Tumgik
lukaluluka · 3 years
Text
As últimas bonecas Moranguinho antigas
Depois de uma longa* espera, recebi ontem as últimas bonecas antigas da minha coleção.
* EUA ~ Brasil: 10 dias.
Aparecer no sistema dos Correios para pagar a taxa: 30 dias
Entrega: +30 dias.
Digo últimas porque eram as antigas que eu havia me proposto comprar: uma de cada marca.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
As três primeiras são da THQ, lançadas em 1991. A bebezinha confesso que não sei a marca. Não coleciono bebês, comprei pra aproveitar o frete e pretendo vendê-la. Pensei ser Kenner mas desconfio que possa até ser Estrela. Preciso olhar a identificação delas com lupa para descobrir.
As fotos foram feitas assim que chegaram, antes da higienização 
Falta agora identificar e catalogar todas as bonecas.
Compartilho em breve todas elas.
via Blogger https://ift.tt/2XC0jca
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Sobre encantar clientes
Vou contar duas histórias que aconteceram comigo nesta semana envolvendo ração e dois grandes e-commerces, um deles especificado em produtos pet.
Não vou citar nomes neste momento.
Tumblr media
Magali, minha cachorra mais nova - completa sete meses amanhã - tem se coçado bastante. Marquei uma consulta com veterinário dermatologista e ele recomendou, entre outras coisas, trocar a ração dela. 
Acontece que eu tinha comprado e recebido há poucos dias na loja A um saco de 15 kilos da ração super premium que dou pra ela desde que chegou.
Como ainda não tinha aberto a ração, pensei: vou tentar devolver. Se eles não aceitarem, mais pra frente vejo se posso voltar a oferecer esta ração pra ela e, se não der, eu doo para uma ONG.
Pelo autoatendimento da loja informei que queria a devolução, informei que o motivo era que eu tinha comprado errado e recebi a confirmação do cancelamento e que eu não precisava devolver o produto. Fiquei abismada e encantada. Talvez por ser gênero alimentício ou talvez pelo peso do produto, não era viável para eles a devolução. Talvez tenha sido considerado também meu histórico de compra, não sei. Mas fiquei feliz. Não porque "ganhei" um saco de ração, mas pela forma rápida e eficiente com que a solicitação foi atendida.
No mesmo dia comprei na loja B um saco de ração de outra marca e mais duas pipetas antipulgas. Eu tinha a opção de receber um dos itens em 1 dia e outro em 3 dias mas achei desnecessário e optei por receber tudo de uma vez.
Hoje às tarde, recebi dois SMS da transportadora perguntando se eu havia recebido meus pedidos. Moro em condomínio e as entregas são feitas na administração. Imaginei que eles não tinham ainda feito o cadastramento por isso eu não fui notificada. Às vezes acontece quando já muitas entregas. 
Para minha surpresa à noite recebi uma mensagem no WhatsApp de uma pessoa desconhecida dizendo que havia entregue na casa dela um item meu. Ela enviou uma foto do saco e conseguiu meu telefone na etiqueta de envio.
Olha que beleza!
Entrei em contato com a loja B que disse que iria contatar a transportadora e me retornar em dois dias.
Meus dados foram expostos.
Vai haver atraso na entrega.
Não quero a ração que ficou rodando de mão em mão.
Falhas acontecem. Esperava da loja B, além do pedido de desculpas, que me enviassem novamente os itens e que resolvessem com a transportadora o problema que é deles e não meu.
Cancelei as assinaturas na loja B e aguardo o desfecho dessa história de falta de preparo e de saber transformar contratempos em formas encantar o cliente.
via Blogger https://ift.tt/2XGhDgi
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
25 anos sem Renato
"Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha
...
Eu quis o perigo e até sangrei sozinho, entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do iní­cio ao fim
E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi"
- INDIOS, 1986
"Quero me encontrar, mas não sei onde estou
Vem comigo procurar algum lugar mais calmo
Longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita
Tenho quase certeza que eu não sou daqui"
- MENINOS E MENINAS, 1989
"Sou um animal sentimental
Me apego fácil mente a quem desperta meu desejo
Tente me obrigar a fazer o que eu não quero
E cê vai logo ver o que acontece
Acho que entendo você quis me dizer
Mas existem outras coisas
Consegui meu equilí­brio cortejando a insanidade
Tudo está perdido mas existem possibilidades
Tí­nhamos a ideia, você mudou os planos
Tí­nhamos um plano, você mudou de ideia
Já passou, já passou - quem sabe outro dia
Antes eu sonhava, agora já não durmo"
- SERENÍSSIMA, 1991
"Non siamo angeli in volo venuti dal cielo
Ma gente comune che ama davvero
Gente che vuole un mondo più vero
la gente che incontri per strada in città"
- GENTE, 1995
O poeta Renato e a Legião fizeram a trilha sonora da minha adolescência. Quando nos mudamos pra Brasília, em 2009, e trabalhava mais perto do Plano Piloto, sempre pensava nele quando andava de carro pelo Eixão.
Falando em Eixão tem essa também, viciante, que descobri só depois que vim pra Brasília:
"Nossa Senhora do Cerrado
Protetora dos pedestres
Que atravessam o eixão
Às seis horas da tarde
Fazei com que eu chegue são e salvo
Na casa de Noélia"
TRAVESSIA DO EIXÃO, 1997
via Blogger https://ift.tt/3v6eXVA
1 note · View note
lukaluluka · 3 years
Text
As vantagens de ser invisível
No meio deste ano comecei o processo de simplificação no qual estou trabalhando. O Luka Luluka tinha domínio próprio há cerca de 6 anos. Quando, em julho, recebi o e-mail anual para a renovação, me perguntei: por que eu preciso de um dominó próprio para o blog?
Os tempos áureos dos blogs passaram, pessoas como eu que mantém seus blogs pelo prazer de escrever ou compartilhar ideias são uma espécie de resistência, com o perdão do exagero. É muito mais fácil compartilhar ideias nas redes sociais, alcançam mais pessoas, são de consumo rápido e descartável.
Agora que dei um tempo em todas as redes sociais, consigo fazer o que sempre quis: escrever mais no blog.
Não mais aqueles tutoriais elaborados, os últimos posts têm sido de conteúdo bem pessoal e vem daí a afirmação que dá título a este post. Desde que cancelei o domínio, o blog não aparece mais nas pesquisas do Google.
Isso não me preocupa nem um pouco. Talvez seja preciso um tempo para ele voltar a ser descoberto pelos motores de busca, talvez eu precise configurar mais alguma coisa. Sem pressa vou ver isso daqui a alguns dias.
S
igo desentralhando. Hoje levei na lixeira do condomínio 4 sacos grandes de lixo e mais uma caixa cheia de garrafas e embalagens de vidro.
Depois da correria das últimas semanas, como era de se esperar, meu corpo reclamou e sucumbi a um resfriado. Hoje passei o dia descansando. Na terça é feriado e, espero estar melhor até lá e separar caixas de brinquedos e jogos para levar na campanha de arrecadação de brinquedos da escola do Lucas.
Tenho escrito os posts no celular, sem editar as fotos e nem sei como elas estão ficando no computador. 
Pra não deixar o post sem fotos, aqui vai uma de ontem à noite:
Tumblr media
Vocês viram a bonequinha do post anterior? Então, não contei que ela tem uma irmãzinha, que chegou na sexta. Ela veio assim, peladinha, a pobre. Então ontem eu fiz um vestidinho básico pra ela, só falta pregar os botões.
Está boneca, de 16cm, assim como a outra, é uma BJD recast.
BJD é sigla para ball jointed doll, uma referência às juntas articuladas desta bonecas. Existem muitas marcas de BJD, a maioria asiática e cada uma delas tem padrão diferente das outras marcas.
Uma boneca recast é uma boneca pirateada. Significa que o fabricante usou um modelo existente no mercado para criar sua linha. Lembra das "Barbies" de 1,99? São exatamente assim: cópias baratas das originais.
via Blogger https://ift.tt/3iP6e54
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Slow reading
Sem o "compromisso" com as redes sociais, e tendo terminado um trabalho árduo, tem-me sobrado tempo e disposição para ler mais. 
Terminei hoje A Vida Peculiar de um Carteiro Solitário. Uma leitura leve, até certo ponto ingênua, mas o final foi um plot twist que eu fui correndo compartilhar com minha filha.
Há dois anos não vamos no oftalmo e meus olhinhos têm mostrado sinais de muito cansaço. Também tenho procurado leituras leves. Por esse último motivo, pausei Azul Alentejo pra ler A Vida Peculiar...
E por causa da visão, não vou ler às noite Cabul no Inverno. Então escolhi Claros Sinais de Loucura.
Tumblr media Tumblr media
via Blogger https://ift.tt/3oID1N8
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Moranguinhos Berrykin
Recebi ontem o nono envio da coleção Moranguinho da Planeta DeAgostini.
Tumblr media
Da esquerda para a direita: Bolo de Anjo,, Banana Twirl e Pesseguinho.
A Bolo de Anjo já veio numa entrega anterior mas esta é versão Party Pleaser, em que a boneca vem em traje de festa.
Já as outras duas são versão Berrykin. As bonecas Berrykin foram lançadas pela Kenner em 1985 e foram a última série de bonecas clássicas dos anos 80. 
Na coleção de bonecas Moranguinho da Kenner, cada boneca tinha um pet, diferente das lançadas pela Estrela no Brasil. E os pets que acompanhavam as bonecas Party Pleaser tinham chapeuzinho de festa.
Já na série Berrykin, os pets foram substituidos pelas criaturas que dão nome às série, os berrykins. Nessa coleção havia também a Princesa Berry, totalmente diferente das outras bonecas. Os Berrykins eram criados por ela.
E as bonecas, não sei se você observou, têm o rosto com formato diferente, mais bochechudas. Também as tradicionais meias listradas verde e branco forsm substituidas por listras candy color.
Neste envio recebi também um fichário para guardar os fascículos que acompanham as bonecas. Em outros tempos eu queira juntar todos os fascículos e encadernar. Hoje já não penso mais em fazer isso.
Com esta entrega somam-se 22 bonecas na coleção. Não me lembro ao certo se haverá mais duas ou três entregas. Já rearranjei as bonecas no armário da coleção, colocando seis por andar mas não será o suficiente. Vamos arrumando e no fim vão caber todas.
Abraço!
San
via Blogger https://ift.tt/3DlDbOy
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Eu hoje joguei tanta coisa fora ..
...a casa fica bem melhor assim.
Estes versos da canção Tendo a Lua, dos Paralamas do Sucesso, trazem uma sensação boa, de leveza, de energia fluindo.
Não comecei a limpeza física ainda. Sem tempo, irmão rsrs. Nos minutos livres das últimas semanas, depois que dei um tempo nas redes sociais, zerei meus emails não lidos, cancelei a inscrição de muitos blogs no Feedler e apaguei metade dos contatos no celular... quanta informação inútil!!
Sem a compulsão de precisar fotografar tudo pra colocar no Instagram, o celular tem bem menos fotos. E bem menos fotos de coisas.
Falando em compulsão, esta bonequinha chegou há poucos dias, comprada no mês passado por empolgação. O fato de eu conseguir enxergar e expressar isso já é uma vitória.
Tumblr media
Ela é bonitinha mas eu não precisava dela.
Não é uma boneca de coleção, como as Moranguinho, as quais tenho me dedicado no último ano. É só uma boneca que eu achei bonita e comprei. Consumismo puro.
Quanto às coleção Moranguinho, as da Planeta DeAgostini faltam 9 ou 10 bonecas que devem terminar de chegar no início de 2022. Recebi finalmente três que vieram da França, duas da Playmates e uma da Bandai. Elas estão bem judiadas, as pobres. Já dei banho e arrumei roupinhas. Falta arrumar os cabelos. 
Para minha coleção ficar completa, pelo meu objetivo, falta só uma da THQ, que já está chegando.
Depois que tiver uma de cada marca, vou fazer um post mostrando todas e contando a história delas 
De novo: quando comprei essa THQ, o preço estava muito bom e comprei três e ainda um bebê Moranguinho antigo, da Kenner. Eu não gosto das bonecas bebês. E eu não precisava de três THQ. Comprei porque estavam com um preço bom e compensava o frete. Pensei: vou conhecer as bonecas e vendê-las. 
Provavelmente eu consiga vendê-las mas eu não precisava disso. No tempo gasto para anunciar, acompanhar, embalar, ir só corrreio e etc, eu poderia estar descansando, lendo, desentralhando. 
Este post deveria se chamar Os Delírios de Consumo de Sandra.
Sigamos.
via Blogger https://ift.tt/3AbeoKQ
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
As paixões anuais de Sandra
Estava pensando dias atrás sobre as coisas que despertam meu interesse, em como eu mergulho de cabeça nelas e depois me canso.
Senão vejamos:
2017 foi o ano dos probióticos, especialmente do kefir 
2018, o ano da panificação com fermento natural: levain e do pão de Cristo. Também naquele ano eu descobri a arte em mixed media. 
Em 2019 eu conheci o mundo do ATC e fiquei meses fazendo e trocando os cards. 
Em 2020 coloquei em prática um interesse antigo: encadernação. Esse tema me fascinava desde muito tempo e, inspirada no trabalho da Cris, do Estúdio Brigit - divulgadora de ATCs aqui no Brasil - comecei a aprender. Me acabei de fazer livros até o ano seguinte.
No final de 2020 assinei a coleção de bonecas Moranguinho e me entreguei, especialmente no meio de 2021, quando houve atraso na entrega e comecei me aprofundar na história e nas marcas ao longo dos anos.
2021 está especialmente cansativo pra mim. Cumprindo isolamento desde março do ano anterior, Magali chegou trazendo muita alegria mas também toda a carga de trabalho que um acompanha um filhotinho. E o trabalho - o remunerado - tem sido muito puxado. Sempre quis experimentar teletrabalho e, por causa da pandemia, fui forçada a isso. Amo meu trabalho e gostei demais de não ter que passar pelo stress do trânsito ou pelo cansaço do metrô, nem ter a atenção desviada por gente que grita ao invés de falar. O lado ruim é que às vezes não consigo me desligar, já que meu local de trabalho está literalmente ao lado da minha cama. 
Junte tudo isso a preocupações e neuras e você tem uma pessoa cansada, exausta mental, física e emocionante.
Por isso resolvi me afastar das redes sociais por um tempo.
Tumblr media
Pra descansar, me organizar, pensar nas coisas.
Pra eu ter tempo e coragem de juntar pilhas de coisas para doação.
Pra eu explicar pra mim que as coisas são assim: têm começo, meio e fim. Que está tudo bem e que eu não preciso me sentir culpada por não querer mais fazer alguma coisa. 
Pra eu me livrar de coisas e sentimentos que pesam nos ombros e acorrentam os pés.
Pra eu explicar pra mim que tempo livre não precisa ser preenchido com mil coisas prazerosas a ponto de torná-las insuportavelmente cansativas.
Nos vemos por aqui.
via Blogger https://ift.tt/3BeXyMk
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Pintura com tinta acrílica sobre papel: sakura
youtube
via Blogger https://ift.tt/3hvbrOL
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Art journal em junk journal #2 - O que você faria se não tivesse medo?
youtube
via Blogger https://ift.tt/3zTPoIM
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Art journal com fundo de guardanapo
youtube
via Blogger https://ift.tt/3mLMvpQ
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Art journal em altered book: colagem com tecidos
youtube
via Blogger https://ift.tt/3y9sFa1
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Art journal em junk journal: Corações
youtube
via Blogger https://ift.tt/3sjb4Li
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Arrumando o atelier
youtube
via Blogger https://ift.tt/3lLYNhq
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Sopa de palavras e apresentação do canal
youtube
via Blogger https://ift.tt/3fno0dR
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Receitas de crepes: Legítimo crepe francês com cerveja
Antes de mais nada, quero fazer uma pequena explanação sobre a diferença entre panqueca, que eu conheço desde criança, panqueca americana, ou pancake, que conheci no Japão no final dos anos 90 e redescobri há uns 12 anos quando consegui a receita e então virou comfort food aqui em casa e entre a família e amigos e, finalmente, o crepe, que conheci em meados da década passada e era vendido em quiosques nos shoppings.
O crepe, em sua base, leva os mesmos ingredientes que a panqueca porém ele é bem mais líquido, resultando numa massa mais delicada e que geralmente é servida dobrada, diferente da panqueca, que habitualmente é enrolada. Já a panqueca americana leva fermento, o que resulta em uma massa mais gordinha, perfeita para ser consumida no café da manhã ou lanche, acompanhada de calda de açúcar, xarope de bordo ou qualquer outro ingrediente doce.
A receita da panqueca americana já foi publicada aqui no blog, e hoje quero compartilhar com vocês esta deliciosa receita de crepe, que aprendi com o Nicolas e a Suzana, do Blog du Monde, e que leva cerveja em sua massa.
A receita rende muito, cerca de duas dúzias de crepes. Ela pode ser usada com recheio doce ou salgado. Fiz esta receita para o jantar e, no dia seguinte, meu marido quis experimentar com kimche, olha a mistureba! Kimche é uma conserva coreana bem apimentada. "Família brasileira nipo-italiana prepara prato francês com recheio coreano".
Vamos à receita.
Crêpes de la Chandeleur*
Tumblr media
Ingredientes:
250 gramas de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
4 ovos
50 gramas de manteiga derretida.
450 ml de leite morno
200 ml de cerveja
Modo de preparo:
Numa vasilha grande, misture a farinha, o açúcar e o sal;
Coloque os ovos, misturando um a um;
Junte a manteiga e misture;
Coloque o leite aos poucos, misturando bem;
Acrescente a cerveja, misture bem e deixe descansar por 30 minutos;
Aqueça uma frigideira antiaderente e frite os crepes em fogo médio. Use uma medida que cubra toda a frigideira mas que não deixe massa acumulada para que o crepe fique bem fininho.
Recheie os crepes e dobre ao meio ou em quatro dobras, como eu fiz.
Tumblr media
* La Chandeleur é uma data comemorativa francesa que acontece no dia 2 de fevereiro e é conhecida como "a festa dos crepes". Este post do Guia do Estrangeiro fala um pouco sobre a festa, sua origem e tradição.
Veja também: 
Receitas de crepes: Rainbow Crepe Cake
via Blogger https://ift.tt/3wZBP8l
0 notes
lukaluluka · 3 years
Text
Huckleberry Pie - parte 2
Estou apaixonada...
No dia seguinte à chegada do meu boneco Huckleberry Pie, depois do susto da chegada não avisada, cuidei de todos os detalhes: higienizei o boneco, a caixa e os complementos que vieram na caixa e o coloquei no mostruário que fiz especialmente pra ele.
Esta é uma edição de 1980 do boneco Huckleberry Pie, da Coleção Moranguinho, lançado nos Estados Unidos pela Kenner, primeira fabricante da linha. Eles começaram a ser lançados no ano anterior, 1979.
Para contextualizar quem está chegando agora e não leu o post com a parte 1, o Huckleberry Pie faz parte da Coleção Moranguinho, que aqui no Brasil recebeu o nome de Limãozinho.
Ele faz parte da primeira linha de bonecos que tem uma característica bem peculiar, as mãozinhas estendidas (flat hands).
Veja abaixo os detalhes do boneco, do encarte e do cartão. Por último, o boneco original e a edição 2021 da Altaya trazida no Brasil pela Planeta DeAgostini.
Keller 1980 x Altaya 2021
Mostruário que fiz para recebê-lo. Vou pendurar o chapéu na parede para liberar espaço para mais um hóspede.
Tenho a doce lembrança de ter tido, na minha infância, a primeira boneca Moranguinho lançada no Brasil, pela Estrela. Comecei a colecionar em 2017, quando a Estrela relançou quatro bonecas e neste ano, 2021, além da coleção da Planeta DeAgostini, estou me inteirando de toda a história e conhecendo todas as versões, além de comprar alguns bonecos mais antigos. Mas me considero leiga no assunto então, se você for colecionador e ver que estou equivocada em alguma informação, fique à vontade para me corrigir, aliás, por favor, faça isso.
Abraços!
Este post é continuação de Huckleberry Pie - parte 1.
via Blogger https://ift.tt/36VecmR
0 notes