Tumgik
antoniolfnc · 1 month
Text
Tumblr media
Residência BIAN
Proposta de lavabo para uma casa de campo realizada para o escritório Zirpoli Arquitetura.
Recife, Brasil. Fevereiro de 2024.
2 notes · View notes
antoniolfnc · 1 month
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Residência BIAN
Proposta de cozinha para uma casa de campo realizada para o escritório Zirpoli Arquitetura.
Recife, Brasil. Fevereiro de 2024.
1 note · View note
antoniolfnc · 2 years
Text
Tumblr media
Quarto I-01
Proposta de projeto de interiores de um quarto desenvolvida como estudo para a disciplina de Arquitetura de Interiores I.
A proposta foi projetar um quarto para uma pessoa jovem, com espaços para descanso, estudo, trabalho e lazer. Uma das grandes diretrizes do projeto foi trazer solidez e consistência para o espaço a partir da materialidade e da adequada divisão de atividades, conferindo-lhe uma característica sóbria, mas mantendo o ambiente aconchegante e inspirador.
Recife, Brasil. Agosto de 2022.
1 note · View note
antoniolfnc · 2 years
Text
Tumblr media Tumblr media
Complexo Cultural S.T.E.A.M no Bairro de São José
(c/ Micael Matheus)
Recife, Brasil. Novembro de 2021.
0 notes
antoniolfnc · 3 years
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Edifício Ararypina
(Edifício residencial multifamiliar de uso misto)
Araripina é, além do nome de uma das ruas principais do edifício, um município de Pernambuco, localizado próximo à fronteira do estado com os estados do Piauí e do Ceará. Originalmente um distrito pertencente a Ouricuri, o atual município de Araripina - PE passou por diversos processos de transformação legal, sendo classificado de variadas formas durante a história: vila, povoado, distrito e, hoje, um município - após ter-se emancipado de Ouricuri. Diz-se que o nome advém de sua proximidade com a Chapada do Araripe, que por sua vez tem seu nome originado do tupi antigo ararype, que significa "no rio das araras" (arara, arara + 'y, rio + pe, em).
O Edifício Ararypina, por sua vez, busca expressar suas intenções caminhando lado a lado à historia do seu nome. Assim com a vila que veio a se tornar município, o Ararypina surge com a intenção de trazer mais vida para a região em que se encontra, potencializando ou criando dinâmicas que tornem o meio urbano mais saudável com base em uma análise cuidadosa de seu entorno, porém valorizando um estilo de vida urbano tranquilo.
Para alcançar tais objetivos, o edifício foi pensado para abrigar diferentes tipologias residenciais atreladas a uma área comercial e uma generosa área pública verde, buscando atender diferentes públicos com diferentes estilos de vida. Para que a dinâmica fosse melhor aproveitada, diferentes lâminas foram desenvolvidas, com diferentes relações entre os apartamentos e também variadas e proveitosas relações dos apartamentos com a rua e a paisagem. O edifício se ramifica explicitamente de três forma: 1) de forma térrea ou plana, valorizando o terreno e a relação das construções e dos espaços propostos pelo projeto com o espaço público; 2) de forma horizontal, abrigando pequenas habitações que promovem uma proveitosa e direta relação com a rua, trazendo a partir de sua escala e implantação uma sensação de acolhimento para moradores e visitantes; 3) de forma vertical, buscando abrigar tipologias maiores, normalmente destinadas a um público mais velho ou com famílias maiores.
O desenvolvimento formal do edifício partiu da ideia de horizontalizar um bloco conectado ao eixo vertical, gerando áreas cobertas e áreas não cobertas no espaço público, favorecendo assim o desenvolvimento de diversas atividades cotidianas em seu térreo e gerando espaços agradáveis para o passeio e para o lazer.
A partir dessa primeira manipulação, a segunda intenção foi trazer grandes beirais para o edifício a partir do deslocamento sutil porém proveitoso de suas lajes, gerando jardineiras, varandas ou mantendo apenas beirais para os apartamentos, trazendo uma grande massa verde para os planos horizontais.
Ainda com a intenção de trazer vegetação para o edifício, toda a laje superior do bloco horizontal será destinada a jardins privativos dos respectivos apartamentos inferiores. Com isso, o edifício gera uma nova conexão entre seus próprios núcleos, conectando de forma espacial e visual o eixo horizontal com o eixo vertical.
Projeto arquitetônico desenvolvido para a disciplina de Atelier de Projeto VI, na Universidade Católica de Pernambuco. Recife, Brasil. Dezembro de 2021.
0 notes
antoniolfnc · 3 years
Text
Tumblr media
Sobrado Capunga 44
(c/ Adriana Cantalice)
Imagem, ambientação e adaptação do projeto de interiores original, previamente desenvolvido por Adriana Cantalice e Hana Gouveia.
Recife, Brasil. Junho de 2021.
0 notes
antoniolfnc · 3 years
Text
Diagnóstico do Recife & Proposta Estratégica Urbanística - Vol. I e Vol. II
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Ordenamento Urbano e Territorial da Universidade Católica de Pernambuco, pelos alunos Antônio Novaes, Adriana Cantalice, Camila Paiva e Jackson Freire, e orientado pelos professores Léa Cavalcanti e Ricardo Pessoa de Melo.
Recife, Brasil. Dezembro de 2020.
0 notes
antoniolfnc · 4 years
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Biblioteca da Lagoa de Santa Tereza
Situado à beira da Lagoa de Santa Tereza, próximo ao Centro Histórico de Olinda e à comunidade de V8, o projeto tomou tais lugares como ponto de partida, tentando transformá-los e ressignificá-los na paisagem como elementos conectores. O entorno da Lagoa foi estudado com a intenção de requalificar o espaço, trazendo melhores condições de mobilidade, além de mais atividades que promovam um espaço saudável e propício à utilização coletiva, como hortas e parques arborizados.
Com proósito maior de conectar a Lagoa à paisagem afetiva e cultural da região, a Biblioteca situa-se à sua margem, tendo o Centro Histórico como guia de tal conexão. O edifício é cortado por uma linha de força que surge da Rua Pedro de Souza Lopes, paralela à Rua da Boa Hora, que levam, ambas ao Centro Histórico de Olinda, cortando a comunidade V8, gerando o corte que atravessa o edifício. O volume inicial surgiu de um elemento puro, prismático, que sofreu deformações em prol de gerar grandes espaços e áreas de conexão. A partir dessa intenção, tem-se o pátio interno do edifício, que abre uma grande janela para a lagoa e busca atrair as pessoas da região.
A intenção de trazer a água da lagoa à vista tanto para a rua quanto para os espaçs da bibilioteca surge como uma forma de tentar estimular o desenvolvimento da memória afetiva de um espaço antes inativo, porém de enorme potencial. Dois importantes elementos da espacialidade do projeto são o auditório e o café, que quase flutuam sobre a água da lagoa, e abrem suas vistas para ela, criando um espaço de transição entre a terra e a água, proporcionando a sensação de imersão - transformando tal paisagem ainda mais indispensável para a relação das pessoas com o lugar em que vivem.
Projeto arquitetônico desenvolvido para a disciplina de Atelier de Projeto V, na Universidade Católica de Pernambuco. Recife, Brasil. Dezembro de 2019.
0 notes
antoniolfnc · 5 years
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Cinese
ci·ne·se (grego kínesis, -eos, movimento) Resposta de um ser vivo a estímulos externos com aceleração ou abrandamento de movimetos.
A instalação Cinese faz parte de uma série de reflexões sobre formas de composição espacial e como estas podem ser interpretadas, abordando noções que partem de formas geométricas até questões como continuidade, permanência e composição, os experimentos desenvolvidos em nosso estúdio questionaram interpretações sobre a arquitetura a partir de influências externas presentes em nosso cotidiano.
Em Cinese, a discussão acerca das apreensões espaciais partem de uma programação visual responsiva a uma trilha desenvolvida especialmente para a instalação. Nela, timbre, ruídos e elementos do cotidiano se tornam protagonistas junto à forma projetada, a qual cria e busca mediar a relação entre luz, som e espaço.
A condição encontrada em Cinese provoca reflexão sobre o cotidiano, e sobre os elementos que nele se fazem presentes, assim como as relações geradas a partir deles.
Ficha técnica: Nome: Cinese Duração: 7"
Equipe: Mateus Gibson (arquiteto, nuvm) Vinícius Valentim (arquiteto, nuvm) Antônio Novaes (colaborador, fotógrafo)
Fotos realizadas durante o período de exibição da instalação Cinese, desenvolvida em colaboração com o estúdio nuvm. Recife, Brasil. Setembro de 2019.
0 notes
antoniolfnc · 5 years
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Porto Alegre
Estômago Café. Porto Alegre, Brasil. Janeiro de 2019.
0 notes
antoniolfnc · 5 years
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Fundação Iberê Camargo
Fundação Iberê Camargo, Álvaro Siza. Porto Alegre, Brasil. Janeiro de 2019.
1 note · View note