Tumgik
portfoliodidatica · 2 years
Text
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA E AUTOAVALIAÇÃO
Bem, como ficou bem explícito em meu portfólio eu realmente amei a disciplina, a metodologia e os debates em sala. Mas o que mais gostei foi a metodologia da professora, seu modo de dar aula, as aulas em si. Sobre o portfólio foi um bom modelo de atividade, pois, é algo que possamos buscar em alguma dúvida de uma maneira que entendemos sobre o assunto. Gostei de realizar o mesmo, a maior dificuldade que tive foi na criação do Tumblr o restante foi tranquilo.
Acerca da autoavaliação me dou um 8.0, não fui uma aluna totalmente compromissada nas aulas e nas atividades, algumas realmente deixei pra fazer de última hora pois mudanças no trabalho, casa e família não me possibilitaram de realizar uma dedicação merecida ao conteúdo. Houveram duas aulas que não consegui assistir em virtude do trabalho. Contudo, dentro do meu possível, fiz o que pude.
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
AULA X - 14/06
A aula foi diferente, aí você me pergunta, diferente como? E eu lhe respondo agora: quem deu a aula não foi a Profa. Elzenir, mas sim, meus colegas de classe que trouxeram seus planos de aulas para serem apresentados em formato de aula mesmo. Amei ver o comprometimento de cada um, como também o esforço de trazer um conteúdo real com atividades reais e que se encaixam no modelo remoto. Adorei muito como a aula foi dada, como meus colegas se empenharam e como a disciplina foi fechada. Ja estou sentindo saudades de uma das melhores disciplinas que tive no percorrer do curso.
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
ATIVIDADE VII
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO
Disciplina: Didática – Profa. Elzanir dos Santos
Escola: Escola Arco-íris 
Etapa da Educação: Ensino Fundamental I Série/Ano: 2º ano
Professores (as): Dora Santiago e Rebeca Melo Disciplina (s): Português
PLANO DE AULA
Dia: 14/06/2022
Tema da aula: Letramento
1. Objetivos específicos - ou habilidades de acordo com a BNCC, livro ou currículo específico (Pelo menos 2 objetivos)
CIEB: CD02LD01 - Interagir com as diferentes mídias;
BNCC: EF15LP18 - Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
BNCC: EF15LP09 - Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
2. Conteúdos - de acordo com a BNCC, livro ou currículo específico - (descrição dos tópicos)
- Leitura
- Oralidade
- Escrita
3. Desenvolvimento metodológico (descrição detalhada das atividades a serem desenvolvidas por alunos e professor/a para atingir os objetivos) –  Deve prever o início (preparação/sondagem), o desenvolvimento (sistematização dos conteúdos, aplicação dos conhecimentos); síntese da aula; tarefa de casa;
A aula ocorrerá de forma remota, utilizando a plataforma Google Meet com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental, havendo cerca de 22 alunos. Inicialmente, será pedido para que os alunos consigam folhas de papel e façam divisórias com nome, lugar e objeto escrito na parte de cima de cada divisão, então, acontecerá a atividade introdutória para causar interesse nos alunos, a adedonha, onde será sorteada uma letra e os alunos vão preencher os campos necessários, contanto que a palavra se inicie com a letra sorteada. Ocorrerão 2 rodadas com um tempo para serem realizadas e depois acontecerá a contagem de pontos, no total o tempo desse início da aula será de aproximadamente 8 minutos. Após a atividade introdutória, será questionado aos alunos a prática de leitura, se eles estão tendo alguma dificuldade e se tiveram alguma na atividade anterior. Por conseguinte, serão conduzidos para o momento em que jogarão em uma plataforma de jogos,  Escola Games. No jogo intitulado  Palavras e desenhos, serão apresentadas imagens que ao pressionadas com o mouse, os alunos conduzirão até a palavra que diz respeito a ela, assim, com a imagem alocada em seu nome correto, o aplicativo irá reproduzir acertadamente sua fonética. Após algumas rodadas do jogo, os pontos serão contados e esse momento a aula deverá ocorrer em cerca de 7 minutos. Assim, será utilizado outro jogo, o Caça Palavras, onde os alunos vão tentar encontrar as palavras indicadas de forma horizontal e vertical dentro do esquema, esse momento totalizará 7 minutos. Após os jogos, a professora irá recolher os pontos que cada um totalizou, juntando os três jogos e irá estimular os alunos a se pronunciarem sobre a atividade, se foi realizada com facilidade ou se houve dificuldade no desenvolvimento, para que, assim, possam debater sobre o exercício e verificar os pontos dados como positivos e negativos para melhor entendimento geral e atividades posteriores. Esse momento final será de 8 minutos, fazendo a aula no total ser de 30 minutos aproximadamente.
4. Avaliação da aprendizagem (atividades de fixação; pode ser atribuída nota ou não)
4.1. Instrumentos (atividade/s oral/escrita, debates, Jogos, ...)
Jogos
Discussão inicial e final
4.2. Critérios (envolvimento, participação, compreensão do conteúdo...)
As professoras irão observar a interação dos alunos com as atividades, assim como seu desempenho nelas, juntamente com aquilo que for apontado por cada um como sendo uma dificuldade ou não, para ser trabalhado posteriormente nas aulas, pondo em evidência a escrita de cada criança, visando, também, que a troca de saberes entre elas.
É necessário avaliar também como as crianças compreendem o processo de estrutura da palavra, a junção de sílabas para as formar, associação da imagem à palavra, como também, seu desenvolvimento na atenção, concentração e coordenação motora.
Além disso, a oratória deve ser levada em consideração, pois como os alunos se comunicam quando são questionados é muito importante para essa fase de aprendizagem.
Referências: Fontes de consulta para a elaboração da aula (livros, link da internet, artigos...)
Adedonha (Exemplo). Disponível em: <https://www.google.com/search?q=adedonha&sxsrf=ALiCzsb6WpmGzR6N96bmO-Vdbajn1KkqvA:1654875189142&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjahK--mqP4AhUluJUCHWsoD28Q_AUoAXoECAIQAw&biw=1242&bih=590&dpr=1.1#imgrc=fiXnRg8DcI3n7M>. Acesso em: 10 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Caça Palavras. Disponível em: <https://rachacuca.com.br/palavras/caca-palavras/>. Acesso em: 07 jun. 2022.
CIEB: centro de inovação para a educação brasileira. 2016. Disponível em: https://curriculo.cieb.net.br/curriculo. Acesso em: 04 jun. 2022.
Palavras e desenhos. Disponível em: <https://www.escolagames.com.br/jogos/desenhosPalavras>. Acesso em: 04 jun. 2022.
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
AULA IX - 31/05
Começamos a aula, mais uma vez, com música e uma conversa para acolhimento. Eu amei muuuuito essa aula, pois, a professora veio explicando maneiras e possibilidades de realizar um plano de aula. Em seguida, apresentamos os planos de aulas que nos foram solicitados onde a professora foi pontuando os acertos e os erros, nos fazendo aprimorar o que vamos utilizar futuramente. Logo após, nos foi solicitado um exercício que achei um pouco desafiador pois eu e algumas meninas do meu grupo entendemos errado, entendemos que era pra criar um plano de aula com o tema Planejamento de Ensino, quando na verdade era necessário realizar um plano se baseando na aula que estavamos tendo, faltando 5 minutos para o término do tempo dado entendemos o objetivo da atividade e a realizamos, foi no desespero mas saiu hahahah, olha ela aí:
Tema: PLANEJAMENTO DE ENSINO Objetivo: COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DE UM PLANO DE AULA E SUAS FUNCIONALIDADES. Conteúdo: ETAPAS E ELEMENTOS DO PLANO DE AULA Procedimento metodológico: APÓS ACOLHIMENTO COM MÚSICA E CONVERSA, HAVERÁ UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE AULAS TRAZIDOS PELOS ALUNOS, ONDE SERÁ DISCUTIDO A CRIAÇÃO, ETAPAS DO PLANO E VIVÊNCIA PROFISSIONAL. APÓS IRÁ SER REALIZADO UM TRABALHO EM GRUPO ONDE HAVERÁ A CRIAÇÃO DE PLANOS DE AULA BASEANDO-SE NA PRÓPRIA AULA RECEM ASSISTIDA. Instrumento avaliativo: OBSERVAR A INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O CONTEÚDO, VISANDO SUAS INDAGAÇÕES E A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Link
AULA VIII - 24/05
Trabalhamos na aula de hoje um tópico bem presente na vida de um professor: planejamento. Não sou uma pessoa que planeja as coisas, admito, mas através dos estágios em escolas que ja trabalhei vi que era necessário se planejar em todas as áreas até ter um planjemaneto sobre o que provavelmente irá dar errado. Os vídeos passados tanto o da mãe e filha (https://youtu.be/_9TS2NLxAGQ) quanto o do porquinho e o biscoito (https://youtu.be/HRhKclWVSOQ) nos mostram que necessitamos de um planejamento, porém, um que englobe o que é possível ser feito, pensando nem em demasia como também em rareza. É necessário haver um equilíbrio.
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
AULA VII - 17/05
A aula aqui foi diferente, primeiro que, quem deu aula não foi a professora Elzenir, mas sim, a mestranda Amanda. A aula foi tocante, pois, trabalhou um assunto que toca diretamente os profissionais da educação: sua identidade. Os vídeos que foram passados trouxeram essas indagações internas: qual docente eu vou ser? Outra coisa que me trouxe um nostalgia maravilhosa foi a do trabalho em grupo, aquele sentimento de discussão rápida para apresentar matou um pedacinho da saudade que eu sinto do presencial (desde 2020 sem ir na UFPB). A aula me lembrou o que eu amo na pedagogia, o que me apaixonou na mesma e o que me faz estudar e ansiar entrar numa sala de aula. Não sei editar vídeos por isso não soube colocar algumas fotos que achei das aulas que eu tive em Cultura e Educação de Jovens e Adultos com o professor Luciano de Sousa, foi aqui que minha identidade de docente começou a se formar realmente, quando decidi o que quero seguir e o que me toca profudamente: a EJA. 
Tumblr media
Eu falando demais, como sempre, ahahah.
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
ATIVIDADE VI
A atividade era a realização de uma autobiografia minha história com a pedagogia. Segue link do vídeo: https://drive.google.com/file/d/1znguKlWCWCbJjS85c8LG-Garu5Afmst5/view?usp=sharing
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
AULA VI - 03/05
Não consegui participar da aula, o trabalho pediu hora extra e eu tive que tirar ): 
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
ATIVIDADE V
Erin Gruwell é uma docente recém-formada que vai lecionar para o primeiro ano de uma escola em Long Beach, California, Los Angeles. Ao chegar à escola a realidade                que a mesma encontra é uma diferente da que cresceu: alunos marcados pela violência, descrença, desobediência, desmotivação e principalmente conflitos raciais.
Na sua primeira aula, a mesma percebe e identifica que a pedagogia que iria trabalhar não vai ser efetiva e afetiva perante os alunos. Por isso, através de todo um estudo de realidade e problemas dos discentes a professora introduz uma pedagogia que afeta e discute diretamente com os indivíduos ali apresente na sala de aula.
A professora, vai de encontro com o que a escola espera de uma pedagogia pregada em sala de aula, uma de autoritarismo e onde o professor é detentor do conhecimento, onde os assuntos devem ser repassados dentro da sala de aula e escola e todo o procedimento de ensino deve ocorrer de forma individual.
Assim, mesmo com todas as diversidades, a professora começa a mostrar aos alunos que a realidade que estão inseridos são vividas por todos de maneiras diferentes, contudo, de certa maneira iguais, trazendo a tona empatia entre o meio discente. As discussões são feitas através de dinâmicas em grupo, atividades fora do ambiente escolar e também é trabalhado sua realidade.
O filme conversa, ouso dizer, em quase todo momento com a pedagogia de Paulo Freire, onde o mesmo diz que:
As versões libertadora e libertária têm em comum o anti-autoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica. Em função disso, dão mais valor ao processo de aprendizagem grupal (participação em discussões, assembleias, votações) do que aos conteúdos de ensino. Como decorrência, a prática educativa somente faz sentido numa prática social junto ao povo, razão pela qual preferem as modalidades de educação popular “não-formal”. LIBÂNEO (p. 11, 1997)
E, vem trazendo uma ligação com a pedagogia crítico-social, que fala:
A tendência da pedagogia crítico-social de conteúdos propõe uma síntese superadora da pedagogia tradicional e renovada, valorizando a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta. Entende a escola como mediação entre o individual e o social, exercendo aí a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto (inserido num contexto de relações sociais); dessa articulação resulta o saber criticamente reelaborado. LIBÂNEO (p. 11, 1997)
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
AULA V - DIA 19-05
Mais uma aula maravilhosa da professora, medo de ela me achar puxa saco 😂 Professora, eu gosto muito das sua aulas mesmo, viu, pelo amor de deus!!! Hahahah. Palhaçadas a parte, a aula foi muito boa porque eu gosto de como a professora ilustra o que quer passar em forma de vídeos, imagens ou atividades. Nessa aula, foi trago pequenas partes do filme “O sorriso de Monalisa”, onde foi possível discernir várias tendências pedagógicas em um mesmo longa. O texto foi uma leitura boa, massiva talvez, contudo de fácil entendimento mesmo com as várias informações passadas. O que eu gostei mesmo foi da atividade de ligar as tendencias a cada parte do filme que foi passada, da gente reconhecer qual tendência encaixava e trazer adjetivos do porquê se encaixa. Trazendo para um aspecto mais pessoal, pude ver que em vários momentos da minha vida vivi algumas dessas pedagogias, ouso dizer todas, tanto na escola quanto na faculdade, quando encontrei em ambas professores que se achavam detentores do conhecimento, mas também, discentes que sabiam que o ensino vai muito mais de apenas repassar o que sabe, mas sim, de repassar e receber, a educação é uma troca. 
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
ATIVIDADE IV
Tumblr media
O filme “O sorriso de Monalisa” é ambientado na década de 50, contudo, apresenta problemáticas ainda presentes na data de hoje, questões pedagógicas e sociais são trabalhadas no longa. O filme tem como temática o papel da mulher na sociedade, contudo, como é ambientado em uma faculdade mostra cenas em que podem ser analisadas algumas tendencias pedagógicas que desde a época ambientada no filme a atual ainda estão presentes nas escolas e faculdades. A faculdade onde a professora Kathetine Watson irá lecionar é a Wellesley College, uma das mais conservadora dos Estados Unidos, onde no currículo aulas de etiqueta, oratória e postura estão inseridas, vemos aqui uma pedagogia liberal, onde no texto de Libâneo (1992), o mesmo fala:
A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual.
Podemos trazer também a primeira aula da professora leciona, onde a mesma se depara com uma pedagogia totalmente tradicional e decorativa, onde as alunas não sentem ou se identificam com o que é apresentando, mas sim, apenas decoram o que lhes foi passado no material anterior, sendo assim, o processo ensino-aprendizagem não ocorreu, pois não houve nenhuma troca de saberes entre a professora e as alunas, segundo o texto, esta é uma forma prezada pela pedagogia tradicional, conforme fala Libâneo (1992):
Na tendência tradicional, a pedagogia se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa. Os conteúdos, os procedimentos didáticos, a relação professor-aluno não têm nenhuma relação com o cotidiano do aluno e muito menos comas realidades sociais.
Contudo, Katherine, mesmo desanimada com a fatídica primeira aula não se deixa abalar, a mesma forma toda uma pedagogia centrada no ensino-aprendizagem, onde a troca de saberes entre alunas e professores é primordial em sala de aula, as fazendo refletir o que verdadeiramente é arte e seu significados, trazendo o conteúdo de modo afetivo e que toque o aluno, as fazendo também entender e trabalhar suas realidades. Com isto, podemos fazer uma ligação com o que Libâneo (1997) chama de pedagogia renovada:
A tendência liberal renovada acentua, igualmente, o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais. Mas a educação é um processo interno, não externo; ela parte das necessidades e interesses individuais necessários para a adaptação ao meio. A educação é a vida presente é parte da própria experiência humana. A escola renovada propõe um ensino que valoriza a auto-educação (o aluno como sujeitodo conhecimento), a experiência direta sobre o meio pela   atividade; um ensino centrado no aluno e no grupo.
O autor do texto também traz uma outra pedagogia, a tecnicista, aqui o mesmo fala que:
A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a de "recursos humanos" (mão-de-obra para indústria). A sociedade indústria e tecnológica estabelece (cientificamente) as metas econômicas, sociais e políticas, a educação treina (também cientificamente) nos alunos os comportamentos de ajustamento a essas metas.  LIBÂNEO (1997)
Mas como podemos ligar esta pedagogia ao filme? Fiz uma ligação com o modo que a faculdade ensinava as meninas que sua maior aquisição ao sair da faculdade era apenas a de ser donas de casa, esse era o papel social da mulher na época, sua meta devia se basear em ser uma boa dona de casa, esposa e mãe. Vemos isso no modo que processos de como se portar socialmente, dentro de casa e com seus filhos eram matérias inseridas no currículo da faculdade. 
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Video
youtube
Vídeo da aula IV que eu falei no post anterior, e aí, tenho que ralar muito, né não!? 
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
AULA IV - DIA 05/04
Gente, sério, que aula perfeita! Eu amei tanto a aula, contudo, o texto que trabalhamos nela nem tanto, HAHAHA. O desespero foi grande lendo ele, quanto mais eu lia mais burra me sentia 🤡 Mas com a aula finalmente o entendimento sobre ele foi se abrindo e eu percebi que só não estava acostumada com aquele tipo de leitura. Amei o QUIZ, ai gente, mesmo errado por leseira uma questãozinha me senti bem satisfeita, já que, com todas as dificuldades que tive na leitura eu consegui acertar 8/9 questões, ebaaaa!!! A professora, como sempre, nunca decepcionando nos vídeos, gostei demais do vídeo passado, eu com toda a certeza tenho que ralar muito pra ter o mesmo comportamento que o professor teve durante aquela situação. E, por fim, a professora trouxa a discussão sobre o texto, graças a Deus, pois minha mente se abriu perante o texto como falei mais acima. Mas vocês lembram o que falei na primeira aula? Sobre didática ser mais do que métodos de ensino, pois é, era esse texto que eu procurava e não sabia, hahaha. 
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
ATIVIDADE III
.
Tumblr media
E essa foi meu mapa mental baseado no texto III, Didática para quê? Didática para quem? Reflexões a partir de seu objeto, da autora Maria Amélia Franco.
Para olhar mais de perto acesso o link: https://drive.google.com/file/d/1jURDoanqh9_d4wJPPqhT6KHAPr3ijw_7/view?usp=sharing
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Video
youtube
O vídeo da aula III que eu amei é esse, muuuuuuuuuuuito bom!
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Text
AULA III - DIA 22/03
A terceira aula que tivemos foi ma-ra-vi-lho-sa, meu deus, uma das minhas aulas favoritas da vida. Eu amei tudo, desde do método da professora para descobrirmos se algo era fake news ou não até o debate no final que tivemos. Mas, o que realmente pegou minha atenção foi o vídeo maravilhoso que ela passou para assistirmos, vídeo me chamou tanta atenção, me tocou tanto. Sério, eu amei tanto! Uma fala do vídeo que me marcou foi a de sair da bolha daquilo que estamos acostumados e que nos é verdade, pois, tendemos a acreditar plenamente no que temos como certo. UAU, que tapa de luva, em?! Pois é, foi bem nesse nível nossa aula. Me lembrei e compartilhei com a turma minha vivência com meus pais no ano de 2018, onde eu em plena efervescência política discutia com os meus parentes sempre que dava na telha, pois, eu, menina de esquerda com pais de direita em pleno ano de votação a presidência onde os protagonistas viviam deste mesmo enredo de esquerda x direita, a bolha estava completamente fechada em ambos os lados. Após algum tempo, quando a mesma foi estourada que percebi que os gritos, discussões acaloradas e chateamentos não transformam ninguém, contudo, o dialogo, entendimento e amor, esses sim mudam! 
0 notes
portfoliodidatica · 2 years
Link
ATIVIDADE II
Aqui está minha tentativa de podcast para a atividade II, espero que gostem <3 
0 notes