Tumgik
altamontpt · 9 hours
Text
Vitorino - Semear Salsa ao Reguinho (1975)
Em pleno PREC, Vitorino estreia-se em disco com uma carta de amor ao seu Alentejo
A estreia de Vitorino em disco, uma voz única do Alentejo que se distingue do caldo da intervenção onde estava mergulhado. Vitorino tem sido, ao longo das últimas décadas, a voz do Alentejo no panorama musical nacional. É, aliás, curioso, como é impossível falar de Vitorino Salomé sem falar dessa região, tão marcada que está na sua música e no seu inconfundível e orgulhoso sotaque. Um de cinco…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 13 hours
Text
José Mário Branco – Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades (1971)
No seu primeiro longa-duração, José Mário Branco eletrifica a figura do cantautor de prostesto e canta sobre o cinismo de quem cala o povo e o leva para a guerra, o exílio e a exploração do patrão, que tudo quer e tudo pode. Um disco magistral de rock de protesto que marcou a história da democracia e da música
No seu primeiro longa-duração, José Mário Branco eletrifica a figura do cantautor de prostesto e canta sobre o cinismo de quem cala o povo e o leva para a guerra, o exílio e a exploração do patrão, que tudo quer e tudo pode. Um disco magistral de rock de protesto que marcou a história da democracia e da música. “Eu compreendo que a censura os irrite. (…)Não há nada que o homem considere mais…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 1 day
Text
Grupo de Acção Cultural – A Cantiga É Uma Arma (1975)
No pós-revolução viveram-se tempos férteis para a criação artística e tiveram-se muitas discussões e muitas lutas - A Cantiga É Uma Arma foi uma delas, materializando a inquietação da revolução
No pós-revolução viveram-se tempos férteis para a criação artística e tiveram-se muitas discussões e muitas lutas – A Cantiga É Uma Arma foi uma delas, materializando a inquietação da revolução Era maio de 1974 e estavam em casa de Fausto Bordalo Dias, em Almada, numa sessão de canções revolucionárias. José Mário Branco, Afonso Dias e Tino Flores. Viviam há um mês em democracia e a liberdade…
Tumblr media
View On WordPress
1 note · View note
altamontpt · 2 days
Text
Quarteto 1111 - Quarteto 1111 (1970)
O Quarteto 1111, levado pela voz de José Cid, não fugiu à polémica, e isso fez com que se posicionasse do lado certo da história. O lado certo é sempre o lado da humanidade. Em ano de 50 anos do 25 de Abril, é um disco para ouvir, para que se entenda que além das narrativas políticas, estes temas eram presentes na sociedade portuguesa jovem nos anos 70, com preocupações humanistas e de igualdade. É um disco de protesto.
Foi em março de 1970 que o primeiro disco dos Quarteto 1111 viu a luz do dia. Seria sol de pouca dura, já que o álbum foi retirado do mercado pela censura. Aqui vamos espreitar brevemente, canção por canção, este lendário trabalho. As canções denunciavam o racismo, a imigração causada pela pobreza e continham ideias humanistas e de igualdade, tudo coisas que o regime da altura não via com bons…
Tumblr media
View On WordPress
1 note · View note
altamontpt · 3 days
Text
O Capote Fest está aí à porta. Apressem-se, com vagar!
Entre 10 e 12 de maio, Évora receberá a oitava edição do Capote Fest, um festival que insiste em promover novos e futuros valores da música portuguesa.
Entre 10 e 12 de maio, Évora receberá a oitava edição do Capote Fest, um festival que insiste em promover novos e futuros valores da música portuguesa. Se ao longo das suas sete edições anteriores a diversidade sónica se tem assumido como um dos principais alicerces do festival, o cartaz deste ano eleva a parada, constituindo-se como uma verdadeira volta a Portugal em guitarra, baixo e bateria (e…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 3 days
Text
Fausto - P'ró Que Der E Vier (1974)
P’ró Que Der e Vier é um disco de fim de linha, uma explosão pouco contida de frustrações, ora lírico e metafórico, ora intransigente e pouco subtil na sua subversão e apelo às armas
P’ró Que Der e Vier é um disco de fim de linha, uma explosão pouco contida de frustrações, ora lírico e metafórico, ora intransigente e pouco subtil na sua subversão e apelo às armas Em 1974 Fausto Bordalo Dias não tinha nada a perder. Depois de quatro anos afastado dos discos (o seu primeiro álbum – Fausto – é de 1970), gravou em Madrid, nos últimos meses da ditadura, um conjunto de canções que…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 3 days
Text
Carlos Paredes - Movimento Perpétuo (1971)
O mestre da guitarra portuguesa, único e incomparável, deixou-nos um movimento que é, efectivamente, perpétuo.
O mestre da guitarra portuguesa, único e incomparável, deixou-nos um movimento que é, efectivamente, perpétuo. A história de Carlos Paredes é bem conhecida, ainda por aí à solta na internet e nos livros, à mão de quem quiser a agarrar, pelo que não me vou alongar muito nesse lado mais factual da vida do senhor. Comunista da parte da mãe, exímio praticante de guitarra por parte do pai, eis o…
Tumblr media
View On WordPress
1 note · View note
altamontpt · 3 days
Text
Svnth + Krøvi || Vortex: Shoegaze ma non troppo
No passado sábado, o Vortex serviu um menu completo de bandas de Roma. Um verdadeiro banquete para os ouvidos mais melancólicos e para quem gosta de contemplar (os seus) sapatos.
[vc_row][vc_column][vc_column_text] No passado sábado, o Vortex serviu um menu completo de bandas de Roma. Um verdadeiro banquete para os ouvidos mais melancólicos e para quem gosta de contemplar (os seus) sapatos. Juro que já esgotei os clichés e trocadilhos fáceis com o país de origem das bandas do cartaz de sábado e que irei direto ao assunto. A malta do Vortex continua apostada em mostrar-nos…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 3 days
Text
José Mário Branco - Margem de Certa Maneira (1972)
Gravado ainda durante o exílio em França, o segundo disco de José Mário Branco mantém o dedo firmemente no pulso da realidade social do Portugal que o renegou
Gravado ainda durante o exílio em França, o segundo disco de José Mário Branco mantém o dedo firmemente no pulso da realidade social do Portugal que o renegou. Se Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades havia revolucionado a cantiga popular portuguesa com o arrojo dos seus arranjos e a qualidade das suas letras (muitas delas escritas por Sérgio Godinho), Margem de Certa Maneira, lançado em 1972,…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 3 days
Text
"Medo do Medo" - Capicua
A Cultura do Medo é um conceito sociológico que utiliza o medo na sociedade para atingir objetivos políticos, muitas vezes associada a regimes repressivos.
A Cultura do Medo é um conceito sociológico que utiliza o medo na sociedade para atingir objetivos políticos, muitas vezes associada a regimes repressivos. Capicua utiliza este conceito para a sua canção “Medo do Medo” enumerando vários cenários que nos causam temor, acabando com o grito de insubmissão “Eles têm medo de que não tenhamos medo!”
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 4 days
Text
"Cobradores de Impostos" - Allen Halloween
Que Allen Halloween não seja considerado um cantor de intervenção é uma injustiça que a sua mitologia nunca conseguiu retificar.
Que Allen Halloween não seja considerado um cantor de intervenção é uma injustiça que a sua mitologia (que cresceu aquando do seu hiato criativo) nunca conseguiu retificar. “Cobradores de Impostos”, single de avanço do seu Unplugueto, alicerça-se numa guitarra acústica e imagética de Abril: a capa do Coro dos Tribunais aparece logo no início do video. A essência do seu conteúdo lírico é, no…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 4 days
Text
Playlist da Semana: Especial 25 de Abril
A nossa democracia faz 50 anos esta quinta-feira! Foi o 25 de Abril que assegurou a liberdade que mais acarinhamos: a de ouvirmos a música que nos apetecer... Por isso, recordamos ao longo desta semana 10 discos de “intervenção” que ou prepararam Abril com as suas críticas veladas (1970-1973), ou celebraram Abril já sem papas na língua (1974-1975). A liberdade está a passar por aqui…
A nossa democracia faz 50 anos esta quinta-feira! Foi o 25 de Abril que assegurou a liberdade que mais acarinhamos: a de ouvirmos a música que nos apetecer… Por isso, recordamos ao longo desta semana 10 discos de “intervenção” que ou prepararam Abril com as suas críticas veladas (1970-1973), ou celebraram Abril já sem papas na língua (1974-1975). A liberdade está a passar por aqui…
Tumblr media
View On WordPress
9 notes · View notes
altamontpt · 9 days
Text
S.I.D. + Lord of Confusion || Vortex: no escurinho da Cave
Está a ficar um padrão. Em cada escavadela no subsolo do Vortex, um par de bandas empenhadas em alimentar-nos a alma. Desta vez, foram os italianos S.I.D. e os leirienses Lord of Confusion com o Doom como fundo
[vc_row][vc_column][vc_column_text] Está a ficar um padrão. Em cada escavadela no subsolo do Vortex, um par de bandas empenhadas em alimentar-nos a alma. Desta vez, foram os italianos S.I.D. e os leirienses Lord of Confusion com o Doom como fundo! Não quero mentir, mas penso que terá sido a primeira vez que vi um teclado no Vortex… mas lá estava ele, mesmo à frente do palco a empurrar a primeira…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 10 days
Text
Hurray for the Riff Raff - The Past is Still Alive (2024)
Os Hurray for the Riff Raff deixaram de ser um segredo bem guardado ao lançarem um evidente candidato a disco do ano.
Os Hurray for the Riff Raff deixaram de ser um segredo bem guardado ao lançarem um evidente candidato a disco do ano. Não é meu apanágio usar palavras muito caras nesta chafarica, mas para com The Past is Still Alive só uma me ocorre – resplandecente. Uma pérola que nos chega do outro lado do Atlântico e que pinta um retrato simples e cru do estado actual da América. Com uma sonoridade sombria,…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 11 days
Text
The Legendary Tigerman || Lux: sinal dos tempos
Linguagem sem fronteiras, num passo em frente, sem quebrar com o espírito roqueiro que lhe corre no sangue. Este é o novo tempo do homem-tigre
[vc_row][vc_column][vc_column_text]Escreve-se novo capítulo na história do homem-tigre, tendo Zeitgeist como ponto de partida, disco transgressor e sombrio com abordagem a novos territórios nascidos na pista de dança. E parece ser o próprio Paulo Furtado que o assume. Terá sido na discoteca de Lisboa que nasceu a ideia (ou o desejo) de derivar a sonoridade de Legendary Tigerman para algo nunca…
Tumblr media
View On WordPress
3 notes · View notes
altamontpt · 11 days
Text
Playlist da Semana: Vitrola Altamont #3
Na vitrola do mês de Abril não podiam faltar músicas relacionadas com a revolução – Zeca Afonso, Garota Não, Capicua. Mas há vida para além disso e portanto no espectro de novidades há Marika Hackman, Jane Weaver, Loving, enquanto que no catinho de músicas de estimação há New Order, Silver Jews, Suede, Hot Hot Heat, Gang of Four, entre outros. Ora espreitem.
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
altamontpt · 12 days
Text
Vampire Weekend - Only God was above us (2024)
Um excelente disco maduro de uma banda eternamente adolescente.
Um excelente disco maduro de uma banda eternamente adolescente. Cinco anos depois da nova vida trazida por Father of the bride, que conquistou lugar entre os nossos discos favoritos de 2019, os Vampire Weekend regressam com um dos discos mais aguardados do ano, este Only God was above us. Se esse disco anterior foi bem conseguido, através de alguns grandes singles, deixou também vários pontos de…
Tumblr media
View On WordPress
5 notes · View notes