Tumgik
geoclasse-cj · 10 years
Text
Petrobrás
A Petrobrás foi criada em 3 de outubro de 1953, pelo presidente Getúlio Vargas, tendo a principal objetivo era a exploração do petróleo no Brasil em prol da união. Foi impulsionada por uma campanha popular e tinha o slogan era: “O petróleo é nosso”.
Tumblr media
É uma empresa estatal de economia mista, é uma empresa de capital aberto, sendo o Governo do Brasil o maior dono.
A atuação da Petrobrás é na: Exploração, produção, refino, comercialização, e transporte de petróleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, bicombustíveis, além de outras fontes energéticas renováveis.
Tumblr media
  A sua instalação foi concluída em 1954 e sede se encontra na cidade do Rio de Janeiro. As primeiras refinarias da empresa foram herdadas do Conselho Nacional de Petróleo, sendo a de Materipe, na Bahia, e Cubatão, no estado de São Paulo. A produção de petróleo teve início nesse mesmo ano e supria apenas 1,7% do consumo nacional.
 Para expandir sua produção criou, em 1968, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes), que tinha o objetivo de proporcionar aparato tecnológico para a expansão da empresa no cenário petrolífero global. O Cenpes se tornou o maior centro de pesquisa da América Latina, recebendo vários prêmios do setor petrolífero mundial.
Tumblr media
    Em 1970 foi criado a Petrobrás Distribuidora, sendo responsável pelo transporte de produtos derivados do petróleo. E isso deu certo , pois até hoje ela é a primeira nessa comercialização em produtos derivados do petróleo.
A Petrobrás tem crescido muito com as qualificações profissionais, com o aumento da tecnologia .O processo de crescimentos teve início desde a sua criação com as consequentes descobertas de reservas petrolíferas. Entre as principais estão:
  1974 – Localizada na costa norte do Rio de Janeiro e sul do estado do Espírito Santo, a Bacia de Campos possui cerca de 100 mil quilômetros quadrados, sendo, até então, a mais importante reserva petrolífera do Brasil. Sua produção é responsável por 80% do petróleo nacional.
Tumblr media
    1985 – Localizada na Bacia de Campos, o campo de Marlim foi descoberto em janeiro de 1985. Ele está a uma distância de aproximadamente 110 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro.
Tumblr media
Nome : Letícia de Fátima Alves da Silva 3ºA
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
FMI
     O FMI (Fundo Monetário Internacional) é um organismo com sede na cidade norte-americana de Washington; criado no fim da segunda guerra mundial. Seu objetivo é estabelecer a cooperação econômica em escala global. Sua atuação visa garantir estabilidade financeira, favorecer as relações comerciais internacionais, implantar medidas para geração de emprego e desenvolvimento sustentável e buscar formas de reduzir a pobreza.
     Os empréstimos do FMI são concedidos aos países com problemas financeiros, para isso é preciso cumprir as metas estipuladas pelo organismo, nelas estão previstas a implantação, por parte do devedor, de: ajuste orçamentário, cortes nos gastos públicos, monitoramento da taxa cambial, barrar o consumo excessivo com a diminuição salarial, dentre outros.
     Quando o FMI é acionado por um país em crise, agentes são enviados para analisar a situação financeira do mesmo e, a partir daí, direcionar as medidas que poderão contribuir para a resolução dos problemas. O principal objetivo desses agentes é evitar que tais problemas se alastrem e tomem proporções maiores, que possam repercutir internacionalmente na economia.
Tumblr media
Isabella Silva Pereira  nº:08
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
A crise armamentista entre EUA e URSS
Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
Terminada a Segunda Guerra Mundial, as duas potências vencedoras dispunham de uma enorme variedade de armas, muitas delas desenvolvidas durante o conflito, outras obtidas dos cientistas alemães e japoneses.
Novos tanques, aviões, submarinos, navios de guerra e mísseis balísticos constituíam as chamadas armas convencionais. Mas também haviam sido desenvolvidas novas gerações de armas não convencionais, como armas químicas, que praticamente não foram utilizadas em batalha. A Alemanha que desenvolveu a maior indústria de armas químicas do mundo utilizou esses gases mortais em câmaras de gás nos campos de concentração. Algumas armas biológicas foram testadas, principalmente pelo Japão na China ocupada, mas a tecnologia da época ainda era muito pouco eficiente. O maior destaque ficou com uma nova arma não convencional, mais poderosa que qualquer outra arma já testada até então: bomba atómica. Só os Estados Unidos tinham essa tecnologia, o que aumentava em muito seu poderio bélico e sua superioridade militar estratégica em relação aos soviéticos.
A União Soviética iniciou então seu programa de pesquisas para também produzir tais bombas, o que conseguiu em 1949. Mas logo a seguir, os Estados Unidos testavam a primeira bomba de hidrogênio, centena de vezes mais poderosa.
Tumblr media Tumblr media
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
O golpe de militar de 64
O golpe militar de 1964 ocorreu no mandato de João Goulart (ou “Jango ” como era mais conhecido); os militares(com a ajuda dos Estados Unidos e as “Elites” brasileiras) derrubaram Jango do poder alegando que ele queria trazer o comunismo para o Brasil, o que era inaceitável na época  ,pois os Estados Unidos,capitalista,mantinha forte influencia política e econômica sobre o governo brasileiro.
Tumblr media
    Na verdade Jango queria realizar políticas sociais,como por exemplo, a reforma agrária,mas isso faria com que as “Elites” e as industrias perdessem parte do poder afetando também os negócios com os norte-americanos .
Após o golpe o Brasil ficou sendo uma ditadura até 1985,nesse período Jango foi morto(ainda estão investigando as causas da morte) e o Brasil foi alvo de muita censura.
Tumblr media
Curiosidades:
Nessa época a musica mais cantada nos protestos foi “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré(ele foi torturado na época)
http://www.youtube.com/watch?v=1KskJDDW93k
  A morte de Jango:
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-09-17/contexto-historico-para-assassinar-jango-nao-faltava-diz-pesquisador.html
Wagner Graciano Junior   n°31  2°A
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
Instauração do AI-5
Com o objetivo de administrar a crise política, o Governo do General Arthur da Costa e Silva baixou o Ato Institucional nº 5, e com base nele, o Ato Institucional Complementar nº 38, que decretou o recesso do Congresso Nacional, por prazo indefinido.
  Entre as resoluções do AI-5, suspendia-se os direitos políticos, e proibia-se atividades e manifestações sobre assuntos dessa natureza, condicionando a infração a severas penalidades, desde a liberdade vigiada ao domicílio determinado. Para garantir a ordem, os quartéis mantiveram-se em rigoroso regime de prontidão, e mobilizaram-se integralmente as Polícias Federal, Militar, Civil e a Guarda Civil.
  O ano de 1968 foi de grandes protestos contra o regime militar. No início do ano, artistas de teatro mobilizaram-se contra a censura.
Atentados, expropriações, paralisações prosseguiram no segundo semestre em diversas partes do país.
Nos dez anos de vigência do mais cruel dos Atos Institucionais, sua fúria consternou a sociedade brasileira e internacional. Impondo-se como um instrumento de intolerância aos contestadores do regime militar, promoveu arbitrariamente repressão e intervenção, cassação, suspensão dos direitos, prisão preventiva, demissões perseguições e até confisco de bens.
  A censura federal, recrudescida, atuou veentemente na interdição de mais de 500 filmes, 400 peças de teatro, 200 livros, e milhares de músicas. Tudo sob a égide da segurança nacional.
O A-I5 foi principalmente uma forma de aumentar o poder do governo contra militantes comunistas.
Tumblr media
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
Doutrina Bush
A década de 1990 foi marcada por uma redução dos gastos militares (período imediato pós-Guerra Fria) e de grande crescimento econômico na Era Clinton. Tal incremento econômico foi motivado, dentre outros fatores, pelas possibilidades oferecidas pelo NAFTA, fortalecimento do consumo interno e maior facilidade de acesso ao crédito (o qual será uma das causas da crise de 2008, que será trabalhada a frente). Além disso, a política de Clinton no Oriente Médio era predominantemente de aproximação e diálogo.
Tumblr media
(Rabin - Israel - Clinton e Arafat - Palestina)
Um conturbado processo eleitoral rompeu o período democrata no poder e levou George W. Bush, Republicano, ao poder. Somam-se a isso os atentados de 11/09/2001 que mudam (ou retornam?) a geopolítica estadunidense. Surge uma chamada “Doutrina Bush” (2001/2002), um conjunto de medidas nos campos interno e externo, que tem como principais características: -> Guerras preventivas; -> Estabelecimento de um novo inimigo: o terrorismo; -> Redução dos direitos civis; -> Criação do “Eixo do Mal” – Irã, Iraque e Coreia do Norte; -> Mistura de interesses econômicos e políticos. (Veja a charge)
Tumblr media Tumblr media
Algumas consequências da “Doutrina Bush”: -> Ocupação militar em territórios e países, sobretudo no Oriente Médio; ->Intervenção política no Afeganistão e Iraque; -> Fortalecimento de sentimentos antiamericanos, principalmente do mundo Muçulmano; -> Enfraquecimento de órgãos supranacionais, como a ONU (que assistiu o Veto à Guerra do Iraque ser ignorado pelos EUA) -> Aumento dos gastos militares (observe os gráficos).
Este aumento fica ainda mais evidente se compararmos o montante investido pelos EUA em relação ao resto do mundo:
Tumblr media Tumblr media
A Doutrina Bush é o conjunto de princípios e métodos adotados pelo presidente George W. Bush para proteger os EUA depois dos atentados de 11 de setembro, consolidar a hegemonia americana no mundo e perpetuá-la indefinidamente. Ela parte do pressuposto de que os EUA, única superpotência global, têm o papel de proteger o mundo civilizado de terroristas que vivem nas sombras, se superpõem aos Estados e planejam ataques "iminentes" com armas de destruição em massa.
Se necessário, a doutrina reserva aos EUA a prerrogativa de lançar ataques preventivos contra países ou grupos terroristas antes que eles ameacem interesses americanos. Para entender melhor esse conjunto de idéias, vale a pena relembrar como a palavra "doutrina" foi usada para definir feições, linhas de conduta e métodos de alguns presidentes americanos no século 20.
  A doutrina é composta por três pilares básicos: 1- Todas as nações, em todas as regiões, agora têm uma decisão a tomar: ou estão conosco ou estão com os terroristas. Com essa afirmação, a Casa Branca prometeu caçar terroristas em todo o mundo e ameaçou países que abrigam terroristas ou que optaram pela neutralidade. Nesse discurso, Bush definiu o terrorismo como o principal inimigo da humanidade e condicionou qualquer apoio financeiro e diplomático dos EUA ao engajamento de outros países.
2- "A guerra contra o terror não será ganha na defensiva. Dissuasão —a promessa de retaliação maciça contra nações— nada significa contra esquivas redes terroristas sem nações ou cidadãos para defender. A contenção é impossível quando ditadores desequilibrados, com armas de destruição em massa, podem enviá-las por mísseis ou transferi-las secretamente para aliados terroristas". Esse discurso introduziu a opção de ataques militares preventivos como figura central de uma nova ordem mundial. Segundo o presidente, é necessário "levar a batalha ao inimigo e confrontar as piores ameaças antes que venham à tona". Em suma: durante a Guerra Fria, os EUA continham seus inimigos com ameaças. Agora, passarão a destruí-los antes que eles ataquem.
3- "Nossas forças serão firmes o bastante para dissuadir adversários potenciais de buscar uma escalada militar na esperança de ultrapassar ou se equiparar ao poderio dos Estados Unidos" (trecho do documento "A Estratégia de Segurança Nacional dos EUA", enviado por Bush ao Congresso em 20 de setembro de 2002). O significado dessa afirmação é que os EUA não pretendem nunca mais permitir que sua supremacia militar seja desafiada. Existem outros aspectos da Doutrina Bush que, embora menos importantes, têm relevância. Um deles é o econômico. O mesmo documento enviado ao Congresso no dia 20 de setembro diz que "comércio e investimento são os motores reais do crescimento" e que "livre comércio e livre mercado são prioridades-chave da estratégia de segurança nacional". Os EUA sinalizam também oposição a qualquer tipo de modelo econômico baseado na intervenção estatal, "com a mão pesada do governo". Esse aspecto é importante para países como o Brasil, pois os EUA prometem usar sua influência em instituições como o FMI (Fundo Monetário Internacional) para obter esses e outros objetivos.
Jéssica Maria 
nº09
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Video
youtube
                                           Cultura Pós 45
O fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, alterou significativamente o cenário internacional, com a divisão do mundo em dois blocos político-militares liderados pelas duas superpotências emergentes: EUA e URSS. 
O esforço de ampliação da área de influência econômica, política e ideológica dos EUA implicou o estímulo à penetração da cultura norte-americana não só em países latino-americanos como o Brasil - na verdade, esse processo já se iniciara aqui desde os tempos da guerra, com o alinhamento do Brasil aos EUA -, mas também na Europa. Reforçado pela prosperidade econômica norte-americana no pós-guerra, difundia-se em todo o mundo ocidental um espírito de otimismo e de esperança, um novo modo de viver propiciado pela produção em massa de bens manufaturados de uso pessoal e doméstico.
  No Brasil, essas transformações foram se consolidando ao longo da década de 1950, e alteraram o consumo e o comportamento de parte da população que habitava os grandes centros urbanos. A paisagem urbana também se modernizava, com a construção de edifícios e casas de formas mais livres, mais funcionais e menos adornadas, acompanhadas por uma decoração de interiores mais despojada, segundo os princípios da arquitetura e do mobiliário moderno. Através da propaganda veiculada pela imprensa escrita, é possível avaliar a mudança nos hábitos de uma sociedade em processo de modernização: produtos fabricados com materiais plásticos e/ou fibras sintéticas tornavam-se mais práticos e mais acessíveis. 
Consolidava-se a chamada sociedade urbano-industrial, sustentada por uma política desenvolvimentista que se aprofundaria ao longo da década, e com ela um novo estilo de vida, difundido pelas revistas, pelo cinema - sobretudo norte-americano - e pela televisão, introduzida no país em 1950.
A consolidação da chamada sociedade de massa no Brasil trouxe consigo a expansão dos meios de comunicação, tanto no que se refere ao lazer quanto à informação, muito embora seu raio de ação ainda fosse local. O rádio cresceu no início dos anos 50, quando houve um aumento da publicidade. As populares radionovelas, por exemplo, tinham como complemento propagandas de produtos de limpeza e toalete. Na televisão, a publicidade não se limitava a vender produtos, e as próprias empresas eram produtoras dos programas que patrocinavam. Houve um aumento da tiragem dos jornais e revistas, e popularizaram-se as fotonovelas, lançadas 
no início da década. O cinema e o teatro também participaram desse processo, tanto do lado das produções de caráter popular quanto das produções mais sofisticadas. No caso do cinema, as populares chanchadas, comédias musicais produzidas pela Atlântida, empresa criada nos anos 40, tiveram seu auge nos anos 50, e seus atores foram consagrados pelo público. O teatro de revista, que também misturava humor e música, fazia bastante sucesso. Apesar de originárias da década de 1940, as experiências tanto de um cinema industrial, como foi o caso daquele produzido pela Vera Cruz, quanto de um teatro menos popular, como o do Teatro Brasileiro de Comédia, ainda perduraram ao longo dos anos 50.
Continuação do vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=BHV1IaHvOwY
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
Recuperação Alemã pós segunda guerra mundial
      Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ficou sob controle militar dos Aliados, mas eles não tinham estabelecido o que fazer com o país. Franklin Roosevelt e Winston Churchill fizeram a segunda conferência de Quebec e decidiram que fariam a Alemanha ser uma país agrícola e bucólico, mas a ideia de transformar um país altamente industrializado em um país com camponeses rústicos era bastante improvável. Mesmo depois de a ideia ter sido recusada, a desindustrialização da Alemanha ainda era algo que os Aliados queriam.
Tumblr media
            Na Conferência de Potsdam a questão da economia da Alemanha surgiu novamente.  Ficou decidido que a capacidade industrial alemã seria limitada. Depois este limite acabou sendo aumentado.
            A economia alemã continuou caindo, incapaz de começar a apresentar qualquer sinal de recuperação. Os Aliados haviam mantido praticamente todo o sistema de controle econômico dos nazistas.  Isso porque eles não chegavam a nenhum acordo sobre o que fazer com a economia.  No final, provou-se impossível conciliar os objetivos do Ocidente com os da União Soviética, o que resultou na divisão da Alemanha na Alemanha Ocidental e na Alemanha Oriental. 
            Do lado ocidental ocorreram grandes investimentos na produção de bens de consumo e indústrias em geral. No lado Oriental, embora não ocorresse um desenvolvimento econômico como a da outra parte, havia uma industria de base em desenvolvimento. As grandes reservas de minérios e combustíveis fósseis foram de grande contribuição para o desenvolvimento econômico alemão no pós guerra e principalmente após a reunificação da Alemanha.
Tumblr media
  Nesse vídeo que está linkado a baixo , mostra como foi a queda do muro de Berlin :
https://www.youtube.com/watch?v=7w7FWS_CHP4
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
Atuação do DOPS
O que é?
O DOPS (Departamento de Ordem e Política Social), é um órgão governamental criado no período pós-64 pelos militares do Brasil com o intuito de controlar o cidadão e perseguir atividades intelectuais, sociais, políticas e partidárias de cunho comunista.
Na prática, o DOPS constituía um rede integrada de repressão contra os “inimigos do regime”, que se traduzia como violência praticada contra os estudantes, que tiveram papel de destaque na luta contra o regime.
Tumblr media
Na foto acima, foto da ficha do DOPS de Dilma Rousseff
Atualidade
O antigo prédio do DOPS reabriu, em 2009, como Memorial da Resistência, com o intuito de homenagear a resistência dos presos à ditadura.
Tumblr media
Sala do prédio atual do Memorial da Resistência reformada
   Vinicius de Souza Miranda - nº 29
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
Crise dos Mísseis
A Crise dos Mísseis de 1962  gerou no mundo um enorme estado de tensão por causa das ameaças feitas entre os Estados Unidos e a União Soviética, as duas grandes potências à época. O episódio envolveu armamento nuclear e deixou a humanidade perto de uma nova guerra mundial.
A Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Estados Unidos e pela União Soviética, entretanto passaram a ocupar lados opostos ideologicamente no mundo. Com o fim da Segunda Guerra Mundial teve então início a Guerra Fria, a qual colocava de um lado os seguidores da ideologia capitalista dos Estados Unidos e de outro lado os seguidores da ideologia socialista da União Soviética. O armamento das duas potências mundiais era enorme e altamente destruidor, o que impedia um confronto direto entre elas.
Em 1962, um evento chamou atenção do mundo bipolarizado e atentou a humanidade para a possibilidade de uma nova guerra de proporções arrasadoras. No ano anterior os Estados Unidos instalaram mísseis nucleares na Turquia, a atitude gerou desagrado nos soviéticos. A existência de uma base nuclear em tal região causava preocupação aos soviéticos pela possibilidade de um ataque através de uma posição muito privilegiada. Os Estados Unidos tentaram ainda invadir Cuba, ilha da América Central com afinidades com o regime socialista.
No dia 14 de outubro de 1962, os Estados Unidos divulgaram fotos, coletadas através de um vôo secreto sobre Cuba, que apresentavam instalações preparadas para abrigar mísseis nucleares soviéticos. O presidente norte-americano John Kennedy logo comunicou sua população do risco existente com a possibilidade de um ataque altamente destrutivo, encarando o fato como um ato de guerra. Do outro lado do Atlântico, o Primeiro Ministro soviético Nikita Kruschevalegou que a base com os mísseis resultavam apenas de uma ação defensiva e serviriam também para impedir um nova invasão dos Estados Unidos à Cuba.
A Crise dos Mísseis de Cuba soou o alarme no mundo para uma nova guerra durante treze dias, sendo um dos momentos de maior tensão durante a Guerra Fria. A Crise dos Mísseis de Cuba é conhecida pelos russos como Crise Caribenha e pelos cubanos como Crise de Outubro.
Os dias de tensão fizeram a população americana correr na construção de abrigos pela possibilidade de uma guerra nuclear. A situação era aguda, ambas as potências possuíam armamento nuclear em grande quantidade e a ocorrência de ataques seria capaz de destruir completamente o inimigo e até mesmo a população do planeta.
Após o delicado período de negociações, no dia 28 de outubro, Nikita Kruschev conseguiu secretamente fazer com que os Estados Unidos retirassem seus mísseis da Turquia, tendo em contrapartida a retirada dos mísseis soviéticos de Cuba. O evento, embora alarmante, foi importante para lembrar ao mundo a capacidade de destruição que as armas nucleares possuem, o que levou no ano seguinte, em 1963, à assinatura de um acordo firmado entre Estados Unidos,União Soviética e Grã-Bretanha proibindo os testes nucleares na atmosfera, no alto-mar e no espaço. Alguns anos mais tarde, em 1968, a medida foi ampliada e 60 países assinaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.
  Raissa Souza Nogueira - 22
Grupo: Isabela Lima, Larissa Souza, Raissa Souza, Larissa Fernanda, Isabela Barbosa
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
A Guerra do Vietnã
A guerra foi um confronto entre a República do Vietnã e a República Democrática do Vietnã.
Os dois lados eram ajudados, a República do Vietnã tinha o apoio dos Estados Unidos e a República Democrática do Vietnã tinha o apoio da União Soviética.
Em 1965 os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo do Vietnã do Sul, porém apesar de seu imenso poder militar, os norte-americanos falharam em seus objetivos e foram obrigados a se retirar do país em 1973. Dois anos depois o Vietnã foi reunificado sob o governo socialista
Na guerra, morreram aproximadamente três a quatro milhões Ed vietnamitas dos dois lados e cerca de 58 mil soldados dos Estados Unidos.
Durante o conflito, as tropas do exercito do Vietnã do Norte travaram uma guerra contra as tropas norte-americanas, usando as selvas do Vietnã, espalhando armadilhas. Não houve nessa guerra uma formação clássica e ela levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte americana, que gerou os acordos de paz de Paris em 1973. Ela prosseguiu com a luta entre o norte e o sul do Vietnã dividido, terminando em abril de 1975, com a invasão e ocupação comunista de Saigon.
Para os Estados Unidos a guerra resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido e a derrota provocou a Síndrome do Vietnã. 
Isabela de Paula Lima - 06
Grupo: Isabela Lima, Larissa Souza, Raissa Souza, Larissa Fernanda, Isabela Barbosa
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
Revolução Cubana
Movimento popular que derrubou o governo de Fulgêncio Batista e substituiu por um sistema socialista.
Cuba era bastante dependente dos Estados Unidos, seguia o sistema capitalista, com grande diferença social e grande parte da população vivia na pobreza.
Fidel Castro, opositor do presidente Fulgêncio Batista, combatia o capitalismo, tinha ideias socialistas. conseguiu o apoio popular com transmissões de radio e divulgando estas ideias socialistas.
Basicamente as causas foram péssimas condições sociais, pobreza, propaganda ilusória do governo.
Larissa Souza Nogueira, nº13, 2º A
grupo: Isabela Lima, Larissa Fernanda, Larissa Souza, Raissa Souza e Isabela Barbosa.
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
COMECON - Conselho para Assistência Econômica Mútua
Intro
A COMECON pode ser considerada uma resposta soviética ao Plano Marshal Americano. Afinal, durante a Guerra Fria os dois blocos se mantiveram sempre em equilíbrio. Por exemplo, também foram criados durante esse período a OTAN (EUA) e o Pacto de Varsóvia (URSS), dois pactos militares que tinham como objetivo proteger e unir os países membro. Foi fundado em 1949, e visava a integração econômica das nações do Leste Europeu mas extinguiu-se em 1991, ou seja, foram 42 anos de funcionamento.
žO aparecimento surgiu no contexto europeu após o final da Segunda Guerra Mundial, do qual resultou a destruição de parte do continente Europeu e surgindo como a resposta soviética ao plano edificado pelos EUA (plano Marshall). 
Países Membros
Tumblr media
Países que integraram a organização internacional:  União Soviética, Alemanha Oriental (1950 á1990),  Tchecoslováquia, Polônia, Bulgária, Hungria e Romênia.
Países que se ajuntaram pouco mais tarde:  Mongólia (1962), Cuba (1972) e Vietnã (1978).
ž
 Bandeira do COMECON
Tumblr media
Bom, encontrei uma paródia bem diferente pra facilitar tudo que vimos durante o bimestre:
 http://www.youtube.com/watch?v=uIOV_73dYXY
Caso queiram uma intro mais básica: 
http://www.youtube.com/watch?v=awvI6TjquDI
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
PACTO DE VARSÓVIA
O que foi ?
  O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de Maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética.
  O tratado correspondente foi firmado na capital da Polônia, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.
  O organismo militar foi instituído em contraponto à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos.
Tumblr media
Principais Ações
- Em 1956, tropas reprimiram manifestações populares na Hungria e Polônia, e em 1968, na Tchecoslováquia, na chamada Primavera de Praga que pediam a descentralização parcial da economia e a democratização.
- As mudanças no cenário geopolítico da Europa Oriental no final da década de 1980, com a queda dos governos socialistas, o fim do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a crise na URSS levaram a extinção do Pacto em 31 de Março de 1991.
-  O fim do Pacto de Varsóvia representou, também, o fim da Guerra Fria.
OTAN
OTAN depois de seis anos convida a República Tcheca, Hungria e Polônia a ingressarem na organização, demonstrando uma nova configuração das forças militares na Europa pós-Guerra Fria.
Países Membros
Tumblr media
  União Soviética, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polônia, Tchecoslováquia, Romênia e Albânia.
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN
O que é e quando foi formada?
   A OTAN ou NATO (North Atlantic Treaty Organization)  é uma organização militar formada em 4 de Abril de 1949 durante a Guerra Fria – conflito ideológico entre Estados Unidos da América (EUA - Capitalista)  e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS - Socialista) – pelos Estados Unidos, que reunia os países europeus de sistema capitalista em um pacto de auxílio militar mútuo.
Tumblr media
    Objetivo
    Seu principal objetivo era inibir o avanço do bloco socialista no continente europeu, fortalecendo apoio militar para as nações integrante da OTAN.
  Atualmente a OTAN tem como objetivo garantir a segurança militar  no continente europeu e exercer grandes influências nas decisões geopolíticas da região.
Países Membros
Tumblr media
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
A divisão da ALEMANHA
A derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial resultou na divisão do país, que se tornou o marco de dois blocos político-econômicos antagônicos. Era o início da Guerra Fria. A Alemanha permaneceu dividida até 1990.
Tumblr media Tumblr media
Era popularmente conhecida como Alemanha Oriental o antigo estado formado pela parte mais a leste da atual Alemanha, chamado oficialmente de República Democrática Alemã (RDA ou Deutsche Demokratische Republik – DDR, no original em alemão), e que existiu de 1949 a 1990. A RDA era um estado socialista, fundado nos mesmos moldes dos outros estados socialistas do leste europeu existentes à mesma época.
Ficou popularmente conhecida como Alemanha Ocidental  o antigo estado existente de 1949 a 1989 formado pela parte oeste da atual Alemanha, e que tinha como nome oficial República Federal Alemã (RFA ou Bundesrepublik Deutschland no original em alemão). A RFA era um estado baseado nos valores capitalistas, reproduzindo o sistemapolítico e econômico dos países responsáveis por sua criação.
Tumblr media
Embora recebesse ajuda dos EUA desde 1946, foi só com o programa de luta contra "a fome, a pobreza, o desespero e o caos" que a Alemanha Ocidental recebeu o impulso decisivo para iniciar sua reconstrução. O chamado Plano Marshall disponibilizou 1,4 bilhão de dólares de 1948 a 1952.
A Zona de Ocupação Soviética não teve a mesma sorte, tendo que arcar sozinha com os custos de sua recuperação, além de sofrer a sangria das reparações de guerra (que também afetou a parte ocidental) e o esvaziamento pela desmontagem de fábricas, estradas de ferro e instalações levadas para a União Soviética.
0 notes
geoclasse-cj · 11 years
Text
Regime Militar - Vladimir Herzog
Quem foi - Vladimir Herzog nasceu na Iugoslávia, em 1937. Em 1942, emigrou para o Brasil, com os pais Zora e Zigmund, fugindo do nazismo. Formou-se em filosofia pela USP, mas foi como jornalista que ele se destacou, tendo trabalhado em importantes órgãos de imprensa como o jornal O Estado de S. Paulo.
Tumblr media
Antecedentes - Em 1974, o general Ernesto Geisel tomou posse da Presidência da República com um discurso de abertura política (na época chamado de "distensão"),  o que na prática significaria a diminuição da censura, investigar as denúncias de torturas e dar maior participação aos civis no governo. Todavia, o governo enfrentava dois infortúnios: a derrota nas eleições parlamentares e a crise do petróleo. Além disso, o general Ednardo D'Ávila Mello fazia afirmações de que os comunistas estariam infiltrados no governo de São Paulo, na época chefiado por Paulo Egydio Martins, o que criou uma certa tensão entre estes. Nesse cenário, a linha dura sentiu-se ameaçada, e em 1975 a repressão continuava forte. O Centro de Informações do Exército (CIE) se voltou essencialmente ao Partido Comunista Brasileiro, do qual Herzog era militante, mas não desenvolvia atividades clandestinas. Através do jornalista Paulo Markun, Herzog chegou a ser informado que seria preso, mas não fugiu
A confissão - Submetido a novos choques elétricos depois de ter se recusado a confirmar o que os investigadores queriam ouvir, Vlado acabou por admitir finalmente que todo mês dava uma quantia em dinheiro para o PCB e que recebera três vezes exemplares do Jornal Voz Operária. Uma vez assinado o documento, num gesto de indignação Vlado rasgou o papel em pedacinhos. Daí em diante foi torturado até não agüentar mais. Eram quase 5 da tarde quando ele sucumbiu de vez às torturas.
  Como morreu - Foi em outubro de 1975 que Vladimir Herzog, então diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo, se apresentou no DOI-CODI - Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna, imaginando que seria ouvido, responderia sobre a suspeita de pertencer ao PCB e voltaria para casa a tempo de almoçar com a esposa, Clarice. Era um sábado, e no início da noite o comando do então II Exército anunciou que Vladimir Herzog se enforcara em uma das celas do DOI-CODI. Ele seria amarrado pelos braços, pés e tronco; encapuzado para não poder identificar seus algozes, foi torturado em sessões de choques elétricos.
Tumblr media
Versões-  Nota dos jornalistas:
“O Sindicato dos Jornalistas... órgãos de segurança que os levam de suas casas ou de seus locais de trabalho, sempre a pretexto de que irão apenas prestar depoimento, e os mantêm presos, incomunicáveis, sem assistência da família e sem assistência jurídica, por vários dias e até por várias semanas, em flagrante desrespeito à lei”.
Da nota oficial distribuída pelo comando do II Exército na manhã do dia 26 de outubro de 1975:
“Cerca das 16 horas, ao ser procurado na sala onde fora deixado desacompanhado, (Herzog) foi encontrado morto ...
Tumblr media
Processo - Vladimir Herzog tinha dois filhos quando foi morto. Ivan, na época com nove anos, e André com sete.
No dia 20 de abril de 1976, Clarice e os dois filhos entraram na Justiça com uma ação declaratória responsabilizando a União pela tortura e morte de Herzog.
Era a primeira vez que havia uma ação desse tipo na história da Justiça brasileira. E seria o primeiro de uma série de casos de vítimas da ditadura a serem julgados por um Tribunal Civil.
Dois anos depois, a vitória da verdade – por mais brutal que a verdade tenha sido.
Em 27 de outubro de 1978, exatos três anos depois do dia do enterro de Herzog, o juiz Márcio José de Morais, da 7a. Vara da Justiça Federal de São Paulo, proferiu sua sentença.
Ele declarou a União responsável pela prisão, tortura e morte de Vladimir Herzog. Considerou imprestável o laudo médico-legal que amparava a versão oficial. E terminou afirmando que as autoridades não conseguiram provar que a morte foi por suicídio.
2013 - A mudança no atesto de óbito de Vlado marca uma nova fase quanto aos esclarecimentos de fatos do período da ditadura militar, com a intensificação dos trabalhos de diversas comissões da verdade.
Em fevereiro, a Comissão Nacional da Verdade concluiu, a partir de documento inédito, que o ex-deputado Rubens Paiva foi assassinado dentro das instalações do Exército no RJ por agentes da ditadura, quatro anos antes do jornalista, em 1971.
O juiz Márcio Martins Bonilha Filho, da 2ª vara de Registros Públicos do TJ/SP, aceitou pedido da Comissão Nacional da Verdade de que conste no assento que a morte do jornalista "decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do II Exército – SP (Doi-Codi)". A iniciativa foi representada pelo coordenador da comissão, ministro Gilson Dipp. A cerimônia em que a viúva do jornalista receberá o novo atestado de óbito será na USP.
  "Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados".
                                                                                              Herzog.
    Guilherme Sousa Ramos          2º A          Nº 05.
0 notes