Tumgik
ismaelthesilva · 3 months
Text
Tumblr media
A Salvação dos Animais?
Ao longo dos anos, como pastor e professor, encontrei numerosas pessoas lamentando a recente perda de um amado cão ou gato, indagando sobre a possibilidade da ressurreição de seus animais de estimação e de outros animais. Como amante inveterado de animais, pessoalmente ligado a alguns cães e gatos incríveis como "membros da família" desde a infância, tenho interesse pessoal nesta questão. Além disso, ao ensinar a doutrina do santuário e considerar os inúmeros animais oferecidos nos tempos do Antigo Testamento sob o sistema de sacrifícios divinamente ordenado, muitas vezes me perguntei como Deus "corrigirá" as coisas para essas criaturas inocentes? Aqui estão algumas reflexões.
Não tenho respostas finais, mas encontrei algumas sugestões instigantes na Escritura que indicam a possibilidade de pelo menos alguns animais (incluindo nossos animais de estimação e os animais sacrificiais) serem ressuscitados e salvos para a eternidade. Entre os textos bíblicos intrigantes (e outros dados inspirados), considere o seguinte:
O Salmo 36:6 afirma: "Tu, Senhor, preservas tanto os homens como os animais" (NRSV). Embora algumas versões traduzam "preservar" como "conservar", é a mesma palavra hebraica usada para salvação eterna em outros lugares da Escritura.
Miquéias 4:8 fala da restauração da "primeira soberania" (KJV) no fim dos tempos. A primeira soberania, que Adão e Eva tinham e perderam, era a soberania sobre os animais (Gênesis 1:28). O Livro do Apocalipse deixa claro que no céu os santos serão reis/rainhas e reinarão (Apocalipse 20:4; 5:10; 22:5), e surge naturalmente a pergunta: se todos os santos são reis/rainhas, sobre quem reinarão? Parece plausível que reinarão sobre o reino animal, como no Jardim do Éden.
As Escrituras são claras quanto ao lugar especial no coração de Deus para os animais. O Livro de Jonas termina com a preocupação de Deus pelos animais de Nínive. "Não deveria eu ter compaixão de Nínive, aquela grande cidade, onde há mais de cento e vinte mil pessoas... e também muito gado?" (Jonas 4:11, ESV). Gênesis 9:10 e Oséias 2:18 falam de Deus fazendo uma aliança com os animais. O Antigo Testamento diz que o sábado foi dado não apenas para o homem, mas também para que os animais pudessem descansar (Êxodo 23:12).
Números 22 é intrigante: o Senhor abre a boca da jumenta de Balaão, que fala com seu mestre. Note que Deus não dá inteligência e fala especiais à jumenta, mas simplesmente "abre sua boca" e ela fala! Então o anjo faz a pergunta penetrante a Balaão: "‘Por que você bateu na sua jumenta?’" (vs. 32, NKJV). Deus estava preocupado com o abuso cruel de um animal! Minha filha, Rahel Schafer, recentemente defendeu sua tese de doutorado lidando com muitos outros trechos em que os animais falam, e até clamam a Deus, e Deus responde ao seu clamor! Veja, por exemplo, Jó 12:7–9; 40:15–19; 41:10; Salmo 104:21, 27, 28; e Isaías 43:20.
Junto com a preocupação frequentemente expressa por Deus pelos animais no Antigo Testamento, está o versículo instrutivo nos lábios de Jesus no Novo Testamento: "‘Não se vendem cinco pardais por dois asses? E nenhum deles está esquecido diante de Deus’" (Lucas 12:6, NIV). No pensamento bíblico, para Deus "lembrar" é agir em favor de alguém ou algo (veja Gênesis 8:1, onde Deus lembrou Noé e os animais na arca, livrando-os da morte). Se Deus não "esquece" dos pardais que caem (morrem), isso não implica que Ele "lembrará", ou seja, agirá em favor daqueles que caíram — salvá-los?
Romanos 8:20 e 21 descrevem como toda a criação geme e trava, esperando pela restauração: "A criação foi sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será liberta da escravidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus" (WEB). Essas referências talvez sugiram que as criaturas não humanas de Deus nesta terra, que não tiveram responsabilidade pela origem do mal, serão finalmente libertadas da decadência/maldição por meio de sua ressurreição/salvação?
Acho fascinante ler os comentários de Ellen G. White, descrevendo a afeição e as qualidades confiantes dos animais: "A inteligência exibida por muitos animais mudos se aproxima tanto da inteligência humana que é um mistério. Os animais veem, ouvem, amam, temem e sofrem. Eles usam seus órgãos muito mais fielmente do que muitos seres humanos usam os deles. Eles manifestam simpatia e ternura para com seus companheiros que sofrem. Muitos animais mostram uma afeição por aqueles que têm cuidado deles, muito superior à afeição demonstrada por alguns da raça humana. Eles formam laços com o homem que não são rompidos sem grande sofrimento para eles."
Um conjunto de estudos recentes sobre o comportamento, inteligência e emoção dos animais está agora fundamentando esses comentários. 3 O amor e a confiança desses animais — não são essas as qualidades que Deus busca em Seus seguidores humanos, as qualidades que os adequarão para o céu? Se os animais possuem tais qualidades, eles não são também adequados para o céu?
C. S. Lewis sugeriu que talvez os animais que foram animais de estimação e outros que alcançaram uma "alma", desenvolvendo qualidades positivas como amor e confiança, serão especialmente os ressuscitados.4 O que Lewis não reconheceu é que a Bíblia chama todos os animais de "almas" ou "pessoas", assim como os seres humanos (Gên. 1:20, 21, 24, 30; 9:10, etc.).
Ao longo de sua obra em vários volumes, a alegoria do plano de salvação, "As Crônicas de Nárnia", Lewis explorou a possibilidade adicional de os animais falarem. A Bíblia parece concordar: o Salmo 148 descreve "‘Bestas e todo gado; répteis e aves voadoras’" (vs. 10, NASB) como entre as criaturas que louvam o Senhor. Apocalipse 5:13 tem "todas as criaturas no céu e na terra e debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, cantando: ‘Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre’" (NIV).
A linguagem do Salmo 104:24 a 30 pode implicar na ressurreição no fim dos tempos de criaturas marinhas e celestiais, assim como terrestres. S. R. Driver escreve: "Poucos, se algum, leitores do Antigo Testamento parecem ter percebido que, como o texto [do Salmo 104:24–30] está e como só pode ser lido sem violar padrões normais de interpretação, estão comprometidos com a estranha doutrina da ressurreição não apenas do homem e das aves e bestas, mas também de Leviatã e dos 'seres rastejantes' ou melhor, 'seres deslizantes inumeráveis' que nadam no mar (Salmo 104:10–30)."5 Driver destaca que o "todos" (vs. 27, NASB) que "são criados" (vs. 30, NIV) "deve significar todos, não alguns, deles, isto é, criaturas de Deus, sejam homens e bestas e aves ou peixes, mencionados no decorrer do salmo."6 Embora Driver reconheça que este é o significado do texto em sua forma presente, ele assume que tal significado é "objectionable" e sugere radicalmente a excisão do texto. Mas se aceitarmos o texto como está, como acredito ser a melhor posição a tomar, então este trecho parece apontar para a ressurreição de uma ampla gama de animais.
Não pretendo implicar que as evidências acima sejam conclusivas. São apenas sugestões, no máximo. Mas há o suficiente de "pistas" em fontes inspiradas para que não precisemos informar nossas crianças, quando perdem animais de estimação, que nunca os verão novamente. Para crianças, cuja vida inteira pode ter sido envolvida em um animal de estimação precioso, dizer-lhes que o animal nunca será ressuscitado dá sinais negativos desnecessários sobre o caráter de amor de Deus. Sugiro, em vez disso, que os pais digam aos seus filhos, quando um animal de estimação morre: "Quando você chegar ao céu, se quiser que seu animal de estimação esteja lá, Deus certamente atenderá o desejo do seu coração." Esta é uma resposta segura, pois a Escritura diz: "Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração" (Salmo 37:4, NKJV), e se os animais não forem ressuscitados, então em nosso estado imortal não os desejaremos. A promessa de Paulo em 1 Coríntios 2:9 é pertinente (citando Isaías): "‘Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que O amam’" (NRSV). Por que não visualizar a ressurreição de nossos animais de estimação e outros animais nesta promessa?
Acho a possibilidade da ressurreição de animais consistente com toda a grande controvérsia entre Cristo e Satanás, na qual Deus finalmente fará tudo certo. Quando penso em todos os animais inocentes que sofreram nas mãos de seres humanos cruéis, e outros animais que sofreram enquanto Satanás se regozijava, sou levado a acreditar que Deus mal pode esperar para corrigir também essa parte da obra de Satanás. Também é preciso levar em conta todos os sacrifícios inocentes como parte do sistema cerimonial do Antigo Testamento, divinamente ordenado, que revelou em simbolismo o horror do pecado e seus resultados funestos, e apontou para a vinda do Cordeiro de Deus. Não consigo imaginar que Deus permitiria todo esse sofrimento inocente dirigido divinamente sem finalmente "lembrar" daqueles que sofreram ao salvá-los/ressuscitá-los!
Não sou "dog"mático sobre esta sugestão. Deus pode ter outra maneira de resolver esse problema que está muito além do que imagino agora! Eu sei que Deus fará o que for melhor. Em breve saberemos com certeza quando O virmos (e nossos animais de estimação e outros animais?) face a face no céu! Naquele dia, "não haverá mais morte; não haverá mais luto, nem choro, nem dor; as primeiras coisas já passaram!" (Apocalipse 21:4, NASB).
NOTES AND REFERENCES
1. A. Rahel Schafer, “‘You, YHWH, Save Humans and Animals’: God’s Response to the Vocalized Needs of Non-human Animals as Portrayed in the Old Testament” (Ph.D. dissertation, Wheaton College, 2015).
2. The Ministry of Healing, 315, 316.
3. See, e.g., Vint Virga, The Soul of All Living Creatures: What Animals Can Teach Us About Being Human (New York: Broadway, 2014); Virginia Morell, Animals Wise: How We Know Animals Think and Feel (New York: Broadway, 2014).
4. C. S. Lewis, The Problem of Pain (New York: Macmillan, 1962), 129–143.
5. See G. R. Driver, “The Resurrection of Marine and Terrestrial Creatures,” Journal of Semitic Studies 7:1 (Spring 1962): 12.
6. Ibid., 17.
0 notes
ismaelthesilva · 5 years
Text
Tumblr media
NÃO PODERIA SER PASTOR! Quais personagens Bíblicos, não poderiam ser pastores em igrejas cristãs nos dias de hoje?
Abraão não poderia ser pastor porque além de velho, enfrentava vários problemas familiares, tinha mais de uma esposa e mandou uma embora, sem contar que ele era um covarde.
Moisés não poderia ser pastor porque era um assassino, muito temperamental e velho para a função, sempre arrumando confusão com a liderança, não tinha tato para resolver os problemas.
Jacó não poderia ser pastor porque era bígamo, mentiroso e sempre metido em confusão, não teria condições de liderar uma igreja.
Davi não poderia ser pastor porque tinha várias mulheres, mentia e mandava matar quem estivesse atrapalhando seus planos. Sua família era mal estruturada, certamente ele não teria condições de pastorear ninguém.
Salomão não poderia ser pastor porque com toda a informação que tinha foi burro o bastante para conduzir a nação ao paganismo, tinha várias esposas. Não seria um bom exemplo para o ministério pastoral.
Daniel não poderia ser pastor porque era solteiro, até conseguiria iniciar como um assistente, mas seria mandado embora antes da ordenação porque não acharia ninguém para casar. Alguns ainda diriam que ele não gostava de mulher.
Oséias não poderia ser pastor pois sua esposa era uma adúltera, gostava de pular a cerca, e Oséias, ora era solteiro, ora era casado. Não tinha estabilidade para o ministério.
Paulo não poderia ser pastor, porque além de solteiro era encrenqueiro. Estava sempre brigando com a liderança e seus colegas de trabalho, não tinha tato para resolver os problemas, e ainda tinha problema de visão o que acarretaria em mais custos para mantê-lo, sem contar que ele não conseguiria exercer suas funções pastorais com esta deficiência.
Jesus não poderia ser pastor porque não tinha QI, sobrenome, não nasceu em berço esplêndido, e nem fazia parte dos amiguinhos do Sinédrio. Ele era o típico ninguém, não tinha nenhuma formação acadêmica, se achava o bonzão com sua popularidade e dizendo que era o único caminho, aos olhos de alguns sempre criando confusão com a liderança. Escandalizava ao não cumprir a lei, não tinha amor e bondade para lidar com ideias diferentes, tanto que foi condenado a morte por não ter tato e humildade suficiente para resolver os problemas criados por Ele.
Onde impera a Hipocrisia a Verdade se torna uma ofensa. Onde reina a maldade tudo o que é bom é considerado escândalo. No reino dos covardes, os homens destemidos não têm vez. Onde a ganância pelo poder impera, o Evangelho é colocado de escanteio!
Se aos olhos humanos você não tem valor suficiente para exercer o seu chamado saiba que Deus tem um chamado para cada um de nós, e cabe a nós cumprir o propósito de Deus para nossa vida em nossa profissão, na sociedade e em nossa família.
0 notes
ismaelthesilva · 5 years
Photo
Tumblr media
Semana da Família com o Pr. Alacy Barbosa, líder de Lar e Família na Divisão Sul Americana! Estas mensagens são tão importantes que se você guardar estas menagens no seu coração e praticá-las, você poderá salvar ou fortalecer sua família.

1. E a Família, Como Vai?

2. Sou Jovem, e daí?

3. Casamento, que Bicho é Esse?

4. O Marido Segundo o Coração de Deus

5. A Mulher Segundo o Coração de Deus

6. Aceitar é Preciso

7. Resolvendo Conflitos Familiares

8. Qual é a Maior Necessidade da Sua Família?

9. Ensina a criança no caminho em que deve andar

Ao assistir estas oito mensagens, se você quiser complementar seu conhecimento, abaixo segue a dica de dois livro muito importantes para ajudar a blindar sua família:

Casamento Blindado: versão 2.0 | Kindle

Lar Adventista: Áudio | PDF | Kindle | iBook

Para aqueles que precisam da ajuda de um bom psicólogo para fazer uma terapia familiar ou individual, segue algumas sugestões:

Dr. Rosana Mazzo Dr. Wadson Vieira

Deus abençoe você!
0 notes
ismaelthesilva · 5 years
Photo
Tumblr media
MULHER, SEJA VIRTUOSA! “Minha reflexão”! Hoje encontrar alguém é fácil, o Tinder que o diga, o problema é quem? e como? Quais as dificuldades de encontrar uma mulher virtuosa? Mulheres virtuosas, realmente são poucas, mas existem. A mulher virtuosa é espiritual e tem conteúdo. Considerando isso a química também é importante, e todos estes fatores juntos é um grande desafio! - Qual o problemas das mulheres cristãs? Em minhas leituras e principalmente na experiência de vida, tenho visto mulheres com conteúdo e espiritualidade que não dão a mínima para o visual, outras, que só investem no visual, mas o conteúdo e espiritualidade são deprimentes. - Tenho visto mulheres com grande potencial, mas que devido a relacionamentos desiguais, se destruíram emocionalmente e espiritualmente, e que no mínimo, temporariamente, as impossibilita de serem uma boa escolha! As mulheres têm muita dificuldade de se construírem como uma verdadeira mulher, virtuosa, que ame a Deus, seja espiritual, emocionalmente equilibrada, personalidade forte para enfrentar os problemas da vida, mas ao mesmo tempo, meiga e carinhosa para encarar um relacionamento. - As mulheres reclamam que não existem homens, mas devido a carência afetiva, o máximo que conseguem ao longo da vida são meninos, sejam eles de 20 ou 30, 40 ou 50,… porém meninos! Meninos que não têm nada a oferecer para uma MULHER, a não ser beijo, amasso e sexo. Alguns conseguem agregar algum chamativo moderno, como dinheiro, bens, postura de garanhão ou pegador, mas que por dentro são mais secos que o deserto do Saara. - Mulheres que se destroem com meninos, vão, paulatinamente, perdendo a capacidade de se tornarem atraentes para os poucos HOMENS que existem. Toda vez que a gente namora alguém errado, a gente perde a oportunidade de conhecer alguém que deveria, um homem. - Mulheres, o que eu poderia contribuir com minha perspectiva? Busquem a Deus em primeiro lugar, se tornem mulheres espirituais, invistam em conteúdo, sejam atraentes pela personalidade firme frente a sociedade, mas doces e amáveis para um relacionamento, sejam emocionalmente equilibradas, investindo em terapia se necessário, cuidem do visual, para serem modestas, porém femininas e delicadas. - Vivam por princípios, tenham valores que vão além do que a cultura consegue alcançar, tenham propósitos elevados de vida, pois Deus não une pessoas, une propósitos. Homens têm propósitos, domínio próprio, mas meninos são imprudentes, controlados pelas paixões, imaturos, vazios, sem conteúdo, sem espiritualidade. Busquem um homem que trate vocês como princesas, um homem que faça vocês morrerem de paixão, mas principalmente, um homem que conduza vocês para mais próximo de Deus! - Prov 31:10: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”.
1 note · View note
ismaelthesilva · 5 years
Text
Series “CHRIST”! Subscribe: http://www.on1.church
0 notes