Tumgik
Text
O Estado é Laico: O que isto significa
Victorino de Andrade, José. O Estado é Laico: O que isto significa. Lisboa: Euedito. 310p. Todos dizem que o Estado é Laico, mas poucos parecem compreender o que isto significa. O título da obra, escrita pelo autor deste site, tem um tom provocador e desafiante. Aborda diferentes posições, as propostas dos mais recentes e abalizados filósofos e teoristas políticos, e não tem receio das vozes…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
Text
As clássicas considerações de Jolivet sobre a Democracia
Régis Jolivet, doutor em filosofia e em letras, decano da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Lyon, deixou um vasto património no campo da filosofia moral e política e da história da filosofia, tendo recebido a mais alta condecoração francesa do seu tempo, a Ordem Nacional da Legião de Honra. Reúne uma série de considerações interessantes nas matérias que concernem este site. As…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
Text
Raymond Aron e a importância de uma Filosofia da História contrária a uma reescrita tendenciosa e ideológica
Conheça a opinião de Aron sobre a filosofia da história e a sua reescrita.
Com muita facilidade, julgamos os tempos passados. Fazemo-lo com pressupostos hodiernos, achando muitas vezes que critérios éticos atuais que julgamos superiores são suficientes para condenar ações e factos históricos. Assistimos mesmo à destruição de obras de arte, de estatuária e monumentos, em nome de uma moralidade que quer deitar por terra e subjugar o tempo que não volta. Algo que incomoda…
Tumblr media
View On WordPress
1 note · View note
Text
O Caso do Colar
O Caso do Colar
Para uma melhor compreensão dos acontecimentos que precipitaram a queda da Bastilha, a Revolução Francesa, e a decapitação de Luís XVI e Maria Antonieta, é necessário conhecer um dos factos mais escandalosos que viriam a comprometer a Monarquia e a Igreja Católica, lançar “um lamaçal na cruz e no cetro”: o caso do colar. Assemelha-se a um conto das mil e uma noites, tão fantástico que pareceria…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
Text
A relativização da lei na degradação das democracias
A relativização da lei na degradação das democracias
Ubi societas, ibi ius. O velho adágio latino permanece válido. A lei é fundamental para o regular, perene e sadio funcionamento de qualquer sociedade. A anarquia permanece uma utopia. Ainda que uma comunidade concreta desejasse renunciar às leis proclamadas pela autoridade competente, negando sujeitar-se à lei positiva, ela não só iria debater-se com a dificuldade em encontrar espaços geográficos…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
Text
A Banalidade do Mal...
A Banalidade do Mal…
A Banalidade do Mal é uma importante linha de pensamento de Hannah Arendt, fruto da forte experiência da filósofa política em Jerusalém, durante o julgamento e testemunhos de Eichmann, Nazi responsável pelo embarque em massa de judeus para os campos de extermínio. Solicitada a cobrir o acontecimento para um órgão de imprensa, que terminou com a condenação do soldado do III Reich à morte, a…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
Text
O poder totalitário segundo Rocco D'Ambrosio
O poder totalitário segundo Rocco D’Ambrosio
Doutor em ciências sociais e professor catedrático de Filosofia Política na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Gregoriana em Roma, além de professor de Ética da Administração Pública no Departamento para as políticas do pessoal da administração do Ministério do Interior Italiano, Rocco D’Ambrosio publicou pela seletiva e prestigiosa Biblioteca de Autores Cristianos (BAC) um…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
Text
Gramsci e os idiotas úteis
Gramsci e os idiotas úteis
In: pt.wikipedia.org Surpreendeu-me a recente entrevista de um eminente socialista a expressar a sua admiração por Gramsci, inclusive com citações do personagem, bonitas por sinal, como poderão ser quaisquer frases retiradas e isoladas do seu horroroso contexto. Depois de um tempo estupefato, pensei com os meus botões: Para quê a surpresa?!! Não sabes tu que o socialismo estudou aos pés de…
Tumblr media
View On WordPress
1 note · View note
Text
O prejuízo das grandes derivas ideológicas
O prejuízo das grandes derivas ideológicas
O povo é que decide! Farto de certas radicalizações políticas, ou da má administração e governo de uma nação, tende muitas vezes a optar por soluções de carácter que tende a ser cada vez mais populista e messiânico. Centro esquerda – centro direita; esquerda – direita; esquerda radical – direita populista… uma espécie de pêndulo que ora deriva para um lado, ora para outro, oscilação que só a…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
Text
Os totalitarismos e as novas religiões políticas
A semelhança das religiões políticas com as confissões religiosas é evidente. Ambas têm livros sagrados, líderes carismáticos, evangelizam a seu modo, formam prosélitos, produzem os seus santos e mártires, observam a pureza da sua doutrina, inculturam-se, dogmatizam-se... Leia mais clicando no link.
0 notes
Text
Os direitos humanos entre dois modelos
Os direitos humanos, de raízes cristãs, foram declarados em duas revoluções com distintas visões de democracia. A americana, liberal, que limita a intervenção do Estado, e a francesa, social, com a sua ideia jacobina de um Estado omnipotente e omnipresente. Ver mais no link...
0 notes
Link
Cuidado com doutrinas obcecadas em diabolizar o passado propugnando novas e utópicas narrativas, usando uma lupa que distorce e julga tudo com critérios de quem tanto apraz reescrever a História para impor a sua visão única política e social. Leia mais clicando no link...
0 notes
Link
Dos “idiotas úteis” gerados pelas universidades a uma direita radical, a história dos homens pode transformar-se na história das nações. Saiba como clicando no link...
0 notes
Link
Uma obra quase desconhecida, mas de grande valor. Um estudo frio e imparcial sobre a globalização e o novo tipo de colonialismo ideológico promovido por instâncias internacionais. A obra não se baseia em polémicas e afirmações vãs ou teorias da conspiração, mas nos documentos públicos produzidos por essas entidades e pelo trabalho que fazem no terreno.
0 notes
Link
Ao reconhecer pressupostos filosóficos e teológicos que fundam a ideia e a prática da solidariedade, Rorty quer aproveitar a progressiva desvinculação a estes princípios para introduzir novos, transformando-a numa obrigação moral, racional, baseada na compaixão pelo homem, seja ele quem for. Leia mais clicando no link...
0 notes
Link
No latim, minus remete-nos para menos, muito pouco, minister para o servente, sacerdote ou conselheiro e ministerium para uma ocupação, ofício ou assistência. Este é o verdadeiro sentido para o ministro e o ministério, o mais autêntico, e talvez seja em boa medida aquele ao qual deveríamos voltar ao ocupar o múnus (também do latim munus, cargo, ofício ou dever).
0 notes
Link
Conheça o site...
1 note · View note