Tumgik
Text
Tumblr media
O que Deus quer para a igreja durante a Pandemia?
Joel 2: 12-17
Durante o primeiro período de pandemia, que vivemos desde o inicio do ano passado, vieram certas indagações em minha mente. No começo de 2020, perguntei-me por que o Senhor permitiu que o mundo estivesse em isolamento social devido a uma pandemia. E respostas vieram, através da Bíblia, como O parâmetro de análise da realidade do mundo. O motivo não mudou. Por isso, a pandemia ainda perdura. Este texto é mais do que um compartilhar, é um alerta e uma convocação para a igreja de Cristo.
Sabendo que Ele tem o controle de tudo em suas mãos e que tudo coopera para o cumprimento da sua Palavra, busquei Nele quais eram os propósitos para seus filhos neste período. Orando e estudando a Palavra foi então, que Ele trouxe cinco respostas, resposta que Ele não trouxe só a mim. Tenho percebido que Deus tem alertado outras mulheres e homens que O tem buscado. São eles:
Humilhar-se, reconhecendo quem somos e que precisamos de Deus, através de Cristo, para obter perdão e salvação; confessar nossos pecados; arrependimento de pecado, gerando mudança de atitude; voltarmo-nos a Deus, lendo a Bíblia e também nos movendo no secreto em oração, adoração e jejum.
O quarto veio como um sopro do Espírito Santo em meus ouvidos em Maio do ano passado, quando Ele fez com que eu contemplasse meu pai ensinando e fazendo tarefa de história com minha irmã caçula, na sala de jantar de minha casa. Ele fez com que eu refletisse: “Se não fosse o isolamento meu pai estaria em seu escritório trabalhando e minha irmã estaria na escola, sendo ensinada pela professora. Mas este é um dos grandes privilégios e mudanças que este momento veio trazer, não só em minha casa, mas na casa de milhares de pessoas.” Então, o Espírito Santo soprou o versículo de Malaquias 4:6 na íntegra, que diz: Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos aos pais; do contrário, eu virei e castigarei a terra com maldição.
Está muito claro que Deus está reajustando a vida daqueles que são seus, para voltar a viver uma vida de constante busca por sua presença, através de oração, jejum, leitura das Escrituras e adoração. Ele quer purificar sua igreja (Amós 9: 11). Mas Deus está começando este processo pela base, no Lar, nas famílias. Pais, filhos e cônjuges estão vivendo um com o outro como nunca haviam convivido antes. Deus está realinhando a visão do que verdadeiramente é ser mulher e homem, pois vivemos em uma sociedade de homens e mulheres fracas. Então, padrões, valores e princípios bíblicos devem ser resgatados para haver restauração. Leia Deuteronômio 5: 16. Para realinharmos novamente nossos corações ao de Deus, para que nossos corações de pedra sejam substituídos pelo de carne.
Deus não está isolado e nem inerte esperando a quarentena acabar. Ele não está alheio a tudo que tem acontecido e nem sentado em seu trono observando tudo sem fazer nada. Ele está no controle do todo o universo, escrevendo tudo com sua bondosa mão. A pandemia não o pegou de surpresa, Ele apenas a permitiu, para que seu propósito de nos fazer voltar a Ele se cumprisse. Dentro deste contexto Deus está convocando a igreja para um novo tempo, para lavar as vestes, para rasgar o coração, para quando este período acabar sairmos preparados no Espírito Santo para intensificar a proclamação das Boas Novas de Jesus, com alegria, amor e comprometimento.
Jesus está movendo a igreja para o último avivamento antes da Sua volta. Por isso, arrependamo-nos de nossos pecados e prossigamos em intimidade com Deus e em fazer a Sua vontade. A pergunta para finalizar é: Qual será/ou qual tem sido a sua resposta diante desta realidade e da convocação do Pai?
Debhora Gondim
0 notes
Text
Tumblr media
O Universo infinito aponta para o Deus infinito
Ao observar o Universo nos deparamos em como ele é infinito. O universo é medido em anos-luz e a estrela mais distante, que foi possível detectar, fica a 13,8 bilhões de anos-luz e ainda assim tem muitos anos-luz adiante que não foi possível medir.
Percebemos em um céu noturno que existem tantas estrelas, que é impossível saber a quantidade com precisão. Até onde os equipamentos de astronomia e astrofísica poderem detectar tem cerca de 70 septiliões (70.000.000.000.000.000.000.000), o que ainda não chega nem próximo do número exato de estrelas.
O universo e tudo o que nele há é imenso e infinito. Percebemos que somos pequenos demais e finitos. Mas em contrapartida toda a infinitude deste Universo aponta para a infinitude do seu Criador. Nos faz perceber que Ele é o Senhor de toda criação e do tempo. Tudo está no seu controle, reinando Soberanamente. Toda a gloriosa magnitude da beleza do cosmo aponta para verdadeira Glória, que só Pertence a Deus.
"Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém." (1 Timóteo 1:17)
Debhora Gondim
0 notes
Text
Tempo
"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:" (Eclesiastes 3:1)
Quanto tempo eu tenho nesta terra estrangeira? Quanto tempo você tem? Eu não sei. Só sei que o tempo foi feito para não perder tempo. E caminhar na pressa das horas é viver inutilmente.
O relógio marca as horas e cada vez que o ponteiro gira é o tempo a menos que tenho nesta peregrinação. Então, por que viver como um maratonista correndo contra o relógio?
O tempo perdido nesta terra estrangeira não volta. Então viver, só nos faz sentir vivos quando desfrutamos do tempo que nos foi dado.
O Senhor do tempo nos deu vida e vida abundante. Mas o que é viver? O viver é Cristo a medida que não vivo mais o eu. Mas o tempo vivido para Cristo.
O tempo com Deus é o tempo que está dentro do infinito. É como se o passado, presente e futuro se alinhassem, tornando-se um. Não vemos o tempo passar na presença do Senhor do tempo.
Neste tempo bebemos da fonte que sacia a sede, mas nos faz querer mais. Ele é a fonte inesgotável. Fonte que traz vida para quem dela bebe.
O buscarei até que meus dias deixem de ter fôlego e passem a ser descanso eterno, descanso Nele. Aí o tempo não terá mais tempo de limitar minha busca, pois lá o tempo já não se fragmentará.
Pelo infinito vou caminhar ao lado do Deus infinito, tendo a infinidade para conhecê-lo. Vida terei para da vida de Cristo eu desfrutar.
Tumblr media
"Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto."( Isaías 55:6)
Debhora Gondim
5 notes · View notes
Text
Senhores do Destino?
Tumblr media
"Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo". Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna." (Tiago 4: 14-16)
Um dos maiores malefícios deste século é a ansiedade. Cada vez mais temos ouvido relatos de pessoas que estão aprisionadas por sentimentos que fazem com que elas, criaturas temporais, se sintam frustradas por não poderem controlar o seu futuro. Este sentimento é fruto do nosso coração caído. Ele anseia pela eternidade, na qual outrora foi criada. Mas a escolha pelo pecado trouxe como uma das consequências à limitação do tempo e do espaço.
O ser humano quer ter o controle de sua vida, dos seus planos, do seu destino. Percebemos ao analisar a historia da humanidade que esta é uma mentira antiga. Foi contada por satanás a Eva e Adão no Éden, e foi difundida ao longo dos séculos. Ela faz com que as pessoas que sofrem de ansiedade sintam anseio por algo que ainda não aconteceu e que pode nem acontecer. Chega ao ponto de deixá-la extremamente preocupadas diante das diversas possibilidades que o futuro pode trazer. E não saber o que virá as deixa frustradas. “Visto que ninguém conhece o futuro. Quem poderá dizer o que vai acontecer?” (Eclesiastes 8:7)
Mas a partir do momento em que cremos em Jesus como nosso Senhor e salvador devemos entender que não temos o direito de dar destino ao que não nos pertence. A partir do momento em que entregamos nossas vidas a Cristo não somos mais nossos, pertencemos a Jesus (Gálatas 2: 20). Por isso, não podemos mais fazer viver a nossa vida como queremos, ansiosos por planos que Deus não compartilhou a nós. "Ai dos filhos obstinados" declara o Senhor, "que executam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado," (Isaías 30:1).
Nossa vida deve está integralmente dependente de Deus e submerso em Deus. Não podemos negociar nossa fé, não podemos entregar parte do nosso ser e a outra parte reter, pois estaremos furtando o que não é mais nosso e sim templo do Espírito Santo. Nossas decisões, ações, reflexões, sermões, canções e boas obras tem que está sujeitas a Deus. Do contrario estaremos vivendo uma vida imersa na antropocentricidade materialista e pragmática, buscando sempre satisfazer os próprios interesses. "Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos." (Gálatas 5:24)
Quando conseguimos compreender esta verdade absoluta e abrimos espaço para que o querer e o fazer do Espírito Santo converta nossa mentalidade e nossas ações, percebemos que a ansiedade nada mais é que um sentimento que vem sutilmente deturpar nossa noção de pertencimento, é também instrumento do orgulho, que vem afirmar novamente, que a criatura pode se tornar o criador. Tornando-se assim, autor do próprio destino.
Por fim, que o Deus que tem o controle de todas as coisas em suas mãos e que é o Soberano absoluto do universo venha sobre nossas mentes e nos ajude a não andar ansiosos por coisa alguma, mas entregar tudo a Ele em orações e súplicas. A buscar por um coração livre do orgulho e que ande em humildade para compreender que não passamos de criaturas pertencentes ao Deus que tem pensamentos de paz, bom futuro e prosperidade para aqueles que o amam.
Debhora Gondim
Teóloga
0 notes
Text
Planos
(Jeremias 29:11)
      Finalizamos um ano marcado por um fato que mudou e continuará causando mudanças em nossas vidas, a Pandemia do COVID-19. Ano em que vivenciamos privações, isolamento, distanciamento social. Algumas famílias passaram por lutos, outras por perdas financeiras. Nunca vimos tantas mortes e  tantos episódios de violência serem anunciadas como nestes últimos meses.  Fomos obrigados a reorganizar nossas vidas de maneira repentina. Muitos planos tiveram que ser engavetados.
     2020 deixou muitos ensinamentos a todos. Mas o principal foi que não temos o controle de nossas vidas, de que o futuro não está em nossas mãos, como muitas propagandas e livros de auto ajuda sempre tentaram trazer como motivação. Fato que trouxe o aumento de casos de ansiedade. O Brasil está em segundo lugar no Ranking de pessoas diagnosticadas com Transtorno de ansiedade.
         A ansiedade é fruto do nosso coração caído. Ele anseia pela eternidade, na qual outrora foi criada. Mas a escolha pelo pecado trouxe como uma das consequências à limitação do tempo e do espaço. Pessoas ansiosas estão aprisionadas por sentimentos que fazem com que elas, criaturas temporais, se sintam frustradas por não poderem controlar o seu futuro.
        O ser humano quer ter o controle de sua vida, dos seus planos, do seu destino. Percebemos ao analisar a história da humanidade que esta é uma mentira antiga. Foi contada por satanás a Eva e Adão no Éden, e foi difundida ao longo dos séculos. Ela faz com que as pessoas que sofrem de ansiedade sintam anseio por algo que ainda não aconteceu e que pode nem acontecer. Chega ao ponto de deixá-la extremamente preocupadas diante das diversas possibilidades que o futuro pode trazer. E não saber o que virá as deixa frustradas. “Visto que ninguém conhece o futuro. Quem poderá dizer o que vai acontecer?” (Eclesiastes 8:7)  
         Em contrapartida vemos o Deus bondoso, que tem o controle de tudo em suas mãos. Que nos diz em sua Palavra que devemos descansar, confiar e nos deleitar Nele (Salmos 125:1; Salmos 37:4; Salmos 27:14). Que além dos pensamentos de paz e esperança, Ele também afirma que Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Jesus é a maior prova de que Deus nos ama. Ele entregou o Seu filho para que nosso destino de condenação eterna fosse transformado, através do seu perdão e salvação demonstrada na Cruz. Ele preocupou-se com o seu futuro e providenciou o meio para mudar sua situação, a partir do momento em que exercer fé em Cristo Jesus como seu único e suficiente salvador (Provérbios 19:21).
    Ao confiar neste Deus soberano, cheio de amor e bondade e que tem planos para sua vida. Planos estes que muitas vezes não são o seu. Pois só tem a capacidade para viver o presente. Mas Deus é Onisciente, sabe cada detalhe do seu futuro e traça planos que lhe leva ao caminho de vida, mesmo que o processo para chegar lá seja dolorido. É necessário este processo para lhe moldar e preparar para receber o futuro que Ele quer entregar-te
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filpenses 4:6)
    Por fim, entregue o seu coração a Jesus e vivencie a paz que só Ele dá. Não sabemos como será 2021, mas Ele já sabe. Então, descanse na certeza que a Sua Palavra dá: todas as coisas cooperam para aqueles que o amam (Romanos 8:28). Não importa como foi o seu 2020, mas se entrar seu 2021 com Cristo, Ele fará nova todas as coisas (2 Coríntios 5:17).
 Debhora Gondim
     Teóloga
1 note · View note