veleiro-karina · 25 days
veleiro-karina · 25 days
veleiro-karina · 27 days
Chegamos em Figueira da Foz em 9 de abril de 2024, por volta das 3 horas da manhã. O horário de sono desregrado fez com que acordássemos tarde. Pulamos o café da manhã e fomos direto para o almoço: pizza.
Em seguida, caminhamos um pouco pela cidade afim de conhecer as praias, o comércio e lugares interessantes para visitarmos depois.
Figueira da Foz tem uma ótima infraestrutura ao longo da praia. É possível encontrar pista de caminhada, academia ao ar livre, campo de futebol de areia, pista de skate e até mesmo piscina pública aquecida - que infelizmente não estava aberta. A cidade tem por volta de 60 mil habitantes e o que justifica o grande aparato são os turistas que visitam Figueira da Foz no auge do verão. Afinal, a maior praia urbana da Europa fica justamente em Figueira.
Entretanto, chegamos cedo, a cidade não estava lotada de turistas e nessa época do ano o movimento é menor. O que não é de todo ruim. Figueira da Foz nos ofereceu a calma e o descanso necessário após uma travessia de oito horas. Sol, praia e atividade física foram nossos passatempos nos três dias que ficamos atracados por lá.
A frase "todos falamos a mesma língua... a do amor", escrita num dos vários murais que existem na cidade, foi a epígrafe para nossa viagem. O sentimento de amor por todas as coisas, pequenas e grandes, inaugurou a nossa jornada.
E foi mais feliz ainda descobrir que Figueira da Foz sediou a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run, uma corrida internacional pela paz mundial criada pelo atleta, poeta, filósofo e artista Sri Chinmoy em 1987.
Deixamos Figueira da Foz na manhã de 12 de abril de 2024, nosso próximo destino era a cidade de Nazaré, capital das ondas gigantes.
🌊⛵Veleiro Karina: Da Costa de Portugal às Ilhas Gregas
Saudações, amigos aventureiros e entusiastas do mar! Somos um trio de navegadores determinados a explorar os mistérios do Mediterrâneo. Siga nossa página para acompanhar nossas aventuras e faça parte desta viagem única. Curtir e compartilhar nos dá uma mãozinha na divulgação do nosso projeto e ajuda nossa comunidade a crescer ainda mais! Junte-se a nós nesta travessia e espalhe o entusiasmo pelo horizonte azul 💙
veleiro-karina · 1 month
Na manhã do dia 8 de abril de 2024, desatamos os cabos que fixavam a embarcação à marina da cidade de Póvoa de Varzim e iniciamos a nossa viagem de veleiro do Atlântico ao Mar Egeu.
A primeira travessia - dentre várias que iremos fazer ao longo dessa viagem - foi organizada da seguinte forma: partida de Póvoa de Varzim, parada na cidade do Porto para abastecer o tanque e almoçar, e por fim navegar até Figueira da Foz.
A curta passagem pelo Porto a caminho de Figueira da Foz pode ser resumida em uma palavra: nostalgia. As margens do Rio Douro nos envolveram num caloroso abraço de adeus.
Muitas vezes, antes dessa jornada se tornar real, sonhamos em navegar Douro acima. O Porto foi nossa casa por dois anos e agora deixávamos o conforto de tudo que conhecíamos como nosso para encontrar novos horizontes.
As lembranças afetivas se misturavam ao otimismo do início da viagem e com esses sentimentos apontamos a proa na direção de Figueira da Foz.
O trajeto de Porto até Figueira da Foz foi calmo, o balançar das ondas deixou parte da tripulação enjoada. Mas, já estamos acostumados com o marear.
O pôr-do-sol foi de tirar o fôlego e ao cair da noite as estrelas tomaram conta do céu. Atracamos em Figueira por volta das 3 horas da madrugada. No escuro e cansados, mas com uma pontinha de curiosidade para conhecer a cidade de Figueira da Foz.