Tumgik
camaradaqueer · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
✦ ̊ ̟ ♪ o cabo de guerra ..
Tumblr media Tumblr media
Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber, considerados os fundadores da ciência da humanidade, a sociologia.
Tumblr media
KARL MARX (1818-1883);
Karl Marx foi um influente economista, filósofo político e historiador alemão. Nascido em Trier, na Alemanha, o sociólogo é considerado um dos pais da sociologia e um dos socialistas mais importantes na história do comunismo, pois foi o desenvolvedor de uma teoria política que deu fundação ao socialismo científico. Além disso, ele fez diversas contribuições para o estudo social e econômico.
──﹒⌗ Conflito de classes﹒ ⭒ ݁ .
Karl defende que a história da humanidade baseia-se na luta de classes, onde os trabalhadores são continuamente explorados pela burguesia, que obtém sua riqueza a partir da mão de trabalho vendida pelo proletariado.
Marx também apontava para o materialismo histórico dialético, um conceito elaborado por Karl Marx e Georg Hegel, que defende que é possível desenvolver uma análise em torno das condições materiais nas quais as pessoas vivem, na qual determinam a organização da sociedade. Mudanças no meio de produção causam mudança socioeconômica.
"És menos, mas Tem mais"
A ganância é um ponto muito notável em sistemas de sociedade capitalistas. É simples explicar frase de cima. Quanto menos você compra livros, quanto menos você vai no cinema ou em museus, feiras, mais capital você acumula.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Tumblr media
DAVID ÉMILE DURKHEIM (1858-1917);
Durkheim estudava especificamente sobre problemas sociais como um todo, e não as motivações individuais das pessoas na sociedade. Defendia que a pressão social em sociedades capitalistas era a chave mestra para uma taxa de suicídio grande.
Ele defendia que para uma sociedade funcionar, era preciso que ela fosse coesa, e constantemente comparava esta com organismos como nossos corpos, que tem cada órgão com sua devida função.
──﹒⌗ Falta de conexão entre os humanos ﹒ ⭒ ݁ .
Com a presença de religião e cultura em pequenas comunidades, foi possível perceber nitidamente um menor índice de suicídio nesses grupos.
Não pertencer à uma sociedade ou grupo social provou mostrou a Durkheim a importância da anomia no desespero que leva alguém à tirar sua própria vida. Religiões como judaísmo, são instituições sociais que dão às pessoas um forte senso de consciência coletiva.
──﹒⌗ Individualismo: Mar de solitários ﹒ ⭒ ݁ .
Ateísmo: A Filosofia de Jean-Paul Sartre
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Tumblr media
MAXIMILAN KARL ENIL WEBER (1864-1920)
──﹒⌗ PODER ﹒ ⭒ ݁ .
relação assimétrica que possibilita influência/dominância.
Segundo Weber, existem três tipos de dominação na sociedade:
Tradição;
Essa forma de dominação normalmente é passada de geração em geração, no convívio familiar, como a dominação patriarcal.
2. Carisma;
Essa forma de dominação é reconhecida por meio da sociedade que enxerga uma figura de liderança de forma carismática, que então. consegue exercer certo poder sobre ela (sociedade). Os maiores exemplos (internacional) são os líderes Mussolini e Hitler, e no Brasil, seriam Bolsonaro e Lula.
3. Racional Legal.
Essa forma de dominação, normalmente exercida por policiais e militares ocorre por meio de leis e multas na qual o governo decide.
Acionalista - estuda comportamentos/ações dos indivíduos
──﹒⌗ Tipo puro ﹒ ⭒ ݁ .
Existem quatro tipos puros de ação:
Tradição
Afeto
Ação racional relativa a valores
Ação racional relativa a fins
Distopia x Utopia
Reforma protestante - iluminismo
Calvinismo: religião cristã / Desencantamento do mundo - racionalização.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⋆ ࣪. 💢ㅤ۪♱ㅤ۫ ꒱ ✩ ۫ ୭˖
7 notes · View notes
camaradaqueer · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
✦ ̊ ̟ ♪ O QUE É VOCÊ? ..
Tumblr media Tumblr media
"Conhece-te a ti mesmo" - Disse Sócrates Você é a soma de tudo o que viveu? Ou um conjunto de neurônios que só existe agora, no presente? O que define uma pessoa? Como a nossa consciência funciona? Quando nos tornamos conscientes?
Tumblr media
O NAVIO DE TESEU;
Vamos supor que você seja um homem rico e famoso que vivia nos anos 1 204 a. C., e você possuía um navio de madeira. Esse navio, após tanto velejar nas águas de aterrorizantes criaturas marinhas, começa a apodrecer. Mas é claro, depois de anos sendo abrigo para ratazanas imensas e a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis, a madeira certamente iria se aposentar alguma hora. Você, com sua riqueza enorme em toneladas de placas de ouro (eu tô exagerando um pouquinho) decide trocar todas as madeiras do navio por madeiras novas. Esse navio, com madeiras trocadas, continua sendo o seu navio?
Agora, você decide gastar mais ouro em construir outro navio com as madeiras velhas porque rico ama exibir o dinheiro que possuí do trabalho alheio. Se fosse para você adivinhar, qual dos dois navios seria o SEU verdadeiro navio?
Em uma noite serena de final de outono, a maré balançava ligeiramente os navios do porto, fazendo como se estivessem dançando ao ritmo do som que os ventos faziam ao passar entre as folhas secas da estação. Dormindo profundamente embaixo das suas cobertas, a última coisa que você esperava era que o seu navio aparecesse nos seus sonhos. Olhou bem fundo nos seus olhos e murmurou:
- O que fizestes comigo? Já não me reconheço mais no espelho. Como irei saber que eu sou eu, quando mudastes todas as minhas partes?
...
- Verdade seja dita, COMO VOCÊ SABE QUE VOCÊ É VOCÊ? Desde quando você era criança, todas suas partes "originais" foram trocadas por algo que representa o você do presente. Uma parte de você está constantemente morrendo. Se suas células não são mais as mesmas de quando você era pequeno, nem seus órgãos, nem seus ossos, não seria vós também uma pessoa completamente diferente?
Tumblr media Tumblr media
identidade
substantivo feminino
1. qualidade do que é idêntico. 2. conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la.
Tumblr media Tumblr media
NOÇÃO DE IDENTIDADE FRÁGIL;
Quando nos olhamos no espelho, reconhecemos a imagem de nós mesmos. De certa forma, é correto dizer que nós somos nosso corpo. Mas, existe uma linha na qual podemos cruzar onde isso para de ser verdade? O quanto de você mesmo você pode remover, até que você pare de ser você mesmo? Existe um ponto onde uma parte de você, deixa de ser você?
Se pegarmos seu eu de 2020, e o seu eu de 2022, seria adequado dizer que são a mesma pessoa? Qual dos dois seria o seu verdadeiro eu?
Como se forma uma noção de identidade de um indivíduo? Nenhuma área da ciência conseguiu determinar, com precisão, onde que se inicia uma pessoa. A soma das suas experiências, suas memórias, até mesmo seu próprio corpo, fazem sentido no nosso órgão mais importante do sistema nervoso, o cérebro. Para nós, é até simples demais de ter a noção de que você é você porque nossa consciência diz que é assim.
Tumblr media
SÍNDROME DO CÉREBRO DIVIDIDO;
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
O nosso cérebro é dividido em duas partes que trocam informações por meio de nervos que conectam as duas partes. Em pessoas com a síndrome do cérebro dividido, as duas partes do cérebro não se comunicam. Foram feitos experimentos com pacientes que tem a síndrome, e foi possível observar uma espécie de segunda inteligência se manifestando.
Por exemplo, para uma homem lhe foi dada a tarefa de desenhar a imagem que aparecesse no computador, porém com o olho esquerdo tampado. Quando lhe perguntamos o que ele viu o computador, ele dirá que não viu nada, porém começará a desenhar com a sua mão ele sou desenhar o que tinha na tela. Isso acontece pois só uma parte do cérebro processou a imagem e foi capaz de demonstrar o que viu desenhando com a mão que controla.
Em outros experimentos, foi perguntado qual cor era a favorita do paciente, e enquanto uma mão pegava uma bolinha azul, a outra discordava, e pegava uma amarela. É como se nossa mente fosse duas ao mesmo tempo.
Se eu cortar meu cérebro em dois, e colocar minha outra metade do cérebro em um clone/boneco, qual dos dois corpos seria eu de verdade?
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
1 note · View note
camaradaqueer · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
✦ ̊ ̟ ♪ VOCÊ É LIVRE? ..
Tumblr media Tumblr media
O que significa a palavra 'liberdade' pra você? Somos nós, seres humanos, livres?
"Liberdade. Uma palavra que o sonho humano alimenta. Não há quem explique e ninguém que não entenda". - Cecília Meireles
liberdade
substantivo feminino
1. grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal. 2. conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei."l. religiosa"
Tumblr media
Você considera a morte um tipo de liberdade?
A essência da liberdade é tão diferente de pessoa para pessoa que se poderia acreditar que liberdade é causar dano ao outro, sentir orgulho de ter poder sobre os outros.
É uma ação onde não se considera a consequência, desafiando as expectativas, boas ou más.
É tudo sobre perspectiva. Se criarmos um mundo de liberdade perfeita, seria um mundo sem nada. É tudo muito vago. Um mundo vazio, um mundo sem ninguém nele, onde não há nada te restringindo.
Num mundo de liberdade, a percepção do nosso eu seria perdida, lentamente, em um mundo sem nada exceto eu. Porque, para ter um senso de nós mesmos, o "eu" reflete em "mim", que representa atitudes e comportamentos compostos por meio da nossa interação com os outros.
A existência que sou eu estaria desaparecendo, visto que as pessoas emergem das interações sociais. Porque seríamos os únicos num vasto espaço cheio de nada. Porque sem a existência de outros seres em nossa volta, além de nós mesmos, não somos capazes de criar nossa própria pessoa. Minha imagem de mim mesmo. Ao observar para a barreira entre você e eu, é possível reconhecer meu próprio eu. A razão da minha existência baseia-se na minha presença com o outro, para que assim possa perceber a mim mesmo como um indivíduo.
Sendo você e eu, moldados dentro de uma sociedade, também somos mártires das percepções dos outros, que formam nosso verdadeiro "eu".
Em um mundo de liberdade, em troca não possuímos nada. Sem nada sólido para nos agarrarmos, não há percepção da realidade, não há imagem de si mesmo, portanto, minha existência é o equivalente a nada. Um mundo sem limitações está além de nossa imaginação.
Somos escravos de nossa própria natureza e de nossos sonhos. Vamos imaginar que o sonho de uma pessoa é se tornar, por exemplo, uma pessoa melhor. Esse indivíduo passou sua vida inteira perseguindo esse sonho, para no final, se tornar, ironicamente, uma pessoa mais cruel e desumana, cada vez mais longe de se transformar em alguém amável. No final de sua vida, obteve um líquido para se converter em um ser imortal, o que o daria outra chance de ser alguém gentil. À beira da morte, esse indivíduo compreende que todos nós, na realidade, somos escravos de nossos próprios sonhos. Guiadas pela força que seus sonhos lhes dava para seguir adiante, esses sonhos consumiam aqueles que os sonharam, todas as vezes.
O homem então percebeu que, se ele cedesse para o seu sonho de alcançar a bondade que nunca conseguiu conquistar, ele mesmo seria consumido por seu sonho. O homem abandonou seu sonho, em seu primeiro ato de altruísmo genuíno.
Toda sua vida foi controlada pelo seu sonho egoísta. Podemos dizer que o homem, abandonando o seu sonho, conseguiu a gentileza que ele perseguia, ao evitar as possíveis violências que causaria, se continuasse a viver, no caminho da perseguição de seu sonho. É viável dizer que, de certo modo, esse homem ganhou uma liberdade verdadeira.
Será que a liberdade interna deve ser atribuída sobre o indivíduo antes que a liberdade externa possa ser concedida?
Tumblr media
O SER HUMANO ESTÁ CONDENADO A SER LIVRE;
-A Filosofia de Jean-Paul Sartre.
Sartre foi um famoso filósofo e crítico francês do século XX. Ele discutia sobre a máxima da filosofia existencialista. O existencialismo nasceu da filosofia de Sören Kierkegaard, filosofo dinamarquês, considerado percursor do existencialismo. Como fazia parte do existencialismo cristão, Kören defendia, principalmente, o livre-arbítrio e irredutibilidade da existência humana. Seu foco era a discussão dos propósitos, causas e consequências das ações humanas e a responsabilidade pessoal.
Ele destacava que a principal diferença entre humanos e outros animais: a diferença existencial.
──﹒⌗ Diferença Existencial ﹒ ⭒ ݁ .
Vamos pegar como exemplo filhotes de tubarões. Esses bichinhos começam sua vida já comendo seus irmãos no ��tero da mãe, por não conseguir reconhecer seus semelhantes, que disputam pelo direito de nascer. Normalmente, nascem apenas dois entre 12 embriões que começam a se desenvolver no útero da fêmea. Logo, o mais velho e desenvolvido tem mais chances de sobrevivência, que vai passar seus genes a gerações futuras.
O tubarãozinho apenas segue o seu instinto, talhado pela seleção natural. Assim, pode-se dizer que a necessidade de canibalismo e violência se tornou parte da essência desse grupo de mamíferos.
O ser humano primeiro existe, depois se define. Daí que vem a diferença entre humano e animal. O animal já têm sua essência definida, seu instinto, seja ele de caçar comida ou de sobreviver ao predador. Já o ser humano não está preso a nenhuma natureza fixa, por tanto, ainda tem sua essência a ser definida.
Em outras palavras, o animal humano consegue criar, ao longo de sua vida, um sentido para sua própria existência. Fatores sociais como o bem, o mal, amor, justiça acabam por moldando a essência de seres humanos. Por exemplo, uma criança criada em um espaço de negligência e abuso, vai crescer para se tornar alguém com condutas violentas ou traumatizadas.
Nesse cenário, é até viável dizer que você, animal humano que possuí o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor, é mais livre que um pássaro, visto que este está preso às correntes de sua natureza, enquanto o ser humano pode escolher o que ser. Podemos até escolher deixar de ser, caso considerarmos suicídio.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
──﹒⌗ POR QUE escolher é difícil? ﹒ ⭒ ݁ .
Do ponto de vista da filosofia do existencialismo, cada decisão que você toma, define sua essência. Ao analisar os seres humanos, Sartre sugere que toda a nossa existência é um paradoxo: o animal humano é um prisioneiro de sua própria liberdade, já que, ao existir, ele não tem outra escolha a não ser escolher.
O tempo reforça ainda mais esse dilema de decisões pois o ser humano é o único que tem a consciência de que um dia irá morrer. Tudo o que o homem um dia fez em seu mundo é procurar negar e superar seu destino final, já que essa consciência e falta de informação sobre o tópico nos persegue a vida inteira, mesmo sem perceber.
──﹒⌗ Angoisse ﹒ ⭒ ݁ .
O fato de que esses tipos de pensamentos sobre a passagem do tempo nos persegue constantemente apenas reforça uma ideia do filósofo Sören Kierkegaard: a angústia. Quando nos deparamos diante de uma decisão difícil, nós paramos e pensamos para nós mesmos que não iremos escolher, por que é complicado. Porém, o que não percebemos é que, nesse momento de angústia, acabamos de fazer uma decisão. Decidimos ficar parado.
E quanto mais parados ficarmos maior a sensação de que o tempo está escorrendo pelas nossas mãos, e mais insatisfeitos ficamos. Esse sentimento nos faz pensar que estamos jogando nossa vida no lixo e passando o tempo fazendo grandes nadas.
Tumblr media
Na sociedade capitalista, se perguntar para um proletariado se, por exemplo, a ditadura comunista funcionaria em seu ponto de vista, ele diria que não. Mas, surpreendentemente, a maioria das respostas que pessoas dão é: "Mas quem iria comandar?". Porque esse tipo de mentalidade já está implantado tão profundamente na cabeça do empregado, que ele não consegue imaginar um sistema de trabalho onde ele não seja explorado, onde não seja submisso à uma força de autoridade maior.
"Todo ser humano é… igualmente preso, isto é, nós… criamos uma prisão com a liberdade…" [Otto Rank, citado por Ernest Becker].
Tumblr media
livre-arbítrio
substantivo masculino
FILOSOFIA 1. possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante.
altruísmo
substantivo masculino
FILOSOFIA 1. segundo o pensamento de Comte 1798-1857, tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo.
• amor desinteressado ao próximo; filantropia, abnegação.
Tumblr media
EGOÍSMO ALTRUÍSTA;
O tubarão precisa de alimento.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
No entanto, o peixe merece viver.
O tubarão é egoísta por precisar comer? Ou o peixe é egoísta por querer viver?
Se a liberdade é o sonho, se a liberdade é egoísmo ou conhecimento, como ela poderia verdadeiramente ser, se nós nos acorrentamos a essas mesmas coisas?
A morte, então, torna-se de certa forma uma resposta para a vida.
"O homem moderno está bebendo e se drogando para fora da consciência. Tudo o que o homem faz em seu mundo simbólico é uma tentativa de negar e superar [a morte]. Ele literalmente se leva a um esquecimento cego com o jogos sociais, truques psicológicos, preocupações pessoais tão distantes da realidade de sua situação que são formas de loucura. Loucura concordada, loucura compartilhada, loucura disfarçada e digna, mas, loucura mesmo assim" - Ernest Becker, "A Negação da Morte".
Isso é como a resposta para "O que é verdadeiramente real?". Na verdade, não importa o que é real, só importa quanto valor você dá a coisas específicas.
Cada um de nós começa como nada. Tudo o que eu percebo em minha volta é moldado por vê-lo exatamente do jeito que eu quero.
Discutir sobre assuntos como esse requer que você volte à base de quem você realmente é. E quem é você?
Percebi que ver as coisas do jeito que eu queria não era tão fácil como costumava ser. Com a experiência de uma vida inteira atrás de mim - e todo o peso que ela carregava. Mas por quê?
Provavelmente porque estamos enterrados em noções preconcebidas de como o universo realmente é. Nossa percepção é o que baseamos nossa realidade e não é necessariamente a verdade de tudo o que existe.
Na mente não há base dos pensamentos e as coisas fundamentais muitas vezes não fazem sentido.
Se este é um lugar de pura perspectiva, não é também um lugar onde um ponto de vista diferente poderia tornar tudo possível?
Nenhum de nós humanos sabemos o porquê de estarmos aqui, mas continuamos avançando, segurando em algo que nos faz querer continuar seguindo para o nosso destino final.
Tumblr media
INFERIOR À PRÓPRIA RAÇA;
Humanos, mamíferos que possuem o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor. O telencéfalo altamente desenvolvido permite aos seres humanos armazenar informações, relacioná-las, processá-las e entendê-las. O polegar opositor permite aos seres humanos o movimento de pinça dos dedos.
Humanos, comunidade de mamíferos que tem consciência, poder, dever, identidade. Ser que tem a capacidade de sentir emoções, capacidade de refletir, de pensar, agir, se responsabilizar.
Compartilham religião, interesses, crenças, culturas, receitas, opiniões.
Seres humanos, mamíferos que possuem o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor, e que são livres. Somos livres? Éramos livres? Seremos livres?
...
Podemos apenas escolher para o que nos escravizar.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⋆ ࣪. 🌀 ㅤ۪♱ㅤ۫ ꒱ ✩ ۫ ୭˖
3 notes · View notes
camaradaqueer · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
✦ ̊ ̟ ♪ vício e distorção da realidade ..
Tumblr media Tumblr media
Cronicamente online é um termo utilizado principalmente na rede social chinesa, Tiktok, para justificar comportamentos, como por exemplo o de uma pessoa que passa o dia inteiro comentando em vídeos e consumindo mídia da internet. Usuários extremamente online estão interessados em tópicos e discussões "com os quais nenhuma pessoa normal e saudável poderia se importar".
Tumblr media
Na vida real, quase todos nós fazemos parte de panelinhas, pequenos grupos de amigos, seja na escola, na área de trabalho, até na vizinhança. E, querendo ou não, essas pessoas só falam sobre assuntos que lhes convém, talvez fofocas e notícias chocantes sobre qualquer tópico. A mesma coisa acontece na internet, porém, existe o algoritmo de tags e hashtags, que te prende em uma bolha de filtro (ou quadro ideológico). Esse termo é utilizado para explicar o fenômeno de isolamento intelectual que resulta em pesquisas personalizadas quando um algoritmo de algum site, um exemplo bom seria o Tiktok, que adivinha seletivamente por meio de hashtags do vídeo curtido, localização e histórico de pesquisa, qual o tipo de matéria que o consumidor prefere e gostaria de ver.
Uma rede social como o Tiktok é uma mídia assustadoramente viciante, visto que seus vídeos curtos contendo informações que nos interessa são feitos especificamente para que seu cérebro não tenha nenhuma pausa e seja superestimulado de novos dados a cada segundo, que faz o cérebro produzir dopamina. Ou seja, somos bombardeados de uma sensação de prazer, nos sentimos felizes, safisfeitos, e essa sensação alegre nos deixa viciado.
Pessoalmente, essa enxurrada de informações me faz esquecer de meus problemas atuais. É como se desligar totalmente do mundo real, e entrar nesse submundo online, onde eu tenho uma própria pessoa e posso agir como quiser. O Tiktok me ajudava muito durante minhas crises de ansiedade e ataques de pânico, por causa desse seu jeito de encher seu consumidor de dopamina.
Porém, sempre tem um porém, essa vontade de ficar toda hora a todo momento nesse aplicativo obviamente tem suas consequências. Não só no Tiktok, mas em outras redes sociais também, como Twitter, Instagram etc. Passar muito tempo na internet, no geral, é extremamente prejudicial e tem seus contras na saúde mental e física do usuário.
Sedentarismo é o termo utilizado pela falta de atividades físicas. Na pandemia, a maioria das pessoas ficaram sedentárias devido ao medo de sair de casa e às aulas/trabalho no computador, que facilitava as pessoas a ficarem sentadas ou deitadas por um longo período de tempo. De acordo com alguns estudos, pessoas que não fazem exercícios físicos tem maior tendência de desenvolver doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, hipertensão, infarto do miocárdio, entre outros problemas. Esses indivíduos também tem uma porcentagem maior de risco de infarto do que pessoas saudáveis.
Além disso, estar cronicamente online pode causar distorção de realidade e de imagem. Muitas pessoas começam a se odiar e a se sentirem feias, já que a maioria de outros usuários e o algoritmo dá mais engajamento para pessoas mais atraentes e com traços mais "suaves" e europeus. A comunidade online também crê que humanos não podem ter características humanas, como narizes étnicos, espinhas e rugas, pelos e estrias. Para eles, que estão tão corruptos mentalmente por todo o pornô que assistem, estão convencidos de que mulheres precisam ser feitas igual plástico, perfeitas e com curvas. O conteúdo na internet distorceu tanto a cabeça desses tipos de usuários que esquecem que, na vida real, todas essas "coisas nojentas, não naturais", são MUITO naturais.
Digo isso por experiência própria. Estava tão preocupada pela minha aparência e roupas que nem tinha percebido o quanto a internet é um lugar sombrio. Nas ruas, nos shoppings, eu via pessoas com papada, rostos imperfeitos, mulheres com pelos em suas axilas, adolescentes com espinhas, pessoas com o mesmo tipo de corpo que o meu. E tudo isso me fez sentir menos nervosa. De que na realidade somos humanos, e que estava tudo bem eu ser imperfeita com eles.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⋆ ࣪. 🐋ㅤ۪♱ㅤ۫ ꒱ ✩ ۫ ୭˖
2 notes · View notes
camaradaqueer · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
✦ ̊ ̟ ♪ construção social ..
Tumblr media Tumblr media
opressor
/ô/
adjetivo substantivo masculino
que ou aquele que oprime, que sujeita à opressão."vício o."
A construção social de gênero foi discutida pela primeira vez pela autora Judith Butler, em 1990, em seu livro "Problema de Gênero", onde Butler debate sobre os papéis sociais de gênero, e como diferentes tipos de comportamentos são designados para o gênero masculino ou feminino: formas de se vestir, formas de se relacionar, atitudes etc.
Tumblr media
Depile suas pernas, faça sua sobrancelha, coloque maquiagem, mas não exagere, precisa ser mais narural. Não use batom vermelho, vai ficar parecendo puta, em? Roupas curtas demais, tá pedindo pra ser assediada na rua, vadia? Ah mas essas roupas estão muito longas, tá parecendo um menininho. Assim nenhum garoto vai te querer.
Como assim não quer casar e ter filhos? Mas esse é o sonho de toda a mulher, vai morrer sozinha e depressiva desse jeito. Lésbica assim bonita? Eu devia te estuprar até você mudar de ideia.
Tem apito de estupro pra que? Nem um estuprador iria querer alguém tão gorda como você. Não seja tão mandona. Ele só enche seu saco porque gosta de você. Vocês mulheres são tão dramáticas. Não quer sair comigo? Vai se fuder então, você é feia mesmo.
Credo, feminista nojenta. Aposto que odeia homem. Você vai dar um trabalhão pro seu pai quando crescer. O que você estava vestindo naquela noite? Vai colocar uma roupa mais adequada, seus primos e tios já vão chegar e você não quer distrair eles né?
Vish tá bravinha, deve estar naqueles dias. Eca, peluda desse jeito ninguém quer. Mas seu namorado deixa? Mulher no volante perigo constante. Se sai assim pra rua é porque quer. Mulher que se respeita não é estuprada. Mas vocês nunca estão satisfeitas com nada. O que mais vocês tem que conquistar? Vocês sempre falam da violência contra a mulher, mas e a violência contra o homem?
Homem não gosta de mulher mais inteligente que ele. Você joga video games? Os meninos devem amar isso. Ah, mas minha ex louca... É lésbica porque ainda não conheceu o homem certo. Não vai com essa roupa pra escola, tá querendo chamar atenção?
Até porque nossa existência se resume em agradar o gênero oposto, não é?
Tumblr media
Na sociedade, há expectativas que certos gêneros cumpram tarefas e papéis esperados do que a sociedade pensa que seria correto para cada gênero, como a mulher cuidar dos filhos e o homem ser o provedor da casa.
Além de expectativas, existem as atitudes e comportamentos cometidos repetitivamente por uma parte da sociedade, costumes inseridos tão profundamente na raíz da nossa sociedade, problemas e preconceitos ensinados de inúmeras gerações passadas que ainda continuam a se alastrar pelas mentes de gerações jovens. Machismo, sexismo e misoginia são condutas opressivas que obrigam mulheres a seguirem um padrão irrealista e serem odiadas ao ponto de prática de violência e assassinato em massa por simplesmente nascerem do gênero oposto.
Frases machistas como as de acima são usadas desde quando mulheres eram crianças, e ainda não entendiam muito bem o porquê.
Agora, essas crianças que cresceram com adultos sexistas têm medo de andar na rua de noite. Ela precisa sempre estar ciente de seus arredores e nunca deve abaixar sua guarda. Qualquer ato cometido por um homem, desconhecido ou próximo, mesmo tendo o tom mais suave e inocente, pode acabar em um toque indesejado, e a culpa vai ser toda da vítima porque ela deveria saber melhor. Ela devia ter antecipado o que iria acontecer.
No final, eles acham que é tudo culpa das mulheres. Mimimi. Drama.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⋆ ࣪.🫀 ㅤ۪♱ㅤ۫ ꒱ ✩ ۫ ୭˖
"angry women burn brighter than the sun." — Soraya Chemaly
0 notes
camaradaqueer · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
✦ ̊ ̟ ♪ VOCÊ É INFLUENCIADO? ..
Tumblr media Tumblr media
conformismo
substantivo masculino
1. atitude ou tendência de se aceitar uma situação incômoda ou desfavorável sem questionamento nem luta; resignação, passividade. 2. tendência ou atitude de se acatar passivamente o modo de agir e de pensar da maioria do grupo em que se vive.
“A tendência ao conformismo em nossa sociedade é tão forte que os jovens razoavelmente inteligentes e bem-intencionados estão dispostos a chamar os brancos de negros. Isso é motivo de preocupação. Isso levanta questões sobre nossas formas de educar e sobre os valores que norteiam nossa conduta.”- Asch, 1955.
Tumblr media
Em um experimento sobre conformidade social e "efeito manada", atores do experimento estavam treinados para sempre se levantar ao soar de um som específico. Dentro de uma sala de espera do dentista, quando a primeira vítima do experimento, ela demonstra estar confusa quando o primeiro tipo de apito soa e os atores se levantam. Na primeira vez exposta pelas normas estranhas e desconhecidas dos pacientes na sala de espera, ela não se levanta.
Ela rapidamente cede e começa a se levantar junto com o resto dos atores. A equipe por trás do experimento então decide retirar todos os atores da sala para conferir se, mesmo depois da sala de espera estar vazia. E ela continuou se levantando ao soar o tinido.
Depois, chega mais um paciente que também não fazia ideia de que era um experimento, e ele pergunta à mulher porque ela estava se levantando quando o som tocava. Surpreendentemente, ela admite que ela estava apenas seguindo o que os outros estavam fazendo.
Os dois pacientes começam a se levantar juntos quando o som toca. Enquanto isso, mais pessoas entram na clínica e também se levantam junto do grupo.
Depois de serem informados de que aquele era um experimento, a moça do começo do vídeo foi entrevistada, e disse que apenas começou a se levantar junto dos atores porque estavam todos fazendo isso e ela não queria se sentir excluída.
Mais exemplos da teoria do conformismo social seria o jeito de nos vestirmos e o medo que sentimos de sermos julgados ao usar algo fora do que os outros creem ser o "normal". Quando um homem usa saia, por exemplo, ao ir no shopping, muitos indivíduos irão encarar e fazer comentários sobre isso, por não ser algo usual homens usarem saia, já que é uma roupa que a sociedade julgou ser destinada para o público feminino.
Pessoas com estilos alternativos, como góticos e emos, que usam roupas mais escuras e cheias de acessórios de prata que fazem sons quando andam, serão obviamente observadas com curiosidade por indivíduos que não estão acostumados a verem pessoas com estilo tão diferente do habitual. Alguns gostam da atenção, porém outros são vítimas de bullying e oprimidos ao ponto de voltarem a ser padrões mais socialmente aceitáveis.
O efeito manada, porém, seria o termo mais adequado para explicar esse fenômeno de seguir os outros. Podemos explicar esse fenômeno pelo simples conceito da tendência de seres vivos de adotar o comportamento de um grupo. Há uma maior probabilidade de seguir os atos de alguém com quem tem proximidade, como um grupo de amigos, colegas de trabalho, bolhas sociais e vizinhos.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⋆ ࣪. 🦢ㅤ۪♱ㅤ۫ ꒱ ✩ ۫ ୭˖
1 note · View note
camaradaqueer · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
✦ ̊ ̟ ♪ informação x conhecimento (compreensão) ..
Tumblr media Tumblr media
Informação se trata de uma perspectiva mais elaborada sobre alguém ou alguma coisa em específico, como andar de bicicleta. Já conhecimento, por sua vez, é o saber como colocar essa informação em prática, normalmente obtido através do efeito de praticar e de experiências vividas.
Tumblr media
O que diferencia os dois pode ser mais facilmente dissolvido pelo experimento que Destin, criador de conteúdo do canal do YouTube SmarterEveryDay, fez com sua bicicleta invertida. O experimento tinha como objetivo compreender como seu cérebro funcionava, sem ter que forçá-lo e deixá-lo entender como a bicicleta funcionava.
Postado dia 24 de abril de 2010, o vídeo demonstra que, enquanto um adulto demorou 8 meses para reaprender a andar em uma bicicleta, porém com as direções invertidas do guidão, uma criança de apenas 6 anos conseguiu ter uma compreensão muito mais rápida de como andar com o guidão inverso. Apenas 2 semanas depois o garoto conseguia andar mais de um metro com a bicicleta.
Mesmo possuindo a informação de que o guidão estava invertido, é possível perceber que essa informação não é o suficiente para conseguirmos praticar o teórico, que seria lograr andar com a bicicleta inversa. Um exemplo seriam os próprios comentários: dizendo que conseguiriam e negando o que Destin dizia em seu vídeo: "Você não pode andar de bicicleta, você pode pensar que pode, mas não pode". Até porque, na nossa cabeça, parece fácil até demais, mas na prática, seria bem diferente.
Além disso, o filho de Destin, provou, na experiência, de que crianças tem mais neuroplasticidade quando se trata de aprender coisas novas, como idiomas. Como seus cérebros ainda estão em desenvolvimento, cada experiência nova é como uma atualização em um computador. É quando o cérebro modifica sua estrutura para operar de uma forma diferente de como operava anteriormente.
Tal experimento também pode ser feito não apenas com a bicicleta, mas com todas as coisas que fazemos no dia-a-dia que estamos tão acostumados a fazer que são consideradas ocorrências habituais.
Se pensarmos profundamente sobre o tópico, também podemos explicar do porquê as crianças tem o hábito de sempre perguntar: porque? Porque escovamos os dentes? Porque tenho que me vestir assim para tal acontecimento? Porque tenho que ir para a escola?
São perguntas simples, porém elas demonstram que como ainda não estão totalmente inseridas nas normas da sociedade, crianças não conseguem compreender o porquê das coisas do nosso cotidiano.
Bem interessante o jeito do nosso cérebro de se expandir e absorver informações.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⋆ ࣪. 🖇️ㅤ۪♱ㅤ۫ ꒱ ✩ ۫ ୭˖
1 note · View note
camaradaqueer · 1 year
Text
Tumblr media
✦ ̊ ̟ ♪ introdução. !! , 02.02.2023
Tumblr media Tumblr media
Qual o significado de sociologia? Porque a sociedade é do jeito que ela é? De onde surgiram nossos costumes atuais?
A sociologia, de acordo com o dicionário: "estudo científico da organização e do funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais, as instituições etc.", apenas começou a surgir no final do século XVIII (18), como uma forma de resposta ao Iluminismo.
Além da sociologia ser um estudo da mente e ações humanas em grupos e comunidades, ela também passou a ser aceitada como uma ferramenta para a mudança social por muitos marxistas e pessoas da esquerda, visto que os três pilares da sociologia eram Marx, Weber e Durkheim. Karl Marx sendo muito conhecido pelo seu radicalismo e livros defendendo o proletariado e atacando o capitalismo faz mais de 2 séculos atrás.
Existem diversos tópicos dentro dessa ciência, como conformidade social, pautas binárias, contrastes sociais, cultura e política, identidade, entre outros.
Entender como a sociedade funciona parece soar difícil, porém a satisfação de uma resposta respondida é mais chamativa.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⋆ ࣪.🩹 ㅤ۪♱ㅤ۫ ꒱ ✩ ۫ ୭˖
2 notes · View notes