beleza. Além disso, é impossível vivenciar essa ópera sem levar em conta as circunstâncias de sua composição (1940-1941) e estreia na Alemanha em tempos de guerra. Considerada nesse contexto, sua aparente "trivialidade" assume um significado pungente (a palavra "trivial" aparece na última linha da condessa no libreto, colocada como uma pergunta). A insistência inabalável da ópera na importância da estética e do amor cortês pede que se continue a celebrar a beleza em um mundo violento e feio. Embora seja inegavelmente mais sutil do que as óperas anteriores de Strauss, essa sutileza se torna a característica mais marcante e poderosa de Capriccio.
A partitura é refinada e mais complexa do que parece à primeira vista. As formas musicais do século XVIII são perceptíveis, especialmente nos breves interlúdios de dança. A grande orquestra é usada de maneira muito leve, raramente empregando sua força total e, em vez disso, criando o efeito de um conjunto de câmara.
Renee Fleming, uma das maiores intérpretes de Strauss do mundo, trouxe uma voz "macia e sedutora" e um "fraseado nobre" para sua interpretação da bela e enigmática Condessa, "um papel que combina perfeitamente com ela" (The New York Times).
Esta ópera foi originalmente ambientada na segunda metade do século XVIII, uma época em que os debates sobre os méritos de vários gêneros de teatro musical desencadeavam elaboradas guerras de palavras na capital francesa e em seus arredores. No entanto, os temas em questão - o papel da música na ópera, a necessidade de um drama plausível, a função da dança, o design e a arte cênica - não são específicos daquela época. Esta elegante produção de John Cox para o Met coloca a ópera no ambiente glamouroso do período entre guerras da década de 1920. Andrew Davis é o regente.
A questão central de Capriccio, felizmente, nunca pode ser resolvida. A superioridade da música sobre a poesia, ou vice-versa, deve ser sempre uma questão de preferência pessoal. A condessa, não querendo sacrificar uma ao escolher a outra, propõe a ópera como uma forma de ter ambas. Porém, esse compromisso, longe de ser uma solução, transforma um mero tópico de conversa em um confronto incômodo - pois na ópera o conflito de prioridades entre palavras e música é estabelecido a cada apresentação. Strauss, ao afirmar em seu prefácio ao Capriccio que ele próprio era o herdeiro direto das reformas de Gluck, abriu caminho para uma exposição em palavras e música de suas próprias preocupações composicionais.
Programa
Music and Lyrics
Papéis Principais: - Condessa Madeleine: jovem viúva - Conde: seu irmão - Flamand: um compositor - Olivier: um poeta - La Roche: diretor de teatro - Clairon: famosa atriz parisiense
Sinopse: Um castelo perto de Paris, com seu próprio teatro particular, no fim do séc. XVIII.
Um poeta, um compositor, um diretor de teatro e atores se reúnem no castelo de uma condessa e seu irmão. Um sexteto de cordas composto por Flamand leva o poeta Olivier a perguntar se a Condessa prefere as palavras ou a música, o poeta ou o compositor. Ele afirma que as palavras vêm primeiro, e depois a música; Flamand, que é o contrário. O diretor, La Roche, diz que os dois estão errados: o público vai à ópera pelo cenário. A atriz Clairon lê uma cena com o enamorado Conde, e Olivier apresenta um soneto de amor à Condessa. Flamand musica o poema, e a Condessa exalta o casamento das palavras com a música. La Roche é convidado a descrever seu projeto de um teatro, mas o desentendimento se instaura quando Flamand e Olivier sugerem que seja batizado de Máquinas Voadoras e Alçapões. O diretor defende sua arte e pede que o palco seja ocupado por "seres humanos como nós, falando nossa linguagem". Comovida, a Condessa encomenda uma ópera, e seu irmão encontra a história perfeita: "Os acontecimentos de hoje"! Ele sai para acompanhar Clairon a Paris enquanto os outros hóspedes se despedem. O compositor e o poeta partem reconciliados e já trabalhando na nova ópera. A condessa tenta imaginar como ela terminará. Quem saiu vitorioso: o poeta ou o compositor? Ao anúncio de que a ceia está servida, ela cantarola a melodia de Flamand inspirada pelo soneto de Olivier.
youtube
Tumblr media
0 notes
operaportugues · 15 days
Text
This is Opera - Il Barbiere di Siviglia - Rossini (2015)
Temporada 1, Episódio 3 legendado em português: link.
Acha que não gosta de ópera? Então venha conosco porque a ópera não se aprende a escutar, aprende-se a sentir.
Com apresentação do barítono e pianista Ramon Gener, "Isto é Ópera" é uma série imaginativa, inovadora, de puro entretenimento que nos conduz através da história da ópera, a partir do nascimento do género até aos nossos dias. Uma série que fornece as chaves para entender e apreciar as óperas mais importantes da história, de uma forma simples e acessível a todos os públicos.
Nesta série vamos descobrir o enredo de cada história de uma forma original e envolvente que não nos deixará indiferentes, captando a nossa atenção desde o primeiro minuto.
A genialidade de cada compositor, a paixão dos personagens e a universalidade de cada história gera um ambiente de cumplicidade com o espectador. As melhores histórias, os melhores compositores, os melhores personagens, as melhores árias. Visitaremos as cidades onde óperas ganharam vida, serviram de inspiração para compositores ou onde os personagens se apaixonaram: Paris, Veneza, Roma, Londres, Barcelona, Viena, Madrid, Cairo, Florença, Milão, Sevilha, Salzburgo, Bayreuth, Munique.
RTVE
Wikipedia
Episódio 03: Il Barbiere di Siviglia - Rossini A estrela maior deste terceiro programa é Rossini. "O Barbeiro de Sevilha" é a ópera buffa por excelência e clara evidência de que a ópera não é apenas drama e tragédia, mas também puro entretenimento e humor. Desta vez, vamos aprender os "ingredientes" essenciais para as óperas de Rossini: o staccato, o crescendo, o intervalo de quinta e a coloratura.
0 notes
operaportugues · 17 days
Text
filme "Malcolm X" (1992)
Filme completo, via torrent, legendado em português: link. Veja também a ópera X: The Life and Times of Malcolm X.
Malcolm X foi, ao lado de Martin Luther King e Medgar Evers, um dos principais líderes pelos direitos da população negra nos Estados Unidos. Por meio da Organização para a Unidade Afro-Americana, acirrou a luta racial nos Estados Unidos e trouxe propósito em várias pautas. Neste longa-metragem, o cineasta Spike Lee se aprofunda na história do líder ao longo de três horas, mostrando desde sua infância sofrida com o pai morto pela Ku Klux Klan, passando pelo protagonismo em ativismos universitários e até chegar em sua luta definitiva pelos direitos humanos da população negra. Com ideais e propostas bem definidos, ajuda o público a entender melhor essa luta que se estende por anos.
Descrição: Malcolm X é um filme norte-americano de 1992, do gênero drama biográfico, sobre o ativista afro-americano Malcolm X. Biografia do famoso líder afro-americano que teve o pai, um pastor, assassinado pela Ku Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e enquanto esteve preso descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Muhammad. Ele se torna um fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz. Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais tarde, quando fez uma peregrinação à Meca abranda suas convicções. Foi nesta época que se converteu ao original islamismo e se tornou um “Sunni Muslim”, mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, mas o esforço de quebrar o rígido dogma da Nação Islã teve trágicos resultados.
Análise
Wikipedia
youtube
Tumblr media
—————————————–
Livro “Autobiografia de Malcolm X”
- Download em português: link.
—————————————–
Documentário “Malcolm X - Make It Plain (1994)”
- Download completo com legenda em inglês: vídeo; legenda. - IMDb
Filósofo político e visionário, marido e pai, orador dinâmico e ministro militante. Em sua vida, Malcolm X foi muitos homens. Nascido Malcolm Little, mais tarde ele se tornou o “Detroit Red” e o “New York Red”, um traficante de drogas, cafetão, vigarista e chefe de uma quadrilha de roubo em Boston. Depois de passar um tempo na prisão, ele emergiu como Ministro Malcolm - Malcolm X, o ardente e eloquente porta-voz da Nação do Islã. Por fim, ele se tornou El Hajj Malik El Shabazz, um líder reconhecido internacionalmente e defensor dos povos oprimidos. Ele era amado e desprezado, reverenciado e temido - até que uma bala assassina o matou aos 39 anos.
A American Experience marca o 40º aniversário de sua morte com “Malcolm X - Make It Plain”. Este retrato detalhado do filme vai direto ao coração, à mente e à mensagem de uma das figuras mais complexas da era moderna.
Este filme narra a notável jornada de Malcolm X, desde seu nascimento em 19 de maio de 1925 em Omaha, Nebraska, até seu assassinato no Audubon Ballroom, em Nova York, em 21 de fevereiro de 1965. Sua história convincente é contada por meio das memórias de pessoas que tiveram relações pessoais e de trabalho próximas com ele: figuras proeminentes e membros da família, incluindo sua esposa, Betty Shabazz, e sua filha mais velha, Attallah Shabazz. Inclui uma extensa filmagem de arquivo de Malcolm X, falando com suas próprias palavras em reuniões e comícios e em entrevistas à mídia.
Em uma época em que os líderes negros dos direitos civis pregavam a harmonia e a integração, Malcolm pregava um evangelho militante de autodefesa e nacionalismo que aterrorizava muitos brancos e perturbava, mas também inspirava, os negros americanos. Depois de suas viagens à África e à Meca, ele voltou com uma compreensão mais profunda do Islã e uma nova disposição para aceitar aliados brancos. “O homem branco e o homem negro precisam ser capazes de se sentar à mesma mesa”, disse ele em seu último ano. “Então, eles podem trazer as questões que estão embaixo do tapete para cima da mesa e adotar uma abordagem inteligente para resolver o problema.”
Em 1965, sob ataque da Nação do Islã e sob vigilância do FBI, Malcolm X foi assassinado enquanto fazia um discurso. Quem o matou e por que continua sendo um mistério até hoje. —————————————–
Documentário “A Autobiografia de Malcolm X (2000)“
- Dublado em português: link1 ou link2. - IMDb
Conheça o homem que já foi considerado o "homem negro mais furioso dos Estados Unidos”. Alex Haley narra a história de Malcolm X sobre o racismo nos Estados Unidos. Entrevistas, fotos e imagens de arquivo traçam as raízes de Malcolm X nas ruas até ele se tornar um dos líderes mais francos e carismáticos de todos os tempos.
—————————————–
0 notes
operaportugues · 18 days
Text
X: The Life and Times of Malcolm X (Anthony Davis) - MET, 18/novembro/2023
Ópera completa com legenda em português.
1. Instale o programa “Bigasoft Video Downloader Pro” Ele permite download do Metropolitan Opera.
2. Seriais Vá ao menu “Ajuda” - “Registrar” e digite um serial no campo “Código de Licença”.
3. Adicione a URL abaixo no programa Bigasoft para fazer o download. https://www.metopera.org/season/on-demand/opera/?upc=810004203310
4. Legenda em português: link.
Malcolm Little, Detroit Red, Malcolm X, El-Hajj Malik El-Shabazz: seu nome é lendário, sua imagem é icônica, mas raramente a história de seu despertar político e espiritual foi contada com tanta força como nesta ópera inovadora de Anthony Davis, compositor ganhador do Prêmio Pulitzer. Esta ópera evoca a história mais ampla das lutas pelos direitos humanos contra a supremacia branca e a violência racista, ao mesmo tempo em que ilumina as circunstâncias singulares enfrentadas por seu protagonista - o assassinato de seu pai, a institucionalização de sua mãe e sua prisão, conversão e morte.
Esta primeira ópera composta por Anthony Davis conta a história de Malcolm X, um dos líderes mais controversos do século XX, desde a juventude até sua morte, por meio de 12 vinhetas de ritmo acelerado, com uma partitura que se baseia nas muitas e variadas influências estilísticas de Davis - do jazz e gospel ao não-ocidental, africano, clássico europeu, gamelão indonésio e música experimental.
Em vez de explicar, e muito menos beatificar a vida do ícone dos direitos civis, esta ópera se concentra principalmente em sua transformação pessoal. É também a jornada de seu público e como eles o perceberam, de vítima da pobreza a líder-agitador e mártir. Nem a música nem o libreto buscam consolar ou inspirar superficialmente, mas sempre envolver e intrigar.
A trilha sonora desse drama biográfico não é muito diferente de sua figura central: complexa, desafiadora e inegavelmente atraente. Davis cita uma vasta gama de inspirações, entre as quais se destacam Wagner, Berg, gamelão indonésio, tambores do sul da Índia, ritmos de dança africanos, música de dança negra e música que Malcolm X citou como parte integrante de sua vida e visão. Além da pontuação tradicionalmente composta, também há espaço para improvisação, bem como música escrita para soar improvisada. E os padrões de fala do Malcolm X da vida real (muitas vezes staccato em seu som) estão no centro da música de seu personagem.
Regente: Kazem Abdullah. O diretor indicado ao prêmio Tony, Robert O'Hara, enquadra a história de Malcolm de forma poderosa através das lentes do afrofuturismo, e imagina Malcolm como um homem comum cuja história transcende o tempo e o espaço. A produção leva o público a considerar o significado de sua mensagem para os movimentos contemporâneos de direitos humanos.
Informações sobre esta produção
Programa
Sinopse em inglês
Educator Guide (espanhol, inglês)
The Making of Malcolm
Mothership Connection
Press Release
Wikipedia
Aria Code
Christopher Davis on X
Thulani Davis on X
Anthony Davis on Composing X: Malcolm X’s Voice
Anthony Davis on Composing X: Musical Influences
Louise’s Aria
Shoot your shot
My name is Shabazz
You are not empty
You want the story, but you don’t want to know
Malcolm and Elijah Duet
When a man is lost
We’re not askin’ Massa to sit at a lunch counter
—————————————–
Livro “Autobiografia de Malcolm X”
- Download em português: link.
—————————————–
Documentário “Malcolm X - Make It Plain (1994)”
- Download completo com legenda em inglês: vídeo; legenda. - IMDb
Filósofo político e visionário, marido e pai, orador dinâmico e ministro militante. Em sua vida, Malcolm X foi muitos homens. Nascido Malcolm Little, mais tarde ele se tornou o "Detroit Red" e o "New York Red", um traficante de drogas, cafetão, vigarista e chefe de uma quadrilha de roubo em Boston. Depois de passar um tempo na prisão, ele emergiu como Ministro Malcolm - Malcolm X, o ardente e eloquente porta-voz da Nação do Islã. Por fim, ele se tornou El Hajj Malik El Shabazz, um líder reconhecido internacionalmente e defensor dos povos oprimidos. Ele era amado e desprezado, reverenciado e temido - até que uma bala assassina o matou aos 39 anos.
A American Experience marca o 40º aniversário de sua morte com "Malcolm X - Make It Plain". Este retrato detalhado do filme vai direto ao coração, à mente e à mensagem de uma das figuras mais complexas da era moderna.
Este filme narra a notável jornada de Malcolm X, desde seu nascimento em 19 de maio de 1925 em Omaha, Nebraska, até seu assassinato no Audubon Ballroom, em Nova York, em 21 de fevereiro de 1965. Sua história convincente é contada por meio das memórias de pessoas que tiveram relações pessoais e de trabalho próximas com ele: figuras proeminentes e membros da família, incluindo sua esposa, Betty Shabazz, e sua filha mais velha, Attallah Shabazz. Inclui uma extensa filmagem de arquivo de Malcolm X, falando com suas próprias palavras em reuniões e comícios e em entrevistas à mídia.
Em uma época em que os líderes negros dos direitos civis pregavam a harmonia e a integração, Malcolm pregava um evangelho militante de autodefesa e nacionalismo que aterrorizava muitos brancos e perturbava, mas também inspirava, os negros americanos. Depois de suas viagens à África e à Meca, ele voltou com uma compreensão mais profunda do Islã e uma nova disposição para aceitar aliados brancos. "O homem branco e o homem negro precisam ser capazes de se sentar à mesma mesa", disse ele em seu último ano. "Então, eles podem trazer as questões que estão embaixo do tapete para cima da mesa e adotar uma abordagem inteligente para resolver o problema."
Em 1965, sob ataque da Nação do Islã e sob vigilância do FBI, Malcolm X foi assassinado enquanto fazia um discurso. Quem o matou e por que continua sendo um mistério até hoje. —————————————–
Documentário “A Autobiografia de Malcolm X (2000)"
- Dublado em português: link1 ou link2. - IMDb
Conheça o homem que já foi considerado o "homem negro mais furioso dos Estados Unidos". Alex Haley narra a história de Malcolm X sobre o racismo nos Estados Unidos. Entrevistas, fotos e imagens de arquivo traçam as raízes de Malcolm X nas ruas até ele se tornar um dos líderes mais francos e carismáticos de todos os tempos.
—————————————–
Sinopse da ópera: Ato I - Fear 1931, Lansing, Michigan. Na casa do Reverendo Earl Little e sua esposa, Louise, está ocorrendo uma reunião da seção local da Universal Improvement Association de Marcus Garvey, e o Reverendo Little está atrasado. Louise ficou tensa o dia todo e os membros da reunião estão preocupados com os grupos de supremacia branca que estão aterrorizando a população local. Louise se lembra de ataques passados que a assombram. Um policial chega para dizer que o Rev. Little foi morto em um acidente de bonde. Os vizinhos refletem sobre o que realmente pode ter acontecido, e Louise fica perturbada, canta para si mesma e logo se torna inacessível. Um assistente social chega à casa algum tempo depois e declara que as crianças Little sejam tuteladas pelo Estado. Malcolm tenta falar com sua mãe, que não reage a ele. Ela é hospitalizada. Sua meia-irmã mais velha aparece para levá-lo para sua casa em Boston.
Por volta de 1940, Boston. Ainda um garoto do interior, Malcolm é apresentado à Boston negra de classe média de Ella e, por meio de sua descoberta da música lá, passa a fazer parte da vida local após o expediente, com seu guia, um personagem chamado Street. Mas, quando jovem adulto, ele se envolve com algumas pessoas que roubam uma casa rica e é preso.
Em uma sala de interrogatório, Malcolm revela sua raiva pelos problemas que há muito tempo atormentam pessoas como ele.
Ato II - Hate 1946-48. Malcolm se lamenta na prisão quando seu irmão Reginald o visita. Reginald lhe fala sobre Elijah Muhammad, líder da Nação do Islã, cujos ensinamentos ele acha que ajudarão seu irmão. Malcolm começa a estudar os ensinamentos da Nação e a ler muitos livros. Ele se torna um homem sério e mais esperançoso. Nasce Malcolm X.
A prisão recua quando Malcolm ouve e depois vê Elijah. É como se a palavra tivesse removido as grades. Eles ficam cara a cara. Elijah abraça Malcolm como um filho. Ele lhe diz que tem muito a aprender para espalhar a palavra de Alá e o envia para iniciar templos. Ele é um orador eletrizante.
1954-63. Malcolm inicia seu ministério, ajudando a fundar templos em Boston, Filadélfia, Springfield, Hartford, Atlanta e Nova York. Essa cena se estende por vários anos de forma telescópica. O período inclui alguns dos pontos altos da era dos direitos civis e termina com o assassinato do presidente John F. Kennedy. Malcolm é visto discursando em várias esquinas do Harlem com o passar do tempo. Ele sempre conquista o público.
Malcolm se torna mais apto para sua tarefa quando discursa para multidões cada vez mais exuberantes e critica alguns dos protestos pacíficos no Sul, enquanto Malcolm define sua própria posição política.
Ele lidera um hino declarando "We are a nation" (Somos uma nação). No final, ele é questionado sobre a morte de Kennedy e faz um comentário sem sensibilidade em relação ao luto da nação. Elijah fica furioso.
Malcolm e Betty discutem brevemente seu próximo encontro com Elijah. Eles expressam a esperança de que seus filhos sejam livres para sonhar sem medo.
Ato III - Love Malcolm é chamado para ver Elijah, que está preocupado com o fato de que esse porta-voz da Nação possa ter colocado a organização em risco e que ele possa ter se tornado poderoso demais. Malcolm é menosprezado por outros muçulmanos ao chegar à reunião. A Nação está se dividindo em facções rivais. Elijah silencia Malcolm por três meses, e Malcolm consente com a vontade de seu líder.
Ele visita sua família, desanimado com o tumulto que divide sua comunidade e com os repórteres que o perseguem a cada passo. Betty lhe entrega uma passagem e diz para ele ir a Meca, passar um tempo sozinho e encontrar seu caminho. Ele decide simplesmente confiar em Alá e pedir Sua ajuda.
Malcolm está em Meca, vestido com as roupas simples de um hajji e aguardando a notícia de que lhe será permitido entrar como um convertido e não como um homem nascido no Islã. O chamado para a oração matinal soa, e as pessoas começam a fazer os movimentos tradicionais da oração, que são novos para ele. Ele observa, imita os outros e tenta aprender o ritual ortodoxo. Ele tem uma visão mais ampla das pessoas em todo o mundo unidas pela fé, e não por uma única ideologia.
1964-65. Pouco antes de retornar ao Harlem, ocorre um tumulto no local. Ele retorna, agora um homem mudado, mas exteriormente o mesmo. Ele é recebido por repórteres que o questionam sobre o tumulto.
Mais tarde, ele faz um discurso para seu próprio grupo recém-formado, a Organization of Afro-American Unity (Organização da Unidade Afro-Americana). Ele diz aos seus apoiadores o que aprendeu na África - que eles fazem parte de um movimento maior contra o colonialismo e o racismo. Ele é avisado sobre ameaças de morte. Ele não está preocupado com o medo tão evidente ao seu redor.
Ele chega para fazer um discurso no Audubon Ballroom, no Harlem. Depois de cumprimentar o público, ele é morto a tiros.
youtube
0 notes
operaportugues · 20 days
Text
youtube
"Als Mir Dein Lied Erklang", op.68 nº 4 (Richard Strauss) - Belo Horizonte/MG, junho/2011
Canção de 1918 legendada em português: link.
Wikipedia
0 notes
operaportugues · 22 days
Text
documentário "L'Opéra" (The Paris Opera) (2017)
Documentário "A Ópera de Paris" legendado em português: link.
Durante um ano, o diretor Jean-Stéphane Bron percorreu os bastidores da Ópera de Paris. Ele registrou a rotina complicada da diretoria, obrigada pelo Ministério da Cultura a demitir funcionários e a aumentar a rentabilidade dos espetáculos, dos diretores de dança e música, confrontados com as dificuldades de produção e com os prazos apertados, e dos artistas, imersos em treinos e ensaios de alto nível. Um mergulho pela gigantesca estrutura necessária para manter uma instituição artística estimada entre as melhores do mundo.
IMDb
Unifrance
Moses und Aron - Paris 2015
Caso de Minas Gerais no Brasil em 2024:
Uma Sede não se cede (maestro Fabio Mechetti)
Vamos lutar pela Filarmônica de Minas!
Morte da Filarmônica de MG?
Novo acordo pode implodir projeto da Filarmônica de Minas Gerais
Filarmônica fica de fora em novo acordo para gestão da Sala Minas Gerais
Governo decreta a morte da Filarmônica em acordo assinado para gestão da Sala MG
youtube
Tumblr media Tumblr media
1 note · View note
operaportugues · 24 days
Link
Filme completo com legenda em português: vídeo; legenda.
Faust (Russo: Фауст) é um filme russo de 2011 dirigido por Alexander Sokurov. Situado no século XIX, é uma interpretação livre da lenda de Fausto. O diálogo é em alemão.
“Onde está o dinheiro, está o diabo”. Assim como na obra de Goethe, após várias tentativas de sedução, o Mefisto percebe que a fraqueza de Fausto reside em seu desejo por Margarida. A fragilidade moral e a impulsividade do personagem apontam para uma representação dos vícios humanos. 
Sinopse
Heinrich Faust é movido por seu desejo de iluminação. Ele procura compreender a própria natureza da vida e como ela faz o mundo girar. Impulsionado por seu desejo ardente de cognição, ele até desenterra cadáveres e vasculha suas entranhas apenas para localizar o lar da alma.
Enquanto continua dizendo a si mesmo "no começo era a palavra", ele conhece o escroque Mauricius, interpretando uma versão mundana de Mefistófeles, que acaba por contradizê-lo: "No começo era a ação". Apesar de amorfo, Mauricius se considera um Übermensch. O obscuro novo amigo de Fausto o leva para as zonas crepusculares de sua pequena cidade.
Em um banho, sua atenção é atraída pela jovem Margarete, também conhecida como "Gretchen". Mais tarde, os dois novos amigos se envolvem em uma briga de bar, Fausto acidentalmente mata o irmão de Gretchen. Fausto fica obcecado por Gretchen, que parece encarnar a beleza da vida florescente. Ele se permite pensar que estudá-la seria razoável como parte de sua pesquisa sobre o que faz toda a diferença entre a vida e a morte. Quando o envelhecido Fausto se tornou irreversivelmente apaixonado por Gretchen, Mefistófeles o oferece para deixá-lo tê-la.
Fausto não resiste à ideia de passar uma noite com Gretchen. No entanto, Mauricius exige nada menos do que a alma de Fausto em troca. Fausto ainda tem que assinar o contrato com seu próprio sangue. Agora vivendo em um tempo emprestado, Fausto pode perseguir Gretchen, mas ele é atormentado pela penitência e pelo medo. Finalmente Fausto não pode mais suportar os comentários niilistas de Mauricius. Dominado pela cólera, ele enterra Mauricius sob as rochas e se vê perdido no meio do nada.
- IMDb - Recebeu o "Leão de Ouro" no Festival de Veneza 2011. - Alexander Sokurov se inspirou na pintura alemã para compor as imagens de Fausto. Especialmente em pintores como Albrecht Altdorfer (pintura “A Batalha de Alexandre em Isso”). - Pintura “Aula de Anatomia do Dr. Tulp”, Rembrandt, 1632 - O Fausto de Sokurov: Movimento e Descoberta - Tese de Doutorado USP 2019: “Aleksandr Sokúrov: do filme à poesia” - Artigo “Os intertextos do Fausto de Alexander Sokurov” - Relato crítico: Fausto, A  dúvida de Cézanne e MASP - Wikipedia do filme - Resenha do livro Fausto, de Goethe - Eloá Heise, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - Liszt - Sinfonia Fausto: vídeo; descrição. - Liszt - Mephisto Waltz No. 1 - Schumann - Scenes from Goethe's Faust: vídeo; descrição. 
youtube
A insistência em referenciar os quadros de Rembrandt não pode ser considerada gratuita, pois o estilo do pintor holandês procura representar, a partir das paletas de cores utilizadas e do uso da técnica do chiaroscuro, o plano espiritual e o caráter reflexivo.
Tumblr media Tumblr media
0 notes
operaportugues · 25 days
Text
Robert le Diable (Meyerbeer) - Royal Opera House 2012
Ópera completa com legenda em português: vídeo; legenda.
Meyerbeer destaca-se pela popularidade de que desfrutou em vida e o esquecimento em que se encontra hoje. Merece um lugar de destaque na história da ópera como criador da grand opéra francesa, um espetáculo grandioso de cinco atos com balé, cenários e figurinos sofisticados e enredo e música de teor heroico.
Esta primeira grand opéra de Meyerbeer, de 1831, deu-lhe reconhecimento imediato como grande compositor, e em uma década seria representada em toda a Europa. O violento combate entre o bem e o mal é acompanhado por orquestração audaciosa e dramáticos papéis solistas, opondo-se na partitura 2 sopranos "bons" ao baixo "mau" na luta pela alma do tenor.
Meyerbeer e seu libretista, Eugène Scribe, arriscaram-se a despertar a ira da igreja Católica ao apresentar, no Ato III, freiras decaídas que são ressuscitadas do túmulo e recrutadas para trabalhar para o Diabo.
Personagens Principais: - Robert: Duque da Normandia - Bertram: seu pai, o Diabo - Isabelle: Princesa siciliana, amada de Robert - Alice: meia-irmã de Robert - Raimbaut: menestrel
Sinopse: Sicília, no séc. XIII
Ato I Robert, duque da Normandia, está na Sicília para cortejar a princesa Isabelle. Ao ouvir de um menestrel que é filho do Diabo, perde a calma. Alice, sua meia-irmã, traz o testamento da mãe de ambos, mas alega que ele não é digno de recebê-lo. Quando chega Bertram, o pai de Robert, Alice reconhece nele o Diabo. Estimulado por Bertram a jogar, Robert perde tudo, até mesmo a armadura necessária para lutar por Isabelle.
Ato II Isabelle fornece a Robert nova armadura para o duelo com o príncipe de Granada. Bertram convence Robert a se afastar numa missão sem importância, e ele perde o torneio e também Isabelle.
Ato III Alice ouve Bertram invocando maus espíritos e foge, protegendo-se com uma cruz. Bertram diz a Robert que poderá conquistar Isabelle se colher um ramo mágico num túmulo. Bertram então desperta freiras mortas para guiar Robert até o ramo.
Ato IV Robert decide raptar Isabelle, mas ouvindo sua declaração de amor resolve quebrar o ramo mágico, destruindo seu poder de provocar sono.
Ato V Diante da catedral de Palermo, Bertram diz a Robert que poderá recobrar seus poderes se assinar um pacto irrevogável com o Diabo antes da meia-noite. Robert concorda, mas é distraído por Alice. Ao soarem na igreja os sinos da meia-noite, Bertram desaparece e Isabelle surge diante de Robert vestida de noiva.
Tumblr media Tumblr media
0 notes
operaportugues · 26 days
Text
Theatro Municipal do Rio de Janeiro anuncia temporada 2024
Reportagem de 03/abril/2024: link. Reportagem de 22/abril/2024: link.
Óperas: - Abril: O Elixir do Amor, de Donizetti - Julho: Il Trittico, de Puccini - Setembro: Candinho, de João Guilherme Ripper - Setembro: La Serva Padrona, de Pergolesi - Setembro: Le Villi, de Puccini - Novembro: Rusalka, de Dvórak
0 notes