Tumgik
Text
a maior de todas
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
Text
tubarão branco o maioral
Tumblr media Tumblr media
0 notes
Text
o encantamento desses lindos seres
Tumblr media Tumblr media
0 notes
Text
momento orca
Tumblr media Tumblr media
0 notes
Text
Baleia-azul
O maior animal do mundo, sendo provavelmente o maior animal que já habitou o planeta. é encontrado em todos os oceanos do nosso planeta.
 Vale salientar, no entanto, que, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), esse animal não está presente em mares regionais, tais como Mediterrâneo.
Apresenta corpo bastante longo e com formato hidrodinâmico. A cabeça desse animal é larga e possui um formato de U. Da garganta do animal partem pregas ventrais que podem ser observadas até, aproximadamente, metade de seu corpo
A coloração do corpo da baleia-azul, como o próprio nome indica, é azul-cinzento, sendo possível observar nele algumas manchas claras. Essas manchas são similares às nossas impressões digitais, sendo estas uma importante forma de identificação do indivíduo, e escurecem com a idade. Na pele das baleias pode ser observado ainda, em certos casos, algumas algas diatomáceas, que garantem um tom marrom ao animal. A baleia-azul possui nadadeiras peitorais e nadadeiras dorsais relativamente pequenas. A nadadeira caudal destaca-se por ser larga e apresentar um pedúnculo caudal grosso.
Tumblr media
Ela alimenta-se de pequenos animais, tais como pequenos crustáceos, pequenos peixes, moluscos e zooplâncton. No Hemisfério Sul, essa baleia alimenta-se preferencialmente de krill, que nada mais é que um conjunto de animais invertebrados que lembram camarões. 
Curiosidades sobre a baleia-azul
O macho da baleia-azul é menor do que a fêmea.
O coração de uma baleia-azul pode pesar mais de 150 quilos.
Apesar da baleia-azul ser protegida por lei, mudanças climáticas e alterações no ambiente aquático são ainda uma ameaça à espécie, que está atualmente classificada como “em perigo” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
são difíceis de estudar devido ao fato de que não existem em abundância e frequentemente são encontrados em águas profundas. 
Tumblr media
0 notes
Text
Cavalo-marinho
Os cavalos-marinhos vivem em águas rasas, tropicais ou temperadas, sendo encontrados em ambientes estuarinos, recifes, baías e manguezais.
Esses peixes apresentam cabeça alongada, que lembra muito a um cavalo, e olhos que se movem de maneira independente. Sua boca é tubular e não possui dentes, por esse motivo, esse peixe se alimenta por sugação. Geralmente, o cavalo-marinho fica esperando que algum pequeno animal passe por ele para sugá-lo. O corpo do cavalo-marinho é pequeno e bastante resistente, formado por uma série de anéis ósseos, e mede em torno de 15 cm a 18 cm. Esses peixes apresentam nadadeiras, que permitem sua natação, e são ativos durante o dia, apesar de sua pequena mobilidade. 
Eles possuem nadadeiras peitorais logo atrás do opérculo (placa que protege as brânquias), nadadeiras dorsais, que são utilizadas para a propulsão, e uma nadadeira anal. Possuem ainda uma cauda preênsil, a qual é frequentemente usada para agarrar-se no substrato.
Os cavalos-marinhos apresentam uma característica bastante interessante que é a capacidade de mudar de cor, assim como os camaleões. Essa capacidade ajuda na proteção contra predadores (camuflagem), além de auxiliar no momento de reprodução, uma vez que os cavalos-marinhos tendem a intensificar sua cor quando estão em época reprodutiva.
São animais muito ameaçados, principalmente por causa de sua ampla exploração comercial e da constante degradação da área em que vivem. Esses animais são frequentemente vendidos para serem colocados em aquários ou para fins de decoração, ou até mesmo para produção de medicamentos. Não podemos nos esquecer também da captura acidental desses peixes em aparelhos de pesca, um importante fator que contribui para a sua diminuição.
Tumblr media
0 notes
Text
Tubarão-Branco
 Uma das maiores espécies encontradas atualmente e o maior entre os tubarões predatórios. Ele está no topo da cadeia dos oceanos.
Encontrado nas regiões costeiras de todo o mundo, sobretudo, em águas temperadas. Apesar de ser relativamente inofensivo para os humanos, o tubarão-branco ganhou fama nos cinemas e é um dos animais mais temidos do mundo.
 Os tubarões-brancos possuem a cartilagem inferior (barriga) branca, que lhe rende esse nome.
Entretanto, seu dorso é de cor cinzenta ou azulada. Diferente de outras espécies de peixe, os tubarões-brancos não possuem bexiga natatória, isso os obrigam a estar em constante movimento para não afundar no mar.
Apesar do difícil acompanhamento dos indivíduos das espécies, cientistas estimam que os tubarões-brancos possam viver até 70 anos.
Eles se alimentam de outros animais marinhos, situando-os no topo da cadeia alimentar.
Os ataques a seres humanos são incomuns e, em geral, são sinais de algum desequilíbrio ambiental.
Os tubarões-brancos adultos tendem a se alimentar de mamíferos como as focas e leões-marinhos, também se alimentam de restos de baleias mortas, mesmo em estado de decomposição.
Uma curiosidade acerca do tubarão-branco é o seu modo particular de caça. Diferentes de outras espécies de tubarão, que rodeiam a presa esperando o melhor momento para o ataque, os tubarões-brancos atacam suas presas verticalmente, de baixo para cima.
Tumblr media
0 notes
Text
Baleia orca
Mamífero que vive nos oceanos e mares de águas frias, locais mais frequentados pelas orcas são as águas da Antártida. Também são encontradas na zona nordeste da bacia do Pacífico, especialmente na costa da Islândia e da costa norte da Noruega. A orca possui uma grossa camada de gordura que a protege das baixas temperaturas, funcionando como um isolante térmico.Cientificamente, a orca não é uma baleia, mas sim um golfinho. Porém, não é errado citar como "baleia orca", já que golfinhos e baleias pertencem a mesma ordem (Cetácea).
A principal diferença entre as baleias e as orcas estaria no esqueleto e na boca. As orcas possuem dentes, assim como os golfinhos. Conhecida como "baleia assassina", entretanto, acidentes com humanos foram registrados somente em cativeiro. Essa fama é decorrente, especialmente por conta de filmes que destacam a orca atacando outros animais.
Baleias orca têm como principal característica suas cores. Seu dorso é preto e a parte inferior e próxima dos olhos na cor branca. Além disso, toda orca tem uma mancha branca atrás da nadadeira dorsal, permitindo a identificação de cada indivíduo. Ela apresenta uma nadadeira bastante alta no dorso. Nos machos, as nadadeiras são triangulares e alta, já nas fêmeas elas são curvadas. As orcas macho podem ter até 10 metros de comprimento e pesar entre 9 e 10 toneladas. Já as fêmeas, medem aproximadamente 8,5 metros e pesam entre 6 e 8 toneladas. Os filhotes nascem em média com 2,5 metros de comprimento e pesam cerca de 200 kg.
Os animais que fazem parte de sua dieta são os tubarões, golfinhos, tartarugas, leões-marinhos e até mesmo outras baleias, principalmente por causa de sua forte arcada dentária. elas desenvolveram diferentes técnicas de caça, como ataques a grande grupos de baleias até mesmo perseguições à focas e golfinhos.
A comunicação entre as orcas acontece através de sons próprios, que assemelham-se a assobios e gritos. Elas também batem a nadadeira na água como forma de interação.
                                  Curiosidades
·         A orca é o segundo mamífero mais encontrado considerando toda distribuição geográfica do planeta, perdendo somente para o homem.
·         O período de gestação da orca varia de 15 a 18 meses.
·         As orcas possuem 50 dentes, que podem triturar ossos de outros animais em apenas uma mordida.
·         A baleia orca mais velha do mundo, com mais de 100 anos, morreu em 2017.
·         Estima-se que sua vida reprodutiva inicia por volta dos 10 anos de idade e vai até os 40 anos em média, período em que entra na menopausa.
·         As orcas, junto com as mulheres e um outro tipo de baleia, são os únicos mamíferos que entram na menopausa.
Tumblr media
1 note · View note