Tumgik
this-is-f7 · 16 hours
Text
11K notes · View notes
this-is-f7 · 16 hours
Text
Tumblr media
138 notes · View notes
this-is-f7 · 16 hours
Text
“Se…”
29 de abril
“Viver só por hoje alivia a carga do passado e o medo do futuro. Aprendemos a fazer o que é necessário e a deixar os resultados nas mãos do nosso Poder Superior.”
Texto Básico, p. 104
Durante nossa adicção ativa, o medo do futuro e do que poderia acontecer era uma realidade para muitos de nós. E se fôssemos presos? Se perdêssemos o emprego? Se nosso cônjuge morresse? Se fôssemos à falência? Se isso, se aquilo e aquilo outro. Não era incomum para nós passar horas, até dias inteiros, pensando no que poderia acontecer. Encenávamos enredos e conversas inteiras antes que acontecessem, e traçávamos nosso curso de ação na base do “se…”. Ao fazer isso, nos preparávamos para um desapontamento após o outro.
Com o que escutamos nas reuniões, aprendemos que viver no presente, e não no mundo das suposições, “se” é a única forma de eliminar a concretização das nossas próprias profecias de escuridão e derrota. Só podemos lidar com o que é verdadeiro hoje e não com nossas temerosas fantasias sobre o futuro.
Vir a acreditar que nosso Poder Superior tem somente o melhor reservado para nós é uma maneira de combater esse medo. Ouvimos nas reuniões que nosso Poder Superior não vai nos dar mais do que podemos suportar em um dia. E sabemos por experiência que, se pedirmos, o Deus que compreendemos certamente cuidará de nós. Permanecemos limpos em situações adversas praticando a fé nos cuidados de um Poder maior do que nós. Cada vez que o fizermos, estaremos menos temerosos com o “se” e mais confortáveis com o que é.
Só por hoje: vou aguardar o futuro com fé em meu Poder Superior.
0 notes
this-is-f7 · 4 days
Text
Autoaceitação
26 de abril
“A aplicação dos Doze Passos da recuperação é o meio mais eficaz para alcançar a autoaceitação.”
IP nº 19, Autoaceitação
  A maioria de nós chegou a Narcóticos Anônimos sem muita autoaceitação. Víamos os danos que causamos durante nossa adicção ativa e nos rejeitávamos. Tínhamos dificuldade de aceitar o passado e suas consequências para a nossa autoimagem.
  A autoaceitação chega mais depressa quando aceitamos primeiro que somos portadores de uma doença chamada adicção, pois é mais fácil nos aceitar como pessoas doentes do que como pessoas ruins. E quanto mais facilmente nos aceitarmos, mais facilmente aceitaremos a responsabilidade por nós mesmos.
  Alcançamos a autoaceitação através de um processo de recuperação contínuo. Trabalhar os Doze Passos de Narcóticos Anônimos nos ensina a aceitar nós mesmos e nossas vidas. Princípios espirituais como entrega, honestidade, fé e humildade ajudam a aliviar o peso dos nossos erros do passado. Nossa atitude muda com a aplicação destes princípios em nossas vidas diárias. A autoaceitação cresce à medida que progredimos em recuperação.
Só por hoje: a autoaceitação é um processo motivado pelos Doze Passos. Hoje, confiarei neste processo, praticando os passos e aprendendo a me aceitar melhor.
0 notes
this-is-f7 · 7 days
Text
O Deus de nossa própria compreensão
23 de abril
“Muitos de nós compreendem Deus, simplesmente, como sendo aquela força que nos mantém limpos.”
Texto Básico, p. 29
  Alguns de nós entramos em recuperação com uma compreensão prática de Poder Superior. Entretanto, para muitos de nós “Deus” é uma palavra problemática. Podemos duvidar da existência de qualquer tipo de Poder maior do que nós mesmos. Ou podemos relembrar experiências desconfortáveis com religião e nos afastar dessa “história de Deus”.
  Em recuperação, recomeçar significa também que podemos rever nossa vida espiritual. Se não estamos confortáveis com o que aprendemos durante a nossa criação podemos tentar uma abordagem diferente em relação à nossa espiritualidade. Não precisamos entender tudo de uma vez nem encontrar respostas imediatas para todas as nossas questões. Às vezes, basta saber que outros membros de NA acreditam e que suas crenças os ajudam a manter-se limpos.
Só por hoje: tudo o que preciso saber sobre meu Poder Superior, agora, é que esse Poder me ajuda a ficar limpo.
0 notes
this-is-f7 · 10 days
Text
Tumblr media
36K notes · View notes
this-is-f7 · 10 days
Text
Tumblr media
11K notes · View notes
this-is-f7 · 10 days
Text
Tumblr media
2K notes · View notes
this-is-f7 · 10 days
Text
Desligamento
20 de abril
“A adicção é uma doença da família, mas só conseguimos modificar a nós mesmos.”
IP nº 13, Juventude e recuperação
  Muitos de nós vêm de famílias gravemente conturbadas. A insanidade que reina entre nossos familiares parece devastadora. Às vezes, sentimos vontade de fazer as malas e mudar para bem longe.
  Rezamos para que nossa família se una a nós na recuperação, mas para nossa grande tristeza, isto nem sempre acontece. Às vezes, apesar de nossos grandes esforços para levar a mensagem, descobrimos que não podemos ajudar aqueles de quem mais gostamos. Nossa experiência em grupo tem nos ensinado que frequentemente estamos tão próximos dos nossos parentes que não podemos ajudá-los. Aprendemos que é melhor deixá-los aos cuidados do nosso Poder Superior.
  Descobrimos que quando paramos de tentar solucionar os problemas dos nossos familiares, damos o espaço necessário para que eles possam resolver suas próprias vidas. Quando lembramos que não somos capazes de resolver os problemas deles, nos damos a liberdade de viver nossas próprias vidas. Temos fé que Deus ajudará nossos familiares. Muitas vezes, a coisa mais importante que podemos dar às pessoas que amamos é o exemplo contínuo da nossa recuperação. Pela sanidade da família e por nossa própria sanidade, devemos deixar nossos familiares encontrarem seus próprios caminhos de recuperação.
Só por hoje: vou procurar trabalhar meu programa e deixarei minha família aos cuidados de um Poder Superior.
0 notes
this-is-f7 · 12 days
Text
“Eu compreendo”
18 de abril
“Humildemente pedimos a Ele que removesse nossos defeitos.”
Passo Sete
  Quando nos prontificamos inteiramente a deixar que nossos defeitos de caráter sejam removidos, muitos de nós estamos inteiramente prontos! Ironicamente, é quando os problemas realmente começam. Quanto mais lutamos para nos livrar de um defeito específico, mais forte ele se torna. É, de fato, uma atitude de humildade perceber que não apenas somos impotentes perante nossa adicção, mas também perante nossos defeitos de caráter.
  Finalmente, tudo se encaixa. O Sétimo Passo não diz para nos livrarmos de nossos defeitos de caráter, e sim para pedirmos ao nosso Poder Superior que nos livre deles. O foco das nossas orações diárias começa a mudar. Admitindo nossa incapacidade de nos tornarmos perfeitos, rogamos ao nosso Poder Superior que faça por nós o que não podemos fazer sozinhos. E esperamos.
  Por muitos dias, nosso programa pode permanecer no Sétimo Passo. Podemos não sentir um alívio imediato e total de nossos defeitos, mas muitas vezes experimentamos uma mudança sutil em nossa percepção de nós mesmos e dos outros. Com a visão do Sétimo Passo, começamos a enxergar quem está à nossa volta de uma maneira menos crítica. Sabemos que, assim como nós, muitos estão lutando com defeitos dos quais adorariam se livrar e que, também, como nós, eles são impotentes perante esses defeitos. Imaginamos se eles também rezam humildemente para que sejam removidos.
  Começamos a avaliar as outras pessoas da mesma forma que aprendemos a nos avaliar, com uma empatia que é fruto da humildade. Observando os outros e mantendo vigilância sobre nós mesmos, podemos finalmente dizer: “eu compreendo”.
Só por hoje: Deus, me ajude a enxergar com a visão do Sétimo Passo. Me ajude a compreender.
0 notes
this-is-f7 · 13 days
Text
Tumblr media
3K notes · View notes
this-is-f7 · 13 days
Text
Quero agradecer a todos vocês, e também a mim mesmo, por hoje estar completando 6 meses limpo, 6 meses que eu me rendi pela dor, e hoje volto por amor a essa irmandade, onde muito aprendo todos os dias, não é fácil nenhum dia, mais com minha obediência e honestidade a recuperação, aos meus companheiros, ao meu padrinho @⁨Kleber⁩, e a todos que me receberam quando voltei, que me abraçaram e não deixaram eu desistir de mim mesmo, eu que já não queria mais viver, hoje vivo uma vida que jamais poderia imaginar em viver um dia, com vocês conquistei muitas coisas, aprendi a ser verdadeiro, ser uma pessoa compreensível, responsável, e de bom carácter, e eu sei que sem vocês, nada disso seria possível, quem me viu voltar, viu como eu estava, sem esperança, sem querer viver, tinha perdido tudo, as coisas que mais amava, e me perdido também.
Mais só por Hoje, hoje minha história é outra, vivo limpo e sereno, e isso vem se repetindo a 6 meses, 182 dias. Isso é uma dádiva constante, só palavras não expressão minha gratidão por tudo que conquistei e recuperei dentro de NA, graças a mente aberta e Boa vontade diária.
Só por hoje, agradeço cada um de vocês, e bora pra mais um dia, que nada está resolvido.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
this-is-f7 · 14 days
Text
“Agir como se”
16 de abril
“Hoje, buscamos soluções e não problemas. Tentamos aplicar o que aprendemos de forma experimental.”
Texto Básico, p. 64
  A primeira vez que escutamos que deveríamos “agir como se”, muitos de nós protestaram: “mas isto não é honesto! Pensei que em Narcóticos Anônimos deveríamos sempre ser honestos sobre nossos sentimentos.”
  Talvez possamos refletir sobre como chegamos ao programa. Pode ser que não acreditássemos em Deus, mas rezávamos mesmo assim. Ou talvez não estivéssemos certos de que o programa funcionaria para nós, mas continuamos voltando às reuniões apesar dos nossos sentimentos. O mesmo se aplica à medida que progredimos em recuperação. Podemos ter pavor de aglomerações, mas, se agirmos com confiança e estendermos a mão, não apenas nos sentiremos melhor, como também descobriremos que não tememos mais grupos grandes.
  Cada ação tomada nessa direção nos aproxima mais da pessoa que deveríamos ser. Cada mudança positiva que fazemos constrói nossa autoestima. Agindo de forma diferente, descobrimos que estamos começando a pensar diferente. Passamos a pensar da maneira certa quando “agimos como se”.
Só por hoje: vou aproveitar a oportunidade de agir como se fosse capaz de aceitar uma situação da qual costumava fugir.
0 notes
this-is-f7 · 15 days
Text
5K notes · View notes
this-is-f7 · 15 days
Text
5K notes · View notes
this-is-f7 · 15 days
Text
5K notes · View notes
this-is-f7 · 15 days
Text
Só por hoje, gratidão é tudo que tenho para expressa, de alegria, em meio a tudo que passo, que eu vivo, que tenho conquistado até aqui, que tenho feito de Bom, que tenho feito que não é agradável, de todo meu esforço, e também procrastinação. Nada é em vão, não Mais, não pois estou em recuperação, quando me vejo abalado, me lembro dos meus amigos em recuperação, que acreditam e confiam em mim, que me fortalecem com suas partilhas sinceras, e recuperação de vida. Obrigado a todos eles, obrigado ao meu poder superior. Estou vivendo o só por hoje, com gratidão. Pois tanto tenho alcançado até aqui. Agradeço também ao meu amor, que está sempre comigo, me ajudando com palavras, com amor, com alegria, com carinho, e com tudo de melhor que ela pode me oferecer, e é até mais do que eu mereço, mais ela com sua simplicidade que só ela tem, me encanta a cada dia, por isso declaro meu amor a minha doce Lucimar a cada dia, a cada momento, pois é tudo que ela merece, que seja honesto com ela, seja verdadeiro, e que tenha um amor recíproco.
Só por hoje, estou a 181 dias limpo e sereno, ciente que o dia mais importante é o dia de hoje, e que busco sempre mais um dia, não importa o que aconteça, haja o que houver sempre, eu não posso usar, não posso desistir de mim mesmo, nem das coisas que conquistei até aqui...
Gratidão por mais um dia 🙏🔷️
0 notes