Tumgik
revista-aisthesis · 2 years
Text
A luz e seus truques – Notas sobre os irmãos Skladanowsky e o cinema das origens
Tumblr media
As artes i já consolidaram a experiência do espetáculo e o espetáculo através de artistas e artistas criados e apresentados por mágicos e técnicos da área. Em simultâneo, as imagens de registro do mundo gradativo nos dispositivos para projetar ou, como a lanterna mágica, que fossem o registro do antigo paleolítico, como o visto o antigo paleolítico de fato possível. Dessa forma, o caminho para o desenvolvimento do Cinema vinha sendo traçados eras antes e a luz do refinamento tecnológico, a tradição do ilusionismo ancestral em brincar com uma transformação como as últimas finais de 1800 em um ambiente produtivo para o início do Cinema como uma arte nova.
Muito se fala respeito dos filmes Lumière e sua célebre exibição de A chegada do trem à estação , que figura como um mito fundador do cinema das origens firmado numa série de impactos visuais. momento, o que recebia todos os olhares contestados numa revisão de contexto e a reação do fantasma da exibição histórica – o dispositivo apavorado de olhar para o cinema – o cinematógrafo da visão transforma-o histórico – o dispositivo apavorado de olhar – Cinema da revisao histórica. Pouco se olha para o Bioscópio, invenção alemã dos irmãos Sknowsky que procurava competir com a novidade francesa, mas que não obteve o mesmo sucesso – apesar da série de produções relevantes dos irmãos. Talvez por isso, e almejando referenciar seus contemporâneos, Wim Wenders busca trazer o olhar sobre essa narrativa à parte da história. Em Um truque da Luz, Wenders revisita belamente, numa proposta documental-ficcional híbrida, os arquivos de Max, Emil e Eugen Skladanowsky, enquanto conversa com a filha Lucie – romanceada como criança na ficção e entrevistada aos 91 anos. O filme mostra os exercícios dos irmãos criar o primeiro capaz de projetar, e digase, em formato grande, imagens em movimento, oito quadros por segundo.  
Os filmes dos irmãos Skladanowsky ressoava aquilo que estava presente na atmosfera da virada do século e que foi intitulado por Tom Gunning como cinema das atrações . Os mais conhecidos The Boxing Kangoroo e The Wrestling Match encarnam a estética desse cinema que visa mobilizar a curiosidade do espectador, por isso sua ligação com os movimentos anteriores de ilusionismo. Para além do espaço cênico do, a referência citada circense teatro esteve presente nos filmes do período, principalmente em nomes que se consagraram através de truques, como Goerges Méliès e, posteriormente, Charles Chaplin e Buster Keaton. Esta dose de prazer escópico 1surge de uma fusão entre uma surpresa da ilusão e a referência do mundo conhecida, produzindo choques sensoriais2 que provocam emoções, sensações e mobilizam ideias. Assim, bem os primeiros filmes vêm à tona na tremenda, engenharia dos truques se aprimorou o cinema num engenho onde pintar com a luz é um espaço criativo de infinitas possibilidades.
1 . Tom Gunning Capítulo II, A Estética das Atrações – O Cinema das Origens e o Espectador (in)Crédulo – Uma Estética do Espanto;
2 .Descritos por Walter Benjamin em A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica .
Por Diana Seelaender.
Tumblr media
0 notes