Tumgik
pacosemnoticias · 1 minute
Text
Beira Interior defende continuação de apoios à plantação de vinhas
A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) considerou que na região não há excesso de vinha e defendeu que os apoios devem continuar, depois de o ministro da Agricultura ter defendido “um travão” a novas plantações.
Tumblr media
“Não creio que haja excesso de vinha na nossa região. Até porque, felizmente, tem havido uma procura por novas licenças e novas autorizações, e isso mostra que há aptidão para se plantar novas vinhas”, disse à agência Lusa o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós.
A região tem atualmente 13.100 hectares de vinha, tendo perdido cerca de três mil hectares na última década.
O dirigente salientou que a vitivinicultura é uma das atividades que suporta muita gente e que ajuda a fixar pessoas a este território.
“Por isso, eu penso que se deve continuar a apoiar a reestruturação da vinha, podendo ser outro modelo. Deve continuar-se a atribuir novas licenças e autorizações, porque nós também não podemos cortar as pernas a ninguém”.
Rodolfo Queirós sustentou que “se as pessoas querem investir num território que por si já é deprimido, não se pode desperdiçar esse tipo de investimento”.
Em entrevista ao jornal Publico, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, referiu que Portugal tem um problema com o ‘stock’ de vinho por escoar e que é preciso “um travão, caso contrário está-se a deitar dinheiro fora”.
Para Rodolfo Queirós, cada região tem uma realidade diferente.
“Da nossa parte, nós temos ainda caminho para fazer. Se temos caminho para fazer temos de o fazer juntos, com as pessoas que querem investir cá”.
O presidente da CVRBI realçou que a região tem-se vindo a afirmar, tem ganho notoriedade e está numa trajetória de ascensão e por isso os apoios devem ser mantidos.
“Os agricultores são quase os primeiros bombeiros do nosso território, onde há vinhas cultivadas não há incêndios e não há abandono das terras. É muito importante a vitivinicultura para a nossa região”.
Sobre as dificuldades de escoamento, o dirigente da CVRBI considerou que o principal fator está na entrada de vinhos em Portugal a preços baixíssimos, considerando que “aí haveria de se fazer qualquer coisa”.
Rodolfo Queirós referiu que se fala muitas vezes na sustentabilidade em termos ambientais, mas considerou que o primeiro pilar da sustentabilidade tem de ser a económica.
“Temos de trabalhar para que as nossas regiões produzam vinhos de qualidade e pratiquem preços competitivos para que a agricultura seja sustentável”, sublinhou.
O dirigente realçou que a Beira Interior tem mais de mil hectares em modo produção biológica e que tem havido uma enorme procura nos mercados externos.
“Temos de continuar a fazer este trabalho de divulgação”, apontou.
A CVRBI tem sede na Guarda e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios.
Na sua área existem cerca de 70 produtores de vinho, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores.
0 notes
pacosemnoticias · 39 minutes
Text
Homem de 84 anos morre em acidente com trator no concelho do Sabugal
Um homem de 84 anos morreu no dia de ontem na localidade de Espinhal, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, na sequência de um acidente com um trator, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Tumblr media
De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, o alerta para o acidente foi recebido pelas 12h13.
Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda precisou à agência Lusa que idoso circulava com o trator num caminho rural de acesso público quando se verificou o capotamento do veículo.
O acidente está a ser analisado pelo Núcleo de Investigação Criminal em Acidentes de Viação.
Para o local foram mobilizados meios dos bombeiros e da GNR do Sabugal, num total de 11 operacionais e quatro viaturas.
0 notes
pacosemnoticias · 13 hours
Text
Índice ultravioleta para amanhã, 27 de abril para Portugal Continental e ilhas.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
pacosemnoticias · 13 hours
Text
Arquipélago da Madeira
Previsão para sábado, 27.abril.2024
Céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da manhã.
Tumblr media
Aguaceiros, em especial nas vertentes norte e terras altas da ilha da Madeira.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de norte, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.
Pequena descida da temperatura máxima nas terras altas da ilha da Madeira.
Temperaturas máximas e mínimas na foto.
ESTADO DO MAR:
Costa Norte: Ondas de noroeste com 2 a 2,5 metros aumentando para 3 a 3,5 metros.
Costa Sul: Ondas inferiores a 1 metro, passando a ondas de sudoeste com 1 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 19/20º.
Fonte IPMA
0 notes
pacosemnoticias · 13 hours
Text
Arquipélago dos Açores
Previsão para sábado, 27.abril.2024
GRUPO OCIDENTAL
Tumblr media
Períodos de céu muito nublado com boas abertas.
Vento nordeste bonançoso (10/20 km/h), enfraquecendo (05/10 km/h).
GRUPO CENTRAL
Períodos de céu muito nublado com boas abertas.
Vento norte bonançoso a moderado (10/30 km/h).
GRUPO ORIENTAL
Períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros fracos.
Vento norte moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/h.
Temperaturas máximas e mínimas na foto.
ESTADO DO MAR
GRUPO OCIDENTAL:
Mar de pequena vaga, tornando-se encrespado.
Ondas norte de 1 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 17º.
GRUPO CENTRAL:
Mar de pequena vaga.
Ondas norte de 2 a 3 metros, diminuindo para 1 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 17º.
GRUPO ORIENTAL:
Mar cavado.
Ondas norte de 2 a 3 metros.
Temperatura da água do mar: 17º.
Fonte IPMA
0 notes
pacosemnoticias · 13 hours
Text
Continente
Previsão para sábado, 27.abril.2024
Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do fim da manhã.
Tumblr media
Aguaceiros, que poderão ser por vezes acompanhados de trovoada e sob a forma de granizo nas regiões Norte e Centro até ao início da manhã, diminuindo gradualmente de intensidade e de frequência, e sendo em geral fracos na região Sul.
Queda de neve acima dos 1100/1300 metros nas regiões Norte e Centro, subindo a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela durante a tarde.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de sudoeste, rodando gradualmente para noroeste, soprando por vezes forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, e até ao meio da manhã na faixa costeira ocidental, com rajadas até 65 km/h.
Pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro.
Temperaturas máximas e mínimas na foto.
ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros.
Temperatura da água do mar: 15/17º.
Costa Sul: Ondas de sudoeste 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 17/18º.
Fonte IPMA
0 notes
pacosemnoticias · 13 hours
Text
Paços de Ferreira
Previsão para sábado, 27.abril.2024
Céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir do fim da manhã.
Aguaceiros, que poderão ser por vezes acompanhados de trovoada e sob a forma de granizo até ao início da manhã, diminuindo gradualmente de intensidade e de frequência.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste.
Temperatura prevista para amanhã: Mínima de 5° e máxima de 15°.
Fonte IPMA
Siga o estado do tempo que faz em Paços de Ferreira com os dados das estações meteorológicas nos seguintes links: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IPORTOPA2
Tumblr media
https://ema.ipma.pt/emas/pacos-de-ferreira/
0 notes
pacosemnoticias · 14 hours
Text
Pedrógão Grande contra instalação de central solar flutuante na Barragem do Cabril
A Câmara de Pedrógão Grande deu hoje parecer negativo à instalação de uma central solar flutuante perto da Barragem do Cabril, considerando que terá um "gravíssimo impacto negativo" no concelho.
Tumblr media
“A instalação do projeto da central fotovoltaica flutuante de Cabril terá um gravíssimo impacto negativo no concelho de Pedrógão Grade e nos territórios (concelhos vizinhos)”, lê-se num documento elaborado pelos serviços municipais e hoje analisado na reunião pública da Câmara, na freguesia da Graça, e na qual participaram alguns populares.
O projeto abrange Pedrógão Grande (distrito de Leiria), Sertã (Castelo Branco) e Pampilhosa da Serra (Coimbra), concelhos que partilham a albufeira de Cabril.
Segundo o documento, inerente à central fotovoltaica flutuante vai ser executada uma linha elétrica aérea com cerca de 36 quilómetros, abrangendo vários concelhos.
“As aldeias que caracterizam o património construído de Pedrógão Grande e que se encontram perto desta linha de água poderão ver aumentar o despovoamento”, adiantou, admitindo que “parecem estar em risco, pois com a proposta da instalação de painéis fotovoltaicos flutuantes (bem como com a linha de transporte de energia que dali sair) é certo que a paisagem visual mudará drasticamente”.
O documento, que analisou vários aspetos, incluindo ordenamento do território, proteção civil, recursos hídricos e rentabilidade financeira, aponta também para a violação do Plano Diretor Municipal e do Plano de Ordenamento da Albufeira.
Reconhecendo que se está numa “fase crucial em que a prioridade é descarbonizar”, a autarquia considerou, contudo, que “não deve ser efetuada a qualquer custo, nem colocar em causa recursos estratégicos para o desenvolvimento do concelho”.
“Descarbonizar é um importante processo, no entanto não pode ocorrer carbonizando a economia de uma das regiões rurais e mais débeis do país”, assinalou, defendendo que a central solar flutuante “não representa uma mais-valia para o concelho”.
Por outro lado, classificou a compensação financeira como uma “gota de água da barragem” face ao “prejuízo e os impactos negativos que daí resultarão, que são muito superiores aos positivos, colocando em causa valores sociais associados ao uso do rio e a ligação da população a este, a qualidade da água, a paisagem, o turismo, a atratividade e endogenia do local”.
À agência Lusa, o presidente do município, António Lopes, realçou o trabalho desenvolvido pela autarquia, como a estação náutica, e lembrou que há atividades ligadas ao turismo naquela zona, além de outras que “historicamente são desenvolvidas”, como a pesca lúdica ou profissional.
De acordo com António Lopes, a “própria passagem da linha vai afetar a qualidade de vida daquelas pessoas e do ambiente”, e vai também entrar em “rota de colisão” com o abastecimento de água de aeronaves de combate a incêndios.
“Tem muito mais aspetos negativos do que positivos”, afiançou o autarca, observando que na reunião do executivo municipal já se revelou “uma pequena parte de uma manifestação popular”.
Em abril de 2022, a Câmara e o Clube Náutico de Pedrógão Grande manifestaram preocupação com o impacto da instalação de uma central solar flutuante perto da Barragem do Cabril.
Na ocasião, António Lopes questionou como seria possível, com a concretização do investimento, “acomodar o uso da albufeira para o combate aos incêndios e para as atividades turísticas e náuticas”, além de ter alertado para o impacto visual.
Nesse mês, a empresa Voltalia, que conquistou o projeto de energia solar flutuante na Barragem do Cabril, anunciou que “a capacidade instalada será entre 33 MW [megawatt] e 40 MW, dependendo da otimização final do projeto”.
“Com 33 hectares, a central vai fornecer energia verde para um volume equivalente ao consumo de 70.300 habitantes”, esclareceu a empresa, explicando que “garantirá o desenvolvimento, construção e operação da central”.
O responsável da empresa em Portugal, João Amaral, disse então à Lusa que, “do ponto de vista de projeto, a Voltalia vai trabalhar por ter o menor impacto ambiental possível”.
“O projeto do Cabril surgiu de um leilão público, por isso, sabemos, naturalmente, que o Governo também teve em conta todas as preocupações antes de lançar esta oportunidade ao mercado, uma vez que um procedimento deste género só é possível em estrito alinhamento entre o Governo, o Município e os órgãos locais”, acrescentou João Amaral.
0 notes
pacosemnoticias · 15 hours
Text
Governo dos Açores restringe quantidades permitidas para capturas do atum patudo
O Governo dos Açores restringiu hoje as quantidades permitidas por embarcação para a captura do atum patudo, para “aumentar o período de pesca desta espécie”, segundo uma portaria publicada em Jornal Oficial.
Tumblr media
No documento, o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) estabelece que a captura está limitada, a cada 48 horas, a 18 toneladas no caso das embarcações de comprimento igual ou superior a 25 metros.
Nas embarcações de tamanho igual ou superior a 20 metros e inferior a 25 metros a quantidade está limitada a 13 toneladas, um número que é reduzido para 10 toneladas caso se trate de embarcações de 14 a 20 metros de comprimento.
As embarcações inferiores a 10 metros têm autorização para pescar até duas toneladas, enquanto os barcos de boca aberta podem capturar até uma tonelada.
“Considerando o histórico de descargas dos últimos cinco anos e tendo em conta que se pretende aumentar o período de pesca desta espécie, garantindo uma melhor qualidade do pescado em primeira venda e uma maior valorização do produto, afigura-se necessário ajustar estes limites de captura”, justifica o Governo Regional.
A Secretaria do Mar e Pescas, liderada por Mário Rui Pinho, realça que no âmbito das alterações “foram ouvidas as associações representativas do setor”, sendo que a Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores e a Cooperativa de Pesca Açoriana “manifestaram o interesse em alterar os limites máximos diários de captura”.
Na terça-feira, o PS/Açores disse estar “preocupado com o descontrolo do Governo Regional na gestão da quota de atum patudo e a quebra de rendimentos dos pescadores”.
0 notes
pacosemnoticias · 15 hours
Text
Cadastrado acusado de roubar e violar mulher no Porto
O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra um cadastrado suspeito de roubar e violar uma mulher no Porto em outubro de 2023, informou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).
Tumblr media
Em comunicado publicado na sua página na Internet, a PGRP refere que o despacho de acusação, datado de 19 de abril, imputa ao arguido a prática dos crimes de roubo agravado, rapto e violação, tendo ainda sido requerida a sua condenação como reincidente.
O crime ocorreu no dia 11 de outubro de 2023, ao fim da tarde, na cidade do Porto, quando a vítima se preparava para entrar no seu veículo, estacionado na via pública.
De acordo com a acusação, citada pela Procuradoria, a mulher foi abordada pelo arguido que, com recurso a uma arma de fogo, a coagiu a entrar no veículo, a entregar-lhe a carteira e o telemóvel e a iniciar a marcha, dando-lhe sucessivas ordens para o trajeto a seguir.
Segundo a PGRP, a determinada altura, durante o trajeto, o arguido tomou o lugar do condutor, deslocando-se a uma caixa ATM onde exigiu à vítima o levantamento e entrega da quantia de 250 euros, tendo-se deslocado, posteriormente, a outro ponto da cidade, onde adquiriu e consumiu estupefaciente, mantendo sempre a vítima sob ameaça.
"De seguida, e sob o pretexto de levar a vítima ao local inicial, mantendo-se ao volante da viatura, encaminhou-a para um parque de um motel em Gondomar e subjugou-a a práticas sexuais; após, acabou por libertar a vítima na zona onde a havia abordado inicialmente", refere a mesma nota.
A PGRP refere ainda que o arguido, que está preso preventivamente à ordem destes atos, conta com antecedentes criminais por crimes de roubo e outros, pelos quais cumpriu, por duas vezes, penas de prisão, estando, à data dos factos, em liberdade condicional desde maio de 2023.
0 notes
pacosemnoticias · 16 hours
Text
Marinha acompanha navio porta-contentores russo de Caminha ao Algarve
As autoridades portuguesas acompanharam durante dois dias a passagem de mais um navio Russo que cruzou águas portuguesas.
Tumblr media
A vigilância do porta-contentores da Federação russa começou na passada quarta-feira ao largo de Caminha e terminou esta quinta-feira na costa sul do Algarve.
A embarcação entrou no limite norte da Zona Económica Exclusiva do continente tendo sido acionados os meios da marinha portuguesa.
Segundo um comunicado da Marinha. “nesta ação foi empenhado o NRP Viana do Castelo, com o apoio do Centro de Operações Marítimas, que garante uma vigilância ativa e continua das áreas sobre soberania ou jurisdição nacional”.
A Marinha, afirma, “continuará a acompanhar a passagem deste tipo de navios, através de uma monitorização permanente dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, de modo a proteger os interesses de Portugal no e através do mar”.
0 notes
pacosemnoticias · 17 hours
Text
Detidos por furtarem tabaco num estabelecimento em Gondomar
A GNR, no dia 22 de abril, deteve em flagrante dois homens de 20 e 34 anos por furto em estabelecimento comercial, no concelho de Gondomar.
Tumblr media
Na sequência da uma denúncia por furto em estabelecimento comercial, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, onde localizaram dois indivíduos a sair do estabelecimento alvo de furto, que foram, prontamente, imobilizados.
No decorrer da ação, apurou-se que os suspeitos estavam na posse de diversos artigos furtados, provenientes do estabelecimento comercial, motivo que levou à sua detenção e à apreensão do seguinte material: 27 maços de tabaco, 17 cigarros eletrónicos, também denominados vaporizadores, de diversas marcas e modelos e um pé de cabra.
Os detidos foram constituídos arguidos e presentes no Tribunal Judicial de Gondomar.
Foto GNR
0 notes
pacosemnoticias · 17 hours
Text
Prisão preventiva para sete de 18 detidos por alegado tráfico de droga em Castelo Branco
Sete dos 18 detidos numa operação de combate ao tráfico de droga realizada pela Polícia Judiciária (PJ) no distrito de Castelo Branco ficaram em prisão preventiva.
Tumblr media
Ainformação foi hoje revelada pelo Ministério Público (MP) de Castelo Branco, numa nota publicada na página oficial desta entidade na internet.
A PJ deteve 18 pessoas no dia 16, por alegado tráfico de droga nos concelhos da Covilhã, Fundão, Castelo Branco e Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.
Os 18 detidos foram apresentados, no dia seguinte, a primeiro interrogatório judicial, na sequência do qual foi decretada a sete dos arguidos a medida de coação de prisão preventiva, 10 a obrigação de apresentação periódica e proibição de contactos, e um com obrigação de sujeição a tratamento da toxicodependência.
Na operação "Entre Serras" foram detidos 14 homens e quatro mulheres no cumprimento de mandados de detenção emitidos pela autoridade judiciária, no âmbito de um inquérito pendente na PJ ao longo de dois anos.
Além das detenções foram realizadas 34 buscas, 20 das quais domiciliárias, tendo sido apreendidos cerca de seis mil euros em numerário, balanças digitais, uma viatura e diversos equipamentos de telecomunicações e informático.
A investigação prossegue sob direção do Ministério Público de Castelo Branco, com a coadjuvação da PJ - Departamento de Investigação Criminal (DIC) da Guarda.
0 notes
pacosemnoticias · 18 hours
Text
Corpo dá à costa na praia das Pedras Negras no concelho da Marinha Grande
Um corpo deu à costa na praia das Pedras Negras, no concelho da Marinha Grande (Leiria), disse hoje à agência Lusa o capitão do Porto da Nazaré, João Lourenço.
Tumblr media
Segundo João Lourenço, o alerta foi dado por um pescador, pelas 06h00, que informou a Polícia Marítima.
“[O corpo] aparenta estar há bastante tempo dentro de água, dado o avançado estado de composição”, adiantou o comandante local da Polícia Marítima.
A Polícia Judiciária deslocou-se ao local.
0 notes
pacosemnoticias · 19 hours
Text
Operação Samourai: PJ colabora com FBI e detém suspeito de gerir site para branquear fortunas de origem criminosa
A Polícia Judiciaria (PJ) deteve na zona da Grande Lisboa um homem suspeito de ter fundado a Samourai Wallet, ‘site’ usado para branquear fortunas de origem criminosa, numa operação coordenada pelas autoridades americanas (FBI), foi hoje anunciado.
Tumblr media
Em comunicado, a PJ explica que a Operação Samourai, que decorreu em simultâneo em vários países, incluiu buscas domiciliárias na zona da Grande Lisboa e resultou na detenção do suspeito, um norte-americano com pedido de extradição e que era administrador de uma carteira de criptoativos.
Os criptoativos são representações digitais de valores ou direitos que podem ser transferidos e armazenados eletronicamente. Baseiam-se na ‘blockchain’, um tipo tecnologia de registo descentralizado de informação.
Segundo a PJ, o cidadão norte-americano é o principal suspeito de uma rede usada em larga escala para branqueamento de capitais, que prestava vários serviços aos seus clientes com o intuito de branquear os rendimentos provenientes de atividades ilícitas.
O detido já foi presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório e vai ficar em prisão preventiva enquanto aguarda o processo de extradição.
Desde o início da investigação, “foram recolhidos e partilhados elementos que relacionam os administradores da carteira de criptoativos ‘Samourai’ com atividades de branqueamento de capitais”, explica a PJ no comunicado.
Desses serviços, acrescenta, destaca-se o ‘Whirlpool’, “um serviço de mistura de criptomoedas que envolve fundos potencialmente identificáveis ou “contaminados” com outros, de modo a apagar o rasto e impossibilitar a identificação originária, bem como o seu congelamento pelas autoridades”.
Segundo a PJ, terão sido movimentados mais de mil milhões de dólares em ‘bitcoins’ e mais de 680 milhões de dólares em ‘BTC’, usados em transações ‘Ricochet’, uma plataforma de troca de criptoativos, que se dedica ao desenvolvimento de soluções exclusivas que permitem aos utilizadores investir os seus “ativos criptográficos” em tempo real.
Parte da operação que foi desenvolvida em território nacional, pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ, que contou com a colaboração Divisão de Investigação Criminal da Receita Federal (IRS-CI) dos EUA.
A operação envolveu várias buscas domiciliárias e levou à apreensão de bens materiais de valor não divulgado e de um acervo de bases de dados.
0 notes
pacosemnoticias · 20 hours
Text
Autoridade Marítima Nacional resgata cão isolado numa gruta ao largo da praia do Carreiro de Joanes em Peniche
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) anunciou o resgate de um cão na tarde de ontem, que se encontrava "isolado numa gruta", perto da do Carreiro de Joanes, em Peniche.
Tumblr media
O alerta foi dado cerca das 15h45, por um popular, que "se encontrava nas proximidades e viu o canídeo cair de uma falésia".
Dois elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche e dois tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche resgataram esta tarde, 25 de abril, um cão que se encontrava isolado numa gruta, próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche.
Foram, de seguida, ativados para o local elementos da Polícia Marítima de Peniche e dos Bombeiros Voluntários de Peniche.
À chegada ao local, foi possível verificar "que a gruta onde se encontrava o cão era de difícil acesso", pelo que foram acionados os "tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche", que acabaram por conseguir aceder à gruta e resgatar o patudo, colocando-o "em zona propícia para ser içado pelos elementos dos bombeiros".
"O cão, que já estava desaparecido há três dias, foi entregue aos seus donos, sem ferimentos", destaca ainda a AMN numa nota.
Foto Autoridade Marítima Nacional
0 notes
pacosemnoticias · 20 hours
Text
Oito distritos do continente em aviso amarelo por queda de neve
Oito distritos do continente estão hoje e amanhã com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê per��odos de chuva para todo o país.
Tumblr media
O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, incide entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de amanhã, abrangendo os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
O IPMA prevê queda de neve acima dos 1.100 metros, com acumulação que pode ser até cinco centímetros acima de 1.200 metros. Nos distritos de Castelo Branco e Guarda a previsão é de queda de neve acima de 1.200 metros, com acumulação que pode ser até 10 centímetros acima de 1.600 metros.
Os impactos prováveis, segundo o IPMA, prendem-se com perturbações causadas pela queda de neve e possível formação de gelo, levando por exemplo a corte ou condicionamento no trânsito em algumas estradas, danos em estruturas ou árvores, e abastecimentos locais prejudicados.
Segundo as previsões divulgadas na página oficial, na sexta-feira as temperaturas mínimas variam entre os seis e os 13 graus celsius, no continente, e as máximas entre os 12 e os 20 graus. As temperaturas mais baixas serão nas regiões norte e interior norte e centro.
No sábado, em termos gerais, haverá uma descida das temperaturas no continente, com Bragança e Guarda a registaram três graus de temperatura mínima.
0 notes