Tumgik
Text
Conhecendo a célula animal
Partindo do ponto,que todos os seres vivos são constituídos por células e esta é a unidade funcional para o funcionamento de todo o organismo, neste post contarei um pouco de como a célula presente por todo o nosso corpo se organiza.
A membrana plasmática reveste a célula, assim dando limite ao seu conteúdo e controlando a entrada e saída de substâncias. Na célula animal existem 13 organelas que são: nucléolo, núcleo celular, ribossomos, vesículas, retículo endoplasmático rugoso, complexo de Golgi, microtúbulos, retículo endoplasmático liso, mitocôndrias, vacúolo, citoplasma, lisossomos e centríolos. Essas organelas posso dizer que é o que dá vida as células, pois cada uma tem a sua função, e trabalham juntas na formação de órgãos e tecidos do nosso corpo.  
“Geneticamente” falando, o DNA e RNA, são formados por ácidos nucleicos. Estes se dão a partir de uma base nitrogenada, um a três grupos de fosfato e uma pentose, o DNA é composto pela pentose, desoxirribose e o RNA é composta por ribose.   
Agora falando “bioquimicamente” as proteínas são um conjunto de aminoácidos, mais ou menos uns 20. E  sua estrutura primária é formada pelos aminoácidos, a secundária é formada através de ligações de hidrogênio do grupo – NH e o oxigênio do grupo de carbono, a terciária pode ser formada também por ligações de enxofre, conhecidas como pontes dissulfetos, por fim a estrutura quaternária é formada pela junção de diversas estruturas terciárias, e uma exemplo é a hemoglobina presente no nosso sangue. 
0 notes