Tumgik
milesimo · 9 years
Photo
Tumblr media
1K notes · View notes
milesimo · 9 years
Text
CARTA AO VESTIBULANDO DE MEDICINA
Nesse ano de 2015 completo 23 anos como professor de física. Sempre tive o privilégio de trabalhar nos melhores prevestibulares. Já vi de tudo: triunfos e tragédias. Mais um ano letivo se inicia, e junto com ele florescem esperanças, expectativas e, por que nao, o desânimo de começar tudo de novo.
Mas acredito que muitos possuem uma perspectiva errada, ou talvez, nem sequer sabem do desafio que é ser um vestibulando de medicina. Me perdoe a franqueza, a acidez e o azedume desta carta, mas o que tenho a dizer é apenas a realidade. Um conselho: aceite a dor da verdade e pare de tomar o xarope da ilusão e do autoengano.
Se você quer ser um médico, entao comece a encarar isso como um projeto. As chances de passar de primeira são mínimas. Observa-se que, em média, o estudante leva 3 anos pra conquistar uma vaga. Vou repetir, três longos anos. Temos uma margem de erro de 1 ano nesses dados. Existem aqueles que se mantém perseverantes, mesmo depois de 5 anos de batalha e existem aqueles afortunados que conseguem em 1 ano. Ahhh, diria você, mas meu amigo passou de primeira!!! Respondo: ele é gênio, você não. Ele encarou os três anos do ensino médio como um verdadeiro estudante, você não. Ele é a exceção, você é a regra.
A maturidade se adquire com o sofrimento, infelizmente. Ela vem junto com experiências ruins. Se você fez um ensino médio porco e só agora que acordou ou só agora decidiu pela medicina, entao meu caro, vai levar uns 3 anos pra você recuperar o tempo perdido. Para aqueles que estudaram em escola pública, infelizmente você acabou sendo vítima de um sistema educacional perverso, de uma sociedade perversa, de uma vida que está longe de ser justa. Para aqueles que estudaram em escolas particulares, só lhe resta corar o rosto de vergonha e você, (está me entendendo?), VOCÊ sabe disso.
Tenha postura de estudante!! Nos cursinhos temos muito alunos e poucos estudantes. Não se estuda deitado numa cama. Nao se estuda sem fazer resumo. Não se aprende sem fazer dezenas e dezenas de exercícios. Não se estuda sem LIVROS!!! Nao se aprende só assistindo aulas. Enquanto sua bunda não for paquidérmica, não há muitas chances para você.
Se desligue de redes sociais, ou entao, utilize-a a seu favor. Cansei de ver alunos em sala de aula que monitoram de 10 em 10 minutos seu smartphone para saber as ultimas atualizações do facebook ou do whatsapp. Nao seja tão idiota!!! Isso revela falta de discernimento, de autoconhecimento ou quem sabe, falta de QI !!! Use a internet para tirar dúvidas. É indesculpável não aprender um exercício de qualquer disciplina. Há toneladas de material na internet com exercícios resolvidos. Fóruns de discussão com sugestão de solução. Videoaulas aos montes.
Seja disciplinado. Não dá pra discorrer sobre esse assunto aqui. Cada um terá que encontrar seu método. Desligue tudo quando estiver estudando. Se for o caso, quebre seu celular!! Elimine tudo aquilo que é fonte de distração. Estudar exige um atitude solitária. A águia voa alto, mas esse voo tem um preço: ela voa sozinha.
Seja equilibrado. Não só de estudo vive o homem. Pratique esporte, faça academia ou, entao, um coito responsável.
Durma. Se entupir de cafeína e guaraná é típico de quem acha que vai passar no primeiro ou segundo ano. Você realmente acha que consegue estudar todo o conteúdo em um semestre de cursinho? Meu jovem, nem em um ano isso é possivel. Entao, estude para aprender e não para cumprir o conteúdo. Você está entendendo porque eu disse que isso aqui é um projeto de médio prazo?
Não se dê o luxo de nao estudar certos assuntos. Costumo ouvir com frequência: “tal assunto eu já desisti….eu nao vou estudar hidrostática….eu nao vou estudar logaritmo, nunca entendi mesmo….eu nao vou estudar botânica, esse negócio cai muito pouco” . Pare de evacuar pela boca cara!! Quer ser médico ou não?? Vestibular, infelizmente é sorte também. Vai que cai só aquilo que você mais estudou!! Mas aí eu te pergunto: vai ficar contando com a sorte?? A vida é uma grande incógnita, ela sorri mais pra uns do que pra outros, mas eu ainda acredito na meritocracia. Ela tá longe de ser perfeita, mas é o melhor que temos à nossa disposição, entao, faça por merecer. Pague o preço e estude de tudo. É extremamente frustrante nao passar por décimos ou por uma questão. Acontece que esse décimo ou essa questão possui um valor que pode ser de dois ou mais capítulos do seu livro. Pense sobre isso.
Sonhe, sonhe alto. Não se esqueça, porém, que existe um teto sobre sua cabeça. Seja um pouco, mas um pouquinho só realista nos seus sonhos. Você tá achando que vai se tornar um Dr. House?? Realmente acha que vai ficar rico sendo um médico?? Já adverti antes, e vou repetir, não se atenha apenas às exceções. Ser comum é a norma. Estar dentro do “normal” é a regra.
A profissão que você almeja é tão nobre quanto a minha ou quanto ao de um gari. Mas existe uma diferença: um erro custa caro. Um erro pode custar uma vida, pode invalidar pessoas. Lamento informar, mas você irá errar. Mas que seu erro seja por inexperiência e não por incompetência.
Estude matemática. Quem aprende a raciocinar aprende qualquer coisa. Não me refiro a números complexos ou a trigonometria. Saiba o básico e busque os fundamentos. Aritmética mesmo…porcentagem…regra de três composta…matematica comercial…problemas do primeiro grau. Isso é básico, mas eu nao disse que é banal. No brain, no gain !!
Está desanimando? O obstáculo é muito grande? Então, faço das palavras do Capitão Nascimento (Tropa de Elite 1) as minhas palavras: “desiste!! Pede pra sair….pede pra sair… (aos tapas) “. Existe mais nobreza em sair ou desistir do que se autoenganar e enganar aqueles ques estão à sua volta. Tempo e dinheiro estão sendo investidos em você. Honre cada centavo e cada segundo!!
Ninguém disse que seria fácil. Você ainda não passou, está triste, está frustrado. Então chore, grite, lamente. Xingar é bom também. Agora, levante a cabeça. Você tem um alvo, tem um objetivo. Vai chorar por quanto tempo? Lembra daquela aula de darwinismo? Sobrevive quem se adapta mais rápido. Reaja e modifique suas posturas e corrija os erros. Busque conselhos.
Desculpe-me se fui prolixo. Ser conciso exige tempo e habilidade.
E se eu um dia eu cair nas suas mãos, espero poder te dizer: valeu a pena, não é mesmo??
                                                               J. Jacques Legatti (19/01/2015)
17 notes · View notes
milesimo · 9 years
Photo
Tumblr media
175K notes · View notes
milesimo · 9 years
Quote
Você era muito importante pra mim, e é esse o problema. Toda aquela coisa de ficar trocando sms o dia inteiro durante o ano todo… Lembra? Você falava comigo todo dia! Por que parou? Ok que todo dia é exagero, mas porque parou TANTO? Nunca me acostumei a ficar sem você. Ah, se eu soubesse que ia gerar isso nunca teria colocado crédito no meu celular. Mas agora eu sei, sei que não sou tão importante assim para você, claro que eu sei. Aquele “Ta então tchau” ainda dói só de lembrar. Sei também que mesmo que se passe anos eu nunca irei te culpar por nada. Estou resolvendo, estou tentando mudar estou tentando fazer o que você sempre faz: ignorar. Porque eu odeio isso, odeio falar com você e pensar que não vai me responder. Odeio te mandar uma mensagem no whats e ficar esperando SEMPRE a qualquer hora do dia e em qualquer dia. Tenho que esperar horas até saber e ter certeza se você vai ou não me responder. Tento pensar que está ocupado que não pode que logo vai falar comigo. Ate aguentei isso por um tempo, mas chega uma hora que cansa, perdi a paciência. Cansei de correr atrás de importar de querer e implorar que você fique perto. Como quer que eu fique? Ninguém faz isso comigo. Nem pessoas que me odeia fazem isso. Nem meu tio que trabalha o dia todo tem 5 filhos e ainda estuda, até ele tem mais tempo pra falar comigo do que você. Eu não queria que isso acontecesse não sou do tipo que digo “eu te amo” pra qualquer um e quando eu disse esperava que você soubesse disso, esperava que desse valor a isso. Porque eu dava muito valor ao seu. Nota que eu coloquei o verbo no passado, eu DAVA valor. Não sinto raiva de você, nem ódio a verdade é que não sinto nada. Só não quero mais. Agora eu mudei minha palavras digo "NÃO QUERO" não é mais um "NÃO POSSO". Não quero mais, sou feliz sem esse tipo de amor. Entenda eu não te culpo por isso. Foi culpa minha é claro, então desculpe por querer falar com você o tempo todo, desculpe por fazer com que seu celular apite várias vezes ao dia. Desculpe por ter gostado tanto de você. Talvez um dia a gente se esbarre na rua, mas quando isso acontecer por favor, finja que não me conhece. Pode dizer que estou sendo uma criancinha dramática ou que eu sou atoa e tenho mais tempo pra falar com você, que todos os outros que tem tempo para falar comigo, também são atoa e todo o seu blábláblá de sempre. Eu não ligo, suas desculpas já não me interessa mais. Você sempre falou isso, a mesma desculpa, do mesmo jeito. Estou cansada, esgotada, moída... quebrada. Não espero que leia isso e muito menos que me responda. É só mais um desabafo, mais um texto e mais algumas lágrimas. A única diferença aqui é que essas foram às últimas pode ter certeza.
Mi Machado.
0 notes
milesimo · 9 years
Photo
Tumblr media
2 notes · View notes
milesimo · 10 years
Quote
Você pode conhecer vinte caras bonitos e que te entendem muito bem, dez caras legais que cuidam de você como se fosse um diamante precioso, uns outros tantos inteligentes, atraentes, bacanas e engraçados em ordem aleatória. Nenhum deles te encanta. Por que? Falta o tão chamado click, aquele jeito especial que ninguém explica. Pode ser o jeito de mexer no cabelo, a forma como ele te olha, que conversa contigo ou até mesmo um jeito secreto que nem o profeta mais sábio percebe, mas que está lá, você pode ver. Entre tantos milhares, talvez um ou outro se salve ao filtro do “jeito”, e daí você percebe: é esse que eu quero abraçar e não largar mais, com quem eu quero me enrolar embaixo de cobertores e com quem eu quero dividir todos meus segredos. Baseado no quê? Num jeito inexplicável ao resto do mundo.
Martha Medeiros. (via importuned)
31K notes · View notes
milesimo · 10 years
Photo
Tumblr media
275K notes · View notes
milesimo · 10 years
Text
Se você realmente quiser ir, vá. Não prendo ninguém, mas que fique claro que depois do ponto final, não tem continuação.
2K notes · View notes
milesimo · 10 years
Text
“Mandei sms, não respondeu. Liguei, não atendeu. Falei no chat do facebook, visualizou e não me respondeu. Eu te entendo, só que quando eu começar a te ignorar e te excluir da minha vida, espero que você também me entenda."
92 notes · View notes
milesimo · 10 years
Text
Isso, me ignora mesmo, me perde mesmo idiota.
3K notes · View notes
milesimo · 10 years
Quote
Sabe aquele dia em que você acorda querendo que o dia acabe naquele momento ou se possível nem existisse? Pois é. Eu acordei assim esses dias, pensando porque eu existo, porque um raio não cai na minha cabeça, e reclamando da vida, como sempre faço. E as palavras :”Deus deve estar escrevendo errado minha vida.” veio na minha mente. Não me arrependi de imediato de pensar assim. Pra mim estava tudo errado mesmo. Eu levantei, troquei de roupa, escovei os dentes, tomei meu café. Minha mãe tinha acabado de fazer, ela acorda cedo só pra fazer o café pra mim. Sabe como é né? MÃE É MÃE. E eu sei que ninguém faria isso só ela. Sai de casa ouvindo ela gritar: ’ Você pegou o dinheiro do lanche?’ Não respondi continuei andando. Fingindo que não escutei. Isso sempre acontece. Ela sempre pergunta. E eu ignorei, não faço isso sempre é só que nesse dia eu queria que o tempo voasse. E queria que pelo menos um dia fosse diferente. Logo depois assim que fiz, me senti muito mal. Minha mãe, a pessoa que mais se importa comigo, como eu pude fazer isso? Mas mesmo assim continuei andando. Entrei no ônibus, sentei. Puxei meu livro da mochila e comecei a ler. Era o mesmo livro maçante que eu lia sempre, por que eu lia? Não havia dinheiro para outro, e pra mim é melhor ler o mesmo do que ficar sem ler, e meu lema é esse. Mas logo fiquei com sono, e então olhei um pouco pela janela, diretamente para o céu. Foi aí que eu contemplei um espetáculo de Deus. INCRÍVEL. Era a única palavra que estava na minha mente. Era o nascer do sol. Ah, se meus olhos tirassem foto. Infelizmente é impossível descrever com palavras o que eu senti, e o que eu vi. Olhei para os outros dentro do ônibus, pra ver se eles tinham notado. Alguns coxilavam, outros estavam ouvindo música. E teve um homem que até mesmo virou o rosto para o outro lado para esconder os olhos da claridade do sol. Tive vontade de gritar “Ei, olhem aquilo.” mas pensei melhor e não o fiz, talvez estivessem cansados. Comecei a refletir sobre aquilo que vi. O sol. Um trabalho lindo e perfeito de Deus. E foi aí que percebi o quão tola estava sendo. Tudo que Deus fazia era perfeito. Uma flor se abrindo, as folhas de uma árvore quando o vento toca, a vida com todas aquelas milhares de células. TUDO. Como pode O cara que já deu inúmeras provas de perfeição, como pode Ele escrever algo errado? Como Ele faria algo errado? Não, não tem como. Eu fui idiota de pensar aquilo. E idiota de sentir que minha vida estava errada. Na verdade o erro está na minha mente. Sou eu que fiz de tudo algo errado, não é deus. Percebi neste momento que até mesmo nossos pensamentos tem um poder sobrenatural. E é claro que eu parei de desafiar Deus depois disso.
Mi Machado.
3 notes · View notes
milesimo · 10 years
Quote
Meus amigos? Uns mentiram, outros se afastaram, alguns mudaram, e a grande maioria foi embora. Mas o que importa, é que apesar de tanta falsidade e desavença, os verdadeiros continuaram aqui.
Desconhecido.
6 notes · View notes
milesimo · 10 years
Text
Me desculpem pelos posts depressivos, mas o tumblr é o único lugar onde posso desabafar sem ninguém ficar me enchendo o saco. Podem dar unfollow, mas é meu tumblr, são os meus sentimentos.
10 notes · View notes
milesimo · 10 years
Quote
Eu queria que confiasse mais em mim, desabafasse. Que quando eu perguntasse “esta tudo bem?” me respondesse com sinceridade, afinal eu desabafo sempre com vc não é? Acabei de fazer isso. E enquanto isso você fica ai fechado, me dando respostas curtas e falando calunias…
Mi Machado.
0 notes
milesimo · 10 years
Quote
E chato não é? Você quer ver ele, combina tudo meses antes, cinema, parque, zoológico. Ele diz que está ansioso. E de repente sua agenda fica cheia. Você sai compra um monte de roupas e sapatos novos. Fica ensaindo na frente do espelho o que vai falar, como vai agir, o que vai vestir. Cria milhares de formas pra fazer ele sorrir e se sentir bem. Imagina e sonha no quanto será bom os momentos íntimos, sozinhos finalmente. E começa a contar os dias pra acontecer. Aquele abraço, aquele beijo, implora pela chegada. E quando o dia chega, ele nem lembrava mais, já tinha outros planos. E você tem que fingir que não se importa. E esquecer tudo. Mas o pior é que você se importa e não esquece, mesmo assim.
Mi Machado.
2 notes · View notes
milesimo · 10 years
Quote
Numa época assim fica tudo difícil; ideias, sonhos e esperanças crescem em nós, e depois são esmagados pela dura realidade. É incrível que eu não tenha abandonado todos os meus ideias já que parecem tão absurdos e pouco práticos. Mas me agarro a eles porque ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas no fundo são boas.
O Diário de Anne Frank.   (via acrescentada)
18K notes · View notes
milesimo · 10 years
Quote
Acho que a pior coisa do mundo é implorar atenção.
Caio Fernando Abreu (via importuned)
39K notes · View notes