Tumgik
brasilisnet · 4 years
Text
Pena de morte - as últimas palavras!
Tumblr media
Um tema bastante polêmico no Brasil, mas considerado uma forma justa de pagamento por um crime cometido em muitos Países, a pena de morte é aplicada implacavelmente em alguns Países como os Estados Unidos, o Japão, a China e nos países de religião muçulmana. 
Leia abaixo quais foram as últimas palavras proferidas por alguns desses condenados à pena capital nos Estados Unidos.
01. Matthew Eric Wrinkles, 49 anos.
Tumblr media
"Vamos acabar logo com isto. Tranquem a porta e apliquem logo essa droga. Mas que diabos, isto é apenas uma farsa”.
Eric Wrinkles, pai de dois filhos, estava no meio de uma desagradável batalha de divórcio e custódia quando sua esposa, Debbie, foi morar com seu irmão e sua família.
Em 21 de julho de 1994, Eric invadiu a casa do cunhado às 2 da manhã, vestindo camuflagem e armado com uma Magnum calibre .357. 
Com raiva, ele atirou e matou Debbie, seu irmão Tony e sua esposa, Natalie. Quatro crianças estavam em casa no momento do crime.
Falando via satélite da prisão estadual de Indiana, para o programa de Oprah Winfrey Eric se dirigiu à família dizendo que nunca pretendeu matar ninguém naquela noite.
Ele disse que estava drogado e a caminho da casa de um amigo fora da cidade. Eric diz que usava camuflagem porque planejava caçar e pescar e só passou pela casa para ver seus filhos. "Eu achei que nunca mais os veria", disse ele. "Não era para matar ninguém".
Alguns membros da família acham que Eric usa o abuso de drogas como desculpa para os assassinatos.
 Eric disse que entende o ponto deles. "Assumo total responsabilidade pelo que fiz", disse ele. "Mas [Natalie e eu] nunca tivemos problemas até as drogas. Qualquer um que já tenha usado metanfetamina sabe que isso muda você, e não no bom sentido".
Quando perguntado se ele merecia a pena de morte, Eric disse que achava que a sua opinião importava. Ainda assim, ele disse que os 14 anos que ele estava na prisão nunca poderiam reparar o que ele havia feito. "Você não pode precificar uma vida humana", disse ele.
Em 1995, Eric foi condenado à morte pelos assassinatos brutais. Seu apelo final foi negado em maio de 2009. Condenado por triplo assassinato, ele foi executado com Injeção Letal no dia 11 de Dezembro de 2009 no Estado de Indiana.
Vítimas:
Debbie Wrinkles: 31 anos, ex-esposa.
Tony Fulkerson: 28 anos, ex-cunhado.
Natalie Fulkerson: 26 anos, ex-cunhada.
02. Kenneth Biros, 51 anos.
Tumblr media
"Meu Pai, agora eu estou sendo colocado em liberdade condicional para o céu, agora vou passar todas as minhas férias com o meu Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Que a paz esteja com todos vós. Amém".
Kenneth Biros espancou, torturou, agrediu sexualmente, mutilou, roubou e esquartejou Tami Engstrom, uma jovem mãe de 22 anos que ele conheceu em um bar, perto de Warren, em 1991, depois de se oferecer para levá-la para casa, e depois espalhou partes de seu corpo em Ohio e Pensilvânia.
Ele foi executado com Injeção Letal no dia 08 de Dezembro de 2009 no Estado de Ohio.
Vítima:
Tami L. Engstrom: 22 anos - Estuprada e esquartejada.
03. Bobby Wayne Woods, 44 anos.
Tumblr media
"Adeus. Estou pronto".
Bobby Wayne Woods foi condenado a morte pelo assassinato de Sarah Patterson, filha de sua ex-namorada. 
Woods foi acusado de sequestrar a garota e seu irmão e depois cortar a garganta da garota com uma faca. 
O garoto foi severamente espancado, mas sobreviveu para poder testemunhar contra Woods.
Mesmo sendo portador de deficiência mental ele foi condenado e executado com Injeção Letal no dia 03 de Dezembro de 2009 no Estado do Texas.
Vítimas:
Sarah Patterson: 11 anos - Filha de sua ex-namorada - Estuprada e assassinada dentro de um cemitério.
Cody Patterson: 09 anos - Irmão de Sarah - Sequestrado juntamente com a Irmã, sobreviveu milagrosamente aos espancamentos sofridos.
04. Cecil C. Johnson Jr, 53 anos.
Tumblr media
Dirigindo-se à sua família, disse: "Amo vocês. Continuem fortes e acreditando no Senhor".
Condenado à morte por assalto a mão armada à uma loja de conveniência com 3 vítimas fatais - o filho do dono da loja e dois clientes. 
Foi executado com Injeção Letal no dia 02 de Dezembro de 2009 no Estado do Tennessee.
Vítimas:
Bobbie Bell: 12 anos.
James E. Moore: 41 anos.
Charles House: 35 anos.
05. Robert Lee Thompson, 34 anos.
Tumblr media
"Eu sei que Allah vai me perdoar", disse ele, "Allah é o perdão".
Condenado à morte por assalto a diversas lojas de conveniência e o assassinato de um balconista. 
Thompson disse mais tarde aos detetives que ele entrou em uma onda de crimes de dois meses em 1996 porque Deus lhe disse para fazer algo sobre os balconistas descendentes do Oriente Médio e da Ásia que discriminavam os negros.
Foi executado com Injeção Letal no dia 19 de Novembro de 2009 no Estado do Texas.
Vítima:
Mansor Bhai Rahim Mohammed: 29 anos.
06. Danielle Nathaniel Simpson, 30 anos.
Tumblr media
"Eu quero dizer a minha família que eu amo todos vocês. Vou perder todos vocês. Eu estou pronto, pronto".
Simpson, então com 20 anos, e sua esposa de 16 anos, Jennifer, moravam com as tias de Simpson no condado de Anderson. 
Geraldine Davidson era uma mulher de 84 anos que morava sozinha a alguns quarteirões de distância. Ela era uma ex-professora da escola palestina e organista em sua igreja metodista. 
Simpson já havia assaltado a casa de Geraldine em pelo menos duas ocasiões anteriores.
Junto com a sua esposa Jennifer, seu irmão e o primo de 13 anos, ele decidiu assaltar a casa de Geraldine Davidson novamente. 
Depois do assalto eles a colocaram no porta-malas de um carro, a levaram para a beira de um rio aonde ela foi amarrada a um bloco de pedra e jogada viva para morrer afogada.
Seus cúmplices, por serem menores de idade, não puderam ser condenados a pena de morte, mas foram julgados como adultos. 
Jeniffer Simpson (esposa) se declarou culpada e está cumprindo pena de 40 anos; Lionel Simpson (irmão) foi condenado por homicídio culposo e cumpre pena de prisão perpétua; Edward McCoy (primo) foi enviado à Comissão da Juventude do Texas e ganhou liberdade condicional em 2007, aos 21 anos, para cumprir o restante de sua sentença de 13 anos sob a supervisão de adultos.
Danielle Nathaniel Simpson, foi condenado a morte e executado com Injeção Letal no dia 18 de Novembro de 2009 no Estado do Texas.
Vítima:
Geraldine Davidson: 84 anos - teve a sua residência assaltada e em seguida foi amarrada a um bloco de rocha e jogada dentro de um rio.
07. Larry Bill Elliott, 60 anos.
Tumblr media
Deixou uma declaração de 3 páginas que foi lida por seu advogado logo após a sua execução: "A fim de obter a minha condenação e a minha sentença de morte, foram reunidas e apresentadas uma enorme quantidade de informações falsas aos membros da familia Thrall e Finch - Lamento profundamente que alguém tenha matado seus entes queridos". Declarou ainda que esperava que grupos que se opõem à pena de morte pudessem utilizar a revisão do seu caso "Como um forte exemplo para a eliminação da pena de morte”. "O sistema que eu passei a vida inteira defendendo falhou comigo", disse no comunicado - Elliot era um ex-oficial do Exército da contra-espionagem americana.
Larry Bill Elliott, 53 anos, ex-especialista em contra-inteligência do Exército, e a ex-stripper Rebecca Gragg se conheceram online em um site adulto depois que ela publicou um anúncio procurando por um "Sugar Daddy" e ele ficou obcecado por Rebecca, uma mulher muito mais jovem que ele.
Durante o relacionamento íntimo de 18 meses, ele forneceu a ela casas mobiliadas, uma cirurgia de aumento de mama e carro, totalizando cerca de US $ 450.000, disseram os promotores. 
Rebecca contou a Elliott que ela estava tendo problemas em uma batalha pela custódia das crianças que teve com o seu ex-marido, Robert Finch.
Em 2 de janeiro de 2001, Elliott invadiu a casa de Robert Finch, 30, a quem ele não conhecia pessoalmente, e o executou a tiros na porta da casa e depois espancou severamente sua companheira Dana Thrall, 25, que foi agredida com coronhadas de pistola e levou três tiros na cabeça, enquanto seus dois filhos, de 4 e 6 anos, estavam no andar de cima da residência, no condomínio onde o casal morava.
Usando apenas evidências circunstanciais - ninguém viu Elliott entrar ou sair de casa e a arma do crime nunca foi encontrada - os promotores convenceram os jurados de que Elliott matou Finch e Thrall.
O DNA encontrado (na forma de gotas de sangue) em uma porta na cerca de madeira da residência colocou Elliott no local do crime e testemunhas disseram que viram Elliott à espreita perto da casa naquela noite.
Os promotores alegaram que os assassinatos foram motivados por ciúmes, que Elliott via em Finch como uma ameaça ao seu relacionamento com a ex-stripper Rebecca Gragg.
Mas o testemunho principal do caso veio de Rebecca Gragg que testemunhou dizendo que Elliott ligou para ela logo após os assassinatos e disse que tinha uma "bagunça" para limpar. Rebecca sustentou que ela não sabia nada sobre os assassinatos e ela nunca foi acusada.
"O crime de Elliott foi vil e as evidências eram extremamente claras", disse um dos promotores antes da execução. "Nosso país o treinou para ser um assassino. Por causa de sua inteligência e capacidade, ele se tornou muito perigoso".
Larry Bill Elliott foi executado na Cadeira Elétrica no dia 17 de Novembro de 2009 no Estado da Virginia.
Vítimas:
Dana Thrall: 25 anos.
Robert Finch: 30 anos.
08. Yosvanis Valle, 34 anos.
Tumblr media
"Sinto muito, eu nunca quis matar sua família. Eu nunca quis matar a sua família ou essas pessoas. Peço desculpa pela forma como eu falo em Inglês. Eu fiz isso por mim. Eu fui forçado a fazê-lo. Eu era um membro da gangue. Eu nunca quis matar o seu irmão. Eu fui forçado a fazer isso. Eu me culpo. Não vou culpar ninguém. Eu tenho a minha mãe e minha família também. Eu fui forçado. Digo-te do fundo meu coração. Lamento de todo o meu coração. Essa é a realidade da vida, eu sinto muito. Eu tenho que pagar por isso. À minha família, eu amo vocês, sejam fortes. Eles também têm família e a maneira como eles sofrem é a maneira que eu estou sofrendo. Eu estou pedindo para você ir e dar-lhes abraços. Queiram aceitar os seus abraços. Sejam forte no Senhor".
No dia 7 de junho de 1999, Yosvanis Valle, então com 23 anos, e quatro homens foram à casa de Jose Junco, em Pasadena, um conhecido traficante de drogas.
Achando que eles queriam comprar drogas, Jose Junco saiu para encontrá-los. Eles então mostraram as armas e ordenaram que ele voltasse para dentro, com as mãos levantadas.
Jose Junco disse à namorada, Amy Lindgren, para não olhar para os homens, e ela cobriu o rosto com um travesseiro. Em seguida, os homens conversaram com Jose Junco sobre drogas e dinheiro.
Depois oito ou nove tiros foram disparados. Amy ficou no chão até os homens partirem. Ela então se levantou, viu o corpo de Jose Junco e ligou para a polícia. 
Os agressores roubaram dois rifles e uma lata de biscoitos contendo dinheiro, drogas e fotografias de sexo explícito.
Com base em uma denúncia, a polícia prendeu vários suspeitos, e Amy identificou um dos agressores.
Valle foi preso dois meses após o assassinato, quando foi a Pasadena para tirar um colega de gangue da prisão. Ele não sabia que seu amigo o havia implicado no assassinato de Jose Junco.
No julgamento de Valle, a promotoria testemunhou que no início do dia em que Jose Junco foi morto, Valle se encontrou com outros quatro homens para discutirem o roubo.
Valle liderou a reunião e atribuiu papéis a todos os participantes. O grupo entendeu que, como Jose Junco veria um dos rostos dos homens, alguém teria que matá-lo. O testemunho também indicou que Valle era o atirador.
Valle já havia sido condenado por posse ilegal de arma de fogo. Ele fora condenado a 8 anos de prisão em novembro de 1993 e posto em liberdade condicional em maio de 1997.
Ele também tinha várias condenações por delitos menores, principalmente por porte de armas. Na audiência de julgamento, os promotores apresentaram evidências de que Valle, natural de Cuba, era membro de uma quadrilha hispânica chamada "La Raza Unida" e que, em agosto de 1999, ele ordenou o assassinato do colega Raymond Duenas para que ele pudesse se tornar o líder das operações da quadrilha em Houston.
No mesmo mês, Valle organizou o assassinato de Carlos Escamilla e atirou fatalmente em Gregory Garcia com uma espingarda serrada no estacionamento de uma loja de conveniência.
Um júri condenou Valle por homicídio culposo em abril de 2001 e o sentenciou à morte. O Tribunal de Apelações Criminais do Texas confirmou a condenação e sentença final foi dada em julho de 2003. Todos os seus recursos subseqüentes nos tribunais estadual e federal foram negados.
Valle foi executado com Injeção Letal no dia 10 de Novembro de 2009 no Estado do Texas.
Vítima:
Jose Martin "Yogi" Junco: 28 anos - teve a sua casa invadida e foi roubado e baleado diversas vezes.
09. Khristian Phillip Oliver, 32 anos.
Tumblr media
"Eu sei que você não está indo de encontro à um final que você está procurando. Eu oro por vocês todos os dias e todas as noites. Eu só tenho somente um caloroso abraço. Peço desculpas por tudo o que você está passando".
Oliver levou sua namorada Sonya Reed e os irmãos Bennie (16) e Lonnie (15) Rubalcana, até a casa de Joe Collins no condado de Nacogdoches e bateu à sua porta.
Quando ninguém respondeu, eles dirigiram pela estrada a uma curta distância e estacionaram. Oliver e Lonnie voltaram para casa com uma alicate e uma pistola calibre 380, enquanto Sonya e Bennie permaneciam no caminhão.
Oliver cortou o cadeado na porta e ele e Lonnie entraram. Enquanto reuniam itens da casa para roubar, Collins, 64 anos, voltou para casa. Os ladrões tentaram escapar, mas Collins atirou na perna de Lonnie com um rifle.
Oliver então deu um tiro na cara de Collins, enquanto Bennie ajudava seu irmão Lonnie a voltar para o caminhão, Oliver pegou o rifle de Collins e o acertou no rosto com a coronha da arma.
Oliver continuou atirando em Collins enquanto ele estava deitado de costas no chão. O grupo levou Lonnie ao hospital, depois foi ao escritório do xerife e registrou denúncias alegando que alguém havia atirado em Lonnie enquanto eles estavam em uma fazenda.
No dia seguinte, os policiais buscaram Bennie e o interrogaram. Ele fez uma declaração por escrito admitindo o que realmente havia acontecido. Os investigadores então questionaram Lonnie, que, depois de repetir a história original sobre a fazenda, fez uma declaração por escrito que corroborava a de seu irmão. Oliver e Sonya foram presos em um motel em Waco.
Oliver não tinha condenações criminais anteriores, mas em sua audiência de julgamento, o estado apresentou testemunho de um cúmplice de longa data de Oliver mostrando que ele havia cometido mais de uma dúzia de roubos no ano e meio anterior.
Quando ele estava tentando assaltar a Waco High School, Oliver disparou uma arma contra um segurança e um zelador. O cúmplice também testemunhou que Oliver havia matado um homem com arma de fogo em outubro de 1997.
Um júri condenou Oliver por homicídio culposo em abril de 1999 e o sentenciou à morte. O Tribunal de Apelações Criminais do Texas confirmou a condenação e sentença em abril de 2002. Todos os seus recursos subsequentes nos tribunais estadual e federal foram negados.
A maior controvérsia no caso de Oliver foi o fato de que alguns dos jurados em sua audiência de punição consultaram a Bíblia enquanto decidiam sua sentença.
Os tribunais decidiram que, embora a Bíblia tenha sido usada indevidamente como influência externa na audiência de Oliver, Oliver e seus advogados falharam em mostrar que isso afetou o resultado das deliberações do júri.
Sonya Fawn Reed foi condenada por homicídio culposo e sentenciada a 99 anos de prisão. Por causa da idade e em troca de seus testemunhos, os irmãos Rubalcana receberam sentenças mais leves. Lonnie foi condenado a dez anos e Bennie foi condenado a cinco anos.
Oliver foi executado com Injeção Letal no dia 05 de Novembro de 2009 no Estado do Texas
Vítima:
Joe Collins: 64 anos - vítima de assalto, foi espancado e morto com um tiro à queima-roupa disparado por Oliver.
10. Reginald Winthrop Blanton, 28 anos.
Tumblr media
"Carlos era meu amigo e eu não o matei. O que está acontecendo agora é uma injustiça. Isso não resolve nada e nem irá trazer Carlos de volta".
No dia 13 de abril de 2000, em San Antonio, Texas, Reginald Winthrop Blanton, então com 18 anos, seu irmão gêmeo, Robert e a namorada de Robert, LaToya Mayberry, foram ao apartamento de Carlos Garza, 20, conhecido deles.
Enquanto LaToya Mayberry aguardava no carro, os gêmeos chutaram a porta do apartamento de Garza e entraram. Dois tiros foram disparados, um deles atingindo Garza na testa. Depois de pegarem algumas jóias e dinheiro e procurarem drogas para roubar, os gêmeos voltaram para o carro e foram embora. Garza estava inconsciente quando as equipes de emergência chegaram, mas morreu a caminho do hospital.
Dois dias depois, LaToya Mayberry foi presa após uma briga com Robert. Ela então contou à polícia sobre o assassinato. Ela disse que quando estava sentada no carro, ouviu "dois estrondos" da porta sendo chutados e depois "mais dois estrondos" dos tiros.
Ela disse que viu Reginald retornar ao carro com jóias na mão, incluindo dois colares. Ela disse que Robert contou que Garza os confrontou enquanto eles estavam dentro do apartamento, e Reginald atirou nele. Segundo LaToya, Reginald também roubou US $ 100 em dinheiro.
A polícia de San Antonio recuperou as jóias de Garza em uma loja de penhores local. Reginald Blanton foi gravado em fita de vídeo cerca de 20 minutos após o tiroteio, vendendo dois dos colares de ouro de Garza e uma medalha religiosa por US $ 79. No momento da prisão, ele usava um anel e pulseira que também pertenciam a Garza.
Quando jovem, Blanton foi condenado por assalto, roubo de carro e porte ilegal de arma, além de acusações menores, incluindo furtos em lojas, porte de maconha e invasão de propriedade.
Em maio de 2001, enquanto aguardava julgamento por assassinato capital, ele agrediu um preso por testemunhar no julgamento por assassinato capital de outro preso.
Um júri condenou Blanton por assassinato em agosto de 2001 e o sentenciou à morte. O Tribunal de Apelações Criminais do Texas confirmou a condenação e sentença em junho de 2004. Todos os seus recursos subseqüentes nos tribunais estadual e federal foram negados.
Robert Blanton não foi acusado pelo assassinato de Garza, mas posteriormente foi condenado por possuir drogas, fugir da prisão, não se apresentar ao oficial de condicional e agredir a esposa, causando ferimentos. Ele está atualmente na prisão, cumprindo uma sentença de 2 anos por posse de uma substância controlada.
Reginald Blanton sempre alegou inocência. Em uma entrevista a um ativista anti-pena de morte, Blanton disse que ele, seu irmão e LaToya visitaram o apartamento de Garza no dia de sua morte, mas sem encontrá-lo em casa, eles foram embora.
"A caminho de nossas respectivas casas", disse Blanton, "pedi ao meu irmão que passasse pela loja de penhores para poder penhorar algumas jóias. Foi uma decisão de última hora da minha parte. O que torna difícil falar sobre isso é o o fato de as jóias pertencerem a Carlos ... Enquanto estávamos no lado leste, do lado particular da cidade de onde estávamos saindo antes de pararmos na loja de penhores, alguém estava chutando a porta de Carlos, matando-o".
Blanton disse que ele e a vítima usavam muitas jóias e freqüentemente as trocavam quando jogavam dados. Ele disse que algumas fotografias tiradas 2 meses e meio antes do assassinato, mostram ele usando as mesmas jóias que penhorou, foram admitidas como evidência em seu julgamento, mas essa evidência foi ignorada.
"E embora eu tenha feito algumas coisas estúpidas nos meus anos ignorantes", continuou ele, "nunca penhoraria algo que roubei. Isso está além da compreensão".
Blanton disse que LaToya Mayberry foi coagida por detetives de homicídios a assinar um comunicado com o nome de assassino, para que a acusação de agressão contra ela fosse retirada. Em seguida, eles usaram Mayberry, que estava grávida do filho de Robert, como alavanca contra Robert para forçá-lo a também assinar uma declaração.
Blanton foi executado com Injeção Letal no dia 27 de Outubro de 2009 no Estado do Texas.
Vítima:
Carlos Garza: 20 anos - assassinado a tiros, suas joias roubadas e penhoradas por 79 dólares.
11. Mark Howard McClain, 42 anos.
Tumblr media
Quando perguntaram se ele tinha alguma coisa para dizer ou se gostaria de orar, ele respondeu: "Não, eu estou bem".
Aproximadamente às 1:00 h da madrugada do dia 20 de novembro de 1994, Mark Howard McClain deixou a casa da namorada Tina Butler e se dirigiu até uma loja da Domino's Pizza que havia nas proximidades.
Mark se aproximou do entregador da loja, Philip Martin Weeks Jr., que estava voltando de uma entrega, e disse que queria comprar uma Pizza. Philip respondeu que a loja havia encerrado o atendimento de Pizza para viagens às 22:00 h, Mark protestou e se recusou a ir embora.
Para apaziguá-lo, Philip disse que pediria ao gerente, Kevin Scott Brown, que fizesse uma exceção para Mark. Quando Kevin abriu a porta da loja, Mark tentou entrar à força e foi contido por Philip.
Mark sacou uma arma e Philip o largou e correu para o interior da loja e fugiu pela porta dos fundos. Kevin, que era bastante obeso, incapaz de se mover rapidamente, permaneceu atrás do balcão da loja.
Quando Philip saiu da loja, ouviu Mark exigir que Kevin lhe desse dinheiro. Philip correu para um telefone público para ligar para a polícia. Depois de perceber que o telefone estava quebrado, ele correu em direção a outro telefone público em um posto de gasolina do outro lado da rua.
Quando ele começou a atravessar a rua, Philip viu um carro deixar o estacionamento da loja em alta velocidade alta e virar a próxima esquina. O motorista, Mark, fez contato visual com Philip e fez um gesto obsceno em sua direção.
Philip anotou o número da placa do carro de Mark e voltou à loja. Quando Mark entrou na loja, encontrou Kevin deitado no chão atrás do balcão e sangrando devido a um tiro que ele havia levado no peito.
As chaves do caixa eletrônico da loja, que Kevin normalmente guardava no bolso, estavam no caixa eletrônico e faltavam aproximadamente US $ 100. Philip chamou a ambulância, mas Kevin sangrou até a morte, antes da chegada dos paramédicos.
Uma hora depois de deixar a casa de Tina, Mark retornou e lhe deu US $ 100, sem explicar onde havia obtido o dinheiro. Mark passou boa parte do dia seguinte na casa de Tina.
Enquanto isso, a polícia localizou o pai de Mark através do número da placa do carro que Philip havia anotado, e ele afirmou que Mark era o motorista principal do carro e deu à polícia uma descrição de Mark que correspondia à descrição feita por Philip.
O gerente assistente da loja identificou Mark como tendo comprado uma pizza na loja usando o nome de Johnson dois dias antes do tiroteio. A caixa com o recibo da pizza foi encontrada no lixo durante uma busca na residência de Mark.
Mark telefonou para Tina da prisão naquela noite e disse-lhe para descartar as roupas, as botas e a arma que ele havia deixado na casa dela. Mark também exigiu que Tina lhe fornecesse um álibi para a noite do tiroteio e ameaçou implicar Tina e sua família se ela se recusasse a ajudá-lo.
Em resposta ao pedido de Mark, Tina escondeu a jaqueta de Mark no galpão de um vizinho e entregou a arma ao sobrinho. A polícia interrogou Tina, que finalmente contou à polícia sobre o telefonema de Mark e que havia escondido a jaqueta e as botas de Mark. A arma foi recuperada um mês depois, quando o sobrinho de Mark envolveu-se em um tiroteio.
Tina testemunhou contra Mark no julgamento. Mark negou qualquer envolvimento no crime até o julgamento, quando confessou que pretendia apenas roubar a loja. Mark disse que atirou em Kevin quando ouviu um barulho ao sair da loja e acreditava que Kevin o perseguia.
Mark foi condenado por assassinato, assalto à mão armada, roubo e porte de arma de fogo durante a prática de um crime. Mais tarde, ele se declarou culpado pelo porte de arma de fogo por um criminoso condenado.
O júri condenou Mark à morte pelo assassinato e encontrou três circunstâncias agravantes legais: o assassinato foi cometido durante a prática de um roubo; o assassinato foi cometido durante a execução de um assalto à mão armada.
Mark foi executado com Injeção Letal no dia 20 de Outubro de 2009 no Estado da Georgia.
Vítima:
Kevin Scott Brown: 28 anos - gerente de uma Pizzaria, foi morto a tiros durante um assalto - no caixa da loja havia somente 139 dólares.
12. Max Landon Payne, 38 anos.
Tumblr media
"Eu só quero dizer a minha família que eu amo todos".
Na noite de 23 de março de 1992 Max estava na casa de sua irmã Wilma juntamente com a sua namorada, Sandra Walker, quando saiu da casa portando uma espingarda de cano duplo, Max disse que estava levando a espingarda para se defender no caso de "alguém encrencar comigo".
Mais tarde naquela noite, entre 20:25 h e 20:30 h, dois clientes viram Max no mercadinho de propriedade de Braxton Brown, 58 anos. 
Por volta das 20:30 h, um operador da empresa de alarmes recebeu um "alarme de espera" do mercadinho de Brown e ligou para a polícia.
O policial acionado para verificar o ocorrido encontrou a porta da loja aberta e viu os pacotes de cigarro Marlboro espalhados pelo chão, mas não encontrou ninguém lá.
Max assaltou a loja, sequestrou Brown e o levou sob a mira de uma arma para a casa de sua irmã. Wilma ainda estava lá com Sandra que posteriormente testemunhou que Brown estava muito nervoso e assustado, e Max portava uma arma e ordenou a Brown que desse dinheiro a Wilma.
Wilma pediu a Max que deixasse Brown com ela ou o levasse de volta à sua loja dizendo que "talvez ele esquecesse isso", no entanto, Max rejeitou a sugestão, afirmando: "Não, eu vou fazer outra coisa".
Max forçou Brown a entrar no carro e o levou até a uma ponte que havia nas proximidades, onde ele atirou duas vezes no rosto de Brown com a espingarda e o jogou no rio abaixo.
Por volta da meia-noite, Max comprou uma passagem de ônibus para a Flórida. Após uma ligação das autoridades do Alabama, um detetive da polícia de Miami encontrou o ônibus em que Max viajava quando ele chegou a Miami.
Vários itens foram encontrados com Max incluindo um revólver pertencente a Brown; um registro de veículo em nome de Brown; três pacotes de cigarros Marlboro; três pastas de depósito bancário contendo numerosos cheques emitidos para o mercadinho, recibos de cartão de crédito, anéis e cupons de alimentos; recibos bancários em nome de Brown; e um total de US $ 1.085,84.
O filho de Brown identificou muitos dos itens como provenientes do mercadinho de seu pai. Os testes forenses combinaram o tecido humano recuperado da tipoia do braço de Max com o tipo sanguíneo de Brown.
Max foi julgado e condenado a morte, e jamais recorreu da sentença recebida. Max foi executado com Injeção Letal no dia 08 de Outubro de 2009 no Estado do Alabama. Nenhum dos membros da família de Brown compareceu à execução.
Vítima:
Braxton Brown: 58 anos - proprietário de um mercadinho, sequestrado e assassinado com dois tiros de espingarda no rosto.
13. Christopher Bernard Coleman, 37 anos.
Tumblr media
"Sim. Não há mais um caminho de volta, eu amo todos vocês".
Coleman e Derrick Graham receberam US $ 12.000 para participar do esquema criado por Genero Garcia, para que Garcia não tivesse que pagar uma dívida de drogas de US $ 80.000. 
Eles marcaram uma reunião com os fornecedores de drogas e pararam em uma rua sem saída em um bairro residencial.
Coleman e os outros dois homens saíram do carro e se aproximaram do segundo veículo, onde um dos companheiros de Coleman conversou com o motorista.
Parado perto do lado do passageiro do carro, Coleman abriu fogo contra os ocupantes do segundo veículo. 
José Luis Garcia-Castro; a namorada dele, Elsie Prado; O irmão de Prado, Heimar Prado Hurtado; e o filho de três anos de Prado, Danny Giraldo, foram baleados.
Apenas Elsie sobreviveu ao ataque e depois testemunhou contra Coleman no julgamento. Após a prisão, Coleman admitiu estar no local, mas negou que ele fosse o atirador. 
Os cúmplices Garcia e Graham receberam penas de prisão perpétua por seu papel na trama.
Coleman foi executado com Injeção Letal no dia 22 de Setembro de 2009 no Estado do Texas.
Vítimas:
Heimar Prado Hurtado, 34 anos.
Jose Luis Garcia-Castro, 33 anos.
Danny Giraldo, 3 anos - filho da namorada de Jose Luis Garcia-Castro, Elsie Hurtado, sobrevivente da chacina.
14. Stephen Lindsey Moody, 52 anos.
Tumblr media
"Sim, senhor, a mãe de José e seu filho. Eu não fui capaz de lhes dizer no tribunal. Eu só posso pedir que vocês tenham a mesma paz que eu estou tendo agora. Para meu irmão, você é um bom irmão. Você é o melhor. E eu te amo. Não pode abater-se. A bela senhora de pé ao seu lado, Kathy você está dentro do meu coração. Amber eu te amo. Warden, puxe o gatilho. Eu te amo irmão nunca irei esquecê-lo. Ronnie, Amber Linda, Kathy. Capelão Hart você é o melhor. Te amo muito Thomas.."
Calvin Doby recrutou Moody para roubar um fornecedor de drogas. Eles forçaram a entrada na casa de Joseph Hall, de 28 anos, e exigiram dinheiro e drogas.
Enquanto Joseph implorava por sua vida, Moody atirou nele à queima roupa com uma escopeta. 
Moody e Doby fugiram com US $ 1.200 em dinheiro e dividiram o dinheiro na casa de um amigo.
A namorada de Joseph, que o viu conversando com dois homens, rastejou pela janela do banheiro para correr ao lado e ligar para o 911, ouviu um tiro e voltou para encontrar Joseph morto no chão da sala.
O caso de assassinato ficou sem solução por quase um ano, até que um parente de Doby deu uma dica à polícia. A namorada de Joseph, Rene McKeage, que testemunhou o assassinato, identificou Moody em uma lista de fotos.
Naquela época, Moody já estava na prisão, cumprindo uma sentença de 40 anos por roubar um banco de Houston em dezembro de 1991.
Ele foi executado com Injeção Letal no dia 19 de Setembro de 2009 no Estado do Texas.
Vítima:
Joseph Franz Hall, 28 anos - deficiente físico, foi assaltado e assassinado com um tiro de escopeta à queima-roupa.
15. Jason A. Getsy, 33 anos.
Tumblr media
"Charles e Nancy Serafino e todos os seus entes queridos, sinto muito por toda a dor que causei, espero que a minha sincera oração à Deus lhes conceda a paz e a cura. Sinto muito. Eu sei que palavras representam muito pouco, mas é a mais pura verdade. Deus é tão bom que deu seu único filho para livrar-nos de nossos pecados. Mesmo deitado aqui hoje eu posso dizer o quanto eu sou abençoado que o Espírito Santo vive em mim"
Jason recebeu 5.000 dólares de John Santine para matar Charles Serafino, com quem Santine tinha uma disputa comercial. Jason foi à casa de Serafino para cumprir o contrato e atirou em seu alvo sete vezes antes de abrir fogo contra a sua mãe, Ann Serafino, que foi morta no ataque.
Charles Serafino, ferido no braço, costas, peito e boca, decidiu fingir de morto e sobreviveu à tentativa de assassinato e viu quando Jason bateu com a coronha do revólver na cabeça da sua mãe, Ann Serafino, abrindo um corte de 10 cm que provavelmente foi o suficiente para matá-la, mas ele atirou nela duas vezes.
Os cúmplices Ben Hudach e Richard McNulty foram condenados por assassinato e sentenciados com penas de 20 e 30 anos respectivamente. O mandante do crime John Santine foi julgado mais tarde e foi condenado a 35 anos de prisão perpétua depois que o júri rejeitou um pedido de pena de morte.
Jason tinha um registro criminal limitado antes do assassinato de Serafino: uma acusação de conduta desordeira no início de 1995 e uma condenação por homicídio culposo em 1992 na morte de um companheiro de 14 anos em uma roleta russa.
No caso do homicídio culposo, Jason disse à polícia que sabia que a pistola calibre 22 tinha uma bala, mas não achou que estivesse na posição de tiro. Jason foi condenado, mas em pouco tempo ganhou liberdade condicional por ser menor de idade, de acordo com os registros do conselho de liberdade condicional.
Este mesmo conselho tentou obter clemência para a pena de morte de Jason, sob a alegação de que o mandante do crime, John Santine, havia sido condenado a apenas 35 anos de prisão perpétua, mas o pedido foi indeferido pelo governador.
Jason foi executado com Injeção Letal no dia 18 de Agosto de 2009 no Estado de Ohaio.
Vítima:
Ann R. Serafino: 66 anos - mãe de Charles Serafino.
16. John Marek, 47 anos.
Tumblr media
"Jesus, lembre-se dos pecadores".
Esse trágico incidente começou na noite do dia 16 de junho de 1983, quando Adella Marie Simmons, 45 anos, mãe de dois filhos, e sua colega de trabalho Jean Trach, estavam voltando para casa de uma viagem de férias e o carro em que elas viajavam quebrou em uma rodovia da Flórida.
John, que estava dirigindo uma caminhonete na mesma rodovia, acompanhado de Raymond Wigley, parou e ofereceu ajuda. 
Ele tentou consertar o carro sem sucesso, ele se ofereceu então para levar uma das mulheres, mas não as duas, até a um posto de gasolina.
Era por volta das 23:30 h os três partiram na caminhonete, mas não levaram Adelle ao posto de gasolina mais próximo e sim para uma praia deserta a cerca de 100 km do local.
Os dois homens arrastaram Adelle para a sala de observação de um posto de salva-vidas, a estupraram, os pelos pubianos e um dedo queimados. 
Raymond posteriormente testemunhou que Adelle foi forçada a fazer sexo oral e foi agredida sexualmente várias vezes, antes de ser estrangulada com uma badana aproximadamente entre 3:00 h - 3:30 h da madrugada.
Aproximadamente às 3:30 h da manhã de 17/06/83, um policial observou uma caminhonete estacionada a cerca de 100 m da torre de salva-vidas. 
O policial chegou a conversar com Raymond e John antes de liberá-los. Por volta das 7 horas da manhã, um salva-vidas encontrou o corpo de Adelle.
Às 11:30 h da noite do dia 17/06/83, Raymond e John foram presos porque a caminhonete que estavam dirigindo era roubada. 
Quando a caminhonete foi revistada, as jóias e uma arma de Adelle foram encontradas, o que levou Raymond e John a serem presos pelo assassinato de Adelle.
As impressões digitais encontradas na torre de salva-vidas combinavam com as de Raymond e John. 
Apenas as impressões de John foram encontradas dentro da plataforma de observação, onde o corpo de Adelle foi encontrado.
John foi executado com Injeção Letal no dia 19 de Agosto de 2009 no Estado da Florida, seu comparsa Raymond foi condenado a mais de 100 anos de prisão, mas acabou morrendo de morte natural na prisão.
Vítima:
Adella Marie Simmons: 47 anos - violentada sexualmente e estrangulada.
17. Marvallous Keene, 36 anos.
Tumblr media
"Eu não tenho palavras".
O Natal de 1992, em Dayton, Ohio, foi o lar de uma sangrenta matança quando quatro jovens amigos provocaram um tumulto violento sem um motivo aparente.
Durante três dias, começando na véspera de Natal de 1992, eles assassinaram seis pessoas - estranhos, conhecidos e ex-amantes - no que a polícia chamou da farra de “matar por diversão”.
O grupo era liderado pelo enorme Marvallous Keene, 19 anos. Seus cúmplices eram a sua namorada Laura Taylor, 16 anos; DeMarcus Smith, 17 anos, e a  namorada de Smith, Heather Matthews, 20 anos.
Keene não era um assassino perigoso até então. Ele nunca havia sido preso e era um bom aluno - até que seu irmão mais velho foi morto ao cometer um assalto em 1991.
Isso teve um "profundo efeito psicológico" nele, segundo um relatório do tribunal. "Ele ficou deprimido, praticamente desistiu de seus esforços educacionais por um tempo e se tornou sombrio e introspectivo".
Keene se mudou para a Califórnia para morar com seu pai, mas voltou para Dayton em agosto de 1992, após conflitos por dinheiro. 
Ele se afastou da casa de sua mãe em Dayton, no início de dezembro, e foi morar em um albergue em Yuma Place, do outro lado do rio Great Miami, no centro de Dayton.
Lá, ele e seus amigos planejaram em como ganhar dinheiro rapidamente no Natal.
Eles decidiram então assaltar Joseph Wilkerson, 34 anos, um conhecido de Laura, prometendo uma orgia na véspera de Natal com duas mulheres. 
Ela pediu a Heather para se juntar a ela. Elas foram para a casa de Joseph e o amarraram com fios elétricos na cama antes de Keene entrar e atirar no coração dele.
Eles fugiram com um espólio patético: um forno de microondas, uma pequena TV, telefone, chapinha e secador de cabelos, junto com o carro de Joseph.
Mais tarde naquele mesmo dia, Danita Gullette, mãe de 18 anos, se tornou a segunda vítima. Ela estava telefonando em uma cabine telefônica quando Keene apontou uma arma pelo vidro e disse: "Feliz Natal, cadela".
Eles pegaram seu casaco e tênis Fila, e depois dispararam nove tiros no estande enquanto Gullette implorava por sua vida. Ela tinha 50 centavos nos bolsos.
"Às vezes, neste trabalho, você pode olhar a cena e ter uma ideia do porquê", disse a detetive Doyle Burke mais tarde ao Dayton Daily News. "Mas, em alguns casos, e este é um bom exemplo, não há porque. Simplesmente não há razão alguma".
Tumblr media
Vinte e seis anos após os assassinatos, Heather Matthews (canto superior esquerdo), DeMarcus Smith (Lado direito) e Laura Taylor (canto inferior esquerdo) ainda estão na prisão, agora com 40 anos. A liberdade condicional é improvável (Departamento de Reabilitação e Correção de Ohio)
A última vítima da véspera de Natal foi o ex-namorado de Heather, Jeffrey Wright, baleado quatro vezes nas pernas por DeMarcus do lado de fora da sua casa em Yuma Place. Ele sobreviveu.
Na manhã de Natal, Laura deu um tiro mortal na cabeça de seu ex-namorado, Richmond Maddox. Em seguida, Keene e DeMarcus roubaram um Dodge Shadow em um posto de gasolina.
No início de 26 de dezembro, a quadrilha roubou um minimercado em uma esquina aonde atiraram e mataram a balconista, Sarah Abraham, 38 anos, depois que ela entregou todo o conteúdo da caixa - apenas 44 dólares.
A gangue decidiu então encobrir seus rastros cometendo mais dois assassinatos. Dois conhecidos do fracasso da tentativa de assassinato de Jeffrey, Marvin Washington, 19 anos, e Wendy Cottrill, 16 anos, testemunhas oculares da tentativa de assassinato de Jeffrey, ex de Heather.
Temendo que os dois os denunciassem, a gangue os levou a um poço de cascalho, onde Keene e DeMarcus os mataram. O prêmio foi mesquinho demais: eles roubaram os sapatos de Wendy. A maratona sangrenta poderia ter continuado, mas logo terminou por acaso.
O Sargento da Polícia John Huber avistou o Dodge Shadow preto que havia sido dado como roubado no dia anterior. Ele parou o carro, acreditando que estava prendendo ladrões de carros, mas encontrou várias armas no carro.
"Surpreendentemente" - Huber disse - "Todos eles cooperaram e levantaram as mãos". Naquele momento, a polícia não sabia que Dayton estava no meio dos piores assassinatos ocorridos em sua história.
Os corpos de Joseph, a primeira vítima e das duas últimas vítimas do cascalho ainda não foram encontrados. E em uma cidade acostumada a menos de um assassinato por semana, o grupo de três outros assassinatos ainda não havia sido relacionado.
Mas, finalmente, os detetives reuniram a bizarra história de quatro almas perdidas que mataram porque não tinham nada melhor para fazer no Natal.
Os quatro de Dayton foram acusados ​​de vários crimes, incluindo homicídio culposo. Como eram menores de idade, Laura e DeMarcus eram imunes à pena de morte. Heather fechou um acordo, testemunhando depois que os promotores concordaram em não pedirem a sua pena de morte.
Mas Keene não foi poupado, ele foi condenado por cinco dos seis assassinatos e recebeu a pena de morte. Laura e Heather estão cumprindo sentenças de prisão perpétua no Reformatório para Mulheres de Ohio em Marysville. DeMarcus está cumprindo pena de prisão perpétua no Mansfield Correctional Institute.
Keene foi executado com Injeção Letal no dia 21 de Julho de 2009 no Estado de Ohio.
Vítimas:
Joseph Wilkerson: 34 anos, seu corpo nunca foi encontrado.
Danita Gullette: 18 anos, morta aleatoriamente no interior de uma cabine telefônica.
Jeffrey Wright: 28 anos, ex-namorado de Heather, conseguiu sobreviver ao ataque.
Richmond Maddox: 19 anos, ex-namorado de Laura, morto com um tiro na cabeça disparado pela própria Laura.
Sarah Abraham: 38 anos, balconista do mini mercado assaltado pelo grupo.
Wendy Cottril: 16 anos, morta por ter testemunhado a tentativa de assassinato de Jeffrey Wright, seu corpo jamais foi encontrado.
Marvin Washington: 18 anos, morto por ter testemunhado a tentativa de assassinato de Jeffrey Wright, seu corpo também jamais foi encontrado.
18. Michael P. DeLozier, 32 anos.
Tumblr media
Declaração Final escrito: "Eu não posso esperar para terminar de pagar essa dívida e poder me desculpar com as almas dos Morgan e do Sr. Bullard, e pedir que me perdoem pelo resto de suas vidas" -  Escreveu DeLozier - "Para as famílias das minhas vítimas tudo que eu posso dizer é que eu sinto muito pela enorme dor que lhes causei. Espero que a minha morte possa lhes trazer um pouco de conforto e paz".
Michael, com 19 anos à época, estava acampando com amigos ao longo do rio Glover e se deparou com o acampamento de Orville Lewis Bullard, 60 anos, e Paul Steven Morgan, 54 anos.
Eles saíram e voltaram naquela noite, emboscaram a dupla, atiraram neles com uma espingarda e um rifle calibre 22, e roubaram sua picape, um gerador e outros equipamentos de camping.
Michael incendiou o acampamento, provocando um incêndio que queimou os dois corpos ao ponto de se tornarem irreconhecíveis. 
O cúmplice Nathaniel Madison se declarou culpado de conspiração para cometer assassinato, recebeu uma sentença de 10 anos e testemunhou contra Michael. Ele foi libertado da prisão em 2000.
O cúmplice Glenney Madison foi condenado por assassinato em primeiro grau e cumpre pena de prisão perpétua. 
Michael foi condenado a morte e executado com Injeção Letal no dia 09 de Julho de 2009 no Estado de Oklahoma.
Vítimas:
Paul Steven Morgan: 54 anos.
Orville Lewis Bullard: 60 anos.
19. Jack Harrison Trawick, 52 anos.
Tumblr media
"Gostaria de pedir desculpas às pessoas que eu magoei e peço-lhes o seu perdão. Eu não mereço isso, mas eu peço isto”.
Jack sequestrou Stephanie Gach, 21 anos, no estacionamento do complexo de apartamentos onde ela morava, no dia 9 de outubro de 1992, depois de segui-la desde um shopping center local.
Jack levou Stephanie para uma área isolada, onde ele a bateu com um martelo, estrangulou-a, esfaqueou-a no coração e jogou seu corpo em um aterro e seu corpo foi encontrado no dia seguinte.
No dia 26 de outubro de 1996, enquanto investigava relatos de várias tentativas de sequestro de mulheres, o Departamento do Xerife do Condado de Jefferson entrevistou Jack como suspeito em relação a esses casos.
Durante uma segunda entrevista, a polícia perguntou a Jack se ele havia tido algum envolvimento com o assassinato de Stephanie Gach. Em uma terceira entrevista, realizada em 29 de outubro de 1996, Jack indicou que sabia algo sobre o assassinato e, em uma quarta entrevista realizada no mesmo dia, Jack confessou o crime e ele foi preso por isso.
O júri indiciou Jack pelo assassinato em primeiro grau cometido durante um sequestro. Após a acusação, ele se declarou inocente devido a sua doença mental.
Mas o júri considerou Jack culpado de homicídio em primeiro grau e, por um voto de 10 a 2, recomendou a sua sentença de morte e o tribunal acato a recomendação do juri. Em 1995, um júri também o considerou culpado de matar Aileen Pruitt, de 27 anos, e o sentenciou à prisão perpétua.
Jack foi executado com Injeção Letal no dia 11 de Junho de 2009 no Estado do Alabama.
Vítima:
Stephanie Alexis Gach: 21 anos - sequestrada, esfaqueada e estrangulada.
20. Daniel E. Wilson, 39 anos.
Tumblr media
"Eu quero dizer para a família Lutz que eu sinto muito pelo que fiz a Carol. Eu quero dizer à minha família que eu estou arrependido de como as coisas aconteceram. Eu amo vocês. Eu acredito em Jesus. Ele é meu Senhor e Salvador. Estou indo para casa. . ."
Daniel, com 39 anos na época, conheceu Carol Lutz, com 24 anos na época, em maio de 1991. Daniel estava bebendo em um bar local com alguns amigos e Carol quando ela ofereceu uma carona para levá-lo para casa.
A memória de Daniel dos eventos que se seguiram é nebulosa. Mas em sua confissão à polícia, ele disse que acordou de manhã em um estacionamento, ao volante do Oldsmobile Cutlass de Carol.
E Carol estava trancada no porta-malas do seu próprio carro. Daniel disse que dirigiu pela cidade, passeou por um parque e se perguntava o que fazer a seguir. 
Finalmente, ele estacionou o carro atrás de uma escola, enfiou um pano no pescoço do tanque de gasolina aberto e tentou usá-lo como um pavio.
A tentativa fracassou. A essa altura, Carol estava implorando pedindo para ir ao banheiro. Daniel a soltou momentaneamente, mas depois a forçou a entrar no porta-malas. Ela ficou sentada um pouco no porta-malas com a tampa aberta, fumou um cigarro com Daniel e tentou negociar a sua liberdade.
Ela tentou convencer Daniel de que iria virar as costas e ele nunca mais ouviria falar dela. Mas isso era muito arriscado, ele concluiu, e a trancou de volta no porta-malas. Ele então perfurou o tanque de gasolina com um ferro, recolocou o pavio e incendiou o carro com Carol viva e trancada no porta-malas.
Mais tarde daquele mesmo dia, os transeuntes relataram um incêndio em um carro. Quando os bombeiros apagaram as chamas, encontraram o corpo de Carol no porta-malas.
Suas roupas e cabelos estavam quase queimados, e partes de sua pele se abriram quando o calor se acumulou em seus tecidos. Os investigadores do incêndio criminoso estimaram que as temperaturas no porta-malas ultrapassaram 550 graus.
No julgamento, Daniel alegou que estava embriagado demais quando cometeu o crime para entender a gravidade de suas ações. Mas um júri do condado de Lorain o condenou por assassinato agravado por sequestro e incêndio criminoso, e ele foi condenado à morte em abril de 1992.
Daniel foi executado com Injeção Letal no dia 03 de Junho de 2009 no Estado de Ohio.
0 notes
brasilisnet · 4 years
Text
O DIÁRIO DE RENIA SPIEGEL.
Tumblr media
Traduzido do polonês pela primeira vez, o diário de Renia Spiegel nos apresenta uma impressionante narrativa em primeira pessoa da vida como jovem judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Para conhecer a história de fundo da vida de Spiegel e como suas palavras chegaram às nossas páginas, convidamos você a ler esse prólogo do jornalista Robin Shulman. Juntamente com os trechos do diário abaixo, adicionamos o tipo vermelho com datas contextuais da história de como a Segunda Guerra Mundial chegou à Polônia, quando os nazistas invadiram o oeste e os soviéticos do leste, deportando, aprisionando e matando judeus nas cidades. como Przemsyl, onde Spiegel viveu e pereceu.
31 de janeiro de 1939
Por que decidi começar um diário hoje? Alguma coisa importante aconteceu? Descobri que meus amigos estão fazendo seus próprios diários? Não! Eu só quero um amigo. 
Alguém com quem posso conversar sobre minhas preocupações e alegrias diárias. 
Alguém que vai sentir o que eu sinto, acreditar no que digo e nunca revelar meus segredos. Nenhum ser humano poderia ser esse tipo de amigo.
De qualquer forma, prometo sempre ser honesto com você. Em troca, você ouvirá meus pensamentos e preocupações, mas permanecerá em silêncio como um livro encantado, trancado com uma chave encantada e escondido em um castelo encantado. Você não vai me trair.
Primeiro de tudo, permita-me apresentar-me. Sou estudante da Escola Média Maria Konopnicka para Meninas. 
Meu nome é Renia, ou pelo menos é o que meus amigos me chamam. Eu tenho uma irmãzinha, Ariana, que quer ser uma estrela de cinema. (Ela já esteve em alguns filmes.)
Nossa mãe mora em Varsóvia. Eu morava em uma linda mansão no rio Dniester. Eu adorava lá. Havia cegonhas em velhas tílias. Maçãs brilhavam no pomar e eu tinha um jardim com fileiras de flores elegantes e encantadoras. 
Mas esses dias nunca retornarão. Não há mais mansão, nem cegonhas em velhas tílias, nem maçãs nem flores. 
Tudo o que resta são memórias, doces e amáveis. E o Rio Dniester, que flui, distante, estranho e frio - que zumbe, mas não para mim.
Agora eu moro em Przemysl, na casa da minha avó. Mas a verdade é que não tenho um lar real. 
É por isso que às vezes fico tão triste que tenho que chorar. Sinto falta da minha mãe e do seu coração caloroso. Eu sinto falta da casa onde todos nós moramos juntos.
Mais uma vez a necessidade de chorar toma conta de mim Quando me lembro dos dias que costumavam ser As tílias, casa, cegonhas e borboletas Foram para algum lugar e ... longe demais para os meus olhos Eu vejo e ouço o que sinto falta O vento que costumava embalar árvores velhas E ninguém mais me diz Sobre a neblina, sobre o silêncio A distância e a escuridão do lado de fora da porta Eu sempre ouvirei esta canção de ninar Vejo nossa casa e lagoa deitados E tílias contra o céu... 
Mas também tenho momentos de alegria e são muitos. Muitos! Deixe-me apresentar alguns dos meus colegas de classe para você.
Minha melhor amiga, Nora, senta-se ao meu lado. Compartilhamos todos os mesmos pensamentos e opiniões. 
Na nossa escola, as meninas costumam ter “paixões” por nossos professores, então Nora e eu temos uma queda, uma verdadeira queda (algumas meninas fazem isso apenas para encher os professores) pela nossa professora de latim, Sra. Waleria Brzozowska, nee Brühl .
Nós a chamamos de "Brühla". Brühla é a esposa de um oficial bonito que vive em Lwow. Ela vai vê-lo todos os domingos. Tentamos obter o endereço dele na agência de endereços, mas não obtivemos sucesso porque não sabemos o nome real dele. (Nós o chamamos de "Zdzisław".)
A próxima garota da nossa fila é Belka - gorda e atarracada como 300 demônios! Ela tem um talento excepcional para acadêmicos e um talento ainda mais excepcional para ganhar aversão. 
A seguir vem Irka. Eu não gosto de Irka e está no meu sangue. Eu herdei esse ódio: minha mãe não gostava muito da mãe de Irka quando estava no ensino médio. 
Comecei a não gostar mais de Irka quando ela começou a me prejudicar na escola. Isso - combinado com sua nojenta conversa doce, mentira e falta de sinceridade - me fez realmente odiá-la.
Estamos planejando uma festa há meses. Nós brigamos e discordamos, mas a festa está marcada para o próximo sábado.
5 de fevereiro de 1939
Estou tão feliz. Foi uma grande festa e todos, especialmente Brühla, se divertiram muito. Mas pela enésima vez, pensei: “Gostaria que mamãe estivesse aqui”.
A mãe de Irka, a Sra. Oberhard, era toda Brühla, conversando com ela o máximo que podia, o que certamente beneficiaria Irka e sua irmã mais nova no futuro próximo.
Ah, querido diário, se você pudesse saber o quão difícil é querer algo tão mal, trabalhar tanto para isso e então lhe ser negado na linha de chegada! 
O que foi realmente que eu queria? Eu não sei. Brühla foi muito legal. Mas ainda não estou satisfeita.
11 de fevereiro de 1939
Está chovendo hoje. Em dias de chuva, fico em pé junto à janela e conto as lágrimas escorrendo pela vidraça. Todos correm, como se quisessem cair na rua molhada e lamacenta, como se quisessem torná-la ainda mais suja, como se quisessem tornar esse dia feio, ainda mais feio do que já é. 
As pessoas podem rir de mim, mas às vezes acho que objetos inanimados podem falar. Na verdade, eles não são inanimados. Eles têm almas, assim como as pessoas. 
Às vezes, acho que a água nos canos ri. Outras pessoas chamam essa risada de nomes diferentes, mas nunca passa pela cabeça que é apenas isso: uma risadinha. Ou uma lixeira:
Uma página saiu limpa De uma revista semanal de cinema. “Eles só me compraram ontem e eu já estou no lixo, de jeito nenhum! Pelo menos alguma coisa que você viu. Pelo menos no mundo você tem sido. Você levou uma vida pacífica quando estava na banca de jornal Enquanto eu tive que correr nas ruas, gritando o tempo todo. É melhor ser um semanário do que um diário que passa rapidamente ”.
15 DE MARÇO DE 1939 - As tropas alemãs invadem a Tchecoslováquia, mostrando que a estratégia de apaziguamento da Grã-Bretanha fracassou. 
28 de março de 1939
Deus, estou tão triste, tão triste. Mamãe acabou de sair e quem sabe quando eu vou vê-la novamente. 
Eu estive passeando com Nora por vários dias, então eu preciso sair com Irka, o que não está ajudando.
E depois há as lembranças. Mesmo que elas partam meu coração, eles são memórias dos melhores momentos da minha vida. 
Já é primavera! A primavera costumava ser tão boa lá. Pássaros cantavam, flores desabrochavam; era tudo céu, coração e felicidade! 
As pessoas lá estariam pensando nos feriados agora. Tão tranquilo, caloroso e amigável; Eu adorei tanto.
Nas noites do Sêder de Pessach (jantar cerimonial judaico em que se recorda a história do Êxodo e a libertação do povo de Israel), eu costumava esperar por Elias. 
Talvez tenha havido um tempo em que esse velho santo veio ver as crianças felizes. Mas ele tem que vir agora, quando eu não tenho nada. 
Nada além de lembranças. Vovô está doente. Mamãe está muito preocupada comigo. Oh! Estou tão infeliz!
31 DE MARÇO DE 1939 -A França e o Reino Unido se comprometem a defender as fronteiras da Polônia do ataque nazista. 
2 de abril de 1939
Estou aprendendo francês agora e, se não houver guerra, posso ir para a França. 
Eu deveria ir antes, mas Hitler assumiu a Áustria, depois a Tchecoslováquia, e quem sabe o que ele fará em seguida. 
De certa forma, ele está afetando minha vida também. Eu quero escrever um poema para Ariana. Ficarei muito feliz se sair bem.
18 de junho de 1939
Hoje é meu aniversário. Não quero pensar em nada triste. Então, em vez disso, estou pensando em todas as coisas úteis que fiz até agora na minha vida.
UMA VOZ: "Nenhuma". EU: “Eu tiro boas notas na escola”. VOZ: “Mas você não trabalha duro para ganhar isso. O quê mais?" EU : “Nada. Eu realmente quero ir para a França”. VOZ: "Você quer ser famosa?" EU: “Gostaria de ser famosa, mas não serei. Então, eu quero ser feliz, muito feliz”.
Amanhã é o fim do ano letivo, mas não me importo. Sobre qualquer coisa. Qualquer coisa. Qualquer coisa.
23 DE AGOSTO DE 1939 -  A Alemanha e a URSS assinam o Pacto Molotov-Ribbentrop, comprometendo-se a permanecer neutros entre si e a dividir a Europa entre eles.
25 de agosto de 1939
Minhas férias de verão estão quase no fim. Fui ver minha tia no campo, fui a Varsóvia, vi mamãe e agora voltei. Mas você não sabe nada disso. Você estava deitado aqui, deixado sozinho.
Você nem sabe que os russos assinaram um tratado com os alemães. Você não sabe que as pessoas estão estocando comida, que todo mundo está em alerta, esperando a guerra. 
Quando eu estava me despedindo de mamãe, eu a abracei com força. Eu queria contar tudo a ela com aquele abraço silencioso. Eu queria pegar a alma dela e deixar a minha, porque - quando?
1º DE SETEMBRO DE 1939 -  A Alemanha invade a Polônia, a centelha que acenderá a Segunda Guerra Mundial na Europa.
3 DE SETEMBRO DE 1939 -  A Grã-Bretanha e a França, tendo emitido ultimatos a Hitler para retirar tropas da Polônia, declaram guerra à Alemanha.
6 de setembro de 1939
A guerra estourou! Desde a semana passada, a Polônia vem lutando contra a Alemanha. Inglaterra e França também declararam guerra a Hitler e o cercaram em três lados. 
Mas ele não está sentado à toa. Aviões inimigos continuam sobrevoando Przemysl, e de vez em quando há uma sirene de ataque aéreo.
 Mas, graças a Deus, nenhuma bomba caiu em nossa cidade até agora. Outras cidades como Cracóvia, Lwow, Czestochowa e Varsóvia foram parcialmente destruídas.
Mas todos nós estamos lutando, desde garotas jovens até soldados. Eu tenho participado de treinamento militar feminino - cavando trincheiras de ataque aéreo, costurando máscaras de gás. 
Eu tenho servido como uma mensageira. Eu tenho turnos servindo chá para os soldados. Eu ando por aí e distribuo comida para os soldados. 
Resumindo, estou lutando ao lado do resto da nação polonesa. Eu estou lutando e vou ganhar!
10 de setembro de 1939
Oh Deus! Meu Deus! Estamos na estrada há três dias. Przemysl foi atacada. Tivemos que fugir. Nós três escapamos: eu, Ariana e vovô. 
Deixamos a cidade em chamas no meio da noite a pé, carregando nossas malas. Vovó ficou para trás. Senhor, por favor, proteja-a. Ouvimos na estrada que Przemysl estava sendo destruída.
17 DE SETEMBRO DE 1939 -  Os soviéticos invadem a Polônia a partir do Lado Oriental.
18 de setembro de 1939
Estamos em Lwow há quase uma semana. A cidade está cercada. A comida é escassa. Às vezes levanto-me de madrugada e fico em uma longa fila para pegar pão. 
Além disso, passamos o dia todo em um bunker, ouvindo o terrível assobio de balas e explosões de bombas. Deus, por favor, salve-nos. 
Algumas bombas destruíram várias residências e, três dias depois, desenterraram as pessoas vivas. Algumas pessoas estão dormindo nos bunkers; aqueles que são corajosos o suficiente para dormirem em suas casa precisam acordar várias vezes a cada noite e descer as escadas para os porões. 
Essa vida é terrível. Estamos amarelos, pálidos, desta vida na adega - da falta de água, de camas confortáveis ​​e de sono.
Mas os pensamentos horríveis são muito piores. Vovó ficou em Przemysl, papai em Zaleszczyki e Mamma, minha mãe, está em Varsóvia. 
Varsóvia está cercada, defendendo-se bravamente, resistindo a ataques repetidas vezes. Nós poloneses estamos lutando como cavaleiros em um campo aberto onde o inimigo e Deus podem nos ver. 
Não como os alemães, que bombardeiam casas de civis, que transformam igrejas em cinzas, que envenenam crianças pequenas com doces tóxicos (contaminados com cólera e tifo) e balões cheios de gás mostarda. 
Nós nos defendemos e estamos vencendo, assim como Varsóvia, como as cidades de Lwow e Przemysl.
Mamãe está em Varsóvia. Eu a amo mais que tudo neste mundo, minha mais querida, minha mais preciosa alma. 
Eu sei que se ela vê crianças agarradas a suas mães em bunkers, ela deve estar se sentindo da mesma maneira que sentimos quando a vemos. Oh meu Deus! O maior, o primeiro e o único. 
Deus, por favor, salve mamãe, dê-lhe fé de que estamos vivos. Deus misericordioso, por favor, faça a guerra parar, faça todas as pessoas boas e felizes. Amém.
22 DE SETEMBRO DE 1939 -  Tropas soviéticas entram na cidade de Lwow.
22 de setembro de 1939
Meu querido diário! Eu tive um dia estranho hoje. Lwow se rendeu. Não para a Alemanha, mas para a Rússia. Os soldados poloneses foram desarmados nas ruas. 
Alguns, com lágrimas nos olhos, simplesmente jogaram as baionetas no chão e viram os russos quebrando seus rifles. Sinto tanta dor, tanta dor. 
Apenas um pequeno punhado ainda está lutando. Apesar da ordem, os defensores de Lwow continuam sua luta heroica para morrer por sua terra natal.
28 de setembro de 1939
Os russos entraram na cidade. Ainda faltam alimentos, roupas, sapatos, tudo. Filas compridas estão se formando na frente de cada loja. 
Os russos estão especialmente ansiosos para comprar coisas. Eles estão organizando saques para roubar relógios, tecidos, sapatos etc.
Este Exército Vermelho é estranho. Você não pode falar mal de um oficial. Todos usam os mesmos uniformes castanho-acinzentados. Todos falam uma língua que não consigo entender.
Eles chamam um ao outro de "Tovarishch" ["Camarada"]. Às vezes, os rostos dos policiais são mais inteligentes. A Polônia foi totalmente inundada pelos exércitos alemão e russo. A única ilha que ainda luta é Varsóvia. Nosso governo fugiu do país. E eu tinha muita fé.
Onde está Mamma? O que aconteceu com ela? Deus! Você ouviu a minha oração e não há mais guerra (ou pelo menos eu não a vejo). Por favor, ouça também a primeira parte da minha oração e proteja Mamma do mal. 
Onde quer que ela esteja, o que quer que esteja acontecendo com ela, fique de olho nela e em nós e ajude-nos em todas as nossas necessidades! Amém.
28 DE SETEMBRO DE 1939 -  Varsóvia se rende aos alemães.
 29 DE SETEMBRO DE 1939 -  O presidente polonês Ignacy Moscicki renuncia e transfere o poder para um governo polonês exilado em Paris.
27 de outubro de 1939
Estou de volta a Przemysl há um tempo. A vida voltou à sua rotina diária, mas ao mesmo tempo é diferente, muito triste. Não há mamãe. Nós não temos notícias dela. 
Eu tive um sonho terrível de que ela estivesse morta. Eu sei que não é possível. Eu choro o tempo todo. 
Se eu soubesse que a veria em dois meses, até um ano, desde que soubesse que a veria com certeza. Não, deixe-me morrer. Santo Deus, por favor, me dê uma morte fácil.
28 de outubro de 1939
As mulheres polonesas se revoltam quando ouvem pessoas saudando Stalin. Elas se recusam a participar. 
Elas escrevem mensagens secretas dizendo "A Polônia ainda não pereceu", embora, para ser sincera, tenha perecido há muito tempo.
Agora estamos sob o domínio do comunismo, onde todos são iguais. Dói-lhes que eles não possam dizer "Você é péssimo Yid". Eles ainda dizem isso, mas em segredo.
Esses russos são garotos tão fofos (embora nem todos). Um deles estava determinado a se casar comigo. 
França e Inglaterra estão brigando com os alemães e algo está se formando aqui, mas com o que eu me importo? 
Eu só quero que a mamãe venha ficar conosco. Então eu posso enfrentar todas as minhas provações e tribulações.
NOVEMBRO DE 1939 -  Sob Stalin, os judeus em Lwow são despojados de seus empregos e licenças comerciais.
1 de novembro de 1939
Há um novo clube aqui agora. Muitos meninos e meninas estão indo para lá. Eu não tenho mais uma queda por Brühla. Finalmente contei a Nora e ela me disse que se sente da mesma maneira.
Agora, de acordo com os estágios do desenvolvimento de uma garota, eu deveria “me apaixonar” por um menino. Eu gosto do Jurek. Mas Jurek não sabe disso e nunca descobrirá.
O primeiro dia no clube foi divertido, mas hoje eu me senti como um peixe fora d'água. As pessoas jogaram esse jogo de paquera e eu não recebi nem uma carta. 
Tenho vergonha de admitir isso até para você. Um garoto chamado Julek (não Jurek) supostamente gosta de mim, mas por quê? Talvez porque eu sou tão diferente das minhas amigas.
Não estou dizendo que isso é uma coisa boa - pode até ser uma coisa ruim -, mas sou muito diferente delas. Eu nem sei rir de um jeito paquerador. Quando eu rio, é real. Eu não sei como "me comportar" em torno dos meninos.
É por isso que sinto falta dos velhos tempos, quando mamãe ainda estava comigo, quando eu tinha minha própria casa, quando havia paz no mundo, quando tudo era azul, brilhante, sereno.
Tumblr media
A Alemanha e a URSS anexaram a Polônia em 1939, reduzindo seu território (inserido). Ocupantes nazistas logo confinaram judeus poloneses em centenas de guetos. Em julho de 1942, Renia foi detida no gueto de Przemysl; Os nazistas mataram a maioria de seus moradores ou os enviaram para campos de extermínio. (Ilustração de Lauren Simkin Berke. Fonte: holocaustresearchproject.org)
JANEIRO DE 1940 -  Os estudantes de Przemysl são transferidos para escolas mistas; Os soviéticos se opõem à educação entre pessoas do mesmo sexo que os burgueses.
9 de janeiro de 1940
Estamos saindo da nossa escola. Agora vamos estar em uma escola com meninos. Ugh, horrível. Eu odeio tudo. 
Eu ainda vivo com medo de buscas, de violência. E agora essa coisa toda de ir à escola com garotos! Bem, vamos esperar e ver como isso funciona. 
A tortura começa no dia 11. Tchau, meu querido diário. Mantenha seus dedos cruzados para mim. Vamos torcer para que tudo corra bem!!!
12 de janeiro de 1940
Os meninos são jovens inocentes; eles não sabem muito e são muito educados. Eles não são particularmente atraentes, com exceção de um, Ludwik P., muito fofo, e do doce Majorko S. 
Você sabe, eu passo por essas diferentes fases em que escolho maridos diferentes. Eu devo ter tido cerca de 60 dessas fases na minha vida. Tchau, beijos, Renia.
17 de fevereiro de 1940
Papai veio aqui (ele nos trouxe provisões) e agora ele se foi novamente. Uma carta de mamãe chegou. Ela já deve estar na França. Eu me matriculei em aulas de piano.
Enquanto isso, não estou mais apaixonada por Ludwik. O que não significa que não gosto dele, mas também gosto de Jurek Nowak. 
Irka começou a ir atrás de Ludwik de uma maneira impossível. Uma vez que me sento bem perto deles, posso ver e ouvir tudo. 
Por exemplo: "Irka, pare de me beliscar ou eu vou beliscar você de volta com força”. Eles flertam um com o outro como loucos. 
Nossa turma é a melhor de nossa escola, embora nossa presença seja terrível. Já falamos de física três vezes.
Mamãe disse em sua carta que pensava em nós o dia todo em seu aniversário. Ela disse que estava arrependida por não ter recebido nenhum dos meus poemas. 
Eu não escrevi nenhum; Eu sou tão horrível. Vovó e Vovô são bons para mim, mas é tão difícil ficar sozinha com meus próprios pensamentos. 
1 de março de 1940
Quarta-feira foi um dia bonito, então nossa turma brincou às 11 da manhã e fugiu para o castelo. Jogamos bolas de neve, cantamos canções e escrevemos poesias. 
Eu escrevi um poema que já está no jornal da escola. Nossa aula é realmente agradável e doce. Nós nos tornamos muito próximos.
16 de março de 1940
Nora e eu decidimos que daqui a dez anos, onde quer que estejamos, se ainda formos amigas ou mesmo bravas uma com o outra, com boa saúde ou má saúde, vamos nos encontrar ou escrever uma para o outra e comparar o que mudou em nossas vidas. Então lembre-se: 16 de março de 1950.
Eu comecei a gostar de um garoto chamado Holender. Nós fomos apresentados um ao outro, mas ele já se esqueceu de mim. 
Ele é bem construído e de ombros largos. Ele tem lindos olhos negros e sobrancelhas que parecem falcões. Ele é lindo.
PRIMAVERA DE 1940 - Os soviéticos começam a deportar 7.000 judeus de Przemysl para campos de trabalho na Rússia e na Sibéria.
24 de abril de 1940
Coisas terríveis têm acontecido. Houve incursões noturnas inesperadas que duraram três dias. 
Pessoas foram reunidas e enviadas para algum lugar no interior da Rússia. Tantos conhecidos nossos foram levados embora.
Houve gritos terríveis na escola. Garotas choravam. Eles dizem que 50 pessoas foram acomodadas em um vagão de trem de carga. 
Você só podia ficar de pé ou deitar em beliches. Todo mundo estava cantando "A Polônia ainda não pereceu".
Sobre aquele garoto, Holender, que mencionei: me apaixonei, persegui-o como uma louca, mas ele estava interessado em uma garota chamada Basia. 
Apesar disso, eu ainda gosto dele, provavelmente mais do que qualquer outro garoto que conheço.
Às vezes sinto essa necessidade poderosa e avassaladora ... talvez seja apenas o meu temperamento. Eu deveria me casar cedo, para que eu possa suportar.
1 de maio de 1940
Eu nunca teria pensado, há um ano, que marcharia, não no dia 3 de maio [Dia da Constituição da Polônia], mas no dia 1º de maio [Dia Internacional dos Trabalhadores].
Apenas dois dias separados, mas esses dois dias significam muito. Isso significa que não estou na Polônia, mas na URSS. Isso significa que tudo é tão ... Eu sou tão louca por Holender!
Ele é divino, adorável; ele é incrível! Mas o que isso importa, já que eu não o conheço? Diga-me, algum dia vou me contentar? 
Terei alguma notícia feliz para contar a você sobre um garoto? Oh, por favor Deus. Eu estou sempre tão descontente!
14 DE JUNHO DE 1940 -  Os trens transportam 728 prisioneiros poloneses para Auschwitz - os primeiros presos transportados para o campo de extermínio nazista na Polônia.  
17 de junho de 1940
É meu aniversário amanhã. Estou completando 16 anos. Esse deveria ser o melhor momento da minha vida. 
As pessoas sempre dizem: "Oh, aos 16 anos de novo!" Mas eu sou tão infeliz! A França capitulou. O exército de Hitler está inundando a Europa. 
Os Estados Unidos estão se recusando a ajudar. Quem sabe, eles podem até começar uma guerra com a Rússia?
Estou aqui sozinha, sem mamãe ou papai, sem casa. Oh, Deus, por que um aniversário tão horrível tinha que vir? Não seria melhor morrer? 
Então eu teria um funeral longo e triste. Eles podem chorar. Eles não me tratariam com desdém. 
Eu só sentiria pena da minha mãe, minha mãe, minha mãe ... Por que você está tão longe de mim, tão longe?
JULHO DE 1940 - Stalin continua a deportar judeus poloneses para a Sibéria e para Birobidzhan, uma cidade soviética perto da fronteira chinesa que era o centro administrativo de um estado autônomo judeu formado em 1934. Os moradores foram submetidos a trabalho duro e condições adversas durante a guerra. 
6 de julho de 1940
Que noite terrível! Horrível! Terrível. Deitei lá com os olhos bem abertos, meu coração batendo forte, tremendo como se estivesse com febre. 
Eu podia ouvir o barulho de rodas novamente. Oh, Senhor Deus, por favor nos ajude! Um caminhão passou. 
Eu podia ouvir uma buzina de carro apitando. Isso estava vindo para nós? Ou para outra pessoa? 
Eu escutei, esforçando-me tanto que parecia que tudo em mim estava prestes a estourar.
Ouvi o tilintar das chaves, um portão sendo aberto. Eles entraram. Eu esperei um pouco mais. Então eles saíram, levando muitas pessoas com eles, crianças, idosos. 
Uma dama tremia tanto que não podia suportar, não podia se sentar. As prisões foram lideradas por uma bruxa gorda que continuava gritando em russo: "Sente-se, sente-se agora!" 
Ela carregou crianças na carroça. A noite toda foi horrível. Mal podia esperar pelo amanhecer.
Algumas pessoas estavam chorando. A maioria das crianças estava pedindo pão. Eles foram informados de que a viagem levaria quatro semanas. Pobres filhos, pais, idosos. 
Seus olhos estavam cheios de medo insano, desespero, abandono. Eles pegaram o que puderam carregar nas costas delgadas. Eles estão sendo levados para Birobidzhan. 
Eles viajarão em vagões fechados e escuros, com 50 pessoas cada. Eles viajarão em condições sem ar, sujas e infestadas.
Eles podem até estar com fome. Eles viajam por muitas semanas, crianças morrendo enquanto passam por um país supostamente feliz e livre.
E quantos chegarão ao seu destino? Quantos morrerão no caminho de doenças, infestações, anseios? 
Quando finalmente chegarem ao final da rota desses deportados em algum lugar distante da Ásia, ficarão presos em cabanas podres de lama, famintos, exaustos, ironicamente forçados a admirar o paraíso dos trabalhadores felizes e cantar esta canção:
Um homem permanece como o mestre Sobre sua vasta pátria
8 de agosto de 1940
Nossa visita ao papai foi adiada dia após dia. Agora não temos mais muitas férias de verão, mas ainda estamos indo.
O que importa que eles tenham destruído terras, que tenham dividido irmãos, enviado filhos para longe de suas mães? 
O que importa que eles digam "Isto é meu" ou "A fronteira está aqui"? As nuvens, os pássaros e o sol riem dessas fronteiras, dos seres humanos, de suas armas. 
Eles vão e voltam, contrabandeando chuva, folhas de grama, raios de sol. E ninguém sequer pensa em bani-los. 
Se ao menos tentassem, o sol iria explodir em gargalhadas e eles teriam que fechar os olhos. 
As nuvens, os pássaros e o vento seguiriam. O mesmo faria uma pequena alma humana, e muitos dos meus pensamentos.
21 DE AGOSTO DE 1940 - Cerca de um terço dos moradores de Horodenka, uma cidade de cerca de 9.000 habitantes, são judeus. Alemães e ucranianos vão atirar na maioria deles; apenas uma dúzia ou mais escapará.
21 de agosto de 1940
Papai veio nos buscar em Horodenka. Tivemos que andar quatro horas em uma carroça puxada por cavalos. Eu senti tanto a falta dele. 
Você não pode chamá-lo de outra coisa senão saudade. Eu tenho saudades de alguém próximo! Estou envolvido por essa ternura estranha.
22 de agosto de 1940
Passei metade da noite chorando. Sinto muito pelo papai, mesmo que ele continue assobiando alegremente. Eu disse a ele, quase chorando: "Eu sei, papai, que você teve os melhores sonhos, mas este não é o seu lar".
21 de setembro de 1940
Eu conheci um garoto chamado Zygmunt S. hoje. Nora admitiu que gostava dele, mas como sabia que ele era o meu tipo, deixou para lá. 
Nora tem Natek fofa e doce e Irka tem Maciek. E? Não sei no que vai dar e realmente não tenho muita confiança em mim. 
12 DE OUTUBRO DE 1940 - Os alemães decretam a construção de um gueto judeu em Varsóvia.
12 de outubro de 1940
Hoje é Yom Kipur, o Dia da Expiação. Ontem todo mundo saiu de casa; Eu estava sozinha com velas acesas sobre a mesa em um enorme castiçal de latão. 
Ah, um único momento de solidão. Eu era capaz de pensar em todas as coisas que se perdem no turbilhão diário.
Eu me fiz a mesma pergunta que fiz no ano passado: mamãe, quando eu vou te ver de novo? Quando eu vou te abraçar e contar o que aconteceu e Bulus [apelido de Renia para a mãe], como estou me sentindo terrível? 
E você me dirá: "Não se preocupe, Renuska!" Só você pode dizer meu nome de maneira tão calorosa e terna.
Mamãe, estou perdendo a esperança. Eu olhei para aquelas velas acesas - mamãe, o que você está fazendo aí? Você também pensa em nós, em nossos corações partidos?
Vemos os meninos na cidade. Estamos perto. Vemos Maciek quase todos os dias. Zygus voltou da escola conosco hoje. 
Ele olhou diretamente para mim. Ele tem olhos muito poderosos e eu fiquei vermelha no rosto e não disse nada. 
Planejamos ir a uma festa em breve - vou me divertir? É mais provável que Nora se divirta do que eu, já que alguém está apaixonado por ela. Eu não acredito em nada. A menos que Bulus venha.
Tumblr media
19 de outubro de 1940
Sentamos um em frente ao outro no clube russo esta semana. Ele olhou para mim, eu olhei para ele. Assim que desviei os olhos dele, pude sentir seus olhos em mim. 
Então, quando ele me disse duas palavras, fiquei louco, cheio de esperança. Eu senti como se um sonho estivesse se tornando realidade, como se o cálice estivesse bem nos meus lábios.
Mas o cálice ainda está longe. Muita coisa pode acontecer antes dos lábios tocarem nos lábios. Tantas coisas podem acontecer para impedi-los de se tocar. 
Este é o mais próximo que eu já experimentei de um amor verdadeiro, porque minha vítima está realmente olhando para mim e dizendo duas palavras. (A propósito, Holender vai se casar! Bem, eu não estou mais interessada nele. Não tenho há muito tempo).
23 de outubro de 1940
Esta é uma semana de competição, então estou pensando nisso mais do que em Zygus. Não tive sorte com ele, mas se tudo mais falhar, sempre terei você!
31 DE OUTUBRO DE 1940 - O oficial do governo polonês Jan Stanczyk afirma que "os judeus como cidadãos da Polônia serão, na Polônia libertada, iguais em relação aos direitos e responsabilidades de todos os poloneses".
NOVEMBRO DE 1940 - A construção é concluída no muro de três metros de altura em torno do gueto de Varsóvia. Um pé adicional de arame farpado acabará por coroar a parede.
6 de novembro de 1940
Ganhei o primeiro lugar na competição! Zygus me parabenizou. Ele era simplesmente lindo. Todas as minhas esperanças reverberaram em mim. Oh, que triunfo.
Então eu fui para aquela festa miserável. Eu fiquei lá sozinha enquanto Nora estava dançando. Eu deixei. Andei pelas ruas molhadas, tentando não chorar alto. Pensei: 
"Hoje à noite venci no nível espiritual, mas perdi na vida". Jurei que nunca mais iria a uma festa. 
Mas não, eu vou! Tímida ou não, preciso vencer nesta outra arena. Mesmo que isso signifique que minha alma perderá, deixe a vida ganhar!!!
18 de novembro de 1940
Hoje estou sob o feitiço de um filme chamado Jovem Pushkin. Pushkin é meu novo herói. Estou começando a me perguntar se talvez seja melhor ser famosa do que feliz depois de tudo.
Quando Pushkin estava no ensino médio, ele não estudou nada. Ele se encontrava com as outras crianças, passeava à luz da lua em noites perfumadas, pegava nenúfares brancos para sua amante. Ele chorou, sonhou, amou. Pushkin! Pronuncio o seu nome com reverência.
Mas eu nunca poderia me tornar famosa assim. Eu tenho sido como um diabrete de rua há quatro anos. Tudo o que vejo são paralelepípedos cinzentos e rachados e lábios rachados e sedentos.
Eu não vejo o céu, porque o céu é apenas um pedaço de nuvens empoeiradas e mofadas. 
Tudo o que vejo são cinzas e fuligem que sufocam, que corroem os olhos, que sufocam a respiração. Nenhuma revolução será capaz de consertar isso. Nada será capaz.
Mais tarde naquele dia
Meu romance parece ter terminado. Que idiota estúpido, bruto e arrogante. Ele gosta de brincar comigo. Mas você sabe o que? Ele não vale a pena que eu escreva sobre ele. 
20 de novembro de 1940
Eu tive minha vingança hoje. Escrevi para ele um poema ofensivo. Ele ficou irritado. Agora ele vai me deixar em paz. Eu não suporto ele.
"Rhymester" é o que ele me chamou hoje. Eu queria estar morto! Não, isso não importa. Estou tão triste ... tão triste.
DEZEMBRO DE 1940 - Um relatório do governo polonês no exílio estima que 410.000 pessoas foram trancadas dentro do gueto de Varsóvia.  
8 de dezembro de 1940
De repente, eu o amo como uma louca. Apenas pense, tudo estava prestes a ficar adormecido e hoje voltou à vida. 
Nada aconteceu - mas ainda assim! Ele brincou com meu capuz, acariciou-o e chegou mais perto! Zygus maravilhoso, maravilhoso, tão maravilhoso!!!
Ei, vamos beber nosso vinho Vamos beber de nossos lábios E quando o copo secar Vamos mudar para beber sangue Querendo e desejando Inspiração e amor ardendo Deixe-os começar um fogo Deixe a raiva queimar como pira Mas lembre-se, garota, que chamas viajam em suas veias que sangue pode explodir você por dentro Querendo e desejando Inspiração e amor ardendo Deixe-os começar um fogo Deixe a raiva queimar como pira Tanto vinho e lábios são vermelhos Uma vida antes de você estar morto Nossos corações estão famintos, jovens, em chamas Somente um para o outro bater . Lembre-se, garota, que chamas viajam em suas veias
10 de dezembro de 1940
Sabe, quando vejo Zygus, tenho uma sensação agradável e feliz que é desagradável ao mesmo tempo. 
Algo me paralisa. Ah, esse idiota, se ele soubesse o quanto eu o amo. Há um fio invisível nos conectando. 
Pode quebrar, mas não ... Se pudéssemos realmente ficar juntos, seria maravilhoso e terrível ao mesmo tempo! Eu não sei. Não tenho ideia do que está acontecendo comigo. 
18 DE DEZEMBRO DE 1940 - Hitler assina a Diretiva 21, a primeira ordem para invadir a União Soviética. A diretiva enfatiza a necessidade de "esmagar a Rússia soviética em uma campanha rápida" e evitar ser arrastada para o leste no vasto interior da URSS. A invasão não ocorre até junho de 1941.  
25 de dezembro de 1940
Ontem foi seu aniversário Bulus. Este foi o seu segundo aniversário que não passamos juntos. Quando esta tortura finalmente terminará?! Meu desejo fica mais forte, me sinto cada vez pior. 
Às vezes me sinto tão vazio que parece que minha vida está quase acabando - quando, de fato, minha vida está apenas começando. Não consigo ver nada à minha frente. 
Não há nada, apenas sofrimento e luta, e tudo vai acabar em derrota. Eu rio durante o dia, mas é apenas uma máscara (as pessoas não gostam de lágrimas).
28 de dezembro de 1940
Zygus vai estar no show de variedades! De fato, ele e eu estaremos na mesma cena, lendo da mesma página. 
Irka diz que ele ouviu com admiração quando cantei dísticos. (Eu pensei o contrário, mas tudo bem!)
Quando fomos para a aula, ele pegou minha mão! Parecia que minha mão não me pertencia. Ou foi, mas parecia totalmente diferente da minha outra mão. 
Alguns calafrios subiram e desceram. Mais cedo, quando ele estava lá lendo sua parte, eu não conseguia desviar os olhos de seus maravilhosos lábios vermelhos, tenho vergonha de admitir.
31 de dezembro de 1940
Véspera de Ano Novo! Nós colocamos no show de variedades. Eu recebi uma ótima resposta da plateia. Nos bastidores, Zygus tirou minha capa e desembaraçou meu cabelo.
Ele é tão maravilhoso, divino, tão charmoso. Quando eu estava indo embora, ele correu até mim e perguntou se eu iria a uma festa com ele amanhã. 
Foi tão emocionante; Eu contei tudo para Nora. Mas ela e Maciek não estão mais tão perto, então ela me inveja. Eu sinto muito por ela.
Hoje é o último dia de 1940. Amanhã é o começo de um novo ano, que trará novos arrependimentos, novas risadas (talvez), novas preocupações, novas lutas.
Meu maior desejo é recuperar minha pobre e amada mãe. Também desejo boas relações políticas e que "algo" aconteça com Zygus. Quero que este novo ano seja alegre e feliz.
Tumblr media
Os nazistas forçaram os judeus que moravam no lado alemão de Przemysl a atravessar a ponte ferroviária sobre o rio San e a se mudar para o lado ocupado pela Rússia. (Ilustração de Lauren Simkin Berke)
3 de janeiro de 1941 
Então, como foi a festa? Tudo foi doce. Qual foi o melhor momento? Foi quando ele falou comigo enquanto estávamos dançando? 
Ou quando ele passou o braço em volta de mim enquanto eu tropecei durante uma valsa? 
Ou quando ele sorriu maravilhosamente e perguntou: "Renia, por que você está fugindo de mim?" Ele cheirava tão incrível! E quando ele me tocou ... brrr ... ah ... que ótimo! Tão doce, tão bom! Sentamos e conversamos juntos. 
Que noite. Está nevando o dia todo. Mas eu passaria por qualquer tempestade de neve, furacão, chuva com ele - desde que estivéssemos juntos. 
Meu maravilhoso, meu menino de ouro, meu amante. Preciso terminar um trabalho para entregar amanhã, mas só quero ver Zygus. 
Eu estou ficando louca. E, ao mesmo tempo, não quero vê-lo, porque estou com tanto medo de que algo dê errado, que essa lembrança maravilhosa, doce e perfumada seja estragada.
9 de janeiro de 1941
Hoje uma bola acertou meu maravilhoso e querido Zygus na mandíbula; Foi tão ruim que ele se agachou de dor. Meu pobre querido! 
Depois disso, eu disse a ele que estava chateada durante a partida. Ele perguntou: 
"Por quê?" Eu disse: "Porque sim." Ele insistiu: "Por quê?" Eu disse: "Eu estava apenas chateada. Deixe me ser assim!"
Ele estava otimista o tempo todo, murmurando algo em iídiche. Ele está planejando estudar medicina e disse: 
“Renia, o que faremos no próximo ano? Você virá para Lwow e nós estudaremos juntos". 
Se pelo menos mamãe estivesse aqui, eu poderia facilmente contar esses dias como os meus mais felizes até agora. (Ele é apenas um pouco malcriado, não como os outros garotos, que são vulgares.)
20 de fevereiro de 1941
Eu sonhei com Mamma a noite toda. Zygus e eu estávamos resgatando ela, procurando por ela em Varsóvia. Hoje lembrei-me de todas aquelas coisas dolorosas e ardentes.
Estou preocupada com o fim de semana; as coisas sempre dão errado então. Ajude-me, Deus Todo Poderoso. Ajude-me, meu único e verdadeiro amigo, minha maravilhosa, distante e próxima Mamma ...
26 de fevereiro de 1941
Eu não deveria mais duvidar dele. Ele não me perguntou hoje, tão docemente, se eu estava indo para o clube? Ele não veio apenas porque eu estava indo também? Ele não carregou minha mochila e me ajudou a descer as escadas?
Ele não esperou do lado de fora da escola? Quando compartilhei minha halvah com ele, ele pegou um pedaço sem perguntar - era tão íntimo. Mas você sabe o que eu mais gosto de pensar?
Um momento doce quando meu Zygus me comprou um pãozinho e colocou um pedaço dele na minha boca. Além da doçura, havia algo de tão masculino, tão parecido com o marido.
Mamãe e você, Deus maravilhoso, me levem.
7 de março de 1941
Hoje, depois da aula, ele me empurrou (gentilmente) contra a parede e aproximou seus lábios dos meus. Ele disse: "O que devo fazer com esses olhos?" Eu disse a ele para me pegar óculos de sol.
Ele perguntou por que eu era tão malvada. Eu disse: “O que, Zygus? Eu sou malvada?” Ele pegou minhas mãos e repetiu docemente não, não, não! E ele perguntou sobre meus planos para amanhã.
Me sinto estranha. Eu poderia ir para o lugar dele. Tudo vai dar certo, pelo menos um pouquinho? Eu oro a Deus e Bulus. Peço sinceramente que cuide de mim.
18 de março de 1941
Zygus me pegou hoje às 18:00. Primeiro fomos ao Socialist Club, depois ao de Irka, depois voltamos para casa. Parecia que havia algo pairando entre nós, algo indescritível, algo não dito. Fiquei pensando em uma sinfonia inacabada.
Eu mal sou capaz de me controlar. Estou fervendo, estou fervendo, mal consigo parar de ... ah, sou tão descaradamente vulgar! 
Z. disse: "Eu esqueço tudo quando olho nos seus olhos." Ele fez um beicinho com seus maravilhosos lábios - tão, tão, tão doce! A sinfonia será concluída?
19 de março de 1941
Estou me sentindo culpada. Eu posso sentir algo poderoso crescendo dentro de mim. Preciso confessar para alguém ou ficarei louca. Todos os meus sentidos estão agitados:
Eu me sinto tão feroz, tão feroz com o amor O sangue quente está fervendo em minhas veias Eu estou tão bêbado de proximidade com cabeça quente, atordoada com chamas desejosas Meus sentidos me mandam se contorcendo Eles estão me amarrando, enredando Eu sei que sou como uma fera Meu auto-respeito diminuiu Eu desprezo, me degradei tanto Mas ainda assim eu entendo que como um cachorro, como um lince ferido, eu não posso mexer Meu coração se contorce, eu uivo por dentro, em um piscar de olhos Eu vou pular e partir selvagem chacoalhar tudo e bufar e gritar. Aqueles lábios vermelhos vão pelos meus lábios serem devastados. Eu estou em um frenesi, meu desejo e medo não são suaves Eu estou viva agora, eu não vou embora e eu quero ... Eu não posso ir ...
Isso é nojento, repulsivo, animalesco.
28 de março de 1941
Hoje fizemos uma longa caminhada. Foi tão bom - nós apenas conversamos, conversamos, conversamos. Ele me disse que iríamos juntos para a Riviera um dia, em algum lugar distante de outras pessoas, com "céu azul" - ao qual acrescentei "" e mar azul "- e ele terminou" e olhos azuis ". Uma caminhada longa e amigável como essa talvez seja ainda melhor do que ... Mas o que eu sei?
ABRIL DE 1941 - A taxa de mortalidade de prisioneiros judeus no gueto de Varsóvia excede 2.000 por mês pela primeira vez. Seu pico será em agosto, com 5.560 mortes.
27 de abril de 1941
Mamãe, eu estou tão triste. Você sabe, às vezes eu acho desculpas para Zygus. Por exemplo, ele não veio me ver e eu disse que era só porque ele estava se sentindo tímido (ele fica facilmente envergonhado!). 
Hoje, a pobre e querida Vovó fez uma tentativa desajeitada de me ajudar a me sentir melhor, mas, em vez disso, apenas dilacerou meu coração já sangrando. Vai demorar um pouco para curar. Não sei por que esse dia está tão sujo.
ABRIL DE 1941 - As forças do Eixo se aprofundam na Europa Oriental, conquistando o Reino da Iugoslávia e dividindo-o entre si.
30 de abril de 1941
Eu sou a pessoa mais infeliz. Por que Zygus providenciou para levar Irka para uma festa? Por que ele quer me irritar? 
Você sabe, eu vou de qualquer maneira. Vou me deixar torturar. Eu não posso simplesmente desistir completamente.
10 de maio de 1941
Viva o mês de maio! Estou me sentindo renovada. Fomos ao cinema e nos sentamos estreitamente entrelaçados. Zygus gosta de ler meus poemas. Ele diz que um dia serão publicados. Ele é geralmente maravilhoso e eu o amo! Isso me sufoca tanto.
13 de maio de 1941
Toda a minha vida está inflando em mim, todos os meus 17 anos. Todas as minhas emoções estão se acumulando em um monte de folhas secas, e Maio é como combustível derramado naquele monte.
E está crescendo, crescendo, apenas uma faísca e vai explodir, as chamas vão estourar no céu. 
Deixe o coração, o cérebro, a mente, o corpo pegarem fogo, deixe que haja apenas conflagração e calor - e desejo de queimar, lábios em brasa ...
Eu perdi o controle da minha mente? Faltam apenas três dias para o final do semestre! Estou vagando por aí, sonhando acordada, ruminando. 
Eu não estou estudando para os meus exames. Eu não posso! Os olhos de Zygus são verdes, mas seus lábios são os mais bonitos. Que lábios incríveis!
Tumblr media
18 de maio de 1941
Eu tive a mais maravilhosa noite de maio. Subimos as colinas ao longo dos caminhos. O San estava fluindo - poderoso, cintilante, vermelho no pôr do sol.
Nossos espíritos estavam tão conectados que não tenho certeza se algum contato físico poderia ter nos aproximado. É difícil até lembrar do que falamos. 
Eu só sei que quando eu mencionei algo sobre sua reputação, ele respondeu: "Então você não gostaria de um marido famoso?"
Eu estou realmente sem palavras, então apenas imagine silêncio, vegetação, maio, pôr do sol e fogos de artifício, e nós dois, apaixonados.
Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
11 de junho de 1941
Zygus passou no exame final da escola hoje! Ele estava tão maravilhoso hoje! Muito, muito terno e muito querido.
20 de junho de 1941
Tivemos outra noite maravilhosa. As estrelas começaram a surgir, a lua flutuou e nos sentamos um ao lado do outro e conversamos. 
Quando partimos, estava escuro; não conseguimos encontrar o caminho. Nos perdemos. Foi tudo tão repentino e inesperado, doce e intimidador - ele disse: 
"Renuska, me dê um beijo" e, antes que eu percebesse, aconteceu. Ele queria mais tarde, mas eu não podia, estava tremendo por toda parte.
Z. disse: "Podemos fazer isso de novo agora ou amanhã". Eu me sinto tão estranho e agradável. 
Era tão leve, ilusório, etéreo, delicado. Como isso aconteceu? Agora não preciso mais pensar e sonhar.
21 de junho de 1941
Eu amo aqueles olhos verdes. Nós nos beijamos pela segunda vez hoje. Era tão bom, mas você sabe, não era ardente ou selvagem, mas de alguma forma delicada e cuidadosa, quase com medo - como se não quiséssemos extinguir algo que estava crescendo entre nós. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
26 de junho de 1941
Eu não sei escrever. Estou fraca de medo. Guerra de novo, guerra entre a Rússia e a Alemanha. 
Os alemães estavam aqui, depois se retiraram. Dias horríveis no porão. Querido Senhor, me dê minha mãe, salve todos nós que ficamos aqui e aqueles que escaparam da cidade nesta manhã. Salve-nos, salve Zygus.
Eu quero tanto viver. Estou me humilhando diante de você e implorando em nome de todos nós. Esta noite vai ser terrível. Eu estou assustada. 
Acredito que você vai me ouvir, que não vai me deixar nesta hora terrível. Você me salvou antes, me salve agora. Deus, obrigado por me salvar.
Não sei o que vai acontecer conosco. Quase toda a cidade está em ruínas. Um pedaço de estilhaço caiu em nossa casa. Foram dias terríveis. 
Por que tentar descrevê-los? Palavras são apenas palavras. Eles não podem expressar como é quando toda a sua alma se apega a uma bala zunindo. 
Quando toda a sua vontade, toda a sua mente e todos os seus sentidos pairam nos mísseis voadores e imploram: "Não nesta casa!" 
Você é egoísta e esquece que o míssil que sente sua falta atingirá outra pessoa.
Querido Diário! Quão precioso você é para mim! Quão horríveis foram os momentos em que te abracei no meu coração!
E onde está Zygus? Eu não sei. Acredito, fervorosamente, que nenhum dano lhe ocorreu. Proteja-o, bom Deus, de todo o mal. 
Tudo isso começou quatro horas depois do momento em que ele me mandou o último beijo até a varanda. 
Primeiro, ouvimos um tiro, depois um alarme e depois um uivo de destruição e morte. Também não sei onde Irka e Nora estão, onde está alguém.
É isso por hoje à noite; Está ficando escuro. Deus, salve a todos nós. Faça com que a mamãe venha e deixe que não haja mais miséria.
30 DE JUNHO DE 1941 - As forças alemãs capturam Lwow e seus arredores dos soviéticos. Os judeus são obrigados a usar braçadeiras estampadas com a Estrela de Davi.
JULHO DE 1941 - Os massacres do Ponary começam em Vilna, uma cidade judia predominantemente polonesa. Nazistas e lituanos juntos acabarão matando 70.000 judeus lá. 
1 de julho de 1941
Estamos todos vivos e bem. Todos nós, Nora, Irka, Zygus, meus amigos, minha família. Amanhã, junto com todos os outros judeus, terei que começar a usar uma braçadeira branca. 
Para você, continuarei sempre a mesma Renia, mas para outros me tornarei alguém inferior: uma garota usando uma braçadeira branca com uma estrela azul. Eu serei um Judeu.
Não estou chorando ou reclamando. Eu me resignei ao meu destino. Parece tão estranho e triste. 
Minhas férias escolares e meus encontros com Zygus estão chegando ao fim. Não sei quando o verei novamente. Nenhuma notícia sobre Mamma. Deus proteja a todos nós.
Adeus, querido diário. Estou escrevendo isso enquanto ainda sou independente e livre. Amanhã serei outra pessoa - mas apenas do lado de fora. 
E talvez um dia eu te cumprimente como outra pessoa ainda. Conceda-me isso, Senhor Deus, eu acredito em você.
3 de julho de 1941
Nada de novo até agora. Usamos as braçadeiras, ouvimos notícias aterrorizantes e consoladoras e nos preocupamos em sermos selados em um gueto.
Ele me visitou hoje! Eu pensei que iria enlouquecer de alegria e ... confusão. Ele está trabalhando na clínica,  fazendo curativos. Ele é doce e maravilhoso, como sempre.
É uma pena que ele não possa ir para a universidade agora. Ele seria um excelente médico. Mas ele será um de qualquer maneira, você verá. 
Nós combinamos de nos encontrar amanhã na clínica. Parece um pouco estranho, mas porque não? Mesmo agora que estamos usando essas braçadeiras - a coisa é estar com ele.
Eu quero que Bulus venha com todo o meu coração. Deus, traga mamãe, deixe-a estar conosco para melhor e para pior. Zygmunt é maravilhoso. Você vai me ajudar, Bulus e Deus!
9 de outubro de 1941
Eu estava com mamãe e parecia maravilhoso, extraordinário. Para outras meninas, é natural passar tempo com as mães. 
Mas, novamente, minha mãe também é diferente. Ela é como uma amiga, uma colega. Agora estou de volta ao outro lado, desejando-a novamente.
Eu acredito em Deus, em você e em Mamma. Eu acredito que será como Zygus diz. Nós vamos sobreviver a esta guerra de alguma forma, e mais tarde ... ah, será realmente como ele diz?
Sou apenas uma das milhões de garotas caminhando por este mundo - mais feia que algumas, mais bonita que outras, mas ainda assim, diferente de todas elas. 
Zygus também é diferente de todos os outros. Ele é tão sutil e sensível. Mamãe, por que você me diz que eu não deveria me afogar em seus olhos verdes? Você não vê que eu já me afoguei?
15 DE OUTUBRO DE 1941 - Os nazistas começam a deportar judeus austríacos para guetos na Polônia ocupada. 
 OUTONO DE 1941 - Em Przemysl, os nazistas declaram uma área chamada Garbarze como o distrito oficial dos judeus. É delimitada por três lados pelo rio San e por outro por linhas ferroviárias. As autoridades finalmente obrigam judeus de outros bairros a se mudarem para lá. 
7 de novembro de 1941
Gueto! Essa palavra está tocando em nossos ouvidos. Não sabemos o que vai acontecer conosco, onde eles vão nos levar. 
Fomos obrigados a deixar nossos apartamentos antes das 14h com 25 kg de pertences. 
Talvez haja um gueto, mas parece que definitivamente teremos que sair das ruas principais de qualquer maneira.
Às 10:30 da noite passada, de repente a campainha tocou e quem estava lá? A polícia! Pressionei minhas mãos no meu rosto e te liguei, oh Deus, e você me ouviu. 
Era um policial da nossa antiga vila e ele se deixou subornar. Lembrei-o dos bons tempos, dos amigos, dos prazeres e, de alguma forma, funcionou. 
E agora estou perguntando a você, ó Grande, estou perguntando a você - eu, um grão de poeira, eu, sem pai ou mãe aqui ... ouça a minha súplica!
24 de novembro de 1941
Bulus chegou na sexta-feira e saiu hoje! Ela não gosta de Zygus, talvez porque prefira que ele seja ariano. Ela me avisou para não levar esse relacionamento muito a sério.
É estranho, mas depois desses conselhos, sinto que estou me afastando dele, que simplesmente não gosto dele e tenho medo dele. Às vezes Bulus está errada, e ela não o conhece. Mas às vezes ela está certa!
Porque sua natureza assertiva - que agora acho tão atraente - não me atormentará um dia? Ele não fará o que bem entender comigo e consigo mesmo? 
Alguma Halina ou Lidka não envenenarão minha vida? Tudo acabaria então. Eu só teria mais uma casa pela frente: a sepultura.
Por que estou tão brava, sério? É por causa do que Bulus disse? Não, ainda quero que ele seja meu marido. Mamãe diz que você não deve querer tanto, porque pode não conseguir.
Acho que talvez Deus ouça meu pedido sincero e feminino. Sim, pode acontecer! 
Deus, que meus sonhos continuem se tornando realidade. Eu serei muito grata. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
26 de novembro de 1941
Depois que Bulus partiu, sonhei que tinha uma discussão a noite toda com Zygus. Eu nem sei do que estava com raiva. 
Z. estava muito doce e terno hoje e fiquei irritado comigo mesmo. Ou talvez seja como mamãe diz. Talvez eu seja infeliz. Mas estou pronto para desistir do meu sonho?
Tumblr media
Renia com Zygmunt Schwarzer. “Agora me chamo Sra. Schwarzer o tempo todo, mesmo na frente de Zygmunt”, escreveu ela feliz em 1941. (Ilustração de Lauren Simkin Berke)
19 de janeiro de 1942
Era o aniversário dele hoje. Dei-lhe uma coleção de poemas e ele ficou tão emocionado! Eu não sabia que isso o agradaria tanto. 
Perguntei o que ele gostaria que eu desejasse. Ele disse para nós sobrevivermos a essa guerra sem nos separarmos. Eu também quero isso? Não quero que nos separemos. 
Como Z. colocou, os poemas nos conectam. Que bom que ele entende isso. Os poemas conectam almas e elevam o amor. Deus, obrigado e que meus sonhos se tornem realidade.
25 de março de 1942
Eles estão fechando nosso trimestre; eles estão levando as pessoas para fora da cidade; há perseguições, ilegalidade. E acima disso - há primavera, beijos, carícias doces, o que me faz esquecer do mundo inteiro.
20 de abril de 1942
Hoje é o aniversário do Führer. Eu quero gritar com todas as minhas forças.
Como você pode se apaixonar por 18 meses? Tudo é real, pulsante, fervilhando de vida, amor e juventude. 
Sinto como se estivesse andando de carruagem ou correndo contra o vento e a chuva. Não consigo recuperar o fôlego, não consigo encontrar palavras. 
Eu posso dissolver em minha própria ternura, meu próprio carinho. Hoje eu estava realmente pronto para estrangulá-lo, mas o que eu faria então? 
Zygus, eu estou realmente escrevendo isso para você e você! Eu abri meu coração para você e você é muito querida para mim! 
Estou feliz, feliz e leve e ... Sonhos! Sonhos estúpidos, loucos e maravilhosos!
MAIO DE 1942 - A cerca de 595 quilômetros de Przemysl, em Treblinka, os nazistas ordenam a construção de um campo de extermínio. Nos dois anos em que os nazistas operam, 870.000 a 925.000 pessoas serão mortas lá.  
11 de maio de 1942
Passei o dia com Nora hoje. Sua atitude em relação ao amor é leve, enquanto a minha é séria. Ela diz que isso vai me deixar infeliz. 
Talvez, mas sei que não posso fazer de outra maneira. Depois da nossa conversa, eu estava exausta e tive uma dor de cabeça. E esse gueto, essa situação, essa guerra ... Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
12 de maio de 1942
Algum tipo de febre tomou conta da cidade. O espectro do gueto voltou. Fico feliz por estar chorando agora, quando ninguém pode me ver. 
Eu gritei hoje: "Oh, Deus, eu quero que o momento deles me levarem embora chegue logo!"
Não, eu não quero isso! Senhor, perdoa-me! Mas minha alma estava tão amarga que eu senti que isso talvez fosse o melhor. 
Mamma nos escreve que as crianças estão sendo levadas para o trabalho forçado. Ela me disse para fazer as malas. 
Ela quer estar conosco e, ao mesmo tempo, quer enviar uma carta oficial a papai pedindo divórcio.
Eles nunca vão consertar isso. Mamãe se casará novamente e eu nunca mais voltarei à porta da casa dos meus pais. 
O marido dela será um estranho. E papai me escreveu dizendo que não tinha certeza se iria me ver de novo!
Papai, você é um judeu azarado, assim como eu, trancado no gueto. Santo Deus, você pode me salvar? Você pode salvá-los? Todos eles. Oh, por favor, faça um milagre!
A vida é tão miserável. Mas meu coração ainda se enche de tristeza, quando penso ... vou morrer? O que nos espera no futuro? 
Oh, Deus Todo-Poderoso! Muitas vezes perguntei a você e você me ouviu - por favor, ponha um fim à nossa miséria.
Eu me sinto melhor agora; é tão bom chorar. As pessoas dizem que agora a comida é a coisa mais importante. 
Eu jantei bem e me sinto muito mal. Não estou com fome, mas estou com fome pela proteção de alguém.
E Zygus? Sim, talvez seja por isso que não quero me despedir da vida. Mamãe, não se prenda por mim. Você terá sua própria vida agora. Você pode até ter mais filhos.
Eu realmente não contava que teríamos uma casa juntos no futuro; Eu apenas tive esse sonho tímido e ingênuo. 
Não estou realmente desapontada, apenas olhei em volta para o mundo e isso me assustou com o seu vazio.
E mamãe, tão querida, estará com um homem que é um estranho para mim. Não estou mais chorando. 
O homem com quem estarei será um estranho para ela. A vida une as pessoas e depois as separa.
20 de maio de 1942
Ontem, Z. veio me buscar no meu trabalho na fábrica e saímos de mãos dadas. Os pomares estão florescendo, maio está brilhando com seu céu azul e eu também estou brilhando de alegria. Eu me sinto como sua filha e eu gosto muito!
23 de maio de 1942
Algo tem me incomodado terrivelmente nos últimos dias. Eu sei que Nora está pensando em como será quando meu romance terminar. 
Ela está me acusando de levar isso muito a sério e (ela tem uma visão clara disso?) ela faz meu coração doer. 
Eu sei que ela duvida se Z. realmente me ama. Eu sei isso; Eu posso sentir isso.
E Zygus às vezes diz algumas coisas sem perceber e isso me machuca tanto. Às vezes, quando me incomoda demais, penso em fugir. 
Mas quando eu o seguro com força, quando ele está perto, tão perto, sinto que não seria capaz de me separar dele nem por todos os tesouros do mundo. Isso significaria desistir da minha alma.
Nora, você está errada. Você é diferente, mas eu ficaria sem nada.
Quando Z. é bom para mim, tudo é bom, brilhante e cheio de sol. É uma pena que o mês esteja prestes a terminar. 
As noites estão cheias de estrelas. Elas são tão apaixonantes e eu sonho tanto, eu sonho, eu sonho.
2 de junho de 1942
Agora eu sei o que a palavra êxtase significa. É indescritível; é a melhor coisa que duas criaturas amorosas podem alcançar. 
Pela primeira vez, senti esse desejo de me tornar um, ser um corpo e ... bem ... sentir mais, eu poderia dizer. 
Morder, beijar e apertar até o sangue aparecer. E Zygus falou sobre uma casa e um carro e sobre ser o padrinho para mim.
Senhor Deus, sou muito grato a você por esse carinho, amor e felicidade! Estou escrevendo essas palavras de maneira diferente, sussurrando-as em minha mente para não assustá-las ou explodi-las. 
Não quero pensar em nada, só quero tanto, tão apaixonadamente como ... você sabe. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
3 DE JUNHO DE 1942 - OS nazistas matam todos os residentes judeus no bairro de Zasanie, em Przemysl, no lado oeste do rio San.
JUNHO DE 1942 - Cerca de 5.000 judeus de várias outras cidades polonesas são deportados para Przemysl.
6 de junho de 1942
Eu desejo com cada pedacinho do meu corpo, meus pensamentos, minha imaginação. Até o livro mais inocente me excita. Ah, eu luto com esses sonhos nojentos. 
Eu não vi Zygus hoje, ele está sobrecarregado, cansado e fraco. É muita sorte, porque agora estou cheia de energia. Minha ganância pela vida me torna feroz. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
7 de junho de 1942
Estou em paz. Nora e eu fizemos uma longa caminhada até o fundo do quarto e conversamos. 
Ela foi a primeira pessoa a quem eu contei. Percebi que esse fardo estava me atormentando. Eu me senti em paz.
Onde quer que eu olhe, há derramamento de sangue. Que pogroms terríveis. Há matança, assassinato. 
Deus Todo-Poderoso, pela enésima vez que me humilho na sua frente, ajude-nos, salve-nos!
Senhor Deus, vamos viver, eu te imploro, eu quero viver! Eu experimentei tão pouco da vida. Eu não quero morrer Eu tenho medo da morte. 
É tudo tão estúpido, tão mesquinho, tão sem importância, tão pequeno. Hoje estou preocupada com a minha aparência; amanhã eu posso parar de pensar para sempre.
Pense, amanhã nós podemos não ser Uma faca fria de aço Deslizará entre nós, você vê Mas hoje ainda há tempo para a vida Amanhã o sol pode ser eclipsado Balas podem rachar e rasgar E uivar, calçadas inundadas Com sangue, sujo e fedido escória, lavagem de porco Hoje você está vivo Ainda há tempo para sobreviver Vamos misturar nosso sangue Quando a música ainda avança A música da inundação selvagem e furiosa Trazida pelos mortos-vivos Ouça, todos os meus músculos tremem Meu corpo por sua proximidade atrapalha Supõe-se para ser um jogo de estrangulamento, essa não é a eternidade suficiente para todos os beijos.
14 de junho de 1942
Está escuro, não consigo escrever. Pânico na cidade. Tememos um pogrom; tememos deportações. Oh Deus Todo Poderoso! Ajude-nos! 
Tome conta de nós; nos dê sua bênção. Vamos perseverar, Zygus e eu, por favor, vamos sobreviver à guerra. Cuide de todos nós, das mães e crianças. Amém.
18 DE JUNHO DE 1942 - A Gestapo reúne mais de 1.000 homens judeus em Przemysl e os envia para o campo de trabalho de Janowska. Os agentes assassinam inúmeros membros das famílias dos prisioneiros.  
19 de junho de 1942
Deus salvou Zygus. Oh, estou fora de mim. Eles levavam as pessoas a noite toda. Eles reuniram 1.260 meninos. Há tantas vítimas, pais, mães, irmãos. 
Perdoe-nos nossas ofensas, ouça-nos, Senhor Deus! Foi uma noite terrível, terrível demais para descrever.
Mas Zygus estava aqui, meu doce, doce e amoroso. Foi tão bom; nos abraçamos e nos beijamos sem parar. 
Foi realmente tão deliciosamente agradável que valeu a pena todo o sofrimento. Mas às vezes acho que não vale a pena, que uma mulher amorosa tenha que pagar um preço muito alto. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
23 de junho de 1942
Ontem houve uma espécie de pogrom em nosso trimestre. Bulus escreveu e me disse para deixar a cidade com Zygus. 
Ela escreveu "juntos". "Juntos"! Seria tão delicioso, tão doce! Embora seja absurdo por enquanto. Mas hoje em dia, mesmo o maior absurdo pode se tornar realidade.
27 de junho de 1942
Bom, tranquilo, tranquilo, abençoado sábado à noite. Minha alma se acalmou. Por quê? Porque eu me aconcheguei contra ele, ele me acariciou e me fez sentir como sua pequena filha. 
Eu esqueci tudo de ruim. É uma pena que Zygus se foi agora. Eu poderia continuar deitada contra ele por um longo, longo tempo.
29 de junho de 1942
Zygus me diz coisas ruins. Ele me diz coisas doces também. Sou sempre mais bonita depois - com olhos brilhantes, lábios ardentes e bochechas coradas. Zygus também é o mais bonito da época. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
JULHO DE 1942 - A Gestapo estabelece um Judenrat , ou Conselho Judaico, para executar ordens nazistas na comunidade judaica de Przemysl. O Judenrat inclui médicos, advogados, rabinos e líderes empresariais.
5 de julho de 1942
Temíamos e finalmente aconteceu. O gueto. Os avisos saíram hoje. Supostamente, eles estão planejando deportar metade das pessoas. 
Grande Senhor Deus, tenha piedade. Meus pensamentos são tão sombrios, é um pecado sequer pensar neles.
Eu vi um casal de aparência feliz hoje. Eles estiveram em um passeio; eles estavam voltando, divertidos e felizes. 
Zygus, meu querido, quando iremos a um passeio como o deles? Eu te amo tanto quanto ela o ama.
Eu olhava para você da mesma maneira. Mas ela é muito mais feliz, é a única coisa que sei. 
Ou talvez - oh, Santo Deus, você está cheio de misericórdia - nossos filhos dirão um dia: "Nossa mãe e pai moravam no gueto". Oh, eu acredito fortemente nisso.
14 DE JULHO DE 1942 - Os nazistas estabelecem um gueto selado em Przemysl, ordenando que 22.000 a 24.000 judeus da cidade se movam dentro de seus limites no dia seguinte. Somente membros do Judenrat e suas famílias podem permanecer temporariamente em casas fora do gueto. Qualquer pessoa que ajude ou dê abrigo aos judeus está ameaçada de execução.
15 de julho de 1942
Lembre-se deste dia; lembre-se bem. Você dirá às gerações vindouras. Desde as oito horas de hoje, estamos trancados no gueto. 
Eu moro aqui agora. O mundo está separado de mim e eu estou separado do mundo.
Os dias são terríveis e as noites não são nada melhores. Todo dia traz mais baixas e eu continuo orando a você, Deus Todo-Poderoso, para me deixar beijar minha querida mãe.
Oh, Grande, nos dê saúde e força. Vamos viver. A esperança está murchando tão rápido. Há flores perfumadas na frente da casa, mas quem precisa de flores?
E Zygmunt - eu o vi à distância hoje, mas ele ainda não apareceu. Senhor, por favor, proteja sua querida cabeça. 
Mas por que não posso me aconchegar ao lado dele? Deus, deixe-me abraçar minha querida mãe.
16 de julho de 1942
Você provavelmente quer saber como é um gueto fechado. Bastante comum. Arame farpado por toda parte, com guardas vigiando os portões (um policial alemão e uma polícia judaica).
Deixar o gueto sem passe é punível com a morte. No interior, existem apenas nosso povo, entes queridos. 
Lá fora, existem estranhos. Minha alma está muito triste. Meu coração está tomado pelo terror.
Senti muita falta de Zygus hoje. Eu pensava nele o tempo todo. Eu ansiava tanto por suas carícias, ninguém sabe quanto. Afinal, enfrentamos uma situação tão terrível. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
18 de julho de 1942
Os dias passam. São todos iguais, como gotas de chuva. As noites são as mais agradáveis. Sentamos no quintal em frente à casa, conversamos, brincamos e - respirando a fragrância do jardim - consigo esquecer que moro no gueto, que tenho tantas preocupações, que me sinto só e pobre, que Z. é um estranho para mim, que, apesar de todo o meu desejo, não posso me aproximar dele.
Aqui, no quintal, as pombas arrulham. O crescente da lua flutua silenciosamente no céu. Eu estava à beira das lágrimas três vezes hoje. 
Culpei as condições de vida, mas o amor pode florescer em qualquer lugar. E, no entanto, sombras sempre voam no meu caminho. De onde vêm essas sombras? Meu coração dói tanto.
Não quero pedir a Deus mais nada, apenas a nossa sobrevivência. Sonho em colocar minha cabeça no peito de mamãe e chorar docemente. 
Mamãe não está aqui. Nora esta, então eu vou até ela e choro. Ela é uma alma querida, ela vai entender.
Não quero ver mais nenhum amigo. Irka disse que iria passar por aqui. Pra que? Eu não a suporto. É tudo estúpido, calculado, artificial. 
Tchau, querido diário, meu coração está pesado, como se fosse chumbo. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
19 de julho de 1942
Zygus, meu amado Zygus, é meu coração batendo novamente; ele é tão deliciosamente doce. 
O mundo é bom para nós, mesmo no gueto. Então hoje eu estou muito mais calma. Agora terei bons pensamentos sobre tudo!
Amanhã Nora completará 18 anos. Gostaria de dar a ela algo mais que um álbum e flores, algo que ninguém mais dará a ela. 
Prometi comprar-lhe uma câmera maravilhosa quando sairmos daqui e fazer caminhadas nas montanhas, para fazer a minha amiga feliz. Isso também me faria feliz.
20 DE JULHO DE 1942 - As autoridades alemãs exigem 1,3 milhão de zloty (aproximadamente US $ 250.000 em moeda de 1942) dos moradores do gueto de Przemysl para garantir "paz e sossego".
22 de julho de 1942
Eu tenho que escrever para silenciar a dor. Um tempo tão terrível e sombrio. Não sabemos o que o amanhã trará. Esperamos que as famílias sejam levadas embora.
Nem uma palavra de mamãe ou papai. Também não é bom com Zygmunt. Eu realmente não queria admitir que estou fervendo de raiva. 
Mas não consigo me conter. Tenho lágrimas nos olhos de dor e as pontas dos meus dedos estão formigando de raiva.
Não quero escrever sobre os detalhes, como posso escrever palavras ranzinzas, clamando, e qual é o objetivo? Será sempre o mesmo. Estou ressentido e impotente no amor.
Quando penso nisso, fico tão furiosa que não quero mais vê-lo novamente. Já tive o suficiente disso tudo. 
Cubro meus ouvidos com as mãos e fecho os olhos. Eu gostaria de usar meu sofrimento para criar sofrimento, para me tornar doente.
Mas nos meus sonhos, é completamente diferente. Meus sonhos são doces. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
24 DE JULHO DE 1942 - O Judenrat em Przemysl está autorizado a emitir 5.000 licenças de trabalho carimbadas que salvarão temporariamente os residentes do gueto da deportação.
24 de julho de 1942
Querido Deus, ajude-nos. Precisamos pagar nossa contribuição amanhã às 12 horas. 
A cidade está em perigo. Mas ainda tenho fé. Minha fé é profunda e eu imploro. Você nos ajudará, Bulus e Deus.
25 de julho de 1942
A polícia do gueto judeu veio ontem à noite. Ainda não pagamos tudo. Oh! Por que o dinheiro não pode chover do céu? Afinal, é a vida das pessoas. 
Tempos terríveis chegaram. Mamãe, você não tem ideia do quão terrível. Mas o Senhor Deus cuida de nós e, embora eu esteja terrivelmente assustado, confio nele.
Confio, porque nesta manhã um raio de sol brilhante atravessou toda essa escuridão. Foi enviado por minha mãe em uma carta, na forma de uma maravilhosa fotografia dela.
E quando ela sorriu para mim da foto, pensei que Deus Santo nos tem sob seus cuidados! 
Mesmo nos momentos mais sombrios, há algo que pode nos fazer sorrir. Mamãe, rogai por nós. Eu te mando muitos beijos. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
À noite!
Meu querido diário, meu bom e amado amigo! Passamos por momentos terríveis juntos e agora o pior momento está sobre nós. 
Eu poderia ter medo agora. Mas Aquele que não nos deixou então também nos ajudará hoje.
Ele vai nos salvar. Ouça, ó, Israel, salve-nos, ajude-nos. Você me manteve a salvo de balas e bombas, de granadas. Ajude-me a sobreviver! 
E você, minha querida mamãe, reze por nós hoje, reze muito. Pense em nós e que seus pensamentos sejam abençoados.
Mamma! Meus queridos, primeiro e único, tempos terríveis estão chegando. Eu te amo com todo o meu coração. Eu te amo; nós estaremos juntos novamente. 
Deus, proteja a todos nós e Zygmunt e meus avós e Ariana. Deus, nas tuas mãos eu me comprometo. Você vai me ajudar, Bulus e Deus.
Tumblr media
Anotações de Zygmunt no Diário
27 DE JULHO DE 1942 - O tenente Albert Battel, da Wehrmacht, toma uma posição incomum contra a deportação de judeus de Przemysl. Ele usa caminhões do Exército para resgatar até 100 trabalhadores armados judeus, juntamente com suas famílias, protegendo-os da deportação para o campo de extermínio de Belzec.
27 de julho de 1942
Está feito! Primeiro de tudo, querido diário, por favor, perdoe-me por entrar em suas páginas e tentar continuar o trabalho de alguém de quem não sou digno. 
Deixe-me dizer-lhe que Renuska não recebeu o carimbo de permissão de trabalho que precisava para evitar ser deportada, então ela precisa ficar escondida.
Meus queridos pais também foram recusados ​​com carimbos de permissão de trabalho. 
Juro por Deus e pela história que salvarei as três pessoas que são mais queridas para mim, mesmo que isso me custe minha própria vida. Você vai me ajudar, Deus!
28 de julho de 1942
Meus pais tiveram sorte de entrar na cidade. Eles estão se escondendo no cemitério. Renia teve que sair da fábrica. 
Eu tinha que encontrar um esconderijo para ela a qualquer custo. Eu estava na cidade até as 8 horas. Eu finalmente consegui.
29 de julho de 1942
A Aktion [deportação em massa] foi impedida por causa de uma disputa entre o exército e a Gestapo. 
Não consigo descrever tudo o que aconteceu nos últimos três dias. Não tenho energia para isso após 12 horas de corrida pela cidade.
Esses eventos me abalaram profundamente, mas não me quebraram. Eu tenho uma tarefa terrivelmente difícil. 
Eu tenho que salvar tantas pessoas sem ter nenhuma proteção para mim ou qualquer ajuda de outras pessoas. 
Esse fardo repousa apenas nos meus ombros. Eu levei Ariana para o outro lado.
30 de julho de 1942
Hoje tudo será decidido. Reunirei toda a minha força mental e física e alcançarei meus objetivos. Ou eu vou morrer tentando.
5 horas
Ao meio-dia, eles levaram nossos cartões para carimbar (junto com os cartões das esposas). Decidi arriscar meu documento, porque pensei que era minha última chance de salvar Renuska. Sem sorte! Eles ameaçaram me mandar para a Gestapo.
Depois de muito pedido, eles finalmente retiraram essa ameaça. Mas essa falsificação me custou meu trabalho gerenciando quartéis militares. Às 8 horas, vou descobrir se vou ou não ficar.
Na noite
Oh, deuses! Que horror! Foi tudo por nada! O drama durou uma hora. Não recebi meu cartão. Acabei de me matar ?! Agora estou sozinho. O que vai acontecer comigo?
Eu queria salvar meus pais e Renia, mas, em vez disso, acabei me metendo em mais problemas. Parece que o fim do mundo está aqui. Eu ainda tenho esperança.
31 de julho de 1942
Três tiros! Três vidas perdidas! Aconteceu ontem à noite às 22:30. O destino decidiu tirar meus queridos de mim. Minha vida acabou. 
Tudo o que posso ouvir são tiros, tiros tiros ... Minha querida Renusia, o último capítulo do seu diário está completo.
3 notes · View notes
brasilisnet · 4 years
Text
COMO UM DIÁRIO SURPREENDENTE DO HOLOCAUSTO RESSURGIU NA AMÉRICA
Tumblr media
Escondido durante 70 anos, uma nova contribuição inestimável para a literatura do Holocausto - o diário de Renia Spiegel - foi redescoberto dentro de uma gaveta em Nova York.
No dia 31 de janeiro de 1939, uma garota judia de 15 anos sentou-se com um caderno escolar em um apartamento apertado em uma cidade do interior da Polônia e começou a escrever sobre a sua vida.
Ela sentia falta da mãe que morava longe, em Varsóvia. Ela sentia falta do pai, que estava abrigado na fazenda onde sua família viveu. Ela sentia falta daquela casa, onde passara os dias mais felizes de sua vida.
O nome da garota era Renia Spiegel, e ela e sua irmã, Ariana, estavam morando com os avós naquele mês de agosto quando os alemães e os russos dividiram a Polônia.
A mãe delas estava presa do lado nazista; suas filhas estavam presas na fronteira, sob controle soviético. Nos anos seguintes, seu pai, Bernard, desapareceu e, mais tarde, acabou sendo dado como morto na guerra.
Ao longo de mais de 700 páginas, escrito entre os 15 e 18 anos, Renia escreveu histórias engraçadas sobre seus amigos, descrições encantadoras do mundo natural a sua volta, apelos solitários aos pais ausentes, confidências apaixonadas sobre o namorado e observações arrepiantes do maquina de propaganda das nações envolvidas naquela violência cataclísmica.
As páginas do caderno, com linhas azuis e rasgadas nas bordas, estão tão amassadas quanto o rosto da mulher velha que a garota poderia ter se tornado. Seu roteiro é delicado, com laços aos pés das letras maiúsculas e linhas delicadamente curvas para cruzar os T's.
Os leitores naturalmente comparam o diário de Renia com o de Anne Frank. Renia era um pouco mais velha e mais sofisticada, escrevendo com frequência tanto em poesia quanto em prosa.
Ela também estava vivendo no mundo em vez de em uma reclusão. A leitura de diferentes relatos em primeira mão nos lembra que cada um dos milhões de vítimas do Holocausto teve uma experiência única e dramática.
Numa época em que o Holocausto recuou até agora no passado e até os sobreviventes mais jovens são idosos, é especialmente poderoso descobrir uma voz jovem como a de Renia, descrevendo os eventos em tempo real.
Um diário é uma forma especialmente potente na era da informação digital. É uma "experiência de ritmo humano de como a mente de alguém funciona e como suas idéias se desdobram", diz Sherry Turkle, professora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que estuda o papel da tecnologia em nossas vidas.
Em muitas páginas contínuas, diz ela, os autores de um diário “param, hesitam, retrocedem, não sabem o que pensam”. Para o leitor, ela diz, esse engajamento prolongado no pensamento de outra pessoa produz empatia. E a empatia hoje em dia é escassamente perigosa.
Tumblr media
Parte superior esquerda: Renia em Zaleszczyki, Ucrânia (então Polônia), 1936. Parte inferior esquerda: Renia durante o período de colheita com Ariana e sua mãe em Zaleszczyki, 1936. Direita: Esta fotografia de Renia, aos 17 anos, foi tirada no inverno de 1941 em Przemysl, a pequena cidade no sul da Polônia, onde ela morava. (Cortesia da família Bellak)
A história que aprendemos na escola prossegue com lógica linear - cada cadeia de eventos parece óbvia e inexorável. Ler o diário de uma pessoa que está atrapalhando essa história é surpreendentemente diferente, mais como a experiência confusa de realmente vivê-la.
Em tempo real, as pessoas demoram a reconhecer os eventos que ocorrem ao seu redor, porque têm outras prioridades; porque esses eventos acontecem invisivelmente; porque as mudanças são incrementais e as pessoas continuam recalibrando.
O choque do diário de Renia é assistir uma adolescente com as preocupações padrão - amigos, família, trabalho escolar, namorado - chegar a uma consciência inescapável da violência que a envolve.
Tumblr media
Da esquerda para a direita: Renia em Przemysl, 1930; Renia em 1936; Renia com sua melhor amiga, Nora, em Przemysl, em 1938, um ano antes da Alemanha invadir a Polônia. (Cortesia da família Bellak)
Renia começou o seu diário se sentindo sozinha. Sua gregária e atrevida irmã de 8 anos, Ariana, era uma aspirante a estrela de cinema que havia se mudado para Varsóvia com sua mãe para que ela pudesse seguir sua carreira de atriz.
Renia havia sido enviada para morar com a avó, dona de uma papelaria, e o avô, empreiteiro de obras, em Przemysl, uma pequena cidade no sul da Polônia, cerca de 150 quilômetros a leste de Cracóvia.
Ariana a estava visitando no final do verão, quando a guerra estourou. As irmãs fugiram do bombardeio de Przemysl a pé. Quando eles voltaram, a cidade estava sob ocupação soviética.
Dois anos depois, quando os alemães se preparavam para invadir a União Soviética, Renia deu seu primeiro beijo com um judeu de olhos verdes chamado Zygmunt Schwarzer, filho de um médico e pianista de concertos.
Renia, Zygmunt e Maciek Tuchman, um amigo de Zygmunt (hoje conhecido como Marcel), tornaram-se uma espécie de trio. "Estávamos ligados um ao outro e vivendo a vida um do outro", lembrou Tuchman em uma entrevista recente em sua casa na cidade de Nova York.
Apenas duas semanas antes de seu aniversário de 18 anos, em junho de 1942, Renia descreveu o entendimento de "ecstasy" pela primeira vez com Zygmunt. Mas, à medida que o romance se intensificou, a guerra também.
"Onde quer que eu olhe, há derramamento de sangue", escreveu ela. "Há matança, assassinato". Os nazistas forçaram Renia e seus amigos e parentes judeus a usarem braçadeiras brancas com uma estrela de Davi azul.
Em julho, eles foram mandados para um gueto fechado, atrás de arame farpado, sob vigilância de guardas, com mais de 20.000 outros judeus. "Hoje, às 8 horas, fomos fechados no gueto", escreve Renia. "Eu moro aqui agora; o mundo está separado de mim e eu estou separado do mundo".
Zygmunt começou a trabalhar com a resistência local e, poucos dias depois, conseguiu tirar Renia e Ariana do gueto antes de um Aktion, quando os nazistas deportavam judeus para os campos da morte.
Zygmunt instalou Renia, junto com seus pais, no sótão de uma casa residencial onde seu tio morava. No dia seguinte, Zygmunt levou Ariana, de 12 anos, para o pai de sua amiga cristã.
Em 30 de julho, soldados alemães descobriram os pais de Zygmunt e Renia escondidos no sótão e os executaram.
Um Zygmunt angustiado, que se apegara ao diário durante o breve período de esconderijo de Renia, escreveu a última entrada em seu próprio roteiro irregular:
“Três tiros! Três vidas perdidas! Tudo o que posso ouvir são tiros, tiros. Ao contrário da maioria das outras notícias de crianças de guerra, a morte de Renia foi escrita na página de seu próprio diário.
Tumblr media
Parte superior esquerda: Renia em Skole, Ucrânia (então Polônia), na década de 1930. Parte inferior esquerda: Renia andando com o avô em Przemysl. Direita: Renia no rio Dniestr na década de 1930. Renia escreveu que adorava morar em uma bela mansão às margens do rio. (Cortesia da família Bellak).
Ariana escapou. O pai de sua amiga, membro da resistência, viajou com Ariana para Varsóvia, dizendo às autoridades da Gestapo que inspecionavam o trem com seus cães que ela era filha dele. Logo Ariana estava de volta sob custódia de sua mãe.
Sua mãe, Roza, era uma daquelas pessoas surpreendentemente engenhosas que estavam organizando todas as habilidades e conexões para sobreviver à guerra. 
Ela conseguiu papéis falsos com um nome católico, Maria Leszczynska, e apostou sua fluência alemã em um emprego como gerente assistente do maior hotel de Varsóvia, Hotel Europejski, que se tornara a sede dos oficiais da Wehrmacht . 
Ela conseguiu ver seus filhos pelo menos duas vezes durante a guerra, mas essas visitas foram breves e clandestinas. A mulher que agora se chamava Maria tinha medo de chamar a atenção para si mesma.
Quando Ariana foi expulsa do gueto e voltou a Varsóvia em 1942, Maria se aproximou de um amigo íntimo com conexões com o arcebispo da Polônia. 
Logo a menina foi batizada com seu próprio nome falso, Elzbieta, e enviada para uma escola do convento. 
Tomando catecismo, rezando o rosário, participando de aulas com as irmãs Ursuline - nunca pronunciando uma palavra sobre sua verdadeira identidade - a atriz infantil teve o papel mais exigente de sua vida.
No final da guerra, através de uma série de movimentos ousados ​​e fantásticos - incluindo um romance com um oficial da Wehrmacht - Maria se viu trabalhando para os americanos na Áustria. 
Quase todos os judeus que ela conhecia estavam mortos: Renia, seus pais, seu marido, seus amigos e vizinhos. 
Um de seus únicos parentes sobreviventes era um irmão que se estabelecera na França e se casara com uma socialite. 
Ele convidou Maria e Elzbieta para acompanhá-lo lá - e até mandou um carro para buscá-las. 
Em vez disso, Maria conseguiu vistos para ela e sua filha para recomeçar a vida nos Estados Unidos.
Depois de enterrar muitas de suas identidades, ficou difícil saber quais peças ressuscitar. Maria sentiu que o catolicismo salvara sua vida e ela se apegou a ela. "Eles também não gostam muito de judeus aqui", disse o patrocinador quando desembarcaram em Nova York. 
Ariana ou Elzbieta, agora conhecida como Elizabeth, se matriculou em um internato polonês na Pensilvânia, onde não disse a nenhum de seus muitos amigos que havia nascido judia. 
Maria se casou novamente com um americano, um homem propenso a fazer comentários antissemitas, e nunca contou ao novo marido sua verdadeira identidade, recordou a filha mais tarde. Quando ela morreu, ela foi enterrada em um cemitério católico no norte de Nova York.
Elizabeth cresceu e se tornou professora. Ela conheceu seu futuro marido, George Bellak, em uma festa do sindicato dos professores, e se sentiu atraída por ele em parte porque ele também era judeu que havia fugido da tomada nazista da Europa - no caso dele, na Áustria. 
Mas, durante muito tempo, Elizabeth não contou a George o que eles tinham em comum. O medo da exposição era uma parte dela agora. 
Ela batizou seus dois filhos e não contou a eles seu segredo. Ela começou a esquecer alguns dos detalhes.
Mas seu passado ainda não havia terminado. Na década de 1950, quando Elizabeth e sua mãe moravam em um apartamento na West 90th Street, em Manhattan, Zygmunt Schwarzer subiu as escadas subitamente, lembra Elizabeth. 
Ele também havia sobrevivido à guerra e também se mudado para a cidade de Nova York, e estava tão bonito e charmoso como sempre, chamando Elizabeth pelo apelido de infância - "Arianka!" 
Ele carregava algo precioso: o diário de Renia. Lá estava, o caderno azul-claro, contendo as palavras de sua irmã, sua inteligência e sensibilidade e sua crescente compreensão do amor e da violência - entregues a essa nova vida na América. Elizabeth não conseguiu ler.
Tumblr media
Ariana / Elizabeth em sua casa em Nova York. Em seu diário, Renia lamentou que Ariana "tivesse perdido a infância - ela desapareceu e isso estava errado". (Claire Rosen)
Ninguém vivo hoje parece ser capaz de explicar o mistério de como, precisamente, o diário de Renia havia ido da Polônia para as mãos de Schwarzer em Nova York - não Elizabeth, Tuchman ou o filho de Schwarzer, Mitchell. 
Talvez Zygmunt Schwarzer o tivesse dado a um vizinho não judeu por segurança na Polônia; talvez alguém o tenha descoberto em um esconderijo e o tenha enviado à Cruz Vermelha Internacional para encaminhamento ao proprietário. 
Após a guerra, fotos, itens pessoais e documentos chegaram aos sobreviventes de todas as formas tortuosas.
O que se sabe é que, quando Schwarzer apareceu com o diário, ele havia sobrevivido a Auschwitz Birkenau, Landsberg e outros campos. 
Em um testemunho gravado em 1986, agora registrado no Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, Schwarzer disse que Josef Mengele, o famoso médico do campo da morte, o examinou pessoalmente - e decidiu deixá-lo viver. 
Outra vez, ele disse, seria condenado à morte por roubar roupas quando uma namorada apareceu para pagar uma fiança por sua libertação.
Seu acampamento foi libertado na primavera de 1945. No outono daquele ano, seu filho  Mitchell conta seu pai estava estudando medicina na Alemanha com ex-professores nazistas. 
Ele se casou com uma judia da Polônia. Depois que ele terminou a escola, eles emigraram para os Estados Unidos sob a recém-criada Lei de Pessoas Deslocadas, a primeira lei do país para refugiados. 
Depois de um período no Exército dos EUA, ele teve uma carreira feliz como pediatra em Queens e em Long Island. 
Seus dois filhos se lembram dele como gregário, brilhante, engraçado e gentil, o tipo de pessoa que queria provar todas as comidas, ver todas as visões e iniciar conversas com todos os transeuntes, como se sobreviver à guerra tivesse amplificado seu entusiasmo pela vida.
Mas à medida que ele se distanciava do passado, sua vida interna se tornava mais sombria. Na década de 1980, ele sempre se perguntava em voz alta por que Mengele havia lhe permitido viver. 
"O que ele viu em mim?" ele perguntou a Mitchell. "Por que esse homem salvou minha vida?"
Ele fez uma cópia do diário e seu escritório no porão se tornou um santuário para Renia. A fotografia dela estava pendurada na parede dele. 
Ele colocava páginas fotocopiadas do diário dela em mesas de exame médico de couro marrom e passava horas debruçado sobre elas. 
"Ele estava aparentemente se apaixonando por esse diário", lembra o filho. “Ele me contava sobre Renia. Ela era uma presença espiritual constante”.
A esposa de Zygmunt Schwarzer, Jean Schwarzer, tinha pouco interesse na dor do marido - ela reagia à menina morta há muito tempo como uma rival viva. 
"Minha mãe dizia: 'Ach, ele está com o diário lá embaixo'", contou Mitchell. "Ela não estava interessada em tudo o que chamaria de ' meshugas ', sua porcaria louca."
Mas Tuchman, amigo de infância de Schwarzer, entendeu a necessidade de se reconectar com o passado mais tarde na vida. "Estávamos clamando por algum apego e pelo desejo de ver um fio comum", explicou ele recentemente. 
Os sobreviventes frequentemente procuravam artefatos como uma espécie de âncora, disse ele, para sentir que "não estávamos apenas flutuando na atmosfera".
O filho de Zygmunt, Mitchell, assumiu o manto de investigar esse mundo perdido. Ele viajou para a cidade natal de seus pais na Polônia e para os campos e esconderijos onde sobreviveram à guerra, e falou publicamente sobre suas histórias. 
Ele se tornou professor de história da arquitetura, publicando "Building After Auschwitz" e outros artigos sobre o Holocausto e a arquitetura.
Zygmunt Schwarzer morreu de derrame em 1992. Antes de sua morte, ele havia feito uma última contribuição ao diário de Renia. 
Em 23 de abril de 1989, enquanto visitava Elizabeth, ele escreveu uma das duas entradas adicionais. "Estou com a irmã da Renusia", escreveu ele. “Esse elo de sangue é tudo o que me resta. Faz 41 anos que perdi a Renusia ... Graças a Renia, me apaixonei pela primeira vez na minha vida, profunda e sinceramente. E fui amado por ela de uma maneira extraordinária, sobrenatural e incrivelmente apaixonada”.
Tumblr media
Da esquerda para a direita: Zygmunt Schwarzer com amigos e primos no rio San em Przemysl no verão de 1940; Foto de identificação da escola médica de Zgymunt de Heidelber; Zgymunt após sua libertação de Lager Buchberg, na Baviera, na primavera de 1945. Mais tarde na vida, diz seu filho, ele obscureceu os números tatuados em seu braço. (Cortesia da família Schwarzer)
Depois que Maria morreu em 1969, Elizabeth recuperou o diário de sua irmã e guardou-o, eventualmente em um cofre no banco Chase, no andar de baixo de seu apartamento arejado perto da Union Square, em Manhattan. 
Era ao mesmo tempo sua possessão mais querida e inacessível, como o segredo bem guardado de seu judaísmo. O tio francês sempre dizia a ela: "esqueça o passado".
Um dia, quando sua filha caçula, Alexandra, tinha cerca de 12 anos, disse algo casualmente depreciativo para com os judeus. Elizabeth decidiu que era hora de Alexandra e seu irmão, Andrew, saberem a verdade.
"Eu disse a eles que nasci judeu", disse Elizabeth.
Quando Alexandra cresceu, ela queria saber mais sobre o diário. "Eu precisava saber o que dizia", ​​disse Alexandra. 
Em 2012, ela digitalizou as páginas e as enviou por e-mail, 20 de cada vez, para tradução de um estudante na Polônia. Quando eles voltaram, ela finalmente conseguiu ler as palavras de sua tia morta. 
"Foi de cortar o coração", disse ela.
No início de 2014, Alexandra e Elizabeth foram ao consulado polonês em Nova York para assistir a um documentário sobre um animador judeu polonês que havia sobrevivido ao Holocausto. 
Elizabeth perguntou ao cineasta Tomasz Magierski se ele queria ler o diário de sua irmã.
Por educação, Magierski disse que sim. "Então li este livro - e não conseguia parar de lê-lo", disse ele. “Eu li durante três ou quatro noites. Foi tão poderoso”.
Magierski nasceu 15 anos após o fim da guerra, no sul da Polônia, em uma cidade, como quase todas as outras cidades polonesas, que haviam sido esvaziadas de judeus. 
A Polônia era o país onde a maioria dos judeus da Europa morava, e também era o local de todos os principais campos de extermínio nazistas. 
Na escola, Magierski havia aprendido sobre o Holocausto, mas ninguém parecia falar sobre as pessoas desaparecidas, seja por luto ou culpa, supressão oficial ou relutância em desenterrar o passado miserável. 
Parecia errado para Magierski que não apenas as pessoas haviam desaparecido, mas também suas histórias.
"Eu me apaixonei por Renia", diz ele, em sua voz gentil, explicando por que ele decidiu fazer um filme sobre ela. "Existem centenas de milhares de jovens e crianças que desapareceram e foram mortas e suas histórias nunca serão contadas". 
Este parecia ser sua responsabilidade: "Eu tenho que dar vida a isso". Ele começou a visitar arquivos da cidade, cemitérios antigos, registros de jornais e o povo de Przemysl, revelando informações que Elizabeth ainda não conhecia ou lembrava.
Ele também criou um concurso de poesia em nome de Renia e escreveu uma peça baseada no diário de Renia. Atores de Przemysl o apresentaram em Przemysl e Varsóvia em 2016. 
A atriz principal, Ola Bernatek, 18 anos, nunca havia ouvido histórias dos judeus de sua cidade. Agora, ela disse: "Vejo a casa dela todos os dias quando vou à escola".
Para a família de Renia, porém, o objetivo era publicar seu diário. O livro foi publicado em polonês em 2016. Não foi amplamente revisado na Polônia - onde o tópico da experiência judaica no Holocausto ainda é uma espécie de tabu -, mas os leitores reconheceram seu poder e raridade. 
"Ela era claramente uma escritora talentosa", disse Eva Hoffman, escritora judaica polonesa e acadêmica de Londres. 
"Como Anne Frank, ela tinha um dom de se transpor para a página e de trazer grande intensidade emocional, além de inteligência para sua escrita."
Na noite em que seu diário foi impresso, Magierski ficou na gráfica a noite toda, assistindo. "Houve um momento em que eu fiquei com frio", disse ele. Ela vai existir. Ela está de volta".
Tumblr media
Esquerda: Ariana / Elizabeth quando criança, com Renia sentada atrás dela. Direita: Alexandra e Elizabeth Bellak, sobrinha e irmã de Renia, fotografadas em Nova York no verão de 2018 (Cortesia da família Bellak; Claire Rosen)
A leitura do diário deixou Elizabeth "doente", diz ela, cuspindo a palavra. Uma elegante mulher de 87 anos de idade, com olhos azuis surpreendentemente pálidos, sombra verde brilhante, cabelos cuidadosamente penteados e uma blusa de renda branca, ela diz que só aguenta ver algumas páginas do diário de cada vez. 
Então ela sentiria seu coração acelerado, seu estômago revirando, seu corpo experimentando o terror de sua irmã - e dela própria - há muito tempo.
No entanto, ela trouxe o diário na viagem de verão que mais fez todos os anos nas últimas quatro décadas, para ver seus parentes franceses - pessoas que a chamavam não pelo seu nome de nascimento, mas pelo seu nome cristão, pessoas com quem ela nunca discutiu o assunto. guerra, ou seu judaísmo compartilhado. 
Ela mostrou o diário para eles. Eles fizeram perguntas e, pela primeira vez, ela respondeu.
0 notes
brasilisnet · 4 years
Text
As fotografias que impediram a III Guerra Mundial.
Tumblr media
No dia 23 de outubro de 1962, um comandante da Marinha dos EUA chamado William B. Ecker decolou de Key West ao meio-dia em um jato RF-8 Crusader equipado com cinco câmeras de reconhecimento. 
Acompanhado por um wingman, o tenente Bruce Wilhelmy, ele foi em direção a uma região montanhosa a oeste de Cuba, onde as tropas soviéticas estavam construindo uma instalação para mísseis de médio alcance voltados diretamente para os Estados Unidos.
Um avião espião U-2, voando a 2.100 m de altitude, já havia tirado fotos detalhadas que permitiram aos especialistas encontrar a presença de mísseis soviéticos na ilha. Mas se o presidente John F. Kennedy pretendesse defender que as armas eram uma ameaça para o mundo inteiro, ele precisaria de melhores fotos.
Atingindo o alvo a apenas 300 metros, Ecker ligou suas câmeras, que disparavam cerca de quatro quadros por segundo, ou um quadro a cada 70 metros que ele percorria. 
Depositando-se longe do local, os pilotos retornaram à Flórida, aterrissando na estação naval de Jacksonville. O filme foi levado para a Base da Força Aérea Andrews, em Washington DC, e levado por correios da CIA ao Centro Nacional de Interpretação Fotográfica, uma instalação secreta que ocupa um andar superior de uma concessionária Ford em um bairro abandonado nas ruas Quinto e K, no noroeste de Washington. Meia dúzia de analistas se debruçaram sobre cerca de 3.000 pés de filme recém desenvolvido durante a noite.
Às 10 horas da manhã seguinte, o analista da CIA, Art Lundahl, mostrou as fotografias incrivelmente detalhadas ao presidente John F. Kennedy que demonstravam claramente que o líder soviético Nikita Khrushchev havia quebrado sua promessa de não instalar armas ofensivas em Cuba. 
Enquanto a crise dos mísseis cubanos atingia seu auge nos dias seguintes, os pilotos da Marinha e da Força Aérea, que voavam baixo, realizaram mais de 100 missões sobre a ilha na Operação Blue Moon.
Enquanto Kennedy e Khrushchev se engajaram em uma guerra de nervos que levou o planeta a aproximar se um confronto nuclear, o presidente sabia pouco sobre as intenções de sua contraparte - as mensagens entre Moscou e Washington podiam levar meio dia para serem entregues. 
As imagens da Operação Blue Moon fornecian a inteligência imagens detalhadas sobre a capacidade militare soviética em Cuba, durante e imediatamente após a crise.
Nos 50 anos desde o impasse, o governo dos EUA publicou apenas um punhado de fotografias de baixa altitude de mísseis soviéticos - uma pequena fração do total de inteligência do período.
Quando eu estava pesquisando meu livro de 2008 sobre a crise, One Minute to Midnight , me deparei com pilhas de relatórios da inteligência americana desclassificados e baseados nas fotografias da Operação Blue Moon. 
Presumi que as imagens brutas estavam trancadas nos cofres da CIA até que recebi uma dica de um intérprete de foto aposentado chamado Dino Brugioni. Um membro da equipe que preparou os painéis fotográficos para Kennedy, Brugioni me disse que milhares de latas de negativos haviam sido transferidas para o Arquivo Nacional, tornando-as disponíveis para inspeção pública - pelo menos em teoria.
Essa dica me lançou em uma perseguição que levou a uma sala de armazenamento refrigerado da National Archives em Lenexa, Kansas, apelidada de “Ice Cube”, o local de descanso final para centenas de milhares de latas de imagens tiradas durante e após a crise dos mísseis. 
Para minha surpresa, ninguém jamais pediu o material da Operação Blue Moon. Pesquisadores não são permitidos no “Ice Cube”, mas podem encomendar dez latas de filme de cada vez, que são transportadas por via aérea para a instalação do Arquivo Nacional em College Park, Maryland. 
Há apenas uma pegadinha: as latas são numeradas de maneira aparentemente aleatória, e a ajuda da CIA para os materiais ainda é classificada. Sem isso, pedir latas de filme de Blue Moon parecia um tiro no escuro.
Eu precisava desesperadamente da ajuda da velha amiga do pesquisador, sorte, e consegui quando me deparei com o número de identificação de uma das latas de crise de mísseis em um documento que encontrei nos Arquivos. 
Começando com esse número, pedi amostras aleatórias de latas até identificar as prateleiras onde o material da Operação Blue Moon estava localizado. Ao todo, examinei quase 200 latas de filme contendo milhares de fotografias.
O filme traz para casa os perigos e dificuldades enfrentados pelos pilotos. Trabalhando muito antes da invenção dos sistemas GPS automatizados, eles navegavam principalmente com mapas e bússolas e usavam pontos de referência como pontes e ferrovias para encontrar seus alvos. 
Sobrevoando as copas das árvores a 550 milhas por hora, eles precisavam operar uma bateria de câmeras pesadas enquanto ficavam de olho em locais de construção, veículos militares ou outras “atividades suspeitas”. 
Para tirar fotos úteis, eles precisavam manter suas plataformas firmes e nívelados para os poucos segundos mais importantes que estavam acima do alvo. O risco de falha mecânica ou de ser abatido era mais ou menos contínuo a partir do momento em que entravam no território inimigo.
Cada rolo acomoda o espectador no cockpit: Quadros antigos normalmente mostram as equipes de terra na estação naval em Key West, verificando as câmeras e os aviões. 
O surfe salta contra as fuselagens dos Cruzadores enquanto eles voam baixo pelo Estreito da Flórida e atravessam as praias do norte de Cuba antes de se dirigir às montanhas da ilha.
Praças e diamantes de beisebol de repente dão lugar a mísseis e aeródromos militares. Em uma série de imagens, a paisagem fica de repente descontrolada: o piloto puxou o joystick para evitar o fogo antiaéreo. 
Enquanto eu passava pelos negativos de 6 por 6 polegadas em uma mesa de luz semelhante à que os intérpretes fotográficos da CIA usavam, me peguei prendendo a respiração até que o piloto escapou de volta pelas montanhas para o mar aberto.
Além de trazer o espectador de volta ao momento, as fotografias oferecem insights sobre as lacunas na coleta de inteligência nos Estados Unidos - casos em que a CIA interpretou mal ou simplesmente ignorou as informações coletadas. 
Um exemplo é a fotografia de um bunker de munição perto da cidade de Manágua, ao sul de Havana.
"Nenhuma mudança aparente", os analistas da CIA escreveram em um relatório de 27 de outubro. "As videiras cresceram na cerca em algumas seções." De fontes soviéticas, sabemos agora que o bunker - que a CIA acreditava ter escondido munições convencionais - foi usado para armazenar ogivas para os mísseis táticos FROG que poderiam ter sido usados ​​para destruir a força invasora americana.
Uma lacuna mais ameaçadora dizia respeito à localização das ogivas para os 36 mísseis de médio alcance capazes de atingir Washington e Nova York. 
O paradeiro das ogivas era crítico, porque os mísseis não podiam ser disparados sem eles. 
Kennedy pediu a informação repetidamente, mas a CIA nunca foi capaz de respondê-lo definitivamente.
Na segunda semana da crise, os intérpretes fotográficos concluíram que as ogivas provavelmente estavam armazenadas em uma instalação bem protegida perto do porto de Mariel. 
Mas analisando o filme da inteligência e entrevistando ex-oficiais militares soviéticos, descobri que eles estavam errados. As ogivas de uma megatonelada (cada uma 70 vezes mais potente que a bomba que destruiu Hiroshima) foram armazenadas a cerca de 32 quilômetros de distância, perto de uma cidade chamada Bejucal, a poucos quilômetros ao sul do aeroporto de Havana.
Tumblr media
Imagens de baixa altitude, anteriormente inéditas, revelam lacunas na inteligência dos EUA. Os analistas não conseguiram detectar ogivas nucleares táticas em um bunker perto de Manágua. (Michael Dobbs)
A sorte foi a presença de vans especialmente configuradas que foram usadas para transportar as ogivas de Bejucal para o silo de mísseis Sagua La Grande, começando na noite de 26 de outubro, quando a crise se aproximava de sua tensão máxima. 
Os analistas da CIA notaram seis vans de aparência estranha na area de Bejucal, mas não conseguiram entender seu significado.
Fiquei intrigado ao saber que a instalação de Bejucal havia sido fotografada em várias missões da Operação Blue Moon. 
No início da crise, um funcionário da CIA havia dito a Kennedy que era o “melhor candidato” para um depósito de armazenamento nuclear e foi marcado para “mais vigilância”. 
Mas os intérpretes fotográficos perderam o interesse em Bejucal por causa dos arranjos de segurança aparentemente frouxa que existiam por lá. 
Eles observaram que o local era protegido por uma única cerca, em vez das múltiplas cercas usadas para proteger instalações semelhantes nos Estados Unidos e na União Soviética. 
Como se viu, a falta de segurança provou ser a melhor segurança de todas, do ponto de vista soviético.
O que poderia ter acontecido se a CIA tivesse interpretado corretamente a inteligência? Se Kennedy soubesse onde as ogivas estavam armazenadas, ele poderia ter sido tentado a ordenar um ataque preventivo para apreendê-las ou desativá-las. 
A missão poderia ter sido um sucesso, fortalecendo sua mão contra Khrushchev, ou poderia ter dado errado, resultando em tiroteios entre americanos e os soviéticos que guardavam as armas nucleares. Nós nunca saberemos. 
Como aconteceu, Kennedy, munido apenas de informações superciais sobre o que os soviéticos estavam fazendo, absteve-se de tomar uma ação preventiva.
Ao mesmo tempo, os intérpretes fotográficos forneceram informações a Kennedy que moldaram sua resposta a Khrushchev em vários pontos. 
Em 26 de outubro, eles identificaram corretamente um lançador de mísseis FROG com capacidade nuclear fotografado pelo piloto da Marinha Gerald Coffee no dia anterior. 
Mas a sua contribuição mais importante foi a avaliação diária da prontidão de combate dos diferentes locais dos mísseis. 
Enquanto o presidente soubesse que os mísseis ainda não estavam prontos para disparar, ele teve tempo de negociar.
Isso mudou em 27 de outubro - sábado negro - quando a CIA informou Kennedy pela primeira vez que cinco dos seis mísseis de médio alcance em Cuba estavam "totalmente operacionais". 
Os analistas chegaram a essa conclusão monitorando o progresso feito nos mísseis , embora eles ainda não soubessem onde estavam as ogivas. 
O presidente agora entendia que o tempo estava se esgotando e que o confronto tinha que ser encerrado.
Naquela noite, ele delegou seu irmão Robert, seu confidente e procurador-geral, para se reunir com o embaixador soviético Anatoly Dobrynin no Departamento de Justiça e avisar que a ação militar dos EUA era iminente. 
Ele também ofereceu a Khrushchev algumas cenouras: se ele retirasse seus mísseis de Cuba, os Estados Unidos prometiam não invadir a ilha e também retirariam mísseis de médio alcance da Turquia.
Mas ainda havia um papel importante para os pilotos desempenharem. Nas três semanas seguintes, eles monitoraram a retirada soviética de Cuba. 
Só em meados de novembro, quando Kennedy estava confiante de que Khrushchev estava mantendo seu lado no trato, ele finalmente cancelou o reconhecimento de baixa altitude.
Referência: Michael Dobbs
0 notes
brasilisnet · 4 years
Text
Metrôs mais extensos do mundo.
23. Metrô de Londres
Tumblr media
Você alguma vez já parou para pensar sobre quais os sistemas de metrô mais extensos do mundo? Mas medir o sistema de metrô mais extenso do mundo não é uma tarefa tão simples e fácil como parece. 
Primeiramente, o que exatamente constitui um metrô? Tem que ser subterrâneo? Contamos o número de estações ou o comprimento da pista?
Geralmente, os dois parâmetros são coexistentes, mas nem sempre. Para os propósitos desta lista, decidimos seguir um parâmetro próprio e mais adequado, mas não estamos de forma alguma afirmando que essa é a melhor ou única maneira para se medir um sistema de metrô. 
Tendo tudo isso em mente, trazemos para você uma lista com os sistemas de metrô mais extensos do mundo.
01. Metro de Tianjin - China
Tumblr media
O Tianjin Metro ou Tianjin Rail Transit é o sistema de trânsito rápido da cidade de Tianjin , e foi a segunda cidade, depois de Pequim, na China continental a operar um sistema de metrô. Inaugurado em 1984, o sistema tem 5 linhas em operação e 113 estações abrangendo 162,8 km, mas atualmente está expandindo o sistema.
02. Metrô de Busan - Coréia do Sul
Tumblr media
A rede de metrô da cidade de Busan, Coreia do Sul, foi inaugurada em 1985 com dezessete estações. O Metro em si consiste em 4 linhas, cobre 116,5 quilômetros de rota e atende 114 estações.
03. Metrô Municipal de Osaka - Japão
Tumblr media
O Metro Municipal de Osaka é uma parte integrante de extenso Sistema de Transporte em Massa da Segunda maior cidade do Japão que abrange apenas 123 das 1.108 estações ferroviárias (2007) existentes na região de Osaka-Kobe-Kyoto, e percorre 138,40 km.
04. Sistema Hamburgo S-Bahn - Alemanha
Tumblr media
O Hamburg S-Bahn é uma rede ferroviária de transporte rápido de massa a Região Metropolitana de Hamburgo. Juntos, o S-Bahn, o Hamburg U-Bahn, a ferrovia AKN e a ferrovia regional formam a espinha dorsal do transporte público ferroviário na cidade e na área circundante. 
A rede opera desde 1907 como um sistema elétrico de trânsito rápido, sob a direção da ferrovia estadual, e é membro da Hamburger Verkehrsverbund (HVV), a associação de transporte de Hamburgo. Existem seis linhas, servindo 68 estações, em 147 km de rota.
05. Transporte Rápido em Massa (MRT) - Cingapura
Tumblr media
O Mass Rapid Transit, ou MRT, é um sistema de trânsito rápido que forma o principal componente do sistema ferroviário em Cingapura, abrangendo a maior parte da cidade-estado. 
A seção mais antiga da MRT, entre Toa Payoh e Yio Chu Kang, foi inaugurada em 7 de novembro de 1987. 
Desde então, a rede cresceu rapidamente de acordo com o objetivo de Cingapura de desenvolver uma rede ferroviária abrangente como a espinha dorsal do sistema de transporte público em Cingapura.
A rede MRT engloba 199,6 quilômetros de rota, com 119 estações em operação . As linhas são totalmente automatizadas do Nordeste, Circular e Centro (linhas organizadas em ordem de acordo com o ano de conclusão) e formam a maior rede metropolitana totalmente automatizada do mundo.
06. BART - São Francisco - EUA
Tumblr media
O sistema conecta San Francisco e Oakland com áreas urbanas e suburbanas em Alameda, Contra Costa, e San Mateo municípios.
 O BART possui 48 estações ao longo de seus 180 km espalhados em suas seis rotas, é o quinto sistema de transporte ferroviário rápido e pesado mais movimentado nos Estados Unidos.
07. Metrô de Washington - EUA
Tumblr media
Mais conhecido como Metrorail a linha serve várias jurisdições nos estados de Maryland e Virginia, a área de serviço do metrô é amplamente coextensiva com o anel interno da área metropolitana de Washington. 
Inaugurado em 1976, a rede agora inclui seis linhas, 91 estações e 188 km de rota. 
O metrô é o terceiro sistema de trânsito rápido mais movimentado nos Estados Unidos em número de viagens de passageiros, depois do metrô de Nova York e de Chicago.
08. Chicago 'L' - EUA
Tumblr media
Abreviação de “Loop”, o L é o sistema de transporte rápido que atende a cidade de Chicago e seus subúrbios circundantes. 
É o segundo maior sistema de trânsito rápido nos Estados Unidos depois de Nova York e o terceiro mais movimentado (depois de Nova York e Washington DC).
09. Ferrovia de Trânsito em Massa (MTR) - Hong Kong
Tumblr media
Mass Transit Railway ou MTR é o principal sistema ferroviário de trânsito rápido em Hong Kong. Desde que o serviço MTR foi aberto pela primeira vez em 1979, a rede expandiu se para 178 km e 150 estações. 
Construído e administrado pela MTR Corporation Limited, o sistema MTR é um modo muito popular de transporte público em Hong Kong, com cerca de 2,46 milhões de passageiros viajando a cada dia.
10. Metrô de Valencia - Espanha
Tumblr media
Esta grande rede suburbana atravessa a cidade de Valência em direção aos subúrbios mais distantes. Tem 175 km de linha construída e 169 estações.
11. S-Train - Copenhague - Dinamarca
Tumblr media
O S-train de Copenhagen possui seis linhas com 85 estações, 32 delas localizadas dentro das fronteiras (bastante pequenas) do município. 
Cada linha usa 6 tph (trens por hora) em cada direção, com exceção da linha F (amarela). A linha F tem partidas em cada direção a cada cinco minutos ou 12 tph de serviço.
12. Metro de Shenzhen - China
Tumblr media
O sistema de trânsito rápido na cidade de Shenzhen foi inaugurado em dezembro de 2004 e atualmente conta com cinco linhas, com 131 estações. 
Todo o sistema de transporte rápido tem um comprimento de 178,44 km e transporta anualmente 460 milhões de passageiros.
13. Metro de Deli - Índia
Tumblr media
A partir de março de 2018, muitas novas linhas da rede de metrô de Deli iniciaram suas operações. 
Com a conclusão da Fase III da Deli Metro Rail Corporation, o sistema ferroviário do metrô da capital indiana se tornou no quarto maior do mundo, com mais de 350 km de linha operante, ficando atrás de Xangai, Pequim e Londres. 
O metro de Deli tem 173 estações operacionais, tornando se o nono maior sistema de metro do mundo
14. Metro de Tóquio - Japão
Tumblr media
O sistema de metrô de Tóquio ocupa o sétimo lugar entre os sistemas de metrô mais longos do mundo. 
O comprimento total da rota do sistema de metrô a partir de 2013 era de 310 km, compreendendo 13 linhas e 290 estações. 
A empresa privada Tokyo Metro opera nove linhas e 184 estações, enquanto o Tokyo Metropolitan Bureau of Transportation, também conhecido como o Metrô Toei, opera as quatro linhas restantes e 106 estações.
O metrô de Tóquio é o sistema de metrô mais movimentado do mundo e registrou um recuo anual de 3.102 bilhões em 2012. 
Desde a abertura da primeira linha em 1927, o sistema de trânsito rápido de Tóquio foi expandido para melhor atender a megacidade com uma população de mais de 35 milhões, bem como fornecer conexões para linhas ferroviárias suburbanas fora do centro de Tóquio.
15. Metro de Guangzhou - China
Tumblr media
O sistema de metrô de Guangzhou, que atende a cidade de Guangzhou, na província chinesa de Guangdong, é atualmente o nono maior sistema de metrô do mundo. 
O sistema de metrô está em operação desde 1997 e atualmente mede 232 km de extensão. Atualmente, é composto por oito linhas e 144 estações e é operado pela estatal Guangzhou Metro Corporation.
A linha Guangfo, a primeira linha de metrô interurbano na China, faz parte do metrô de Guangzhou e conecta Guangzhou a Foshan. 
O número de passageiros anual do metrô de Guangzhou em 2012 foi de 1,825 bilhão. 
A rede metroviária continua a ser ampliada com a construção de novas linhas e ampliação das linhas existentes. A extensão da rota do sistema deverá ultrapassar os 600 km até 2020.
16. Metro de Paris - França
Tumblr media
O metrô de Paris, que atende a capital francesa Paris e a Área Metropolitana de Paris, é o décimo maior sistema de metrô do mundo, com percurso total de 218 km. 
O metrô de Paris é um dos mais antigos sistemas de trânsito urbano do mundo; a primeira linha do metrô foi inaugurada em 1900.
O metrô de Paris consiste de 16 linhas e 300 estações, a maioria delas subterrâneas, e é operado pela estatal Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP). 
A linha 14 do sistema de metrô, inaugurada em 1998, é totalmente automatizada e sem motorista. Extensões das linhas 4, 12 e 14 estão atualmente em construção. 
O metrô é operado com 700 unidades de trem e tem um número de passageiros anual de 1.524 bilhões (estimativa de 2012).
17. Metro da Cidade do México
Tumblr media
O Metro da Cidade do México é o segundo maior sistema de metrô da América do Norte depois da cidade de Nova York, com 195 estações e 225 km de trilhos.
18. Metro de Madrid - Espanha
Tumblr media
Embora Madri seja apenas a 50ª cidade mais populosa do mundo, seu metrô é o sexto maior, com 292 km de trilhos pontilhados por 300 estações.
19. Metrô de Moscou
Tumblr media
O metrô de Moscou com 317,5 quilômetros de comprimento é o sexto sistema de metrô mais longo do mundo. 
É principalmente subterrânea e serve a cidade de Moscou e as cidades vizinhas Krasnogorsk e Reutov. Empresa estatal Moskovsky Metropoliten possui e opera o sistema de metrô.
O metrô de Moscou é operado atualmente com 12 linhas e 190 estações, e registrou um número de passageiros anual de 2,389 bilhões em 2012. 
Lermontovsky Prospekt e Zhulebino são as duas estações mais recentes inauguradas em novembro de 2013 como parte da expansão da linha Tagansko-Krasnopresnenskaya. 
Está passando por um grande programa de expansão para adicionar 150 km de linha à rede até 2020.
20. Metrô de Nova York
Tumblr media
O metrô de Nova York é atualmente o quinto maior sistema de metrô do mundo, com um percurso total de 368 km. 
O sistema de trânsito rápido, que atende a cidade de Nova York, iniciou suas operações em 1904. É de propriedade da cidade de Nova York e operado pela Autoridade de Trânsito de Nova York, uma subsidiária da Metropolitan Transportation Authority.
O sistema de metrô é operado com 24 linhas e 468 estações, e atualmente é considerado como tendo mais estações do que qualquer outro sistema de metrô. 
Cerca de 60% das estações do sistema são subterrâneas. O número de passageiros anual do metrô em 2012 foi de 1,665 bilhão. Times Sq-42, seguido por Grand Central-42, foi a estação mais movimentada da rede de metrô com um número de passageiros anual de 62 milhões.
21. Metrô de Pequim
Tumblr media
O Metrô de Pequim, o mais antigo sistema de metrô da China, atualmente ocupa o terceiro maior sistema de metrô do mundo, com 17 linhas de operação, com um comprimento total de 456 km. 
O sistema de metrô está em operação desde 1969 e é de propriedade da cidade de Pequim. 
A operação de transporte público de massa Beijing Public Transit opera 14 linhas do sistema, enquanto as outras três linhas são operadas pela Beijing MTR através de uma joint venture público-privada com a MTR de Hong Kong.
Oito das 17 linhas do sistema atendem a área urbana de Pequim, enquanto as nove linhas restantes oferecem conectividade com os subúrbios. 
A rede inclui mais de 270 estações e tem um número de passageiros anual de 2,46 bilhões (estimativa de 2012). 
Espera-se que seis novas linhas de metrô estejam operacionais no sistema até 2016 e a extensão total da rede deverá exceder 1.000 km até 2020.
22. Metrô de Seul - Coreia do Sul
Tumblr media
Provavelmente, o sistema de metrô mais utilizado no mundo, todos os dias, quase 8 milhões de pessoas são distribuídas entre as 314 estações existentes em 390 km de trilhos.
23. Metrô de Londres
Tumblr media
O metrô de Londres, comumente conhecido como o metrô, com uma extensão total de 402 km, é o quarto sistema de metrô mais longo do mundo. 
É também o sistema de metrô mais antigo do mundo e está em operação desde 1863. É composto por 11 linhas e 270 estações. e é operado pela Transport for London (TfL).
O sistema de metrô fornece serviços de metrô no centro da cidade na Grande Londres e serviços de trens suburbanos para algumas partes dos condados de Buckinghamshire, Hertfordshire e Essex. 
As linhas de superfície compreendem 54% do sistema, enquanto o restante 46% opera em linhas de tubo sub-superficiais e profundas. 
O número anual de usuários do sistema foi estimado em 1,17 bilhão em 2012. A TfL vem realizando importantes programas de melhoria no metrô de Londres desde 2007.
24. Metro de Xangai
Tumblr media
Inaugurado em 1995, o Metro de Xangai é um dos sistemas de trânsito rápido que mais cresce no mundo. 
Embora tenha apenas 285 estações, possui 425 km milhas de trilhos, mais do que qualquer outro metro existente no mundo.
0 notes
brasilisnet · 4 years
Text
Invenções que mudaram nosso modo de vida.
Tumblr media
Há tantas coisas ao nosso redor que tomamos como imprescindíveis do nosso estilo de vida. Por exemplo, você poderia imaginar viver um dia sem verificar e-mails no seu computador ou andando sem o seu celular? Elaboramos uma lista de invenções que mudaram nosso estilo de vida, pense em como as coisas seriam diferentes sem elas. E se você puder pensar em mais alguma coisa, adicione-a aos comentários!
01. Ipod
Tumblr media
Você se lembra do Walkman? Ele mal podia conter de 12 a 15 músicas, até que esse pequeno dispositivo branco apareceu e revolucionou a indústria da música. 
Tem uma incrível capacidade de armazenamento, sendo que o maior modelo é capaz de armazenar mais de 30.000 músicas! 
Não foi nada surpreendente que o Ipod tenha batido o recorde astronômico de vendas de 110 milhões  de unidades vendidas.
02. GPS
Tumblr media
GPS ou Global Positioning System foi desenvolvido em 1978, e foi feito para identificar sua posição exata em alguns metros com a ajuda de até 32 satélites. 
Tornou-se uma grande invenção para os exploradores, paramédicos e pilotos, e mesmo para pessoas comuns que agora podem dispor de dispositivos habilitados para GPS em seus carros ou até mesmo aplicativos baseados em GPS em seus smartphones.
03. Cartão de crédito
Tumblr media
Os cartões de crédito foram usados ​​pela primeira vez na década de 1920, nos EUA, especificamente para vender combustível a um número crescente de proprietários de automóveis. 
Atualmente, os cartões de crédito são usados ​​em todos os lugares, desde pagamentos de combustível até compras online, pois permitem que pequenos empréstimos de curto prazo sejam feitos rapidamente para um cliente que não precisa calcular o saldo restante antes de cada transação.
04. Forno de micro-ondas
Tumblr media
O primeiro forno de microondas comercial foi vendido em 1947. Eles são mais comumente usados ​​para reaquecimento rápido de alimentos previamente cozidos e aquecimento rápido de itens de cozinha preparados lentamente, como chocolates derretidos ou manteiga. Qualquer cozinha moderna seria incompleta sem esta incrível e útil máquina.
05. Calculadora
Tumblr media
Este dispositivo não precisa de nenhuma introdução, pois todos os alunos do ensino médio sabem da sua importância em nossas vidas. 
A primeira calculadora eletrônica foi criada na década de 1960 e a versão de bolso tornou-se disponível na década de 1970. 
De estudantes a pesquisadores e cientistas, todos carregam uma calculadora nos dias de hoje e seria difícil encontrar um celular sem um aplicativo de calculadora pré-instalado nele.
06. O código de barras
Tumblr media
Este conjunto chato de linhas pretas e brancas foi desenvolvido pela Norman Woodland, mas elas podem ser encontradas em quase todos os itens de qualquer mercearia. 
À primeira vista, parece difícil ver como eles poderiam causar algum impacto no mundo, mas eles mudaram fundamentalmente a forma como compramos e vendemos as coisas.
07. Impressora
Tumblr media
Em 1454, o ourives alemão Johannes Gutenberg foi o primeiro a construir uma prensa que compreendia um tipo de metal móvel, que, quando colocado sobre a tinta, podia imprimir repetidamente em papel. 
A introdução de computadores nos anos 50 revolucionou a composição da impressão, com mais e mais etapas no processo de impressão sendo substituídas por dados digitais. 
Hoje em dia, temos modernas impressoras eletrônicas em nossas casas e escritórios, comumente conhecidas simplesmente como “impressoras”.
08. Rádio
Tumblr media
Um russo e o inventor italiano-irlandês Guglielmo Marconi, viram o potencial desta tecnologia quando enviaram e receberam as primeiras ondas de rádio. 
Marconi enviou a primeira mensagem de rádio transatlântica (três pontos para a letra “S”) em 1901. 
Desde então, o Rádio tornou-se uma parte importante de nossa vida diária, desde ouvir notícias até partidas de beisebol, e até mesmo a invenção da TV quase não afetou a sua importância.
09. Caixas Automáticos (ATM)
Tumblr media
Então, você ficou sem dinheiro? Não se preocupe. Encontre um caixa eletrônico! “Automated Teller Machines” foram inventados por John Shephed Barron, e o primeiro ATM foi introduzido em junho de 1967 no Barclays Bank em Enfield, no Reino Unido.
10. Geladeira
Tumblr media
É a maior conveniência de cozinha da história. Antes de sua concepção, as geladeiras eram usadas para fornecer armazenamento refrigerado durante a maior parte do ano. 
O primeiro refrigerador doméstico a ser usado amplamente foi o refrigerador “Monitor-Top” da General Electric, lançado em 1927.
11. Arma de fogo
Tumblr media
Não precisa de nenhuma introdução para todos nós sabermos sobre sua função e capacidade. 
A primeira arma foi disparada no final do século XIII, e as versões modernas da bala de metal foram introduzidas pela primeira vez em 1857.
12. Telefone
Tumblr media
Alexander Graham fez o primeiro telefone comercial na década de 1870. Hoje existem 1,3 bilhão de linhas telefônicas em uso em todo o mundo. 
A moderna rede telefônica, composta por uma rede mundial de linhas telefônicas, cabos de fibra ótica, redes celulares, satélites de comunicação e cabos telefônicos submarinos conectados por centrais telefônicas, permite que qualquer telefone no mundo se comunique com qualquer outro.
13. Câmera Digital
Tumblr media
Steven Sasson, um engenheiro da Kodak, inventou e construiu a primeira câmera digital usando um sensor de imagem com dispositivo de carga acoplada em 1975. 
A primeira câmera digital tinha apenas 0,01 mega pixels de resolução, mas agora temos câmeras digitais de até 160 mega pixels. 
Cada smartphone tem sua própria câmera digital , que varia de VGA a algumas dezenas de mega pixels de resolução.
14. Consoles de jogos
Tumblr media
Consoles de jogos mudaram a maneira como nos divertimos em ambientes fechados. Quer você esteja fisicamente apto exercitando-se no Nintendo Wii ou detonando seus oponentes em um jogo de tiro em primeira pessoa, o mundo dos consoles de jogos já percorreu um longo caminho desde o lançamento de Pong em 1972. 
Os modernos consoles de jogos estão equipados com a capacidade para processar gráficos tão realistas que muitos jogos podem ser francamente surpreendentes, e os inimigos se tornaram tão bem projetados que quase parece que alguns videogames podem prever e neutralizar todos os seus movimentos.
15. Robôs
Tumblr media
Os robôs estão nos ajudando em muitos aspectos da vida. Eles são usados ​​em produções de automóveis, embalagens de produtos manufaturados, produção em massa de placas de circuito impresso (PCB's), sondas espaciais, drones militares (UAVs) e robôs humanóides como o ASIMO projetado e desenvolvido pela HONDA que foi criado para ser um assistente pessoal.
16. Televisão
Tumblr media
A televisão ou popularmente apenas "TV", tornou-se comum em nossas casas, escritórios e instituições, particularmente como uma fonte privilegiada de publicidade, entretenimento e notícias. 
Desde a década de 1970, a disponibilidade de cassetes de vídeo, CDs, DVDs e agora discos Blu-ray, resultou no uso freqüente de TV para visualização de material gravado e transmitido. 
Nos últimos anos, a televisão pela Internet alcançou proeminência em diversos sites espalhados pelo mundo.
17. Celular
Tumblr media
Existem mais de 5 bilhões de telefones celulares no mundo, e o número está crescendo rapidamente na China e na Índia. 
A tecnologia móvel mudou a forma como nos comunicamos, pois nos permite fazer chamadas, enviar mensagens de texto ou até mesmo atualizar nosso status do Facebook de qualquer local.
18. Aeronaves
Tumblr media
Como se pode viajar 7000 quilômetros em 8 horas? Mosca! Todos nós devemos ser gratos ao Orville & Wilbur Wright, comumente conhecido como The Wright Brothers, que desenvolveu o sistema de controle de três eixos com a incorporação de um leme móvel em seu planador de 1902. 
O planador foi a base para o seu sistema de controle patenteado ainda usado em aeronaves modernas de asa fixa.
19. Automóvel
Tumblr media
Você sabia que existem aproximadamente 600 milhões de carros de passageiros em todo o mundo? Isso é aproximadamente um carro por onze pessoas! Nós todos sabemos o quão importante eles são em nossa vida e seria difícil imaginar um mundo sem eles.
20. Motor a Vapor
Tumblr media
A Revolução Industrial, que é possivelmente a maior mudança no menor período de tempo na história da civilização, foi levada adiante pela máquina a vapor. 
Agora, embora o motor a vapor tenha sido ofuscado por motores elétricos e de combustão interna nas áreas de transporte e energia da fábrica, ainda é extremamente importante. 
A maioria das usinas no mundo realmente gera eletricidade usando turbinas a vapor, seja o vapor aquecido pela queima de carvão, gás natural ou um reator nuclear.
21. Email
Tumblr media
A disseminação mundial do email afetou a troca de comunicações. Antes do e-mail, uma empresa nos EUA, enviando um documento importante no exterior,  imprimia o documento, empacotava-o, pagava pelo serviço de entrega e aguardava dias para chegar ao destino. 
Depois que o email cresceu para fazer parte de todos os negócios internacionais, empresas e estudantes passaram a ter a capacidade de enviar comunicações formais ao destinatário em minutos.
22. Internet
Tumblr media
O departamento de defesa dos EUA usou pela primeira vez um serviço chamado ARPANET na década de 1960. Então, em 1989, 
Tim Berner Lee inventou a World Wide Web, que encurtou as distancias do mundo como nunca. 
Hoje, mais de 1,7 bilhão de pessoas, ou 25% do mundo, usam a Internet. É uma invenção tão poderosa que provavelmente só começamos a ver seus efeitos a longo prazo.
23. Computadores
Tumblr media
Os computadores mudaram nossas vidas de muitas maneiras, desde pousar na lua até simplesmente navegar na web, nada disso teria sido possível sem eles. 
Na verdade, é difícil pensar em qualquer aspecto da vida que não tenha sido aprimorado pelos computadores. 
Eles são capazes de fazer cálculos matemáticos complicados a uma velocidade incrível e, quando operam sob as instruções de programadores habilidosos, podem realizar proezas incríveis.
24. Lâmpada
Tumblr media
Se você não está sentado no escuro, deve agradecer a Thomas Edison por inventar a lâmpada. 
Joseph Swan fez um trabalho semelhante na Grã-Bretanha na época e, acabaram fundiram suas idéias em uma única empresa, Ediswan. 
O próprio bulbo funciona transmitindo eletricidade através de um fio com alta resistência, conhecido como filamento. A energia residual criada pela resistência é expelida como calor e luz.
25. Eletricidade
Tumblr media
Provavelmente uma das coisas mais importantes em nossas vidas, se o poder da eletricidade nunca tivesse sido aproveitado, não teríamos nem uma fração do que temos no mundo hoje.
0 notes
brasilisnet · 4 years
Text
O Homem que cria 62 crianças no Haiti.
Tumblr media
Quatro anos atrás, ele tinha 35 filhos sob seus cuidados. Hoje em dia ele tem 62 filhos para alimentar, vestir, proteger e, acima de tudo, amar!
Jérémie Mercier, um haitiano de 38 anos, também conhecido como "Papa" Jérémie, tem 62 filhos. 
Sessenta e duas crianças no centro do Haiti cujos pais morreram ou foram abandonadas, severamente negligenciadas ou abusadas. 
Sessenta e dois filhos para alimentar (muitas vezes desistindo de se alimentar), vestir, proteger e, acima de tudo, amar. Sessenta e duas crianças, que sem Jérémie seriam sem-tetos, seriam obrigadas a recorrer ao crime e/ou prostituição, ou se tornariam o que é conhecido como "RESTAVEK", que é uma forma de escravidão infantil moderna que persiste no Haiti, afetando uma em cada 15 crianças.
Tumblr media
Parte da motivação para ele fazer o que ele faz é porque sua mãe era um "RESTAVEK"; ela mal sobreviveu à sua infância, raramente recebia comida e água e trabalhava em condições incrivelmente exigentes fisicamente e perigosas. No entanto, a maioria das pessoas diria que Jérémie faz o que ele faz porque ele tem um coração incrível.
Até 2010, Jérémie foi contratado pelas Nações Unidas como oficial de comunicações quando o terremoto devastador atingiu o Haiti e matou 230 mil pessoas. 
Durante o terremoto, o edifício em que Jérémie estava começou a entrar em colapso. Ele saltou do terceiro andar de um prédio, quebrando a sua perna e perdendo a consciência. Quando ele acordou, viu crianças mortas ao seu redor.
Ele chorou pelo que estava vendo e questionou por que ele havia sobrevivido, quando todas aquelas crianças haviam morrido? Ele viu 3 delas (que ficaram órfãs devido terremoto), ainda estavam vivas e ele as levou para a casa. 
Esse foi o dia em que ele se tornou "Papa" Jeremie. Como o nível de devastação se desdobrou, ele acabou levando mais crianças para a sua casa.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Com o tempo, as famílias que não podiam mais cuidar de seus filhos devido à pobreza do Haiti começaram a deixar seus filhos à sua porta que tornou-se oficialmente "um orfanato" (agora chamado de Children of Tomorrow Orphanage) e é regularmente assistido por serviços sociais. Nenhuma criança é afastada do "Papa" Jérémie.
Tumblr media
Ao longo dos anos, ele enfrentou obstáculos intransponíveis. Se você perguntar a ele quando que as coisas estiveram bem piores, era uma época em que ele tinha dezenas de filhos, mas não podia pagar o aluguel. 
O proprietário despejou ele e as crianças de onde estavam hospedadas. Sem saber o que fazer, ele levou as crianças para a casa de sua mãe e as banhou na pia. 
A única comida que ele podia oferecer às crianças naquela época era uma espiga de milho, um pouco de arroz e alguns feijões. 
Mais uma vez, ele chorou ao ver as crianças, famintas e sem as necessidades mais básicas. Mas ele nunca perdeu a esperança. Logo depois ele foi capaz de garantir uma nova casa, que é onde ele e seus filhos vivem hoje.
Tumblr media Tumblr media
Quando Jérémie deixa o orfanato para buscar comida ou outros itens para as crianças, quando ele volta, as crianças se juntam a ele, pegando a camisa, a perna da calça ou qualquer parte dele, gritando: 
- Papai! Papai! 
Elas só querem estar perto dele; eles até discutem sobre quem tira os sapatos de "Papa" Jérémie. Recentemente, algumas das jovens estavam doentes e vomitando. 
Depois que Jérémie voltou de estar ausente durante o dia, ele sentou-se com as meninas doentes, e lentamente alimentou cada uma com sopa, colherada por colherada. Como que por magia, o vômito parou. 
Elas de fato não estavam doentes, elas só sentiam falta do pai enquanto ele estava fora. 
Essas crianças precisam de tanto amor e Jérémie faz o que pode para fornecer não apenas financeiramente, mas também emocionalmente.
Tumblr media Tumblr media
Ketiana, um de seus filhos, será a primeira criança do orfanato a freqüentar a faculdade. Ela quer ser enfermeira. 
Emerson, uma das crianças mais recentes a ir ao orfanato, quase perdeu um olho quando sua madrasta abusiva o mordeu. Sob os cuidados de Jérémie, ele está se recuperando fisicamente e mentalmente. 
Um jovem, que foi trazido para Jérémie quando adolescente, chegou viciado em drogas e estava se vendendo para alimentar seu vício. Ele é agora o melhor aluno de sua turma e um mentor para os meninos mais novos.
Tumblr media
Como se seu trabalho no orfanato não fosse suficiente, ele ajuda três aldeias extremamente pobres no centro do Haiti. Nestas aldeias, ele construiu poços, onde antes as crianças bebiam água do rio contaminada ou água de cochos de animais; construiu escolas e contratou professores em cada aldeia; ensinou os aldeões a cultivar e criar animais; forneceu aos moradores lâmpadas solares, a única luz que eles têm em suas casas; e muito mais.
Tumblr media Tumblr media
Ele trabalha 7 dias por semana, singularmente mudando centenas de vidas das pessoas no país mais pobre do hemisfério ocidental. Ele é um verdadeiro herói, um santo andando pela terra e alguém que faz do mundo um lugar melhor a cada dia. 
Enquanto Jérémie ainda luta para manter a comida na mesa para seus filhos e manter sua cabeça financeiramente acima da água, ele diz: “Eu nunca vou parar de ajudar meus filhos. Nunca. Nunca. Nunca".
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
* Esta história foi submetida a Love What Matters por Anna Waddelove de Arlington, Virgínia.
0 notes
brasilisnet · 4 years
Text
Comer frutas e verduras roxas ajudam a combater doenças como Alzheimer e Parkinson!
Tumblr media
Comer frutas e verduras roxas ajudam a combater doenças como Alzheimer e Parkinson!
O mundo da ciência natural está rapidamente formando um quadro claro que nos ajuda a entender melhor o mecanismo por trás de doenças devastadoras, incluindo Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla. Pesquisadores estão revelando que essas doenças se desenvolvem como resultado de escolhas alimentares e de estilo de vida ruins e podem ser evitadas com a adoção de uma dieta rica em alimentos crus e orgânicos, incluindo muitas frutas e vegetais de cor púrpura.
Estudos indicam que excesso ferro no sangue afeta a saúde do cérebro.
Uma nova pesquisa do professor Douglas Kell, publicada na revista Archives of Toxicology, descobriu que a maioria das doenças debilitantes é em parte causada por ferro mal ligado que causa a produção de toxinas perigosas que podem reagir com os componentes dos sistemas vivos. Essas toxinas, chamadas de Radicais Hidroxila, causam doenças degenerativas de vários tipos em diferentes partes do corpo.
A fim de proteger o corpo contra essas perigosas variedades de ferro mal ligado, é vital usar nutrientes, conhecidos como Quelantes de ferro, que podem unir se ao ferro com força. Frutas e verduras de cores vivas são excelentes fontes de quelantes, assim como o chá verde, com frutos roxos considerados como tendo a melhor chance de ligar se ao ferro de maneira eficaz. Apesar dos relatos conflitantes, os benefícios amplamente divulgados do vinho tinto parecem funcionar de uma maneira diferente e não têm benefícios similares, observou o estudo do professor Kell.
Este novo estudo é a primeira vez que foi feita uma ligação entre tantas doenças diferentes e a presença da forma errada de ferro, e dá uma pista crucial de como preveni-las ou, ao menos, atrasá-las. O professor Kell argumenta que os meios pelos quais o ferro com ligações fracas acelera o aparecimento de doenças debilitantes mostram áreas em que o pensamento tradicional atual é defeituoso e pode ser perigoso.
Por exemplo, a vitamina C é considerada de grande benefício para a capacidade do organismo de se defender contra toxinas e doenças. No entanto, o professor Kell, que é professor de Ciências Bioanalíticas na Universidade, indica que o excesso de vitamina C pode, de fato, ter o efeito oposto ao pretendido se o ferro não ligado estiver presente.
Somente quando o ferro estiver adequado e seguramente ligado ("quelatado") a vitamina C funcionará eficazmente. O Professor Kell disse: "Grande parte da biologia moderna tem se preocupado com o papel de diferentes genes na doença humana.
"A importância do ferro pode ter sido perdida porque não há nenhum gene para o ferro como tal. O que eu destaquei neste trabalho é, portanto, uma área crucial para futuras investigações, já que muitas previsões simples seguem a partir de minha análise. Se for verdade, eles podem mudar muito os meios pelos quais procuramos prevenir e até mesmo curar essas doenças."
O segredo da cor roxa
"Se eu pudesse comer apenas uma cor por dia, seria roxo", disse James Joseph, que é um neurocientista no Centro de Pesquisa em Nutrição Humana do USDA da Universidade Tufts. Ele não é o único profissional de saúde falando sobre esses alimentos.
O National Health and Nutrition Examination Study, uma pesquisa sobre hábitos alimentares e de saúde descobriu que os adultos que comem vegetais roxos e frutas azuis têm reduzido o risco de pressão alta, menor colesterol e menor probabilidade de estar acima do peso.
Isso é tudo sobre uma pequena coisa chamada ANTOCIANINA. Este é um composto vegetal ou fitonutriente. É o que dá a rica cor roxa. Ele limpa os radicais livres no sistema e também combate a inflamação. Não apenas fortalece o sistema imunológico contra doenças, mas também melhora a memória e a função cerebral. Apesar disso, legumes e frutas roxas representam apenas 3% do consumo médio americano.
Muitos alimentos roxos contêm antocianinas
Todas as frutas e legumes coloridos contêm antioxidantes - compostos que desempenham um papel fundamental na proteção de nossos corpos -, mas muitos alimentos de cor roxa contêm um certo antioxidante chamado antocianina . Estes são pigmentos de plantas benéficos que dão frutos e vegetais os seus tons vermelhos, roxos ou azuis.
Embora os estudos estejam em andamento, ainda é cedo para dizer conclusivamente se as antocianinas merecem as manchetes recentes da mídia que classificam os alimentos roxos como "superalimentos". Pesquisas anteriores ligaram antocianinas a uma ampla variedade de alegações de saúde, incluindo aumento da longevidade , saúde cardiovascular , prevenção do câncer  e demência .
Quais alimentos contêm antocianinas?
1. Amoras
Tumblr media
Os mirtilos são uma fonte útil de vitamina C, que ajuda a proteger as células e ajuda a absorção de ferro, além de conter fibras solúveis, o que é benéfico para o sistema digestivo. Leia mais sobre os benefícios para a saúde dos mirtilos. Um estudo no European Journal of Nutrition descobriu que um suplemento contendo pó de mirtilo seco melhorou o poder do cérebro em crianças de 7 a 10. Pesquisa da Tufts University  sugere que consumir um suplemento de mirtilo pode ser eficaz em melhorar ou retardar a perda de memória em ratos .
No entanto, o NHS ressalta que os estudos existentes sobre como os mirtilos poderiam prevenir o câncer ou melhorar a memória até agora dependiam de pequenos grupos de amostras ou animais, e ainda não está claro se esses achados se traduzirão em grupos maiores da população humana.
2. Romã
Tumblr media
Situado entre o vermelho e o roxo, a cor de jóia de uma romã é graças ao seu conteúdo de antocianina. A romã é uma boa fonte de fibras e também fornece vitaminas A, C e E, ferro e outros antioxidantes, como taninos. Um estudo  descobriu que a romã ajudou a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose em camundongos através da diminuição da inflamação e do estresse oxidativo.
Outro estudo descobriu que consumir 50ml de suco de romã por dia reduz os danos às artérias e reduz o acúmulo de colesterol em pessoas com artérias estreitadas. Um outro estudo descobriu que um copo diário de suco de romã melhorou o fluxo sanguíneo para o coração, resultando em um menor risco de ataque cardíaco. No entanto, o NHS aponta que, como foi um teste muito limitado, esses resultados positivos poderiam ter sido reduzidos ao acaso.
3. Batata-doce roxa
Tumblr media
Batata-doce roxa tem estado recentemente nos holofotes da mídia . Eles são comumente consumidos na ilha japonesa de Okinawa, que abriga uma população idosa excepcionalmente saudável - com um grande número acima de 100 anos, e as taxas de demência relatadas como sendo até 50% mais baixas do que no Ocidente. Alguns cientistas pensam que as grandes quantidades de batata-doce roxa em sua dieta desempenham um papel fundamental em manter seus corpos e cérebros saudáveis ​​até a velhice. No entanto, até o momento, não há muitos estudos sobre os benefícios para a saúde da batata-doce roxa, e é impossível dizer que a longevidade de Okinawa se deve apenas a esse único alimento.
Uma nota sobre beterraba
Tumblr media
A cor púrpura profunda da beterraba vem de substâncias químicas vegetais chamadas betalains. Como as antocianinas, as betalinas possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Você também pode encontrar betalains nas hastes de acelga e ruibarbo, mas é a carne e pele de beterraba que são especialmente ricos neles.
A beterraba também é uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo folato, ferro, manganês e potássio. Eles também são ricos em nitrato, o que contribui para muitos benefícios de saúde percebidos da beterraba. Por exemplo, um estudo de 2013 descobriu que consumir suco de beterraba estava relacionado à pressão arterial mais baixa. Suco de beterraba também é usado para melhorar moderadamente o desempenho atlético .
Outro estudo  sugeriu que uma dieta que inclui suco de beterraba pode aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que alguns interpretaram como significando que pode ajudar a prevenir ou melhorar a demência. No entanto, como o NHS apontaEsses achados são limitados pelo fato de que foi baseado em um tamanho amostral muito pequeno de 16 idosos em um intervalo extremamente curto. Isso significa que muito mais evidências são necessárias antes de podermos dizer conclusivamente que o suco de beterraba ajuda na função cognitiva.
4. O suco de Açaí tem se mostrado excelente para a limpeza do cérebro
Um caminho significativo que leva ao declínio da saúde do cérebro ocorre quando o ciclo normal de manutenção do celular é interrompido em um processo conhecido como autofagia. Pesquisadores do Centro de Pesquisas de Nutrição Humana do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) descobriram que os extratos de bagas podem melhorar o processo no envelhecimento dos adultos, em parte devido às suas poderosas propriedades antioxidantes.
Antocianinas na pele da baga protegem contra os agentes pró-inflamatórios, incluindo COX-2 e TNF-alfa. Os pesquisadores concluíram que "esses resultados sugerem que o açaí pode contribuir para o "período saudável" no envelhecimento, já que é capaz de combater alguns dos mediadores inflamatórios e oxidativos do envelhecimento em nível celular". O Açaí pode ser consumido em sua forma natural, como uma bebida concentrada ou como um extrato suplementado.
Os compostos roxos encontrados nas peles de muitas frutas e vegetais são importantes para a saúde do cérebro, já que são capazes de atravessar a barreira hematoencefálica crítica. Uma extensa pesquisa demonstra que essas estruturas químicas ajudam a reduzir a inflamação cerebral e se ligam ao ferro para proteger as células cerebrais sensíveis. Certifique-se de incluir uma variedade de alimentos roxos para proteger naturalmente o seu cérebro e reduzir o risco de doenças devastadoras que ameaçam sua capacidade de andar, aprender, pensar e memorizar.
Então, devemos comer mais alimentos roxos?
Não há dúvida de que frutas e verduras de cor púrpura são um excelente complemento para uma dieta variada, mas também é importante lembrar que o equilíbrio é fundamental  e inclui um arco - íris de diferentes cores de frutas e vegetais para obter ótimos benefícios à saúde.
0 notes
brasilisnet · 4 years
Text
O tempo é real ou é uma ilusão?
Tumblr media
Muitos físicos argumentam que o tempo é uma ilusão. Lee Smolin prefere discordar. E se o tempo for mesmo algo real? Se você não é um físico teórico, a pergunta colocada por Smolin pode soar como uma grande bobagem, como se alguém lhe perguntasse: "E se os seus sapatos e meias fossem reais?" Afinal, você os usa todos os dias, assim, como não poderiam ser reais? Dentro do mundo da física fundamental, porém, a noção de que o tempo possa ser real é praticamente radical.
A sensação do tempo
Sim, como seres humanos, vivenciamos o tempo como uma coisa que flui; nós marcamos uma linha divisória entre o passado imutável e o futuro ainda a ser escrito; e nós acreditamos que vivemos em um momento especial que chamamos de presente, que está sendo constantemente atualizado. Ainda de acordo com a sabedoria convencional - ou, pelo menos, de acordo com aquele tipo peculiar de sabedoria pouco convencional que governa a física quântica e a cosmologia - o tempo é uma ilusão que emerge de uma física mais profunda.
Nesse ponto de vista, o tempo é uma representação ficcional para o comportamento em larga escala de algo mais fundamental. "É comum na filosofia e na ciência presumir que as coisas que são mais profundas e mais verdadeiras sobre o mundo estão fora do tempo," resume Smolin, físico teórico do Instituto Perimeter em, Ontário, no Canadá.
"A questão fundamental é, o tempo é real ou é uma ilusão? Nós experimentamos a vida como uma sequência de momentos, mas é assim que o mundo realmente é?" "Não há dúvida de que o tempo existe, nós o usamos todos os dias," acrescenta Sean Carroll, físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia. "Mas não temos certeza se o tempo é realmente fundamental, se é uma parte necessária de uma compreensão profunda da física, ou se é apenas uma aproximação útil."
A realidade do tempo
Smolin prefere continuar defendendo a realidade do tempo. Mas para isso, ele deve superar um grande obstáculo: as teorias da relatividade especial e geral parecem implicar o oposto. Na visão clássica de Newton, a física funciona obedecendo ao tique-taque de um relógio universal invisível. Mas Einstein descartou esse relógio-mestre quando, em sua teoria da relatividade especial, ele argumentou que não há dois eventos verdadeiramente simultâneos a menos que entre eles haja uma relação de causalidade.
Se a simultaneidade - a noção do "agora" - é relativa, o relógio universal deve ser uma ficção, e o próprio tempo é uma aproximação para o movimento e a mudança dos objetos no universo. O tempo está literalmente descartado da equação. Embora tenha passado grande parte de sua carreira explorando as facetas de um Universo atemporal, Smolin se convenceu de que isto está "profundamente errado", diz ele.
Ele agora acredita que o tempo é mais do que apenas uma aproximação útil, que ele é tão real quanto a fome que sentimos nos diz que é, mais real, na verdade, do que o próprio espaço.
Física quântica e relatividade geral
A noção de um "tempo real e global" é a hipótese de partida para os novos trabalhos de Smolin, que ele vai realizar este ano com a ajuda de dois estudantes de pós-graduação, financiado pelo Instituto FQXi, uma entidade sem fins lucrativos cuja proposta é discutir as questões fundamentais da física e do Universo.
Smolin espera que este estudo possa permitir-lhe superar um dos maiores problemas não resolvidos da física e da cosmologia - unir as leis da física quântica com as leis da relatividade geral. A física quântica funciona maravilhosamente bem quando aplicada aos átomos e suas partes constituintes; a relatividade geral é uma descrição testada e comprovada do espaço-tempo na escala macro dos planetas, estrelas e galáxias.
Quando estes dois conjuntos de leis se encontram, porém, como devem fazer para descrever o que acontece dentro de um buraco negro ou como o universo era na época do Big Bang, surge o conflito e o desentendimento. Poderia o tempo ser a linha que irá costurá-las em uma peça única?
Relógio cósmico
Smolin espera que ao levar o tempo a sério vai ajudar a desvendar o que aconteceu no cosmo primordial. Até agora, é difícil distinguir as leis da natureza atuais das condições iniciais do universo - Em comparação, é fácil distinguir entre dois experimentos no laboratório porque estes testes podem ser repetidos com diferentes condições de partida.
Os cosmólogos, entretanto, não podem reinicializar o universo. Se ele puder lidar com as leis da física com a ajuda de um relógio cósmico fundamental, Smolin pode examinar a possibilidade de que essas leis possam ter sido diferentes no passado. A ideia de que as leis da física podem evoluir com o tempo só faz sentido num quadro em que o tempo é fundamental, afirma ele.
Para entender o porquê, imagine um jogo de futebol no qual as regras são programadas para mudar a cada minuto. Se o próprio relógio não for fundamental, mas também for governado por essas regras flutuantes, os pobres jogadores e árbitros estariam presos em um loop lógico infinito.
As idéias de Smolin podem ser pouco convencionais, mas outros cientistas admiram suas tentativas para salvar o tempo. "Não fazer isso é negar os dados mais fundamentais que coletamos na vida diária - que estão na base da nossa capacidade de realizar experimentos e analisar teorias," diz George Ellis, um matemático da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul.
Entretanto, Carlo Rovelli, um físico da Universidade de Marselha, na França, é de opinião contrária: "Nós não devemos forçar as teorias à nossa intuição: nós mudamos a intuição para entender as teorias."
Além da filosofia
Smolin tem consciência de que suas teorias devem ser mais do que filosoficamente agradáveis para que possam ser consideradas científicas. Ele observa que os astrônomos já estão usando telescópios de raios gama e observatórios de raios cósmicos para investigar se as leis da relatividade especial ainda se mantêm sob energias extremas.
Esses experimentos produziram resultados que restringem algumas teorias quânticas da gravidade."Embora eles não resolvam a questão de saber se o tempo é real," diz Smolin, "esses experimentos limitam as opções para teorizações sobre a natureza do tempo."
Fonte: Kate Becker - FQXi
0 notes
brasilisnet · 4 years
Text
Superbactérias uma guerra perdida?
Tumblr media
A humanidade está perdendo a batalha contra as super bactérias, dizem os especialistas. A incidência de infecções resistentes a drogas atingiu níveis sem precedentes e supera nossa capacidade atual de combatê-las com as drogas existentes, alertam especialistas europeus. A cada ano, mais de 25 mil pessoas morrem na União Europeia em decorrência de infecções de bactérias que driblam até mesmo antibióticos recém-lançados.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a situação chegou a um ponto crítico e é necessário um esforço conjunto urgente para produzir novos medicamentos. Sem esse esforço, a humanidade pode ter que enfrentar um cenário de pesadelo global, de proliferação de infecções incuráveis, de acordo com a OMS.
Um exemplo é a super bactéria NDM-1, que chegou à Grã-Bretanha vinda de Nova Délhi em meados de 2010, trazida por britânicos que fizeram tratamentos médicos na Índia ou no Paquistão. Em outubro passado, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou o controle sobre receitas médicas de antibióticos, na tentativa de conter o avanço da super bactéria KPC, que atacou principalmente em hospitais.
Água contaminada
A resistência das super bactérias a antibióticos mais fortes causa preocupação entre os especialistas. Pesquisadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, que identificaram a NDM-1 no ano passado, dizem que as bactérias resistentes contaminaram reservatórios de água de Nova Délhi, o que significa que milhões de pessoas podem ter se tornado portadoras do micro-organismo.
A equipe do médico Timothy Walsh coletou 171 amostras de água do solo e 50 de água de torneiras em um raio de 12 km do centro de Nova Déli, entre setembro e outubro de 2010. O gene da NDM-1 foi encontrado em duas das amostras de torneira e em 51 das amostras de água do solo. Isso se torna mais preocupante porque, segundo a equipe de Timothy Walsh, o gene se espalhou para bactérias que causam diarreia e cólera, doenças facilmente transmissíveis através de água contaminada.
“A transmissão oral-fecal de bactérias é um problema global, mas seu risco potencial varia de acordo com os padrões sanitários”, disseram os pesquisadores em artigo no periódico científico Lancet Infectious Diseases. “Na Índia, essa transmissão representa um problema sério porque 650 milhões de cidadãos não têm acesso a vasos sanitários, e um número provavelmente maior não tem acesso a água limpa.”
Descoberta "preciosa"
Os cientistas pedem ação urgente das autoridades globais para atacar as novas variedades de bactérias e para prevenir epidemias globais. A diretora regional da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab, disse que “os antibióticos são uma descoberta preciosa, mas não lhes damos valor, os usamos em excesso e os usamos mal. Por isso, agora há super bactérias que não respondem a nenhuma droga”.
Segundo ela, ante o crescimento no número de viagens internacionais e de trocas comerciais no mundo, “as pessoas precisam estar cientes de que, até que todos os países enfrentem o problema das super bactérias, nenhum país por si só estará seguro”. Autoridades sanitárias britânicas dizem estar monitorando a NDM-1, que, segundo registros oficiais, já contaminou 70 pessoas no país.
0 notes
brasilisnet · 4 years
Text
Decoração de Interiores.
Tumblr media
Quando o assunto é Decoração de Interiores é muito bom ter em mãos algum programa que nos permita criar e modificar diversos ambientes de maneira rápida e simplificada que nos ajude a maximizar o aproveitamento de espaço, custo e harmonia do ambiente. Conheça aqui 5 programas gratuitos para você poder exercitar livremente a sua criatividade e construir o ambiente de seus sonhos dentro da sua casa e/ou escritório.
01. Easy Home Styler
Tumblr media
Programa online totalmente gratuito de fácil manuseio e que oferece centenas de ambientes modelos para você poder escolher e usar à vontade ou se preferir você mesmo pode criar o seu ambiente. Além disto o programa oferece mais de 20 mil itens de produtos que você pode utilizar na composição do seu ambiente e o resultado você pode ir visualizando em 2D ou 3D, como se você estivesse dentro do ambiente, e depois que você terminar o seu trabalho de criação pode enviá-lo por email para algum especialista de sua confiança para que ele possa avaliá-lo e sugerir modificações se necessário.
02. Sweet Home 3D
Tumblr media
É um programa que você pode usar facilmente sem a ajuda de nenhum profissional de desing. Gratuito apenas para uso pessoal, os ambientes criados em 2D são automaticamente transformados em 3D para que você possa visualizar melhor o seu trabalho. Você pode efetuar o download do programa e instalá-lo no seu computador ou se preferir pode usá-lo online.
03. Home Design
Tumblr media
Programa totalmente gratuito da LiveCAD muito útil na criação de ambientes internos e externos, pode ser usado também em simples reformas adicionando móveis e equipamentos para personalizar o seu espaço e seus elementos de design. Desenhe os seus móveis em seus mínimos detalhes, crie paredes, mezaninos, escadas, balaústres, com detalhes minuciosos. Aplique rapidamente texturas e materiais a todos os elementos do seu projeto e personalize a colocação de paredes e revestimentos para pavimentos, sob vários ângulos.
04. Roomle
Tumblr media
Você não precisa baixar ou instalar qualquer tipo de software. Basta simplesmente registar-se e começar a desenhar o seu ambiente. Como um usuário registrado, você pode elaborar e criar quantos ambientes você desejar e acessá-los a qualquer momento. A interface do é muito simples e elegante. Você pode desenhar o seu espaço usando a caneta ou usar o mobiliário pronto disponível no espaço de desenho que podem ser usados diretamente ou você pode personalizá-los de acordo com suas preferências. Depois de pronto o seu projeto ficará arquivado no próprio servidor do programa e você pode compartilhá-lo com seus amigos, familiares e profissionais especializados e coletar opiniões e sugestões sobre o mesmo.
05. Floor Planner
Tumblr media
Floorplanner é o serviço online que vai deixar você projetar a sua casa dos sonhos, definindo todos os detalhes importantes, desde o tamanho, o tipo de piso e os móveis, até as portas e janelas que vão compor seu lar ideal. Assim, ele pode servir como uma boa ferramenta de criação simples, voltada para os usuários mais inexperientes que estão construindo ou reformando suas casas.
O serviço possui um App que pode ser instalado neste link do Google Store: App Floorplanner.
1 note · View note