Tumgik
byamarthinsrod · 9 months
Text
A Beleza da Amizade Descomplicada entre Pessoas Solteiras
Em um curso voltado para solteiros, do Rev David Riker, é refletido sobre como as amizades entre pessoas solteiras são carregadas de tensão e do sentimento de que um romance pode ou deva acontecer, perdendo assim a beleza da leveza na amizade.
O único no qual devemos temer é Deus (Pv 28.14). David menciona que, quando buscamos aspectos "redentivos" no outro, como por exemplo: vou ser conhecida como tal, vou ter um auxílio financeiro, e finalmente serei feliz... já estamos colocando aquela pessoa como um deus em nosso coração (Rm 1.25). Estamos elevando um ídolo e pecando contra o verdadeiro e único Deus (1Co 10.14).
Mas quando estamos plenamente satisfeitos e adoramos somente a Cristo (Dt 11.13), somos capazes de desenvolver uma conversa leve com pessoas solteiras também. E a amizade leve tem um valor inestimável. A Bíblia destaca a bênção de ter amigos, e ter amigos do sexo oposto também é possível (Pv 17.17).
Que seja leve, e converse sem medo - porém, não cometa defraudação. Sim, existe uma linha limite entre amizade e defraudação. É importante ter conhecimento desses pontos, buscar a Deus de todo o coração e ter consciência de que somente em Cristo você será feliz, então seja sábio (Js 23.11). Sempre leia a Bíblia, peça por sabedoria e dê tempo ao tempo (Tg 1.5).
Uma história que admiro é a de Lewis. Aos 50 anos, ele era solteiro, e já havia escrito excelentes obras. Em suas fotos, ele está quase sempre sorrindo. Os especialistas sobre a vida de Lewis, dizem que sua risada era ouvida por todo o campus da faculdade. Ele era feliz porque tinha e amava Jesus.
Um certo dia, ele começou a conversar com uma moça que também lia muito e escrevia, assim como ele. Começaram a conversar com muito respeito e leveza. De fato, essa mulher se tornou anos depois sua esposa. O que mais gosto dessa história é que ele dizia não saber identificar quando a amizade se tornou amor.
E através desse lindo amor, ele compreendeu muitas outras coisas que deixou registradas em seus livros. Contudo, ela faleceu muito cedo e o casamento durou poucos anos. Mesmo assim, ele viveu uma intensa e forte história de amor, que não começou quando perceberam estar apaixonados, mas na leveza de uma amizade.
Tenha seu amor, esperança e seus sonhos em Deus (Sl 119.159). Seja leve em suas amizades. Não tenha medo de conversar com alguém do sexo oposto. Estude sobre isso, Ore sempre, peça sabedoria do alto (Pv 4.6). E viva cada segundo de sua vida sabendo que em Cristo temos a verdadeira paz e alegria que precisamos viver (Sl 62.1)
Texto de: @beatriz.rodrigues93
Tumblr media
3 notes · View notes
byamarthinsrod · 9 months
Text
“A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.”
‭‭Salmos‬ ‭29‬:‭8‬ ‭.ARA
A VOZ do SENHOR faz tremer o deserto. - Contudo, até mesmo ali, grande Deus, onde cri que havia encontrado um asilo inacessível à Tua misericórdia eterna, onde eu pudesse pecar com impunidade. Até mesmo ali, nesse deserto, Tua voz me capturou e me lançou aos Teus pés.
-J. B. MASSILLON
5 notes · View notes
byamarthinsrod · 9 months
Text
“A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.”
‭‭Salmos‬ ‭29‬:‭4‬ ‭ARA‬‬
Tumblr media
Assim como a voz de Deus na natureza é poderosa, também o é em graça; o leitor fará bem ao estabelecer um paralelo e muito encontrará no evangelho que possa ser ilustrado pelo trovão do Senhor na tempestade. Tenha certeza de que você não está recusando aquele que fala. Sendo Sua voz tão poderosa, como não será então Sua mão?
-C. H. SPURGEON
10 notes · View notes
byamarthinsrod · 10 months
Text
Mulher virtuosa tem “carreira de sucesso”?
Tumblr media
No livro de Provérbios, capítulo 31 a partir do verso 10 em diante é descrita as características da Mulher virtuosa. Ao pensar na “mulher virtuosa”, por vezes, vem a imagem de uma mulher casada, dona de casa e com vários filhos. Mas será que é somente nessa perspectiva que uma mulher cristã pode ser virtuosa?
.
No texto de Provérbios 31, encontramos três versículos que menciona o comportamento da mulher virtuosa relacionado ao seu marido e dez versículos sobre o seu trabalho. Vale lembrar que o nosso trabalho é o chamado de Deus em nossa vida, com o objetivo de abençoar e alcançar outras pessoas ao nosso redor para Cristo. Confira Rm 11.36; Cl 4.1; Cl 3.23,24; 1 Co 10.31.
.
Mas a mulher cristã que possui uma “carreira de sucesso” em seu trabalho, pode ser considerada virtuosa? Lembrando que o termo "sucesso", na vida dos cristãos, é quando vivemos o propósito do nosso chamado, ou seja, abençoar o próximo. O dinheiro e a fama não pode ser o sentido do nosso trabalho. Então sim! A mulher virtuosa também é uma mulher que vive e busca uma carreira profissional de sucesso, visando transmitir a luz de Cristo nessa terra.
.
Mas Pv 31 não menciona a mulher que está em casa ou apenas a que trabalha em outros ambientes. No mundo de hoje, o feminismo contaminou a visão de uma carreira de sucesso, valorizando a mulher que trabalha fora de casa, e banalizando o sucesso da mulher que trabalha em casa. E isso, apaga a beleza das várias formas criadas por Deus, para que a graça Dele alcance as pessoas ao nosso redor.
.
A escritora Carolyn McCulley em seu livro "Mulher, cristã e bem-sucedida" conta que sua mãe trabalhou por vários anos na tv e em jornalismo, mas “após se casar com meu pai, ela escolheu trabalhar em casa, criar suas três filhas” (McCulley, 2018). Carolyn não tem filhos e nunca se casou, mas sempre trabalhou; ela é reconhecida como uma escritora renomada e produtora de filmes. Ela escreve, neste mesmo livro, como observa o entusiasmo das pessoas ao ouvir seu relato de vida profissional, mas as mesmas não demonstram o mesmo entusiasmo ao ouvir histórias como a de sua mãe. “Às vezes, sinto que o que faço é visto como muito mais interessante do que o trabalho que minha mãe fazia. ” (McCulley, 2018).
.
Sendo o trabalho da mulher, em casa ou em outro ambiente, tudo deve ser feito para a Glória de Deus. De modo que, a mulher solteira ou casada, quando ela dedica ao seu trabalho sabendo que a finalidade é levar Cristo para outras pessoas, ela se torna uma mulher virtuosa.
.
“Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. ” Pv 31. 25-26
Neste dia, dedique-se no seu trabalho para Glória de Deus, aproveite as oportunidades para divulgar o Seu amor (Cl 4.5), ore sem cessar (1Ts 5:16-18) e tema a Deus. (Pv 9.10)
.
“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.” ‭Provérbios‬ ‭31‬:‭30‬ ‭NVI‬‬
@beatriz.rodrigues93
10 notes · View notes
byamarthinsrod · 11 months
Text
“E aconteceu que as jumentas de Quis, pai de Saul, extraviaram-se. E ele disse a Saul: “Chame um dos servos e vá procurar as jumentas”. Chegando ao distrito de Zufe, disse Saul ao seu servo: “Vamos voltar, ou meu pai deixará de pensar nas jumentas para começar a preocupar-se conosco”. O servo, contudo, respondeu: “Nesta cidade mora um homem de Deus que é muito respeitado. Tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele nos aponte o caminho a seguir”. No dia anterior à chegada de Saul, o Senhor havia revelado isto a Samuel: “Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre Israel, o meu povo; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim”. Respondeu Samuel: “Eu sou o vidente. Vá na minha frente para o altar, pois hoje você comerá comigo. Amanhã cedo eu contarei a você tudo o que quer saber e o deixarei ir. Então Samuel levou Saul e seu servo para a sala e lhes deu o lugar de honra entre os convidados, cerca de trinta pessoas.”
‭‭1 Samuel‬ ‭9‬:‭3‬, ‭5‬-‭6‬, ‭15‬-‭16‬, ‭19‬, ‭22‬ ‭NVI‬‬
https://bible.com/bible/129/1sa.9.3-22.NVI
As circunstâncias que levaram ao encontro de Samuel com Saul ilustram a notável providência de Deus que dirige todos os assuntos da vida, inclusive as escolhas humanas e eventos aparentemente casuais para cumprir o seu propósito.
Este é um lembrete de que não sabemos o que o dia trará e que é bom saber que nossa vida está nas mãos de Deus.
Leia: Gn 50.20; Pv 16:33; Ec 8:6-8.
Bíblia de Estudo Herança Reformada.
8 notes · View notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
Bom dia!
Você existe porque há um Deus
Rev. Ronaldo Lidório
Gênesis 1:3
Deus falou e tudo se fez! Lemos em Gênesis 1:3 que “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”. A história não começa com o universo, o planeta terra ou o ser humano, mas com Deus. É por Deus, em Deus e para os propósitos de Deus que todas as coisas foram criadas.
 
A sua vida, portanto, é parte de um elaborado plano de Deus muito antes da criação. Você não é resultado do acaso ou de uma inesperada explosão. Você é resultado da vontade de Deus, aquele que é o Eterno Criador!
 
Mas não somente você. Tudo e todos ao seu redor, aquilo que você conhece e o que permanece invisível e desconhecido pela humanidade, foi criado por Deus. Assim, não apenas sua história e seus dias estão nas mãos do Eterno, mas tudo e todos, em todo o tempo. Essa realidade deve nos levar a entender que nossa linha de tempo, com bilhões de outras linhas de tempo, que se entrelaçam partilhando língua, cultura, espaço, convicções e conflitos, estão nas mãos de Deus.
 
O ser humano não é o centro do universo, como defende o humanismo. A natureza não é a força que conecta e dá sentido a toda as coisas, como expõe o naturalismo. Se cremos em Cristo e na Palavra de Cristo, entendemos que somos resultado da vontade de Deus.
 
É preciso lembrar que a grande batalha humana não se dá nas arenas científicas, políticas ou sociais, mas na arena da fé. O Senhor nos convida a olhar para a criação e para a Palavra reconhecer que há Deus. Somos convidados a crer!
 
Estou escrevendo essas palavras usando meu notebook, um aparelho com um programa que permite desenvolver funções complexas envolvendo escrita, desenho, gravações e muito mais. E tudo isto dentro de um hardware com tela, teclado e centenas de peças que eu não saberia nomear. Tudo funciona para o fim que se destina.
 
Imagine você andando pela floresta amazônica em um local isolado, encontrando no meio do mato esse meu notebook. Você o abre e ele funciona. Que chance haveria desse aparelho ter sido um resultado do acaso? Que chance haveria desse notebook ter sido gerado por coincidências naturais? Certamente você imediatamente concluiria que alguém inteligente pensou, planejou e construiu essa máquina, não é verdade?
 
Imagine agora o universo, apenas a parte que conhecemos e que nossos telescópios e microscópios conseguem enxergar. Toda essa infinita realidade de átomos e astros, tempo e espaço, órbitas e gravidade, seres de toda espécie com funcionamento biológico e comportamental elaboradíssimo, e ainda o ser humano, pensante e volitivo, com um complexo perfil social e espiritual. Se um simples notebook não pode ser fruto do acaso, ainda mais toda a impressionante magnitude da criação que vemos, e aquela parte que não vemos.
Sim, a criação é um convite para reconhecermos que há um Criador! Dele somos, a Ele servimos e adoramos. Obrigado Senhor Jesus!
Tumblr media
25 notes · View notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
Tumblr media
Tem episódio novo no ar 🤩
👉🏼 Clica e conheça nosso podcast: https://open.spotify.com/show/602pUP109opY0eltzMgczs
Que Deus abençoe muito seu dia 🙏🏼
0 notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
O que é uma mulher?
Ninguém pode negar que é bom sentir-se amada e o Nosso amado Deus, criador de todas as coisas, através de seu filho Jesus, o nosso salvador, nunca se esqueceu da mulher ou deixou de amá-la, pelo contrário em sua escritura sagrada deixou registrado seu grande amor para com os seus através do sacrifício de Jesus na cruz.
Mas a questão é: A mulher sabe quem ela é? sabe de onde veio? sabe quais são seus propósitos? sabe que é amada por Deus?
Muitas mulheres hoje não conhecem sua origem e tampouco o motivo de sua existência. Perante a tantas ideologias no mundo hoje, encontramos mulheres cada vez mais confusas e que não conseguem enxergar a beleza de ser mulher, perdidas em um mundo mergulhado de ideologias diversas, elas perderam seu rumo.
Se você já acessou o streaming da Disney, na seção da Pixar, verá uma série de perguntas como: o que é dinheiro? O que é amor? o que é leitura? Feitas pelo personagem garfinho do Toy Story 4, que está aprendendo a viver como um brinquedo “racional”.
Se esse mesmo personagem te perguntasse hoje: o que é uma mulher? O que você responderia? Que a mulher é um ser que sofre nas mãos de todos? Uma vítima da sociedade? Superior a todas as criaturas? O ser que mais trabalha e ninguém valoriza? Ou iria responder a verdade?
Em Gênesis encontramos os registros de Moisés ensinando o povo que saiu do Egito sobre sua origem, mostrando que não eram aqueles deuses egípcios que tinham criado tudo o que existia, e sim o Grande Eu Sou. Na sua narrativa ele descreve o que foi criado dia após dia, e quero destacar o dia em que o homem foi criado.
No sexto dia Deus fez os animais selvagens, domésticos e répteis, e então no verso 26 do capítulo 1 de Gênises, Moisés escreve:” Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.” e no verso 27: Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Observe que até o final do capítulo 1 esse homem não tem nome, Moisés ainda não mencionou sobre a criação da mulher, porém no verso 27 ele registra pela primeira vez o termo mulher.
No verso 7 do capítulo 2, Moisés retoma ao fato de Deus criar o homem, mas agora ele descreve como foi formado. A autora Francine Wash em seu livro Ela à imagem dele, destaca que após o momento da criação do homem Deus o colocou para dar nome aos animais, como descrito no verso 19 e 20 do capítulo 2, para que o mesmo compreendesse que igual a ele não existia ninguém entre os animais.
A Bíblia relata no verso 21 do capítulo 2 que Deus fez o homem cair em sono profundo e por uma de suas costelas, criou a mulher. Ao finalizar, Deus leva aquela linda criatura ao encontro do homem, e o verso 23 está registrado a primeira declaração de amor. Nessa parte, o homem chama a mulher de Varoa, pois a do homem foi tomada, mas note que varoa é apenas uma forma poética de descrever o amor que ele ali sentiu ao conhecê-la, pois seu nome será definido no próximo capítulo.
Chegamos então no capítulo 3, a triste história da queda. No relato sobre a queda, Moisés registra o nome do homem apenas no verso 17 quando a desobediência a Deus já havia acontecido. Eva recebe seu nome no verso 20 pelo próprio adão, ou seja, o homem e a mulher foram feitos a imagem de Deus com características diferentes, Deus criou macho e fêmea na raça humana, porém entre o homem e a mulher a grande cisão de sua comunhão, aconteceu quando desobedeceram a Deus.
A mulher veio do homem, e o homem veio da terra e em Ef 5 Paulo menciona que o homem deve de amar sua esposa como ama a si mesmo, ele está confirmando a formação da mulher que é a glória do homem. Vamos relembrar algumas coisas importantes, Deus é o criador de todas as coisas e conforme a sua imagem, criou o homem e a mulher. O homem criado como filho de Deus tinha comunhão perfeita com seu criador e satisfação plena na santidade do Pai. A mulher foi criada para ser auxiliadora, a palavra original aqui é “EZER” o mesmo usado em Oseias 13.9 onde menciona que Deus auxiliaria seu povo, ou seja, a mulher saberá seu propósito quando entender e viver conforme foi a vontade do seu criador, a saber, em primeiro lugar amando a Deus sobre todas as coisas, auxiliando o homem e ser sábia em seu lar, em resumo quando a mulher auxilia o homem para Glória de Deus ela realmente vive o propósito em que foi criada na criação.
“... a criação da mulher foi diferente. Ela foi feita a partir do homem, e é daí que ela recebe a imagem e semelhança de Deus, sendo, portanto, igual ao homem diante de Deus em honra, dignidade e valor, pois foi alguém feita exatamente à imagem e semelhança de Deus, assim como o homem havia sido feito.” (Dr. Augustus Nicodemus, 2020)
Enfim, com esses versículos do livro de Gênesis e as instruções de Paulo aos efésios no capítulo 5, podemos montar uma resposta ao personagem garfinho, em sua pergunta “o que é uma mulher?”, mencionada anteriormente. Podemos responder que a Mulher foi criada à imagem de Deus, a partir do homem, com características diferentes e funções exclusivas, a saber, adoração somente a Deus, submissas ao marido e tendo uma vida piedosa.
Texto por: @Beatriz.rodrigues93
Correção: @ariadnecamile.
Foto: @freepik
Tumblr media
1 note · View note
byamarthinsrod · 1 year
Text
“Precisamos entender que mesmo que as coisas fujam ao nosso controle, elas continuam rigorosamente sob o controle de Deus. Cremos no cuidado amoroso de Deus. Ele trabalha para aqueles que nEle esperam. Ele governa os céus e a terra, e também, os destinos da nossa vida!”
Hernandes Dias Lopes
1K notes · View notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
Tumblr media
Hoje em dia, a frase "glória a Deus" já tem se esvaziado de seu significado e se tornado mais um jargão evangélico. Será que pensamos no que estamos declarando ao falar "glória a Deus!"? Ou apenas usamos como uma frase de efeito quando algo de bom nos acontece?
Pois, os reformadores, há mais de 505 anos atrás, sabiam bem o que diziam quando declaravam o que mais tarde se tornou um lema: Soli Deo Gloria, que, do latim, quer dizer, "Glória somente a Deus". Essa é uma afirmação poderosa, porque ao dizê-la estamos demonstrando duas coisas:
1. A glória por ter feito todas as coisas e por ser perfeito é somente do Senhor.
O pastor John Piper uma vez escreveu que a "a glória de Deus é sua santidade colocada em exposição", ou seja, é quando seus atributos se revelam. E Ele é tão perfeito que, mesmo que não tivesse criado nada, ainda assim seria glorioso por apenas existir. Mas, diante de sua criação, Deus reserva a si mesmo toda a glória pelas coisas que faz e é, pois é o Todo-Poderoso e somente Ele é perfeitamente santo. Todas as coisas que temos e podemos fazer - como a salvação, o pão, o trabalho, nossa família e amigos, e até mesmo as provações que nos aperfeiçoam - é Ele quem nos dá. Entender que Ele quem governa de forma soberana nossas vidas e nosso mundo o torna digno de toda glória.
2. Não há nenhuma glória em mim nem em outras criaturas.
Do outro lado da moeda, está quem somos. Somos aqueles que dependem de Deus, que somos sustentados por Ele. Somos os que devem, em nossa vida prática, glorificar a Deus com ações e palavras. Porém, muitas vezes, declaramos "glória a Deus" sem entender isto e sem viver uma vida que realmente glorifica a Deus. Isso quer dizer que estamos em pecado, em desobediência, pois é Deus nos fez para a glória Dele e nos dá o dever de glorificá-Lo (cf. Rm 11.36, 1 Co 10.31). Deixamos que nosso coração corrupto (Jr 17.9), que busca cegamente por um prazer que venha substituir o próprio Deus, nos leve aos mais diversos falsos deuses e se entregue a eles de corpo e alma. O consumismo, as ideologias, o prazer do mundo, o ego, o reconhecimento de outras pessoas são poucos exemplos do que têm consumido o coração dos humanos - e, não se engane, eles têm batalhado pelo coração dos cristãos também! Um coração cego, que se deixa guiar por deuses que passarão com o tempo, não consegue enxergar a luz. Para o homem que deposita sua confiança em qualquer coisa do mundo, ainda que tenha nela beleza e certa justiça, não há esperança. Sua confiança durará na mesma medida em que seu deus mortal durar e, então, ele estará novamente em desespero. Além disso, Deus não admite dividir sua glória com qualquer outra criatura, Ele odeia ser ignorado (cf. Sl 50.22, Is 42.8). Mas, o contrário de desobedecê-lo é viver um entendimento que muito foi pregado pelos reformadores: vivemos diante de Deus para glorificar Seu nome em todas as atividades de nosso dia, até mesmo a mais simples e repetitiva. Em Deus, podemos crer que, por mais que o tempo passe e leve nosso corpo e nossas ações como névoa que se dissipa, sabemos que para o Senhor eles renderam glória e louvor. Que os olhos de Deus sobre nós nos levem a uma maior obediência, um maior temor e a certeza de um socorro bem presente nas tribulações.
"Como é doce nadar no mar da sua graça e do seu amor, meu Senhor! Como é grato meu coração por estar atado a Ti!"
Texto por: Sara Balista (@sara.balista)
Foto: Katharina von Bora, esposa de Martinho Lutero, reformadora alemã
3 notes · View notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
Tumblr media
Das contribuições mais latentes que Lutero deixa para todo protestantismo, revivida como uma herança pela tradição reformada, a rica expressão “Sola Fide” é a plena declaração do retorno a doutrina Biblica da justificação e salvação de pecadores somente em Cristo Jesus, o Ressurreto.
“Sola Fide” é o termo para “por fé somente” em latim, exposta por Lutero no combate a doutrina do comercio de indulgencia e penitencias para perdão de pecados e garantia de salvação dos fiéis da igreja apostólica romana.
Lutero, contudo, não foi o primeiro a expor que somente a fé basta para salvar. Vemos o apostolo Paulo já defendendo a doutrina da justificação somente pela fé em sua carta aos Romanos. O Espírito Santo abriu os olhos de Lutero com o próprio texto de Paulo aos Romanos 1.16-17.
Somente por fé (Sola Fide) podemos ter a plena convicção que fomos alcançados pela obra de Cristo na cruz. Isto significa que somos feitos justos perante Deus pelo sacrifício de Cristo e esta justiça nos é imputada somente pela fé em Jesus como nosso Salvador.
Paulo é enfático ao dizer que a justificação só pode ser recebida pelo cristão, não por merecimento (Gl 2.16, Ef 2.8-9), mas sendo uma dádiva de Deus para toda a vida cristã. E isso implica em entendermos que a fé é primária para a salvação, mas também na vida cristã diária. E talvez, esta seja nossa maior dificuldade.
Assumimos, por vezes, em nossa rotina, uma maneira meritocrata de se viver com Deus. Gostamos de acreditar que Deus nos abençoa porque somos “bons filhos”. Ou preferimos julgar as dificuldades como uma injustiça de Deus, porque afinal “sou dizimista fiel”. Dizemos até que “fomos nós que escolhemos crer em Deus”.
“Sola fide” vem exortar como nós, cristãos, vivemos a vida perante Deus (coram Deo): “O justo viverá por fé” (Hc 2.4). Esta fé não é produzida por nós. Ninguém pode se gloriar por ser salvo, pois todos pecaram e decidiram, em Adão, desobedecer a Deus (Ef. 2.8-9; Rm 3.23).
É Deus quem promove a fé no coração dos seus para que creiam na justiça de Jesus. A fé é resultado da ação de Deus para conosco. Ele nos amou antes de nós sequer existirmos.
Portanto, essa fé é viva nos verdadeiros filhos de Deus, pois somente Deus pode os manter. Logo, as boas obras não são a causa de sermos salvos. Nem nosso amor para com Deus é fruto nosso. Somente pela fé que vivemos as práticas da vida de um regenerado pela Graça de Deus.
Neste mês da Reforma Protestante, Sola Fide nos lembra quem é o verdadeiro autor da fé. Sola Fide nos lembra quem é o verdadeiro produtor das boas obras em nós. Somente pela fé podemos viver a vida cristã para o grande propósito do ser humano:
'Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. ' - Romanos 5:1-2
Texto por: Álvaro César Rodrigues Foto: João Calvino, reformador francês
7 notes · View notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
Tumblr media
“Jesus não é tudo o que precisamos. Ele é tudo o que temos”. Paul Washer. “Você não percebe que Jesus é tudo o que você precisa até Jesus ser tudo o que você tem”. Tim Keller. Não, Paul Washer e Tim Keller não estão discordando em suas frases como aparentemente possa parecer. Na verdade, eles estão dizendo a mesma coisa, mas com perspectivas diferentes. Jesus Cristo é único, singular, exclusivo, suficiente. Não existe vida sem ele. Só isso basta, pois, sem vida, não há como fazer nada. João escreveu que “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3), Paulo disse: “pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (At 17.28a) e Pedro bradou que ele é o “Autor da vida” (At 3.15). É impossível imaginarmos vida sem Cristo. Mas infelizmente muitos negam sua existência seja de forma verbal, seja de forma prática. Verbalmente são aqueles que declaram-se ateus e também todos os demais que se autodenominam “não cristãos”. Apesar de alguns chegarem ao ponto de duvidar da encarnação, muitos outros acreditam nela, porém não creem nele como Deus, mas como um homem bom, um exemplo, um mártir. E aqueles que o negam na prática, se dizem cristãos, mas Cristo não é o Senhor e Salvador de suas vidas, mesmo que declarem sê-lo. Isso porque vivem como se ele não existisse. Primeiramente, não creem que o seu sacrifício foi suficiente, acreditando serem necessárias obras humanas para complementarem a sua salvação. Além disso, acreditam que o seu sacrifício não aplacou totalmente a ira de Deus, que os pecados do seu povo não foram completamente pagos, mas ainda são necessários alguns sacrifícios como novenas, procissões e missas e, mesmo assim, alguns ainda precisam pagar os seus pecados no purgatório, pois o sacrifício de Cristo não foi suficiente. Nos dias de Lutero, as indulgências vendidas aos montes prometiam tirar as almas dos parentes do portador do purgatório. E finalmente, não o veem como suficiente para cuidar de suas almas, andando ansiosos, buscando socorro em terapias humanas cujo centro não é Cristo, mas o homem, cuja solução para a crise não está em Cristo, mas em si mesmo. À sua Igreja Cristo não apenas concedeu vida física, mas também vida espiritual (Ef 2.1). No Antigo Testamento, o profeta falava da parte de Deus aos homens, o sacerdote era o mediador entre os homens e Deus e o Rei era o instrumento do reinado de Deus sobre os homens. Estes três ofícios apontam para Cristo, sendo que ele mesmo possui os três, ele é Profeta, Sacerdote e Rei. Ele é Profeta, pois foi enviado por Deus para da parte deste proclamar o evangelho aos homens e as Escrituras revelam o seu ensino a nós (Lc 4.18-21; Jo 8.29; Rm 16.25-26). Ele é Sacerdote, que entregou não animais para serem sacrificados no lugar dos homens, mas a si mesmo se entregou a Deus como sacrifício sem mancha, para nos purificar dos nossos pecados (Hb 9.11-14; Tg 2.14). Ele é Rei, e o seu reino se estende por todas as nações, é um reino eterno, que jamais será destruído (Ap 11.15; 2 Pe 1.11; Dn 7.14). Ao reger a belíssima Nona Sinfonia de Beethoven, o maestro italiano Arturo Toscanini disse à orquestra: “Eu não sou nada, vocês não são nada, Beethoven é tudo”. Se isso pode ser dito acerca de um homem mortal, brilhante, mas ainda assim mortal, quanto mais a respeito do Cristo vivo. Prostremo-nos diante daquele que é de fato tudo, tudo o que temos, tudo o que precisamos, somente ele é tudo para nós.
Texto por: Rev. Múcio Luiz (@mucioluizmjr) Foto: Martinho Lutero, reformador alemão
4 notes · View notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
Tumblr media
SOLA GRATIA
“Maravilhosa Graça! Quão doce o som que salvou um miserável como eu!” (John Newton)
Viver, cantar e falar da graça de Deus é algo maravilhoso para todo cristão. Vivemos por intermédio dela e fomos salvos por ela, graça que excede o nosso pecado e a nossa culpa. Como diz a música "Notícia", de Karol e Ranger: “Logo eu, que morto estava, incapaz de olhar para Ti, de presente ganhei uma vida que nunca mereci.”
Nós que recebemos a graça de Deus por intermédio de Jesus Cristo, de fato, constatamos quão maravilhosa e incomparável é essa graça. Hoje, mediante Jesus Cristo vivemos a plenitude dessa graça.
Os reformadores entenderam a importância da graça de Deus para o ensino bíblico sobre a salvação. Assim, um dos lemas que vieram a definir o ensino da Reforma era sola gratia, que é o latim para “somente pela graça”.
A definição encontrada no evangelho de Cristo para Sola gratia, é: “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” ‭‭Efésios‬ ‭2:8-9
Graça é um atributo de Deus, um componente do caráter divino. Aqueles aos quais Deus tem para si, experimentam dessa bondosa graça através do Seu filho, nosso salvador Jesus Cristo, que morreu em nosso lugar, nos santificou, nos regenerou, nos justificou, nos libertou da escravidão do nossos pecados, nos perdoou, nos amou e nos deu a vida eterna.
Não merecíamos e não merecemos. Quando olho para a condição em que eu me encontrava diante de Deus (Efésios 2:1) e vejo o tamanho da Sua graça sobre a minha vida e sobre a raça humana, me constranjo.
Parafraseando o Pr. Augustus Nicodemus: “Por isso, se Deus não nos salvar mediante o evangelho, nós estamos perdidos, não há salvação em nós mesmos. E o evangelho é exatamente a boa notícia de que Deus salva pecadores como eu e você, pela graça, somente pela graça.”
Não foi de graça, foi pela graça.
Texto por: Raissa Ketlyn (@raissaketlyn_)
Foto: Argula von Grumbach, escritora reformada alemã
7 notes · View notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
Tumblr media
"Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer." (Salmos 14:3)
A igreja, ao longo dos anos, se afastou da verdade do evangelho e homens movidos pelo Espírito Santo se levantaram para tentar reformar a igreja trazendo de volta a verdade do evangelho.
Sola Scriptura é a doutrina essencial da fé cristã que afirma que a Bíblia é a Palavra de Deus e a única regra de fé e prática, ou seja, as Escrituras Sagradas estão acima de qualquer costume, regras humanas, experiências pessoais, e não deve ser aceita qualquer outra doutrina fora da Bíblia.
Observe a exortação de Paulo através da carta aos Gálatas e ao seu amado filho na fé Timoteo: "Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!" (Gálatas 1:6-8) "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra." (2 Tm 3.14-17)
Apenas a escritura é necessária para guiar a vida do cristão, através da biblia conhecemos a Deus e somos salvos. Nada Além das Escrituras deve de ser tomado como regra de fé, e não é necessário mais nada além do que está ali descrito para ser salvo e que, aliás, sabemos que salvos somos apenas pela fé em Cristo Jesus como vemos em SOLUS CHRISTUS que está registrado na revelação inspirada pelo Espírito Santo, as santas escrituras.
Aprendemos mais sobre Sola Scriptura ao ler e estudar a Confissao de Fé de Westminster, que logo em seu primeiro capítulo se refere às sagradas escrituras. Destaquemos os pontos I e IV, para concluir.
"I. Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo. IV. A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de Deus (a mesma verdade) que é o seu autor; tem, portanto, de ser recebida, porque é a palavra de Deus. II Tim. 3:16; I João 5:9, I Tess. 2:13."
Texto por: Beatriz Rodrigues Foto: John Huss, pensador tcheco e precursor da Reforma Protestante
2 notes · View notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
O QUE ACONTECEU COM AS ESPOSAS?
Assisti recentemente ao episódio 9 da sexta temporada da série This Is Us atualmente disponibilizado pelo streaming do Star+, e esse episódio me chocou profundamente e saí da sala me questionando: O que aconteceu com as esposas?
Nesse episódio com o decorrer da história, mostra claramente o quanto a esposa Kate enxerga as mudanças ocorridas no seu marido Toby, porém não são mudanças negativas, pelo contrário ele amadureceu, por consequência de suas responsabilidades. 
Toby sempre mostra que mesmo com tantas mudanças de serviço e de seu desenvolvimento pessoal ele deseja ficar com a Kate e com seus filhos, porém durante todo o episódio kate visualiza outro Toby, aquele que ela conheceu há anos, e fixou como o ideal para ela, apresentado no episódio como um terceiro personagem na narrativa, Kate deseja se relacionar com o homem que ela idealizou e não mais com o seu marido no plano real.
Kate mostra claramente que não está disposta a amar o marido e viver juntos o crescimento, ou seja, o amadurecimento que a vida traz. Ela quer o marido do jeito dela, com atitudes e vontades da maneira que ela idealizou e fixou como sendo ideal para o relacionamento deles. 
O casamento tem diversas dificuldades e desafios para se superar, e o casamento também é crescer juntos e amar o cônjuge em suas mudanças. O ser humano é mutável, temos tendência em mudar nossos pensamentos e atitudes conforme nossa cosmovisão de vida e isso ocorre com pequenas evoluções devido às experiências que a vida nos proporciona.
Como mulheres cristãs, temos em mente o que a bíblia diz sobre nossa criação:
            Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". Gênesis 2:18
Muitas mulheres se sentem humilhadas quando leem esse versículo, mas a partir do momento que você entende esse ensino, verá quão valorosa é a mulher para Deus e para o homem.
Lembre-se que Deus fez o Homem e a Mulher a imagem Dele, não há desigualdade para Deus entre o Homem e a Mulher.         
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27
Porém, assim como em um quebra-cabeça onde todas as peças têm o mesmo valor, cada uma delas tem um formato e se complementam, ou seja, o homem e a mulher têm papéis diferentes que se formam em um. No livro Esposa Excelente de Martha Peace ela escreve:
            “A ordem da criação tem um significado no papel do marido e da esposa. O marido foi criado para governar sobre a terra; a esposa, em seguida, foi criada para ser-lhe uma “auxiliadora” idônea. Embora um não seja inferior ao outro, ambos foram criados à imagem de Deus, e cada um foi criado para desempenhar um papel diferente.” página 62.
Voltando em Gênesis, vemos lá na criação como Deus fez o primeiro casal com uma comunhão perfeita entre eles, a ponto de destacar como eles andavam Nus, ou seja, com transparência em tudo entre eles, sem guerra de poder ou maldade como ocorre em consequência da queda.
Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. Gênesis 3:7
A partir desse momento surgiu uma disputa por poder e a perda da admiração dos papéis que se complementam entre o casal. Mas isso não nos desanima, Pois Cristo veio ao mundo perdoar nossas transgressões e nos trazer esperança, e Ele é o nosso modelo perfeito, nos libertou do pecado e através de sua santa palavra conseguimos voltar a viver como Deus assim deseja para seus filhos e as famílias de seus filhos. 
Devemos ser homens e mulheres comprometidos em obedecer às escrituras. Nas cartas de Paulo, Efésios 5. 28-29 e 33; ele descreve o modelo perfeito para conseguirmos visualizar nosso papel como esposas e maridos salvos na pessoa de Cristo.
Para os maridos lemos:
Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela. Efésios 5:25
“...e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Efésios 5:27,28
Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Efésios 5:33
E para as esposas:
“... ele (homem) é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem.
Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; Além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 1 Coríntios 11:7-9
Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. 
Efésios 5:22-24
Observe que no versículo 32, podemos refletir sobre o relacionamento de Cristo e à igreja.
Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Efésios 5:32 
Cristo morreu por sua amada igreja, como não se submeter a Ele por tão grande amor? É o mesmo princípio que deve reger o casamento.
No mesmo livro citado acima de Martha Peace, ela destaca:
“Estudar o modelo seguinte pode facilitar seu entendimento dos papéis de esposa e do marido. Neste modelo, você verá como os dois relacionamentos se unem. Cristo/marido cuida, se sacrifica, nutre e ama a igreja/esposa. Por outro lado, a igreja/esposa deve submeter-se e glorificar Cristo/marido.” Página 66.
Somente obedecendo as escrituras conseguiremos entender como viver a plenitude da graça no casamento e com o auxílio do Espírito Santos nos capacitando, podemos vivenciar esses papéis assim como Deus designou para uma união perfeita.
Voltando à personagem descrita da série This Is Us, ela errou como esposa por não amar seu marido e não desejar vivenciar as mudanças juntos. Somos seres que por conta do pecado, temos um deus interno chamado EGO, e a Kate colocou seu ego em destaque, quando priorizou suas próprias vontades.
A série com o decorrer da trama tenta problematizar o relacionamento entre eles nos episódios passados, por conta dos filhos em suas necessidades específicas; Porém qual casal não enfrenta esse desafio ao ter filhos? são inúmeras decisões importantes em que os responsáveis têm que decidir para seus filhos, isso pode gerar pequenos desacordos em alguns pontos, até que ambos conversem e entrem em acordo; porém o fato de Toby estar trabalhando longe mostra como se ele não fosse capaz de participar dessa tomada de decisões pois não está no “serviço pesado do dia a dia com eles” como Kate aponta. Tudo isso são questões que trazem amadurecimento a ambos no relacionamento, então por que não amar, superar os desafios e crescer juntos?
No episódio 9 como mencionei no início, Toby deixa claro seu papel de mantenedor da casa, pois esse novo serviço demanda mais esforço da parte dele para obter um salário maior e por consequência proporcionar uma vida mais confortável para sua família, ele fala abertamente que está cansado dessas viagens e deseja estar perto da família. 
Essa atitude e esforço dele é admirável; principalmente porque no final do episódio, mesmo depois de uma intensa discussão entre o casal, ele leva Kate para ver uma casa linda e grande pois seu maior desejo é ter a família perto, e vivenciar o crescimento dos filhos e ser um parceiro melhor para a esposa. Foi uma atitude grandiosa no seu papel de marido que o personagem tomou. 
Suas atitudes e escolhas sempre são voltadas para a família, no serviço todos já conhecem sua família, ele busca proporcionar tudo o que for de melhor para eles. Não quero colocar Toby como modelo perfeito de marido porque nele falta o essencial, ele não tem Jesus no centro de sua vida, o qual com certeza iria direcioná-lo para melhor governar o lar. E Kate está presa na própria idolatria, ela não visualiza sua família como um todo, vê apenas o que deseja. Lógico que o episódio tenta colocar a atitude final da Kate como uma defesa de seu filho mais velho Jack no qual nasceu cego como justificativa, porém Toby estava disposto a vivenciar qualquer desafio para ter sua família ao seu lado; mas Kate apenas deseja satisfazer o seu próprio eu.
Após o Toby apresentar a casa que ele pesquisou e encontrou para a família; Kate primeiramente toma por desafio subir uma rampa visto que luta contra a compulsão alimentar, que na qual ela interpretou em outro momento do episódio que o Toby não acreditava em sua capacidade, e após esse pequeno ato de “Eu Consigo o que quiser” ela faz uma ligação para o chefe dela se candidatando a uma vaga na escolinha onde trabalha; aos que acompanha a série sabe bem que essa escola não fica na cidade onde o Toby trabalha, pelo contrário fica longe (por isso o motivo das viagens dele). Ou seja, a atitude dela foi rejeitar todo o esforço do marido pelo bem da família, simplesmente porque a mesma não quis abrir mão de seus desejos pelo bem da família e por seu casamento.
Esse episódio deixou bem claro que a maioria das mulheres de hoje, inclusive as que se dizem cristãs, são egoístas adoradoras do próprio eu. Elas não querem crescer com alguém, todo ser humano muda com o tempo. Você é o mesmo de 5 anos atrás? 
Pontos como amar incondicionalmente, amadurecer juntos, renunciar o prazer, buscar a Deus e cuidar da família são aspectos que não são nem levados em questão dentro dos relacionamentos de hoje. 
Kate escolheu ficar onde estava, no seu lugar de conforto, no campo onde ela era o centro, não pensou verdadeiramente nem por um instante nos filhos ou no esforço e na dedicação do marido. Isso foi muito triste de assistir. 
Um casal cristão tem que assistir esse episódio filtrando os pontos positivos e negativos tendo por base a palavra de Deus. Podemos definir como positivo, o fato de Toby sempre agir como provedor da casa que se esforça e mantém sua mente e vontade em direção da família; e o homem cristão deve de saber que sua família é a igreja que ele prestara conta perante Deus, tem que viver como Cristo amou a igreja e dela cuida até o fim, e mesmo com desafios e renúncias Jesus disse que estará conosco para sempre, Nele temos a esperança e a vitória. 
Podemos visualizar como ponto negativo o egocentrismo que direciona a Kate em suas atitudes, devemos acompanhar as mudanças, somos as auxiliadoras e devemos estar dispostas a mudar pelo bem da família, amar é renunciar muitas coisas do eu, para poder viver para glória de Deus. 
Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23 
Aos Homens e Mulheres, sendo jovens ou até mesmo adolescentes, temos que nos alertar e voltar nossos olhos para a Bíblia, relembrar como Deus definiu nossos papéis, como é verdadeiramente amar, e como agradar a Deus em nosso viver. 
Perante Deus somos todos iguais, e Ele se agrada quando vivemos nossos papéis segundo sua vontade, pois somente assim iremos refletir sua Santidade e Amor nessa sociedade. Lembra do quebra-cabeça? Somos peças diferentes que se complementam neste grande quadro perfeito que Deus desenhou. 
Se as mulheres cristãs estudassem mais seu papel na família e valorizasse o plano perfeito de Deus, o mundo veria a família cristã de maneira diferente e muitas coisas erradas que entrou nas igrejas não aconteceria, pois, a mulher cristã ela edifica o lar, ela ensina a palavra aos seus filhos, elas os ensinam a adorar a Deus verdadeiramente.
A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua. Provérbios 14:1
Não é à toa que Salomão foi específico ao dizer que é a Mulher que edifica o lar. E em outros trechos tanto de Provérbios como Eclesiastes e Cantares, Salomão várias vezes exalta a mulher.
Pois quando uma mulher cumpre seu papel, ela encanta o homem, e por consequência ele a ama cada vez mais. Por exemplo, isso acontece quando em um casal o homem não é cristão, ele não tem uma vida regrada no evangelho mas muitas vezes ama sua esposa e não a deixa. Imagina então quando o homem é cristão e comprometido com o evangelho, não há nada mais valioso para a mulher do que servir como a Igreja se submete a Cristo.
O Homem como representante de Cristo no modelo de relacionamento que aprendemos nas cartas de Efésios, tem que ser alguém comprometido em obedecer a Deus, estudar a palavra diariamente e com sacrifício cuidar de sua esposa e filhos. 
Como professor, conselheiro e administrador, o Sr. Hatch foi parte integrante da Columbia International University por mais de quarenta anos e foi para o Senhor em 1999. Ministrou em sua aula “God’s blueprint for biblical marriage” um diagrama para explicar o homem, a mulher e Deus, usando como modelo a própria trindade.
Observe, assim como na trindade temos 3 pessoas que se tornam um, porém mesmo assim, cada um tem um papel específico; vemos o Espírito Santo transformar pessoas levando-as até Jesus, o qual em sua vida aqui na terra, Jesus sempre buscou glorificar a Deus pai. Como podemos ver isso no casamento? 
No casamento Deus criou o homem para Sua Glória, e a mulher para auxiliar o marido; ou seja, temos a mulher servindo ao marido e adorando a Deus numa ponta do triângulo, o homem glorificando a Deus e cuidando da esposa, e Deus sustentando ambos. E as pessoas de fora conseguem ver a presença de Deus se destacando nesse relacionamento. 
A bíblia é nosso manual de vida, lá temos tudo o que precisamos aprender e viver para glorificar a Deus; então por que tantos casamentos destruídos dentro da igreja? por que esses mesmos casais não buscam viver a verdade e renunciar seu orgulho.
Até quando vamos nos deixar moldar por um padrão de vida sem Deus, alimentando nosso ego com prazeres momentâneos e com mentiras que o feminismo e o machismo infundiram em nossa mente? Está na hora de repensar quem é o nosso deus, será o Deus Santo ou nosso ego?
Que o nosso bom Consolador, nos ajude a aprender amar verdadeiramente e estar prontos a renunciar tudo aquilo que não Glorifica a Deus. 
Você deseja uma família com a plenitude da graça de Deus? Então busque conhecimento nas escrituras sagradas sobre seu papel na edificação do seu futuro ou presente lar, com um coração quebrantado direcione sua adoração somente ao Deus verdadeiro, Ele é o nosso Pai que nunca nos abandona.
            Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Salmos 51:17
“...se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Lamentações 3:22
Texto por: @Beatriz.rodrigues93
Correção: @ariadnecamile.
Tumblr media
2 notes · View notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
Os cinco solas e a missão
A Reforma Protestante do século 16 foi um avivamento teológico, espiritual e missionário.
Ela promoveu cinco posicionamentos que marcaram a teologia, a fé, a vida e a missão da igreja. Ficaram conhecidos como os “cinco solas”.   A palavra “sola” em latim significa ‘somente’ – nada mais é preciso. E há uma relação direta entre esses cinco posicionamentos teológicos e a missão. A maneira que compreendermos e cremos em Deus impacta profundamente a maneira como vivemos, servimos e proclamamos o evangelho de Cristo ao mundo.   Nos próximos dias pensaremos sobre os cinco solas e a missão.   Soli Deo Gloria – Somente a Deus a glória
Sola Fide – Somente a fé
Sola Gratia – Somente a graça
Solus Christus – Somente Cristo
Sola Scriptura – Somente a Escritura
Que Deus nos ajude a olharmos para Deus em sua Palavra com os corações maravilhados, quebrantandos e sedentos.
Maravilhados pela grande de Deus. Quebrantados pela nossa humana limitação e inclinação ao pecado. Sedentos da presença e ação do Eterno em nossas vidas. Seja Cristo exaltado!
Rev. Ronaldo Lidório 18/10/2022
0 notes
byamarthinsrod · 1 year
Text
Sola Scriptura - Somente as Escrituras
"Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer." (Salmos 14:3)
A igreja, ao longo dos anos, se afastou da verdade do evangelho e homens movidos pelo Espírito Santo se levantaram para tentar reformar a igreja trazendo de volta a verdade do evangelho.
Sola Scriptura é a doutrina essencial da fé cristã que afirma que a Bíblia é a Palavra de Deus e a única regra de fé e prática, ou seja, as Escrituras Sagradas estão acima de qualquer costume, regras humanas, experiências pessoais, e não deve ser aceita qualquer outra doutrina fora da Bíblia.
Observe a exortação de Paulo através da carta aos Gálatas e ao seu amado filho na fé Timoteo: "Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!" (Gálatas 1:6-8) "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra." (2Tm 3.14-17)
Apenas a escritura é necessária para guiar a vida do cristão, através da bíblia conhecemos a Deus e somos salvos. Nada Além das Escrituras deve de ser tomado como regra de fé, e não é necessário mais nada além do que está ali descrito para ser salvo - que, aliás, sabemos que salvos somos apenas pela fé em Cristo Jesus como vemos em SOLUS CHRISTUS que está registrado na revelação inspirada pelo Espírito Santo, as santas Escrituras.
Aprendemos mais sobre Sola Scriptura ao ler e estudar a Confissao de Fé de Westminster, logo o primeiro capítulo se refere às sagradas escrituras. Destaquemos os pontos I e IV, para concluir.
"I. Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo. IV. A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de Deus (a mesma verdade) que é o seu autor; tem, portanto, de ser recebida, porque é a palavra de Deus. Cf II Tim. 3:16; I João 5:9, I Tess. 2:13."
Texto por: @Beatriz.rodrigues93
0 notes