Tumgik
meusresuminhos · 11 years
Text
Infelizmente,
como vocês perceberam, não está sendo possível fazer postagens regularmente. Mas não desistam, continuarei postando.
33 notes · View notes
meusresuminhos · 11 years
Text
Movimento Retilíneo Uniforme - MRU
O MRU é um movimento em linha reta, sobre uma mesma direção, na qual a velocidade não varia e a aceleração é nula, podendo se alterar o sentido do movimento representando pela velocidade e posição com valores positivos ou negativos.
Por exemplo, um carro segue em linha reta a uma velocidade de 10 m/s para a direita, e após um tempo retorna para a esquerda com uma velocidade de -10 m/s. A velocidade para ambos os sentidos é a mesma, no entanto o sinal indica a mudança de sentido.
Existem três fórmula para cálculo desse movimento, sendo todas variações  entre si.
Tumblr media
nas quais V é velocidade, D deslocamento e T tempo
Gráfico Distância x Tempo
Tumblr media
Nesse gráfico a 3 movimentos:
1- No primeiro tempo há um deslocamento em um sentido com velocidade positiva. Pela velocidade ser constante o gráfico do deslocamento é um linha reta. 
2- No segundo momento vemos que a distância se mantém, neste não a movimento, a velocidade é nula.
3- No terceiro movimento o objeto retorna ao seu ponto de origem, ou seja se movimenta em sentido contrário e por isso sua velocidade é negativa.
Para calcular a velocidade usa-se o deslocamento (todo o trajeto percorrido, a distância da ida e a distância da volta) e o divide pelo tempo gasto.
Gráfico Velocidade x Tempo
Tumblr media
Nesse gráfico observa-se que a velocidade se manteve a mesma por todo o trajeto.
Para se calcular a distância percorrida deve calcular a área da figura formada pelo gráfico, no caso um retângulo.
Base x altura -> 4 x 10 -> 40 m/s
102 notes · View notes
meusresuminhos · 11 years
Text
Queridos followers,
Peço desculpas por tanto tempo sem novas publicações e venho lhes dizer que a partir da segunda semana de março voltaremos a publicar. Tentarei publicar resumos duas vezes por semana. Espero voltar a ajudá-los. 
8 notes · View notes
meusresuminhos · 11 years
Text
Proclamação da República
A perda de apoio pelo monarca, o fim da escravidão e outros fatores foram fundamentais para a Proclamação no dia 15 de novembro de 1889. Mas além disso, o regime monárquico não era mais compatível com as transformações socioeconômicas que ocorreram no país durante o séc XIX.
Essa incompatibilidade gerou a crise do II Reinado e o aumento do movimento republicano. E o ideal ia se espalhando pelos quartéis e aumentado pela doutrina positivista do exército, na qual se apoia a república.
A adesão dos militares foi decisiva. No dia 15 de novembro, durante uma passeata militar a república foi proclamada e não houve nenhuma resistência. A população apenas assistiu sem entender nem participar.
17 notes · View notes
meusresuminhos · 11 years
Text
Queridos Followers,
Como atualidade vêm sido cobradas com frequência em vestibulares pelo país. Eu tentarei fazer alguns resumões sobre as principais notícias. Espero que ajude um pouco nas provas e redações.
Será criada uma nova opção no menu, com o nome atualidades.
8 notes · View notes
meusresuminhos · 11 years
Text
Mensalão
Em 18 de maio de 2005, é descoberto nos correios um esquema de corrupção, com o pagamento de propina por um alto funcionário dos correios, Maurício Marinho. É descoberto o envolvimento do PTB e do ex-deputado federal Roberto Jefferson.
Em junho, Roberto Jefferson denúncia o esquema de pagamento de mesada a congressistas, pela alta cúpula do PT, para que esses ajudem na aprovação de projetos do partido. José Dirceu, então ministro da casa civil, renúncia ao cargo. O caso passa a ser investigado pela CPI dos Correios.
A então secretária do empresário Marcos Valério, confirma que o então chefe teria vários encontros com a alta cúpula do PT, principalmente com o tesoureiro Delúbio Soares, e que nesses encontros havia malas de dinheiro. Fernanda Karina, a secretária, afirma que Valério seria responsável por repassar o dinheiro.
Em julho, Roberto Jefferson tem seu mandato cassado, assim como seus direitos políticos, até 2015.
Em agosto, em depoimento a CPI, Duda Mendonça, responsável pela campanha eleitoral de Lula, diz ter recebido dinheiro de caixa 2, em uma conta nas Bahamas, criada a pedido de Marcos Valério. Alguns outros funcionários públicos admitem ter recebido dinheiro do esquema e renunciam. O presidente Lula, em comunicado a população nega conhecimento do esquema e se diz traído.
Em dezembro, a CPI aprova a cassação do mandato e suspensão dos direitos políticos de José Dirceu, que continua negando o esquema.
Em março de 2006, vários envolvidos foram absolvidos, sendo cassados desde 2005 apenas Roberto Jefferson, José Dirceu e Pedro Corrêa. Episódio que rendeu a seguinte previsão de que o mensalão acabaria em pizza.
Em abril de 2006, o então Procurador geral da república Antônio Fernando Souza, denúncia ao Supremo Tribunal federal, uma lista com 40 envolvidos no esquema. Em agosto de 2007, o julgamento começou, e os advogados dos réus negaram envolvimento.
Em julho de 2011, a Procuradoria Geral da república pede a condenação de 36 envolvidos. 2 foram absolvidos por falta de provas. O ex-tesoureiro do PT, Sílvio Pereira, foi liberado em um acordo com o STF. E ex-deputado José Janene foi morto em 2010. 
Em maio de 2012 o relator do processo, Joaquim Barbosa, tornou público o seu relatório. E o STF definiu como seria o julgamento, dando 5 horas ao relator para fazer as acusações. 
Em 16 de maio, surge denúncias de que o ex-presidente Lula, teria pedido ao ministro Gilmar Mendes, do STF, o adiamento do mensalão em troca de proteção no caso Carlinhos Cachoeira, no qual o ministro está envolvido.
Em agosto o julgamento é iniciado. Delúbio e Valério afirmam ter usado dinheiro de caixa 2 após a campanha eleitoral do PT de 2002. Alguns réus continuam negando a existência do mensalão. Alguns advogados criticam que Lula não esteja entre os réus a serem julgados, entre eles o de Roberto Jefferson que afirma que o presidente tenha ordenado o esquema.
Em 15 de agosto começa a ser votada a condenação, e é decidido julgar 37 réus. A maioria do STF vota pela condenação do ex-diretor do Banco do Brasil, assim como Cunha, o grupo de Marcos Valério, o ex dirigente do Banco Rural. Muitas outras condenações são aprovadas e penas definida até o dia 21 de novembro, quando Joaquim Barbosa assume a presidência do STF. 
Links que podem ajudar
Ranking das condenações
Conclusões do julgamento 
Entenda o esquema 
Resumão em vídeo
14 notes · View notes
meusresuminhos · 11 years
Text
Gente,
Esse é um simulado pra calcular a nota no enem. É só cadastrar e preencher com as respostas que você marcou. Ai é esperar o resultado. http://www.simuladorsisu.com Divulguem, pois quanto mais pessoas cadastrarem mais exato é o resultado.
12 notes · View notes
meusresuminhos · 11 years
Text
Queridos Followers,
Saiu o gabarito oficial!
http://enem.inep.gov.br/
E ai como vocês foram?
14 notes · View notes
meusresuminhos · 11 years
Text
Pra quem quiser matar a curiosidade
não é o oficial, mas é um!
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/enem-2012-confira-o-gabarito-do-primeiro-dia-de-provas
http://oglobo.globo.com/educacao/correcao-enem-2012/
4 notes · View notes
meusresuminhos · 11 years
Text
Como foram de 1º dia de ENEM?
22 notes · View notes
meusresuminhos · 12 years
Text
Queridos Followers,
Gostaria de poder ajudá-los mais nesse pré-ENEM! Se desejarem que eu faça resumos sobre algum assunto, qualquer um, específico, me mandem uma ask com o assunto e farei o possível!
2 notes · View notes
meusresuminhos · 12 years
Text
Termoquímica - introdução
É o estudo da energia envolvida em uma reação. Existem dois tipos de reação:
- Exotérmica - libera calor para a vizinhança
o fluxo é sistema -> vizinhança, e a variação de energia é negativa.
- Endotérmica - absorvem calor da vizinhança
o fluxo é sistema <- vizinhança, e a variação de energia é positiva
11 notes · View notes
meusresuminhos · 12 years
Text
Magnetismo - Indução eletromagnética
Corrente elétrica gera um campo magnético. E um campo magnético pode também gerar uma corrente elétrica. 
Ao movimentar a barra sua energia cinética é convertida em energia elétrica, daí surge uma corrente elétrica induzida, que é dada pela fórmula
Eind= B.L.V
em que:
B é o campo magnético
L o comprimento
e V a velocidade da barra.
Quando o movimento muda de sentido, o mesmo ocorre com a corrente que passa a ser alternada.
Outro jeito de gerar corrente elétrica é pela variação do fluxo magnético, que é a quantidade de linhas de indução magnética que atravessam um corpo, dado pela equação:
em que:
B é o campo magnético
A é a área atravessada
e teta é o ângulo entre o campo e uma linha perpendicular à área atravessada
Quando aproximamos um imã a uma espira, o fluxo magnético no interior aumenta, nesse momento é criada uma corrente elétrica induzida. Quando afastamos o imã da espira há uma variação negativa do fluxo magnético, que diminui, e também é gerada uma corrente elétrica induzida. A velocidade do imã influi na corrente, que é dada pela equação:
em que:
d é a variação do fluxo
e dt é a variação do tempo.
Lei de lenz
Há um força magnética que atua de modo contrário à variação de fluxo magnético, essa força é gerada pela corrente elétrica induzida e age dessa forma:
Quando o imã é aproximado da espira:
o fluxo magnético aumenta, por isso a Fmagnética induzida tenta diminuí-lo, exercendo uma força contrária ao imã, portanto para a esquerda. Portanto há uma repulsão entre os campos magnéticos.
Quando o imã se afasta da espira:
o fluxo magnético diminui, por isso a Fmagnética induzida tenta aumentá-lo, exercendo uma força contrária ao movimento, mas no mesmo sentido das linha de indução, para a direita. Portanto há uma atração entre os campos magnéticos.
Transformador
Quando o interruptor do lado direito é ligado, ocorre uma variação do fluxo magnético na região do lado esquerdo, gerando assim uma corrente elétrica induzida a ser dissipada em algum resistor a ela associado.
O número de espiras de cada lado é proporcional a voltagem de cada lado.
O uso de transformadores pelas empresas de energia se justifica porque assim podem dispor nos fios uma alta voltagem, dispersando pouca corrente e portanto com menos desperdício energético, e só perto da casa onde tal energia será usada colocá-la na voltagem ideal.
4 notes · View notes
meusresuminhos · 12 years
Text
Magnetismo - Força Magnética em fios condutores
Para determinar a força magnética sofrida por um fio condutor é usada a seguinte fórmula:
onde:
B é o campo magnético
I é a corrente
L o comprimento do fio submetido ao campo
e alfa é o ângulo entre o fio e o campo magnético.
Para determinar o sentido da força utiliza-se a regra do tapa, que será dado sempre com a palma da mão.
A força será nula quando alfa for zero, ou seja quando fio e campo estão na mesma direção. A força será máxima quando o fio for perpendicular ao campo.
5 notes · View notes
meusresuminhos · 12 years
Text
Magnetismo - Força Magnética
A interação entre campo magnético e cargas elétricas em movimento se dá através de uma força determinada força magnética. O módulo da força é dado pela equação:
onde:
B é o valor do campo em tesla
q é o valor da carga em Coulomb
v é a velocidade da carga
alfa é o ângulo entre o vetor velocidade e o vetor campo magnético.
A força magnética será nula quando a carga estiver parada ou quando seu vetor velocidade apontar na mesma direção do vetor campo magnético. E será máxima quando a velocidade for perpendicular ao campo magnético.
Para determinar o sentido da força magnética é usada a regra do tapa:
quando a carga é positiva dá-se o tapa com a palma da mão, quando negativa com o dorso da mão.
A força magnética será sempre perpendicular ao campo e a velocidade. Não altera o módulo da velocidade nem realiza trabalho, atuando como força centrípeta, mudando apenas a direção do movimento. Como força magnética=força centrípeda, logo:
R= m.v/q.B
sendo:
R: raio, m: massa, v:velocidade, q: valor da carga, B: valor do campo magnético.
4 notes · View notes
meusresuminhos · 12 years
Text
Magnetismo - Experiência de Oersted
Oersted com a experiência acima, demonstra a influência da corrente elétrica gerando campo magnético
1 note · View note
meusresuminhos · 12 years
Text
A Revolução Russa
A Rússia era governada pelo modelo do Czarismo, monarquia. Esse sistema era apoiado pela nobreza, pela igreja ortodoxa, pelos Kulaks (grandes proprietários de terra), por industriais e funcionários do governo.A sociedade era heterogênea e ainda havia servidão até 1861, o que gerou grande desigualdade social. A economia era agrária e a industrialização era de má qualidade e tardia. O proletário era totalmente explorado. 
A tendência de esquerda se organizava em dois partidos: 
Bolcheviques: Lider Lênin. Defendiam revolução imediata, e instalação da ditadura proletária.
Mencheviques: Lider Martov e Plekhanov. Defendiam uma aliança com o capitalismo para desenvolver o país antes do socialismo, como sugeria o socialismo científico.
Com a derrota da Rússia na Guera Russo-Japonesa, a situação social é piorada, o que gera uma série de protestos. Em um deles a população escreve um documento pedindo a intervenção do Czar, que era visto como um pai, no entanto esse sem conhecer a situação da população e nem o motivo do protesto manda que as tropas atirem na multidão desarmada. Esse episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento, e gera protestos em toda Rússia. O czar, perde sua imagem patriarcal e tenta acalmar os ânimos com eleições para o parlamento.
Com a entrada da Rússia na I Guerra, a situação é agravada. São mobilizados 13 milhões de soldados deixando os campos sem mão-de-obra, o que leva a fome e inflação. Os soldados começam a desertar e se juntar aos manifestantes culpando o Czar por tamanha crise, isso determina o fim do apoio ao rei. 
A situação se torna insustentável e é feita a Rev. de Fervereiro de 1917, pelos mencheviques com apoio dos liberais. Põe-se fim ao czarismo, e o governo provisório é formado por liberais e liderado por Lvov, e toma as seguintes medidas redução da jornada de trabalho, anistia a presos políticos, garantia a direitos civis como liberdade de expressão e associação. No entanto não tomam a principal medida exigida pela população a retirada da guerra.
Lênin, recém chegado do exílio, começa a conseguir apoio dos sovietes (operariado) e da população para os bolcheviques com suas "Teses de Abril", onde defendia lemas como "todo poder aos sovietes". Em 7 de novembro (25 de outubro no calendário russo), os bolcheviques tomam o poder, sem quase nenhuma resistência. 
Os sovietes se reúnem em um congresso e delegam o governo a Lênin. Foram tomadas as seguintes medidas:
Confisco e redistribuição das terras
Nacionalização das empresas e planejamento da produção
Assinatura do tratado de Brest-Litovsk, a Rússia se retirava da guerra e dava a Alemanha os territórios conquistados. 
Há uma guerra civil entre Exército Vermelho, revolucionários liderados por Trostky, e Exército Branco, contra revolucionários (burgueses, elite e mencheviques). O exército vermelho ganha. 
É criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o poder se concentra cada vez mais em um pequeno grupo do partido comunista. É criada a NEP ( Nova política econômica) que dava pequenas permissões à propriedade privada a fim de recuperar a economia Russa. 
Com a morte de Lênin em 1924, Stalin sobe ao poder. Cria os planos quiquenais, coletivizou o campo, dando fim aos kulaks e decaindo a produção; há um avanço na indústria de base. Stalin deu inicio a um processo de perseguição política, que era usado pra perseguição pessoal, para fazê-lo tomou medidas como:
Sistema de Partido único
Opressão à outras nações da URSS
Burocratização do Estado: cedia vários direitos à funcionários públicos.
Julgamentos forjados: forçava as pessoas a depor contra elas, a maior parte das vezes as confissões eram falsa e obtidas sob tortura.
Stalin manteve seu governo não apenas com violência, conseguiu evidentes melhorias sociais, melhora na educação, habitação, saúde, alimentação, diminuição do desemprego e aumento da urbanização. Além disso há um grande investimento em propaganda. Stalin inicia o modo de governo totalitário, intervenção total na vida do cidadão.
OBS:
O filme Anastacia, se basea em um lenda surgida no governo Lênin. .
Conta-se que o filho mais velho do czar era hemofílico, uma doença que impede a coagulação sanguínea, portanto poderia morrer em batalhas que enfrentaria como futuro czar. A Czarina temerosa pelo filho, se associa a Raspudin (o mago vilão do filme), que era um místico que lhe prometia a cura de seu filho, e o coloca na corte. O Czar, não gostando da presença de Raspudin na corte o expulsa, e este amaldiçoa a família. 
Com a revolução, a família real passa a viver isolada, no entanto, Lênin manda matar o czar e todos os seus descendentes para evitar que queiram recolocá-lo no poder. Surge uma lenda que Anastacia, a filha mais nova do czar, teria escapado para viver com sua avó na França, pois ela não aparece nas fotos de família da época em que viveram isolados.
No entanto alguns anos depois foi descoberto o seu corpo com os demais membros da família, ela também foi morta por Lênin.
Anastácia Romanov
16 notes · View notes