Tumgik
study-of-biology · 1 year
Text
Mamíferos: animais tetrápodes e endotérmicos que se caracterizam pela presença de pelos e glândulas mamárias. As glândulas mamárias são importantes para garantir a produção de leite, que é o alimento ofertado pela mãe ao filhote nos estágios iniciais de desenvolvimento. Como exemplo de mamíferos, tem-se o ser humano, a onça, o coelho, o urso, o lobo, o cachorro, o gato, a girafa, o gambá, o coala e o ornitorrinco.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
Aves: tetrápodes que apresentam como característica exclusiva a presença de penas. Diferentemente dos grupos anteriores, as aves são animais endotérmicos, ou seja, capazes de manter a temperatura do seu corpo estável, independentemente das alterações que ocorrem no meio em que vivem.
As aves apresentam uma série de adaptações ao voo, tais como a presença de músculos peitorais desenvolvidos e ossos ocos, que tornam seu corpo mais leve. Como exemplo de aves, tem-se o papagaio, o pinguim, o avestruz, a galinha, o gavião, o pica-pau, o beija-flor e a arara.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
Anfíbios: são vertebrados dotados de quatro membros (tetrápodes) que apresentam como característica marcante sua dependência do ambiente aquático. A maioria dos representantes possui uma fase larval aquática e uma fase adulta de hábito terrestre. São exemplos de anfíbios a rã, o sapo, a perereca e a salamandra.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
Répteis: tetrápodes que se destacam pela conquista definitiva do meio terrestre. São animais que apresentam pele grossa com escamas e/ou depósitos ósseos, que os tornam resistentes à perda de água.
Nesse grupo observa-se uma novidade evolutiva importante: o surgimento do ovo com casca. O ovo com casca grossa impede o ressecamento e protege o embrião. Como exemplo de répteis, temos a tartaruga, a serpente, o lagarto, o jacaré e o crocodilo.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
VERTEBRADOS:
Os peixes: são animais vertebrados aquáticos que possuem a pele coberta por escamas. Eles também têm a capacidade de respirar embaixo da água.
Exemplos: tubarão, sardinha, peixe-palhaço e cavalo marinho.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
VERTEBRADOS
Vertebrados são animais que fazem parte do filo Chordata e se destacam pela presença de coluna vertebral. Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são vertebrados.
•São animais que possuem coluna vertebral e crânio.
•Estão inseridos no filo Chordata.
•Nem todo representante do filo Chordata é vertebrado.
•Peixes-bruxas e lampreias são vertebrados sem mandíbulas.
•Gnatostomados são vertebrados com mandíbulas; peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos estão incluídos nesse grupo.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
EQUINODERMOS
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos. Uma das características mais marcantes desse grupo de animais é a presença dos chamados sistemas ambulacrários. São conhecidas atualmente cerca de 7000 espécies de equinodermos, sendo as estrelas-do-mar e os pepinos-do-mar dois de seus representantes.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
ARTRÓPODES
Artrópodes são um filo de animais invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com a classe. Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos, as aranhas, os caranguejos, as centopeias e os piolhos-de-cobra.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
MOLUSCOS
Os moluscos constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres. O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, e inclui uma variedade de animais muito familiares, como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
ANELÍDEOS
Anelídeos, também conhecido como vermes segmentados ou vermes anelares, é um vasto filo, com mais de 17.000 espécies incluindo vermes, minhocas e sanguessugas. Estes animais podem ser encontrados tanto em ambientes terrestres quanto aquáticos.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
NEMATELMINTAS
Nematoda, nematelmintos, ou ainda nematelmintas, são um filo de animais cilíndricos espetacularmente alongados. São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral. São exemplos de vermes nematelmintos as Lombrigas e os Ancilostomas, causadores, respectivamente, da Ascaridíase e da Ancilostomose.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
PLATELMINTOS
Platyhelminthes, comumente designados por platelmintes, platelmintas, platelmintos ou vermes planos, é um filo de invertebrados com simetria bilateral, não-segmentados, protostómios, de corpo mole e relativamente simples. A par com os nematelmintas e anelídeos, são considerados vermes.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
CNIDÁRIOS
Descrição Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo. Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
PORÍFEROS
Porifera é um filo do reino Animalia, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas. As esponjas são organismos multicelulares sésseis que apresentam um sistema aquífero de canais e poros que gera correntes de água dirigidas por células flageladas características: os coanócitos.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
ANGIOSPERMAS
As angiospermas são plantas complexas que apresentam raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes.
Elas representam o grupo mais diversificado de plantas, com mais de 250 mil espécies. As angiospermas ocorrem nos mais variados tipos de habitats, desde ambientes aquáticos até áridos.
O termo angiosperma deriva do grego angeios, bolsa e sperma, semente.
Características Gerais
As angiospermas caracterizam-se pela presença de flores e dos frutos que envolvem a semente.
Estrutura
As plantas angiospermas são as mais complexas da natureza. Por isso, elas apresentam diversas estruturas.
Raiz, Folhas e Caule
As angiospermas apresentam diversos tipos de raízes, como pivotantes, fasciculadas, tuberosas, tubulares, pneumatóforos e sugadoras.
As folhas estão envolvidas com os processos de fotossíntese, respiração e transpiração. As plantas angiospermas apresentam folhas com diversos formatos e tamanhos.
Os principais tipos de caules aéreos das angiospermas são: tronco lenhoso (árvores), haste (herbáceas), estipe (palmeiras), colmo (bambu) e suculento (cactos).
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
GIMNOSPERMAS
As gimnospermas são plantas vasculares, normalmente árvores, conhecidas principalmente por uma importante novidade evolutiva: as sementes. O nome desse grupo de vegetais, que significa “semente nua”, faz referência ao fato de não possuírem frutos envolvendo essas estruturas, que permanecem expostas.
As sementes possuem como função principal proteger e alimentar o embrião antes da germinação, por isso essa característica permitiu que essas plantas conseguissem dominar uma área muito maior que a das briófitas e pteridófitas. Essa estrutura reprodutiva é formada a partir do desenvolvimento do óvulo.
As gimnospermas são bastante exploradas economicamente. Algumas possuem alto potencial madeireiro e outras são usadas na fabricação de papel. Além dessa utilização, são bastante utilizadas como plantas ornamentais, principalmente os pinheiros, que são extremamente usados em épocas de natal.
Atualmente podemos classificar as gimnospermas em quatro divisões principais: Coniferophyta, Cycadophyta, Gnetophyta e Ginkgophyta. Entre essas divisões, a que mais se destaca é a Coniferophyta, grupo também chamado de coníferas e que inclui plantas como pinheiros e ciprestes. O nome desse grupo vem do fato de que o seu estróbilo possui formato de cone.
As gimnospermas ocorrem normalmente em áreas temperadas, sendo bastante comuns no Hemisférios Norte. Em nosso país, essas plantas são pouco representativas, sendo encontradas atualmente apenas três das quatro divisões existentes: Coniferophyta, Cycadophyta e Gnetophyta.
Tumblr media
0 notes
study-of-biology · 1 year
Text
PTERIDÓFITAS
As pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas, ou seja, que possuem tecidos condutores e criptógamas pois não possuem sementes. Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais.
Diferem das briófitas principalmente por causa dos tecidos condutores e na alternância das gerações, já que nas pteridófitas o esporófito é a fase dominante e nas briófitas é o gametófito.
Características Gerais
•São plantas criptógamas (sem sementes) e traqueófitas (possuem floema e xilema). A presença dos tecidos condutores é uma novidade evolutiva em relação às briófitas;
•Habitam ambientes terrestres úmidos, algumas espécies conseguem viver em ambientes secos, e há poucas de água doce;
•Ocorre a alternância de gerações na reprodução sexuada, sendo o esporófito (fase diplóide) a geração duradoura. A água é essencial, pois os gametas dependem dela para se movimentar.
Tumblr media
0 notes