Tumgik
negrosinvisiveis · 6 years
Photo
Tumblr media
“Crazy Dion” Diamond at one of his sit-ins as a teenager in Arlington, VA. June 10, 1960
via reddit
324K notes · View notes
negrosinvisiveis · 7 years
Note
Gosto muito daqui viu??!
Tenho que retornar o ritmo das postagens. O blog está meio parado tem um tempo parado, mas tô super feliz de saber que estou tocando pessoas com esse projeto. Obrigado.
2 notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Forever. 💖
80K notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
João Cândido Felisberto nasceu no Rio Grande do Sul e era filho de escravos. Quando adulto, deixou o Estado natal e foi para o Rio de Janeiro, onde ingressou na Marinha de Guerra. Marujo competente e experiente, viajou muito e conheceu a Europa, África e América do Norte. Antes da notável Revolta da Chibata, Cândido havia conversado com o ainda presidente da República, Nilo Peçanha e com o ministro da Marinha, almirante Alexandrino de Alencar, para apresentar as reclamações dos marinheiros com relação aos castigos físicos. As duas autoridades não se manifestaram a respeito da demanda, o que fez João Cândido e os demais articuladores do movimento perceberem que as negociações pacíficas não trariam resultados. O estopim da rebelião foi a sessão de castigos aplicadas no marinheiro Marcelino Rodrigues de Menezes, ocorrida no dia 21/11/1910. Estavam previstas 25 chibatadas, mas ao final foram 250. Foi a última vez que o castigo das chibatadas foi aplicado na Marinha. A bordo do navio Minas Gerais, João Cândido apareceu como o líder militar, comandando e coordenando o movimento das demais embarcações na baia de Guanabara. Após conquistarem o fim do regime de castigos e anistia, o Almirante Negro e outros marinheiros foram perseguidos e sofreram com a alta oficialidade militar. Mesmo tendo se casado duas vezes e gerado 12 filhos, João Cândido teve sua imagem ligada à prática homossexual, em um tempo em que a homossexualidade era tida como imoral. Discriminado e perseguido pela Marinha até ao fim de sua vida, João Cândido se recolheu no município de São João do Mereti, no Rio de Janeiro, faleceu de Câncer, pobre e esquecido, aos 89 anos de idade.
☆24/06/1880
+06/12/1969
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
8 notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
Filho de escrava, negro, leproso. Antônio Francisco Lisboa tinha tudo para ser mais um excluído dos séculos XVIII e XIX, mas não. Tornou-se o maior escultor brasileiro da arte barroca. Aleijadinho nasceu em Minas Gerais e iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador. O apelido que o celebrizou veio da enfermidade que contraiu por volta de 1777, que aos poucos foi deformando o artista. Mãos, pés e face. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto.
☆29/08/1738 (?)
+18/11/1814 negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
13 notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
Alfredo da Rocha Vianna Filho, ou Pixinguinha, foi um dos músicos mais importantes da fase inicial da Música Popular Brasileira.
Com um domínio técnico e um dom de improvisação encontrados nos grandes músicos de jazz, é considerado o maior flautista brasileiro de todos os tempos, além de um irreverente arranjador e compositor. Entre suas composições de maior sucesso estão Carinhoso, Lamento e Rosa.
Neto de africanos, começou a tocar, primeiro cavaquinho, depois uma flautinha de folha, acompanhando o pai que tocava flauta. Aos 12 anos, compôs sua primeira obra, o choro Lata de Leite. Aos 13, gravou seus primeiros discos como componente do conjunto Choro Carioca. Aos 14, estreou como diretor de harmonia do rancho Paladinos Japoneses e passou a fazer parte do conjunto Trio Suburbano. Aos 15, já tocava profissionalmente em casas noturnas, cassinos, cabarés e teatros. Desenvolveu um estilo próprio, que mesclava seu conhecimento teórico com sua origem musical africana e com as polcas, os maxixes e os tanguinhos. Aos 20 anos formou o conjunto Os Oito Batutas (flauta, viola, violão, piano, bandolim, cavaquinho, pandeiro e reco-reco).
Além de ter sido pioneiro na divulgação da música brasileira no exterior, adaptando para a técnica dos instrumentos europeus a variedade rítmica produzida por frigideiras, tamborins, cuícas e gogôs, o grupo popularizou instrumentos afro-brasileiros, até então conhecidos apenas nos morros e terreiros de umbanda, e abriu novas possibilidades para os músicos populares. Sua boêmia ficava ainda mais brilhante em suas festas de aniversário -verdadeiras comemorações a ele e à música popular.
Ritmos músicais como o samba não existiriam como são hoje se não houvesse a figura de Pixiguinha em sua história. Quando Pixinguinha morreu, aos 75 anos de idade, encerrou-se uma das mais belas épocas da música popular do Brasil.
"Minha vida foi sempre bem vivida na boemia."
☆23/04/1897
+17/02/1973
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
5 notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
Neil deGrasse Tyson nasceu em Manhattan New York e hoje é um cientista astrofísico mundialmente respeitado. É considerado o maior comunicador científico da atualidade.
Cresceu em Bronx oriundo de uma família de classe média negra americana. Desde jovem Neil é obcecado pela ciência principalmente por astronomia. Na sua adolescência já demonstrava brilhantismo ao dar palestras sobre o tema quando tinha 15 anos.
Tyson possui uma sólida carreira acadêmica com pesquisas nas áreas sobre  formação e evolução estelar, também cosmologia e astronomia galáctica. Cursou suas graduações e especializações nas Universidades de Harvard, Texas e Columbia. Já ocupou diversos cargos relevantes em Instituições como a Universidade de Maryland, Universidade de Princeton, o Museu Americano de História Natural e o Planetário Hayden.
Em  2001, o então presidente dos americano, George W. Bush, nomeou-o para fazer parte da Comissão para o Futuro da Indústria Aeroespacial dos Estados Unidos e, em 2004, da Comissão do Presidente para a implementação da Política de Exploração Espacial do Estados Unidos. Neil por seus serviços imensuráveis a ciência foi agraciado com a  Medalha NASA por Serviço Público de Destaque, a mais alta distinção civil conferida pela NASA.
Neil foi eleito um dos cinquenta Afro-Americanos mais importantes na Pesquisa Científica, faz parte dos 100 antigos alunos mais influentes de Havard, a revista Time o elegeu em 2007 uma das cem personalidades mais influentes do mundo e a revista Discovery um dos cinquenta cérebros mais inteligentes da atualidade.
Defensor do acesso amplo e ao estimulo a ciência Tyson participa de diversos programas de promoção ao ensino, e sempre quebrando o estereótipo do cientista branco, homem, lunático e antissocial, participando de talk-shows relatando de forma simples e vibrante o que é viver a ciência. Neil deGrasse Tyson é uma personalidade negra que luta todo dia pelo acesso amplo e irrestrito a educação e ciência ao desafiar o cenário de segregação do universo científico
Indicação de post:@lucasbraganca86
☆05/10/1958
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
2 notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
Oprah Gail Winfrey é uma apresentadora de televisão e empresária norte-americana, vencedora de múltiplos prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk-show com maior audiência da história da TV no EUA. É também uma influente crítica de livros, uma atriz (já indicada a um Oscar) e editora da revista The Oprah Magazine. De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher mais rica do ramo de entretenimento no mundo durante o século XX, uma das maiores filantropas de todos os tempos e a primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, em 2003. Em 2010, é a única mulher a permanecer no topo da lista por quatro anos. Apresentou um programa de entrevistas que ficou no ar durante vinte e cinco anos. Oprah passou a dedicar-se a sua própria rede, Oprah Winfrey Network e outros projetos pessoais. Durante a infância e início da juventude, Oprah sofreu assédio sexual dentro da própria casa, sendo estuprada por tio e primos. Após terminar a escola, ganhou um concurso de locução, que lhe garantiu uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee, uma universidade historicamente negra, onde estudou Comunicação Televisiva. Oprah também é psicóloga e foi a apresentadora mais bem paga da história da televisão ganhando cerca de 50 milhões de dólares por mês.
"I was raised to believe that excellence is the best deterrent for racism and sexism. And that's how I operate my life."
☆29/01/1954
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
1 note · View note
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
Paul Kibii Tergat é um corredor queniano de longa distância, várias vezes campeão mundial de cross-country e duas vezes medalha de prata nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos, além de ter sido o recordista mundial da maratona, com 2:04.55, de 2003 a 2007. Tornou-se Embaixador de Boa-vontade para o Programa Mundial da Alimentação das Nações Unidas em janeiro de 2004. Quando criança, a sua família era bastante pobre e, se não tivesse sido ajudado por aquele programa das Nações Unidas, ele nunca poderia ter feito os seus estudos. Tergat é também membro da Comissão de Atletas da IAAF. No Brasil, Tergat venceu por cinco vezes a Corrida de São Silvestre, tornando-se o recordista da prova em número de vitórias, além de possuir o melhor tempo para o percurso de 15 km pelas ruas de São Paulo, 43m12s.
"Ask yourself: 'Can I give more?' The answer is usually: 'YES!'."
☆17/06/1969
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
3 notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
Depois de passar 27 anos na prisão e ser eleito, em 1994, presidente da África do Sul, Madiba compartilhou com o mundo inteiro um de seus poemas favoritos, escrito por Marianne Williamson: 
“Nosso temor mais profundo não é que sejamos inadequados. Nosso temor mais profundo é que somos excessivamente poderosos. É nossa luz, e não nossa escuridão, que nos atemoriza. Perguntamo-nos: quem eu sou para ser brilhante, magnífico, talentoso e fabuloso? Na realidade, quem é para não sê-lo? Subvalorizar-se não ajuda o mundo. Não há nada de instrutivo em acovardar-se para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de você. Esta grandeza de espírito não se encontra só em alguns de nós; está em todos. E ao permitir que nossa própria luz brilhe, de forma tácita, estamos dando às demais permissão para fazer o mesmo. Ao nos libertarmos de nosso próprio medo, automaticamente, nossa presença liberta outros”.
☆18/07/1918
+ 05/12/2013
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
0 notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
Octavia Lenora Spencer interpretará Deus. A atriz vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme The Help (2012), será "Deus" nos cinemas, em "A cabana". O livro norte americano de mesmo título foi um Best Seller no Brasil em 2009 e o filme ainda está em fase de produção e sem data de estréia. A atriz negra nasceu em  Montgomery, Alabama e ganhou maior notoriedade a partir da sua interpretação de uma empregada doméstica negra. Conquistou não somente o Oscar como também BAFTA e Golden Globe pelo papel coadjuvante em Histórias Cruzadas.
"You have to create your own path, and I'm up to the challenge."
☆25/05/1970
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
1 note · View note
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
Muhammad Ali-Haj nasceu em Louisville com o nome Cassius Marcellus Clay Jr. O ex-pugilista norte-americano, considerado um dos maiores ​​da história do esporte, foi eleito "O Desportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated, em 1999. Começou vencendo os Jogos Olímpicos de 1960. Foi o único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado. Converteu-se ao Islamismo e lutou contra o racismo. Muhammad Ali pode ser considerado o primeiro esportista a aliar marketing com política. Exemplo disso foi seu desempenho antes da luta com George Foreman, no Zaire. Ali utilizou todo seu conhecimento do Pan-Africanismo para se colocar como o lutador da África, enquanto Foreman ficou como símbolo da alienação negra americana, episódio este retratado no filme "Quando Éramos Reis", de 1974. Ali entrou para história da década de 60 quando se negou a lutar na Guerra do Vietnã. Will Smith interpretou Muhammad Ali no filme "Ali", em 2001. Este homem, um dos maiores atletas da História, é negro e atuou com coragem e força dentro do mundo esportivo e político mundial.
"Cassius Clay is a name that white people gave to my slave master. Now that I am free, that I don't belong anymore to anyone, that I'm not a slave anymore, I gave back their white name, and I chose a beautiful African one."
☆17/01/1942
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
2 notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
O carioca Antônio Carlos Bernardes Gomes tinha tudo para ser apenas mais um trabalhador humilde e de vida simples da periferia. Negro de infância pobre, ele viu a solução para sair da mesmice, inicialmente, na carreira militar, ao se alistar na Aeronáutica quando completou 18 anos. Depois, acostumado a frequentar os morros cariocas – e sempre tendo sido bem acolhido pelo círculo boêmio da Mangueira –, ele chegou ao samba. Mas ele é lembrado pelo público por seu trabalho no humor com o grupo Os Trapalhões. Apelidado de Mussum, o artista fez grande sucesso no humor brasileiro. Em junho de 1972, anos depois de o nome ter pegado, Mussum entrou para Os Trapalhões, na TV Record. Muito se discute hoje sobre as piadas de cunho racista e sobre todas as esteriotipações dos negros no humor. Antônio Carlos faz parte desta discussão pela presença marcante na arte cênica brasileira. Antônio Carlos Gomes morreu durante uma cirurgia de transplante de coração e deu início a um mito. Mussum, o homem robusto que falava de forma engraçada e não saía do bar, ficou na mente e na lembrança de quem cresceu com Os Trapalhões na tela ou com o grupo Os Originais do Samba no ouvido.
“Não sou faixa Preta cumpadi, sou preto inteiris, inteiris”
Mussum
☆07/04/1941
+ 29/07/1994
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
2 notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
Com pouco mais de 60 anos de carreira, Elza Soares torna-se “A mulher do fim do mundo”, como bem define o seu mais recente álbum. O seu 34º disco traz músicas de alta qualidade, marcantes, engajadas e... feministas. A "mulher do fim do mundo”, segundo a cantora, não é unicamente a letra composta por Romulo Fróes e Alice Coutinho. É a perfeita tradução daquela que é considerada pela rede britânica BBC como a cantora do milênio:
"Meu choro não é nada além de carnaval É lágrima de samba na ponta dos pés A multidão avança como vendaval Me joga na avenida que não sei qualé
Pirata e super homem cantam o calor Um peixe amarelo beija minha mão As assas de um anjo soltas pelo chão Na chuva de confetes deixo a minha dor
Na avenida deixei lá A pele preta e a minha voz Na avenida deixei lá A minha fala minha opinião A minha casa minha solidão Joguei do alto do terceiro andar
Quebrei a cara e me livrei do resto dessa vida Na avenida dura até o fim Mulher do fim do mundo Eu sou e vou até o fim cantar Eu quero cantar até o fim."
☆ 23/06/1937
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis 
instagram.com/negrosinvisiveis
1 note · View note
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
Still I Rise
You may write me down in history With your bitter, twisted lies, You may trod me in the very dirt But still, like dust, I’ll rise.
Does my sassiness upset you? Why are you beset with gloom? ‘Cause I walk like I’ve got oil wells Pumping in my living room.
Just like moons and like suns, With the certainty of tides, Just like hopes springing high, Still I’ll rise.
Did you want to see me broken? Bowed head and lowered eyes? Shoulders falling down like teardrops, Weakened by my soulful cries?
Does my haughtiness offend you? Don’t you take it awful hard ‘Cause I laugh like I’ve got gold mines Diggin’ in my own backyard.
You may shoot me with your words, You may cut me with your eyes, You may kill me with your hatefulness, But still, like air, I’ll rise.
Does my sexiness upset you? Does it come as a surprise That I dance like I’ve got diamonds At the meeting of my thighs?
Out of the huts of history’s shame I rise Up from a past that’s rooted in pain I rise I’m a black ocean, leaping and wide, Welling and swelling I bear in the tide.
Leaving behind nights of terror and fear I rise Into a daybreak that’s wondrously clear I rise Bringing the gifts that my ancestors gave, I am the dream and the hope of the slave. I rise I rise I rise.
Maya Angelou
✡ 1928
✞ 2014
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
2 notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
A primeira transexual do mundo a assumir cargo em um mecanismo ligado à ONU é a brasileira Maria Clara de Sena. Nascida em Pernambuco, ela descobriu que nos presídios masculinos do Grande Recife os homossexuais sofriam estupros frequentemente, e, quando transexuais e travestis eram detidas, elas tinham seus cabelos cortados antes da detenção.
Maria luta contra os maus-tratos e torturas sofridas por qualquer pessoa que esteja em situação de privação de liberdade.
A história de vida de Maria Clara acabou fortalecendo sua identidade e a vontade de fazer com que nenhum ser humano tenha seus direitos violados. Ainda criança, a pernambucana sofria os primeiros traumas dentro de casa, na cidade de Camaragibe.
Através do projeto Mercador Ilusões, que atendia travestis, transexuais e pessoas em situações de risco, Maria Clara se envolveu na luta pelos direitos humanos. negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
2 notes · View notes
negrosinvisiveis · 8 years
Photo
Tumblr media
O nigeriano Walé Oyéjidé é o estilista da Ikiré Jones, marca masculina afro-futurista. Para o artista, o conceito de afro futurismo é um jeito de se distanciar dos velhos estereótipos do continente africano. "Qualquer um que apresente ideias corajosas e inovadoras sobre o potencial africano é um afro futurista." Fala ainda que homens estão retomando o costume de se vestir de maneita arrojada e, de fato, a apreciar a moda. Walé mantem a África como foco da sua criação e assim dá voz e expressão a uma cultura sempre esquecida, silenciada ou esteriotipada.
"É verdade que sou um estilista africano e que desenho baseado nessa minha herança. Mas as roupas que faço são pra todos apreciarem. Acredito que se todos abraçarmos culturas diferentes, isso vai nos fazer pessoas melhores, porque nos entenderemos melhor."
negrosinvisiveis.tumblr.com
facebook.com/negrosinvisiveis
instagram.com/negrosinvisiveis
2 notes · View notes