Tumgik
amorporpalavrasblog · 8 months
Text
Tumblr media
Olá leitoras e leitores! Ainda lembram de mim ou tem alguém que ainda me acompanha? Espero que não tenham desistido de mim e que saibam que estou voltando aos poucos a escrever.
Bem hoje vamos falar sobre HQ's, mangás e livros. Quem me acompanha faz um tempo sabe que tudo que mais amo é livros e essa minha jornada como leitora me levou a conhecer outras áreas que muitas das vezes nós ignoramos ou damos poucas importâncias, porém eles são extremamente essenciais em nossas vidas ainda mais para quem está iniciando na leitura.
Eu acho que a maioria das pessoas começaram a ler por conta de HQ's, no meu caso, comecei realmente a ler por causa das histórias em quadrinhos do "Sitio do Pica Pau Amarelo", mas muitas outras pessoas começaram pela "Turma da Mônica. E caramba, as histórias em quadrinhos tem tanta importância e simplesmente persiste no Brasil, admiro demais quem desenha e se empolga nesse ramo, porque não é nada fácil, não é fácil você escrever e ainda ter que desenhar e como é o caso da nossa sociedade eles simplesmente não dão valor a arte e nem nos esforços de milhares de artistas. Porém, as histórias em quadrinhos são eternizadas nos corações de tantas pessoas e em cidade pequena é o que mais temos acesso e sim eu defendo isso porque é fabuloso e incrível.
Partindo para o que mais venho lendo ultimamente os mangás, basicamente quem não conhece pode resumir a histórias em quadrinhos também, porém a definição de mangá é um pouco mais do que isso, são histórias em quadrinhos em sua maioria de origem ocidental, porém os mangás possuem diferenças nos traços, na forma de leitura e até mesmo na diagramação. Os traços são marcantes porque os personagens tem olhos acentuados e expressivos. A forma de ler é da direita para a esquerda. E se você for se aventurar nesse mundinho acaba descobrindo que existe diversos tipos e se quiserem posso falar sobre isso em outro post.
Tumblr media
Agora os meus queridinhos, os livros... O que dizer deles? O melhor jeito de fugir da realidade e minha paixão, é só olhar para esse blog e perceber o quanto simplesmente amo esse amontoado de papel composto por palavras.
Mas e aí o que vocês leem? Gostam de HQ's e mangás?
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima publicação.
1 note · View note
amorporpalavrasblog · 8 months
Text
Olá leitoras e leitores! O que vocês acham sobre as resenhas de livros? Acham que devem ser cobradas ou é algo completamente desnecessário?
Sempre olhei para uma resenha como algo extremamente importante para um livro, já que a forma como avaliamos um produto normal é através de um feedback e quando é um material escrito como um livro isso se deve através de um processo muito anterior ao ser lançado que é a análise feita pelo leitor crítico, mas no fim quem decide as altas vendas do livro são os leitores que podem ou não gostar da obra.
Uma resenha é essencial para o autor ter uma base se seu livro atingiu de forma positiva a vida da pessoa.
Mas e aí qual a opinião de vocês sobre o assunto?
1 note · View note
Photo
Tumblr media
Autora: Fernanda Freitas Ano: 2020 Gênero: Romance Sinopse: Thomas Reed passou anos omitindo estar apaixonado por Sarah Collins — sua melhor amiga da época da escola. Agora, Sarah está morando em outro país e vivendo sua vida ao lado de um homem que Thomas simplesmente não consegue confiar. Quando Sarah reaparece em Asheville, trazendo consigo notícias que podem mudar o rumo dos acontecimentos, Thomas se vê entre a difícil decisão de finalmente contar a ela o que sente ou manter tudo em segredo e tentar esquecê-la de uma vez por todas. O que Thomas não sabe é que Sarah enfrenta uma escuridão da qual ele não consegue salvá-la. Em uma reviravolta quase cruel do destino, o amor de Thomas por Sarah será testado. Nota: 4⭐ Resenha: A trama do livro em minha visão foi muito rápida, por conta que os acontecimentos em cada capítulo tinha um baque diferente. O que para mim não foi tão bom assim, já que tinha saído de um livro leve e devagar. Porém, acho uma boa estratégia da autora usar isso para impactar o leitor e trazer diversas emoções diferentes, além de não tornar o livro tedioso em nenhum momento. A autora trouxe um tema bem relevante na atualidade que é o romance tóxico. Algo que gostei bastante foi de como foi construída a narrativa, por começar com algo do passado e depois relatar o presente. A utilização dos flashbacks foram bem colocadas e com a utilização de estratégicas. É narrado na primeira pessoa, mas na visão tanto do Thomas como da Sarah. Os personagens tem todos um vínculo e foram apresentados e evoluidos de maneira bem detalhada. Apesar de não mostrar a história de todos eles, isso não influenciou de maneira negativa na história, até porque a autora desenvolveu os mais relevantes. O cenário que se passa a história é bem descrito assim como os acontecimentos mais complexos. Não possui erros gramaticais. Quotes: "Sou como uma folha em branco. Sem registros. Sem história. Sem raízes. " "Tenho pessoas preocupadas comigo, pessoas que com certeza me amam e vão me ajudar a passar por isso. Não estou sozinho." "Não existe isso de momento certo. O que existe é o medo de agir. " #livros #resenha #quotes #lembresedemimthomas #resenhaliteraria #livrosderomanc https://www.instagram.com/p/CmwNVdxOY9E/?igshid=NGJjMDIxMWI=
9 notes · View notes
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Tumblr media
Olá leitoras e leitores! Venho com a resenha do livro "Lendo de cabeça para baixo".
Autora: Jo Platt
Editora: Fábrica 231
Ano: 2019
Gênero: Romance
Nota: 4,0 ⭐
Sinopse: Abandonada no altar, Rosalind Shaw resolveu dar a volta por cima e se recuperar deste golpe que abalou sua vida pessoal.
Ros, por sugestão do amigo Tom, resolve deixar o centro da cidade e começar uma vida nova na pequena St. Albans, onde se torna coproprietária de uma loja de livros usados e antigos. Nesse cenário, trabalhando na companhia de três novos amigos — o introspectivo sócio intelectual Andrew, a atraente e impecável ex-contadora Georgina e Joan, uma solteirona linguaruda —, ela tenta voltar a ser a pessoa que sempre foi: feliz, confiante e divertida.
Quando tudo parece entrar nos eixos, Ros recebe a visita de seu vizinho Daniel, um tipo barbudo e desgrenhado, que bate à sua porta com um buqu�� de flores, um sorriso nervoso e novidades nada agradáveis...
O enredo é repleto de cenas engraçadas e que a protagonista sempre se dá m por conta de suas próprias palavras. A trama pode até parecer um clichê do qual a protagonista se apaixona pelo vizinho, mas vai muito além disso, porque o livro não é nada previsível. Na verdade eu posso defini-lo como surpreendente, afinal deixou-me de boca aberta com o desenrolar da história. Ele é bem leve e eu diria que tem seu ritmo próprio para o enredo.
Os personagens tem suas características distintas e são extremamente envolventes, mas eu me perdi em tantos nomes que a protagonista vai citando e demorei para entender a relação deles e quem era quem. Cada um deles tem sua importância na narrativa e achei muito interessante como a autora os utilizou.
O cenário em que se passa a trama não é tão descrito como em outros livros que li, mas isso nem interferiu negativamente. Nesse caso acho que tornou mais fácil de se envolver nos problemas da protagonista.
Não possui erros gramaticais.
Frases:
"As pessoas desmoronam de forma diferente."
"Não deve ser tão dura consigo mesma, não deve perder tempo com o que já passou e desapareceu. Deve guardar as melhores lembranças enquanto olha para a frente."
"Mas sei que coisas boas podem acontecer a partir da mais terrível das situações. "
"É perfeitamente possível fazer uma coisa que, de início, parece totalmente errada, mas que, a longo prazo, acaba sendo o melhor."
"Era melhor colocar tudo para fora do que ficar com tudo guardado. "
"Os sentimentos, disse a mim mesma, os próprios e os de todas as outras pessoas, deviam ser reconhecidos, avaliados e compreendidos, e não ser algo no qual alguém tropeçava."
Vocês já leram esse livro ou algum livro da autora? O que acharam dele?
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês no próximo.
2 notes · View notes
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Olá leitoras e leitores! Venho com um post divulgando os melhores livros que eu li nesse primeiro semestre.
1- "A menina feita de espinhos" -Fabiane Ribeiro
Sinopse: Eu nasci assim. Com espinhos venenosos sobre toda a minha pele. Repelindo, assustando e repugnando as pessoas. Eu aprendi, após receber tantos olhares de repugnância, que há beleza em tudo. Há beleza na tristeza e na dor, até mesmo na raiva. E há beleza na vida, em suas despedidas e desencontros. Este livro é para aqueles que sabem conviver com espinhos, aceitam o diferente e amam sem medos e preconceitos. Para quem sabe que vai sentir dor em vários momentos da vida, mas não desiste. Quem gosta de giz de cera, bichos de pelúcia e rosas vermelhas. Para os que sabem chorar. De verdade. Não apenas derramar lágrimas. E veem beleza em tudo. Absolutamente tudo. Mas se você não é assim, este livro ainda é para você, porque celebra as diferenças.
Esse livro é incrível e tão maravilhoso que te faz sentir diversas emoções diferentes e aceitar as diferenças. Ele me mostrou que não preciso mudar quem eu sou e que as pessoas que mais importam são aquelas que nos amam e estão dispostas a estar do nosso lado mesmo com os nossos espinhos.
2-"Dama da meia-noite" -Cassandra Clare
Sinopse: Cinco anos após os acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial, acompanhamos os Caçadores de Sombras do Instituto de Los Angeles enquanto tentam descobrir os responsáveis por uma série de assassinatos que vitimam tanto humanos quanto fadas. Emma Carstairs é uma guerreira, uma Caçadora de Sombras: a melhor de sua geração. Ela vive para lutar. E faz isso ao lado de seu parabatai, Julian Blackthorn. Juntos eles patrulham as ruas de Los Angeles, onde vampiros fazem a festa na Sunset Strip, e fadas - as mais poderosas das criaturas sobrenaturais - tentam se manter na linha depois de uma guerra com os Caçadores de Sombras.
Quando os corpos de fadas e de humanos assassinados começam a aparecer com as mesmas marcas encontradas nos pais de Emma, há alguns anos, uma aliança preocupante se forma. É a chance de Emma se vingar, mas também a oportunidade de Julian recuperar o irmão mais velho, Mark, prisioneiro do Povo das Fadas e integrante da Caçada Selvagem desde a Guerra Maligna - que alçou Clary Fairchild e Jace Herondale ao posto de Caçadores de Sombras-celebridade. Tudo que Emma, Mark e Julian precisam fazer é resolver o mistério dos assassinatos em duas semanas...
Apesar das minhas críticas ao fim do livro, eu consegui me apaixonar por toda a narrativa e pelos personagens. Foi a primeira vez que li um livro fora do meu gênero favorito nesse ano e gostei bastante de ter me aventurado nele.
3-"A pequena livraria dos sonhos"- Jenny Colgan
Sinopse: Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer. Então um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por onde passar. Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Lá ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar. Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.
Esse livro é tão leve e com cenas engraçadas de ler que foi algo que eu precisava depois de tanta leitura que estava me desgastando.
4- "A hora da estrela" -Clarice Lispector
Sinopse: Ele, um escritor à espera da morte; ela, uma solitária que gosta de ouvir a Rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, como Clarice. A despedida de Clarice é uma obra instigante e inovadora. Como diz o personagem Rodrigo, "estou escrevendo na hora mesma em que sou lido". É Clarice contando uma história e, ao mesmo tempo, revelando ao leitor seu processo de criação e sua angústia diante da vida e da morte. Macabéa, a nordestina, cumpre seu destino sem reclamar. Feia, magra, sem entender muito bem o que se passa à sua volta, é maltratada pelo namorado Olímpico e pela colega Glória. Os dois são o seu oposto: o metalúrgico Olímpico sonha alto e quer ser deputado, e Glória, carioca da gema e gorda, tem família e hora certa para comer. Os dois acabam juntos, enquanto Macabéa, sozinha, continua a viver sem saber por que está vivendo, sem pensar no futuro nem sonhar com uma vida melhor. Até que um dia, seguindo uma recomendação de Glória, procura a cartomante Carlota, uma ex-prostituta do Mangue, que revela a Macabéa toda a inutilidade de sua vida. Mas também enche-a de esperança, prevendo a paixão por um estrangeiro rico, com quem ela iria se casar.
Por se tratar de um livro repleto de críticas sociais e escrito por a tão incrível Clarice Lispector. A emoção transmitida nas páginas e o amor das palavras na visão do Rodrigo. Esse livro é lindo e com poucas páginas e conseguiu me emocionar.
5- "O menino que acreditava em milagres" -John O'Leary
Sinopse: Quando John O’Leary tinha nove anos, quase morreu em um devastador incêndio em sua casa. Com queimaduras em 100% do corpo, ele reuniu uma quantidade inimaginável de força interior apenas para sobreviver a essa fase tão difícil. Os insights que teve ao passar por essa experiência e os heróis que surgiram para ajudá-lo ? sua família, a equipe médica e pessoas totalmente desconhecidas ? mudaram a sua vida. Nesse livro, John relata sua história e nos ajuda a encarar os aspectos corriqueiros de nossa vida de um modo extraordinário. Com uma trajetória que é uma verdadeira progressão de milagres, ele nos faz rir, chorar e repensar todo o propósito de nossas vidas, mostrando-nos a importncia de se valorizar todas as pequenas bênçãos e oportunidades que tendem a passar despercebidas diante de nossos olhos. Empoderador, inspirador, absolutamente honesto e gentil, a força e o incrível espírito de O’Leary transbordam e brilham em todas as páginas deste livro.
Sabe aqueles livros de auto ajuda? Então esse é um deles, mas diferente a um que eu li no ano de 2020 esse é bem mais trabalhado e envolvente na história do autor. Foi um livro que me ajudou e mudou a minha vida por isso ele merece estar nos melhores livros desse semestre.
E vocês quais foram os livros favoritados nesse semestre? Já leram esses livros?
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima semana.
1 note · View note
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Tumblr media
Olá leitoras e leitores! Venho com a resenha do livro "Minha vida fora de série 4° temporada".
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Ano: 2017
Gênero: Romance
Nota: 3,0⭐
Sinopse: Após um traumático término de namoro, Rodrigo e Priscila seguem seus caminhos separadamente. Enquanto ela parte rumo à Nova York para tentar uma nova vida, Rodrigo quer esquecer tudo que passou e viaja para o Canadá, onde encontra os irmãos. Mas algumas lembranças são difíceis de apagar, e deixá-las para trás é muito mais complicado do que ele poderia imaginar.
A trama do livro é bem previsível e acabou me decepcionando por conta disso. Talvez para a Paula tenha sido a melhor escolha, mas na minha visão você não se relaciona com alguém tendo outra dominando seu pensamento. Tirando isso e as partes que o Rodrigo tem pensamentos e comentários completamente machista, o livro em si até que dá para tolerar. Algo que gostei bastante e estava sentindo falta desde o primeiro livro são aquelas partes em que mostra a crítica a abandono de animais.
Os personagens podem até possuir suas particularidades, mas algo que me incomodou muito foi todas as personagens femininas terem algumas qualidades iguais a da Priscila. A única sensação que tenho com isso é que a Priscila é a "perfeição", o centro do universo e as outras são imitações.
A cidade onde se passa a história é bem descrita assim como os lugares onde ele vai.
Não há presença de erros gramaticais de maneira descarada.
O que eu mais gosto de reparar em livros é a apresentação mesmo que seja resumida da vida dos personagens secundários (sim, eu tenho um carinho maior por personagens com menor destaque). Na maioria das vezes continuo lendo apenas por conta deles e a Paula conseguiu apresentar isso.
Quotes:
"Antes de depositar todos os nossos sonhos nas mãos de outra pessoa, é preciso ter certeza de que você também faz parte dos sonhos dela."
"Aos poucos entendi que, quando nos dedicamos a algo em que acreditamos e fazemos aquilo com paixão, a possibilidade de dar certo é muito maior."
"Empatia. Se as pessoas soubessem o poder que esse sentimento tem... Ao nos colocarmos no lugar do outro, nossos problemas recebem uma nova dimensão, o que achavamos ser o fim do mundo de repente ganha outra perspectiva, entendemos que o planeta não gira em torno da gente e que aquilo que estamos passando não é "privilégio" nosso... Com certeza outra pessoa está vivenciando o mesmo."
"Para melhorar a condição de vida das pessoas precisamos, antes de tudo, ouvi-las. Sem entender o que elas estão passando, não podemos conhecê-las por inteiro."
"Fugir não vai ter levar a lugar nenhum, só vai fazer com que você fique dando voltas e voltas dentro de si mesmo."
"Somente agora comecei a enxergar além dessa pequena circunferência que eu havia criado em torno de mim. Somente agora eu estou conseguindo desviar de órbita e avistar outras constelações, e percebo que você tinha razão. Sim, o mundo é muito maior do que o meu quarto ele é cheio de possibilidades, e eu acordei hoje com vontade de explorar todas elas."
"Às vezes a nossa história dá mil voltas e acaba no mesmo lugar. Mas, quando olhamos para trás, percebemos que esse desvio fez toda a diferença. Sem ele não aprenderíamos tanto, não passaríamos por situações que acrescentariam mais conteúdo à nossa existência."
"Certas pessoas aparecem em nossas vidas por alguma razão."
"Mas que nós superamos. Que às vezes nos lembramos, mas um dia acabamos nos dando conta de que o presente é tudo que temos."
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima semana.
2 notes · View notes
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Tumblr media
Olá leitoras e leitores! Venho com a resenha do livro "Minha vida fora de série 3° temporada".
Autora: Paula Pimenta
Ano: 2015
Editora: Gutenberg
Gênero: Romance
Nota: 3,5⭐
Sinopse: Três anos se passaram desde a 2ª temporada de Minha vida fora de série. Priscila, agora com 19 anos, percebe que tem que deixar a adolescência para trás e começar a lidar com as responsabilidades da vida adulta: o namoro com Rodrigo, cada vez mais sério; o início da faculdade, que ela ainda tem dúvidas se escolheu a certa; as novidades na família, que mais uma vez transformam seu cotidiano. Mas, como nos seriados que tanto ama, ela também vai passar por muitas reviravoltas e confusões, e descobrir que alguns acontecimentos de episódios passados podem afetar os atuais. 
Vou começar dizendo que eu esperava mais desse livro e talvez coloquei muitas expectativas porque gostei demais do primeiro livro. Agora percebo que deveria ter acabado nele e nem necessitava de uma continuação, mas a autora quis e no fim foi isso que rolou.
A trama do livro gira em torno do relacionamento da Priscila e do Rodrigo, mas também da vida social deles após ter terminado o ensino médio. E isso é bem evidente ao longo da história por conta de momentos na faculdade, vestibulares e até mesmo algumas mudanças. Em vista disso aí vai minha crítica a algo que é abordado logo nos primeiros capítulos o envolvimento dos dois gera a perspectiva de que vai acontecer um casamento e a própria Priscila fica forçando a barra nisso. Não sou contra casamentos, mas estar junto com uma pessoa em seus plenos 19 anos não é um grande exagero? Eles estão iniciando a vida adulta agora e tem tantas coisas para viverem que um acontecimento desses evitaria todas as experiências dessa fase. Além disso os dois estão iniciando a vida no mercado do trabalho e ficar juntos custa bastante. Talvez eu esteja sendo chata, mas estou sendo realista.
Os personagens principais possuem uma evolução desde o primeiro livro e acho isso completamente necessário, mas fiquei tão irritada com a protagonista porque ela simplesmente parecia não respeitar o tempo dos outros e queria forçar a barra no relacionamento. Já aos novos personagens senti falta de um resumo da vida deles, mas gostei de conhecer pelo menos as características deles.
Não há erros gramaticais evidentes e como sempre a construção da história estava entre presente e passado.
Os cenários são bem descritos e consigo me imaginar nas duas cidades.
Quotes:
"Use essa dor para as suas poesias e músicas, mas não deixe isso te consumir."
"A amizade não diminuiu de tamanho, mas eu me acostumei com a distância."
"Mas aquilo de certa forma foi bom porque me fez ver que eu posso me adaptar a qualquer circunstância, a qualquer perda, a qualquer separação... Essa é a graça de viver. A gente consegue se adaptar a tudo na vida. Cai e levanta, aprende com o tombo, caminha novamente, cai outra vez... Mas a cada uma dessas quedas a gente fica mais madura, mais sábia, mais forte."
"Acredito que algumas pessoas têm que entrar em nossas vidas para nos ensinar, nos levar por algum caminho pelo qual não andaríamos sozinhos, para tornar nossa história mais colorida..."
"Já tem muito tempo que prefiro me cercar apenas de pessoas que entendam o valor de uma amizade verdadeira e também os sacrifícios que às vezes precisamos fazer por quem gostamos."
"Eu não queria apagar a memória, mas percebi que precisava escrever novos capítulos, com outras pessoas, novas situações, para poder voltar a ser quem eu era. Para poder voltar a ser feliz."
"Ao deixar os dias simplesmente me levarem em vez de escolher o que fazer com cada um deles, eu não estava percebendo que o tempo passa muito rápido e as pessoas (e os bichos e as coisas) que amamos podem ir embora a qualquer momento. E que exatamente por isso devemos aproveitar todos eles ao máximo enquanto estão perto. "
"A mudança para São Paulo me mostrou que nenhum dos nossos passos está marcado. Tudo pode se transformar em um piscar de olhos e nos levar de volta a lugares para onde nem imaginávamos retornar."
"Que separações não precisam durar uma vida inteira, apenas o tempo necessário para que as duas partes possam aprender a andar sozinhas, mudar, crescer... Mas se o sentimento for verdadeiro e recíproco, não importa o tempo. Ele apenas adormece e um dia acorda ainda mais forte."
"Tudo me fez concluir que eu não estava cuidado o suficiente de quem eu amo, que eu poderia fazer muito mais por todos eles. E que eu poderia fazer mais por mim também, vivendo cada dia plenamente e pensando no que eu ainda posso ter, em vez de me isolar em um quarto escuro me lamentando pelo que perdi..."
Vocês já leram esse livro? O que acharam dele e dos outros da série?
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima semana.
2 notes · View notes
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Olá leitoras e leitores! Venho com um post sobre a minha opinião contando as vantagens e desvantagens entre livros únicos e coleção.
Então, eu gosto de livros únicos porque não tenho que ficar esperando o lançamento de outro volume e como moro em uma cidade onde não tem livraria, fica muito mais fácil para mim. Além disso, não sei se é só eu, mas é como estar totalmente imersa, ver tudo aquilo intensamente, pegar um carinho pelos personagens em um único livro. Apesar disso tudo a desvantagem é que no fim acabou, ele não vai ter continuação e vai ter que se despedir dos personagens, mas o que mais gosto é isso poder imaginar outras histórias para essa pessoa e voltar a lê-lo de novo no futuro.
Enquanto os livros de séries são os favoritos de muita gente por vir de um primeiro livro favoritado e eles quererem mais sobre aquela história e se apegarem mais aos personagens e a escrita da autora. A desvantagem é ter que esperar a autora publicar a continuação e evitar spoilers caso o livro seja popular. E o motivo de eu não gostar de livros de séries é que muitas vezes a escritora nem precisava escrever continuação, porque se terminasse no primeiro já teria um desfecho incrível.
O que vocês acham? Gostam de qual tipo? Qual a opinião de vocês?
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima semana.
5 notes · View notes
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Olá leitoras e leitores! Venho com uma dúvida que estava na minha cabeça a algum tempo. No momento em que enfrento essa fase de vestibulares e tendo que ler os livros obrigatórios para cada vestibular, fico pensando o porquê somos obrigados a lê-los e cheguei a uma conclusão. Não é só uma chatice como diversas pessoas pensam e sim importante entender que os livros selecionados são clássicos e tem um objetivo que o autor coloca.
Todo livro selecionado por vestibulares tem a intenção de fazer o estudante entender o contexto histórico inibido naquela história, os pensamentos dos autores em relação ao período que estavam enfrentando. Tem uma crítica social que muitas vezes não é compreendida por estar nas entrelinhas ou naquelas cenas onde achamos não ter importância, mas que são essências para compreender as críticas. Além de promover o pensamento do leitor em relação a atualidade e a ser mais crítico quanto as situações vivenciadas.
Os livros clássicos podem muitas vezes serem taxados de complicados demais por conta do vocabulário da época e muitos se prendem a tentar entender cada significado das palavras, deixando se perder na narrativa. O importante é compreender o que o escritor está tentando passar através do relato dos personagens.
Então, eu realmente acho importante ter essa experiência de ler esses livros, porque isso vai ajudar a minha evolução na leitura.
E vocês, o que acham sobre os livros selecionados pelos vestibulares?
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima semana.
1 note · View note
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Tumblr media
Olá leitoras e leitores! Hoje, dia 07 de abril o blog amor por palavras faz um ano de sua existência.
Quero agradecer profundamente as pessoas que curtiram minhas postagens, aquelas que estão seguindo o blog e vocês que gostam do conteúdo. Mesmo sem saberem transformaram a minha vida e me impulsionaram a continuar publicando. É muito bom saber que gostam das minhas resenhas e de tantos outros post relacionadas a livros.
Espero muito que de certa forma eu tenha ajudado a caminhar mais pessoas para esse mundo tão fabuloso que é o universo literário. Obrigada mais uma vez por me acompanharem.
2 notes · View notes
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Olá leitoras e leitores! Venho com um post um pouco diferente do costume, hoje vamos fazer dessa maneira vou colocar uma música e um livro. Se quiserem interagir dizendo outros livros que combinam com certa música seria muito divertido.
Essa música me lembra muito a relação da Indie e do Olivier em "Minha vez de brilhar". Ele mesmo sendo muitas vezes difamado pela Indie quando estava com as amigas da irmã dela, sempre esteve do lado da garota a ajudando encontrar sua lagosta. Pensando bem essa música poderia se encaixar perfeitamente no Auggie e na Summer de "Extraordinário".
Como não lembrar do Rodrigo e da Priscila nessa música? Toda a história deles é como se já se conhecessem desde sempre e mesmo com todos os acontecimentos envolvidos na trama de "Minha vida fora de série 1°Temporada" acho lindo a maneira como o Rô continua olhando para a garota que ele gosta.
A letra dessa música me faz lembrar da Camila de "Allegro em hip hop" e o quanto conseguiu se reerguer com a ajuda de Vitor. Gosto do quanto esse livro foi trabalhado o esforço do violinista em tentar a todo custo espantar os sentimentos ruins da bailarina.
"Juntos para sempre" apesar de retratar a visão do cachorro essa música se encaixa bastante na relação da CJ e o Trent.
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima semana.
1 note · View note
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Tumblr media
Olá leitoras e leitores! Venho com a resenha do livro " A pequena livraria dos sonhos"
Autora: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Ano: 2019
Gênero: Romance
Nota: 5 ⭐
Sinopse: Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer. Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar. Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar. Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.
O cenário que se passa a história é bem trabalhado detalhando até mesmo fatos culturais escoceses e sem ser muito estereotipado apenas demonstrando a população usando kilt e gaita de foile, claro isso faz parte da Escócia, mas o país é muito mais do que é mostrado em filmes.
Os personagens são bem cativantes, com características distintas e objetivos bem projetados. O Lennox é mostrado como rude, mas aos poucos é destruído a imagem, para uma toda gentil. E tantos outros personagens como os principais a autora conseguiu trabalhar bem a vida deles de maneira resumida sem afetar a centralização na protagonista, como é mostrado com a Ainslee e sua família. Já a Nina tem uma evolução impressionante tanto de personalidade quanto de atitudes ao longo de sua mudança para a Escócia. E não posso me esquecer da amiga dela que é toda desinibida, foi uma das minhas personagens favoritas.
A trama do livro é bem leve apesar de abordar um problema bem sério relacionado a perda do interesse das pessoas em ler livros por causa de os celulares terem se tornado mais importante e a situação que a Ainslee e seu irmão se encontram. Possui situações engraçadas que me lembra o clima da série "Gilmore Girls" e algumas do cotidiano rural.
Minhas cenas favoritas foi dela ajudando a família da Ainslee e as partes dos bailes, porque foram partes que aconteceram situações bombásticas.
O livro em si é muito gostoso de ler e dá para lê-lo com o intuito de mandar embora a ressaca literária.
Quotes:
"O problema das coisas boas é que, muitas vezes, elas se disfarçam de coisas horríveis."
"Passar a vida só olhando para o futuro pode ser bem irritante."
"Porque a vida é assim, não é mesmo? Se pensarmos em cada pormenor que pode influenciar nosso caminho de mil maneiras, umas boas e outras ruins, nunca faremos mais nada."
"Quando ficava triste, os livros eram seu consolo, quando se sentia só, eram eles seus amigos. Eram eles que cuidavam do seu coração partido e a encorajavam a manter a esperança quando estava na pior."
"Mas quando a gente assiste um filme sente que está vendo o que acontece. Sabe como é?
-Isso é uma coisa. Mas ao ler um livro, a gente sente que está vivendo dentro dele."
"Ler é existir na história."
"Por dentro todo mundo é diferente do que parece."
"Para Nina, livros-e, às vezes, a música-eram a melhor forma de cobrir essa distância, de ligar o universo interno ao externo; palavras agindo como um mero duto entre os dois mundos."
"Acho que a gente pode fazer mais do que a gente acredita. Se tem algo que aprendi é que a gente nunca sabe do que é capaz até tentar."
"As coisas belas também podem ser perigosas."
Já leram algum livro da Jenny Colgan? Gostaram desse livro ou de outro?
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima semana.
1 note · View note
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Tumblr media
Olá leitoras e leitores! Hoje a resenha vai ser sobre "Dama da Meia Noite".
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera
Trilogia: Os artifícios das trevas
Ano: 2016
Gênero: Fantasia/Romance
Nota: 4,5⭐
Sinopse: Emma Carstairs é uma caçadora de sombras que teve seus pais mortos pela Guerra Malignas segundo o que foi divulgado pela Clave, mas Emma tem a certeza que a morte dos pais dela não foi causada pelo Sebastian e isso é comprovado quando começa a surgir assassinatos com as mesmas marcas encontradas no corpo dos pais dela. Além disso, tem a ajuda do seu parabatai Julian para desvendar esse mistério e descobrir o motivo pelo qual não pode haver sentimentos românticos entre parabatai.
O cenário em que vai ocorrendo a história é bem detalhado, o que intensifica a conexão com o livro, como por exemplo o Instituto onde os Blackthorns moram é descrito com tanta precisão e rico em detalhes.
Os personagens são bem construídos ao ponto de apresentarem o passado deles conforme o desenvolvimento do livro, o que eu achei bastante necessário para facilitar o leitor digerir as "bombas" reveladas e ainda te impulsionar a continuar lendo apenas para descobrir toda a história por trás de certos personagens. É incrível ver o Ty irmão do Julian, porque você fica se perguntando o que ele tem, mas minha teoria é que seja autista. Já o Julian, é super fofo vê-lo tratando os irmãos com tanto carinho e sou apaixonada pelas cenas dele com o Ty ou com o Tavvy.
A trama inserida é extremamente envolvente ao ponto de te prender entre os capítulos. Algo que pensei que não aconteceria é a autora ter apresentado a resolução dos dois mistérios, já que o livro tem uma continuação e isso me deixou bastante feliz.
Infelizmente encontrei alguns erros gramaticais, mas deve ser por conta da tradução e se a pessoas ler rápido nem consegue perceber direito os erros.
O livro tem um belo plot twist que deixa qualquer um com a boca aberta.
De modo geral gostei bastante do livro, mas o que me incomodou foi a decisão da Emma no fim do livro, só que essa é somente minha opinião. Porque a história é realmente boa.
Quotes:
"Você não pode protegê-los de tudo. Eles precisam viver no mundo e lidar com o que acontece nele. E isso às vezes significa sofrer perdas."
"O mundo é terrível. E alguns são atraídos por ele e se afogam, e outros se elevam e carregam outros consigo."
"É isso que é ser família, pensou ele. Sofrer quando alguém sofre. Querer protegê-los."
"Todo mundo é mais do que uma coisa. Somos mais do que as ações individuais que cometemos, sejam elas boas ou ruins."
E aí já leram algum livro da Cassandra? Já leram esse livro? Como foi a reação de vocês?
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima semana.
1 note · View note
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Olá leitoras e leitores! Eu nem sei se isso vai interessar a alguns de vocês, mas esse post é curiosidades sobre mim. Já que amanhã será meu aniversário e esse blog apesar de tudo conseguiu mudar a minha vida. Espero que tenham mudado a de vocês também.
Enfim, vou começar dizendo o motivo para eu ter começado um blog de livros. Sempre quis ter um blog, mas sempre fiquei com medo do que as pessoas achariam e também nem sabia sobre o que trataria, até que conheci uma amiga no Instagram que tem uma página de livros e relatei esse meu desejo de ter um blog e ela disse para mim procurar como fazer. E como não tinha ninguém para mim desabafar sobre livros pessoalmente e dizer todo o meu amor pelas histórias, acabei criando a ideia de fazer sobre livros. Assim, surgiu esse blog no dia 7 de abril de 2021.
Eu tenho 16 anos e vou fazer 17, estou no último ano do ensino médio. Como já vinha comentado moro em uma cidade do interior de São Paulo. Eu me chamo Maria Carolina, mas como na maior parte do tempo sou chamada de Ana Carolina gosto de ser chamada de Carol.
Sou uma escritora iniciante e amo estar nesse processo de aprendizado sobre técnicas de escrita, gramática e estrutura de um texto. Gosto muito de escrever sobre suspense apesar de ter começado com romance.
Eu lido com a baixa autoestima e esse é um dos motivos para exitar demais em publicar postagens ou até mesmo meus próprios livros. Além de ser uma pessoa bastante ansiosa na maior parte do tempo.
Minhas paixões são escrever, ler, desenhar, pintar, ouvir música, cuidar de plantas e fazer origami.
Sonho em viajar para Holanda, Escócia e conhecer diversos lugares do Brasil. Além de querer ir para a bienal do livro de São Paulo para conhecer e ter um autógrafo das minhas escritoras brasileiras favoritas. Quero um dia poder ter um livro publicado na minha editora favorita a Guttenberg
Falando nelas minhas escritoras favoritas são a Paula Pimenta e a Babi Dewet.
Meu gosto musical é bem variado, mas normalmente gosto de escutar pop e MPB. Minhas bandas favoritas são "One Direction" e "Shank".
Meus filmes favoritos são "Extraordinário", "Amor em obras" e "Homem-aranha no aranhaverso". Minhas séries favoritas são "Alexa e Katie" e "Gilmore Girls", mas provavelmente "De volta aos quinze" vai para essa lista também.
Amo animais, tanto que já tive um pouco de tudo, mas ultimamente tenho duas gatas e quatro cachorras.
Minha cor favorita é verde água. Gosto bastante de quase todo quanto é tipo de comida e principalmente quando envolve sobremesa. Não gosto de pipoca. Quero algum dia me tornar vegetarianas.
Coisas que me irritam é ouvir pessoas falando sobre o que elas não sabem sobre alguém, modinhas, pessoas reclamando sempre e gente achando que só porque alguém lê é extremamente inteligente.
E isso é tudo, espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próximas semanas.
3 notes · View notes
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Olá leitoras e leitores, venho com um post mais pessoal para vocês saberem um pouco mais do meu gosto em relação aos personagens que são meus favoritos. Quais são o de vocês?
Amo de paixão tantos personagens desde segundarios até os protagonistas e a primeira pessoa por quem peguei um certo carinho foi o próprio pequeno príncipe com sua simplidade.
Depois o Owen com sua esquisitice e esperteza.
A CJ por sua persistência em querer seguir seu sonho e amar animais assim como eu, também tem o Trent com seu jeito amigo de ser.
Rodrigo por ser um poeta e baterista incrível, é um garoto sensível e na minha imaginação tem o olhar tão lindo, mas o que me fez apegar-me a ele foi seu cuidado com cachorros. A Priscila apesar de ter me estressado algumas vezes encantou-me por ser original. Também tem a Glória, a professora cupido com seu jeito desinibido de ser.
A Lina foi uma pessoa que conseguiu tirar milhares de risadas minha com suas atrapalhadas, mas ainda foi alguém cheia de teorias assim como eu. O Lorenzo, ou melhor, Ren, apesar de ter sido um pouco explosivo acabei apegando-me a ele por conta de ter apoiado a uma garota que nem se quer conhecia direito a conhecer um pouco mais o pai dela. O Howard foi um daqueles personagens desastrados e sem saber o que fazer com uma garota, mas que queria ela bem e foi um ótimo pai para alguém que nem conhecia só por gostar da mãe dela.
Camila foi uma pessoa que eu me identifiquei por ela sempre tentar impressionar os pais dela, mesmo quando se sentia mal. Já o Vitor com seu amor e apoio a Mila impressionou-me, mas ainda não gosto dele sempre a colocar em um pedestal. A Tim com seu jeito rebelde de ser, mas que mudou a realidade do conservatório me conquistou com suas atitudes. Tem também a Sarah com sua história de luta contra o racismo e que teve o privilégio de estudar em escolas renomadas. Não posso esquecer da Clara a garota que coloca a Mila para cima e que não se deixa abater por conta de um garoto.
Tem o João Paulo com seu amor pela música e que ama transformar a vida das pessoas através de sons. A Jasmine com seu ódio em matemática, mas com atitudes que não liga para opinião das pessoas em relação a quem ela é e o Davi com sua paciência para ensina-la. O Guima com suas distrações para a Inha.
O Rui com seus poemas e acolhida para a Rie.
Todos os personagens de "As crônicas de Nárnia" por conta da evolução deles, isso vale para o Edmundo.
O Auggie por não ter desistido de estudar mesmo com todo o preconceito dos seus colegas. A Summer por ter estado do lado dele e nunca ter ligado para a sua aparência. O Jack porque apesar de ter errado em magoa-lo acabou se arrependendo e o defendendo. A Via e a Melissa por serem tão divertidas e terem mudado a vida do garoto.
Tenho tantos outros personagens favoritos que se eu fosse falar daria um post muito grande, mas se vocês quiserem posso trazer a parte dois.
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima semana.
5 notes · View notes
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Olá leitoras e leitores! Esse post vai ser sobre ler vários livros ao mesmo tempo ou um de cada vez. Vocês preferem o que?
Eu sempre fui aquela leitora que lê um livro por vez ou quando lê vários parece não ter se apegado a todos aqueles universos. Então sempre fui fã de ler um por vez, tanto por esse motivo que citei quanto por me sentir como se estivesse traindo o livro (é bem estranho, mas é essa a sensação que tenho).
Admiro muito os leitores que lêem vários livros. Em algum momento da minha vida gostaria de poder questiona-los de como fazem isso.
Ultimamente venho tentando ler dois, mas a sensação ainda permanece.
Então, resumindo a questão de ler vários ou somente um depende muito de que tipo de leitor você é.
Algum de vocês tem alguma dica para me dar? Se quiserem deixar nos comentários sintam-se a vontade.
Espero que tenham gostado do post e vejo vocês na próxima semana.
1 note · View note
amorporpalavrasblog · 2 years
Text
Tumblr media
Olá leitoras e leitores! Hoje venho com a resenha do livro "A menina feita de espinhos".
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Universo dos livros
Ano: 2015
Gênero: Fantasia romântica
Nota: 5⭐
Sinopse: Kat nasceu com um distúrbio de epiderme responsável por fazer sua pele ter espinhos venosos capaz de matar uma pessoa, sendo assim é impossível ela ter contato físico com alguém. Além de sua mãe ter morrido no momento do seu parto a jovem tem que lidar com o preconceito das pessoas, mas seu pai resolve mudar para um chalé afastado da cidade e acaba ajudando a garota se entender por meio das rosas.
Não imaginei gostar tanto desse livro, mas ele encantou-me desde sua escrita até a temática e acabei lembrando de "Extraordinário" por também tratar sobre o preconceito das pessoas.
Vou começar pela escrita da autora e o modo como ela dividiu o livro. Ele contém 343 páginas, mas foi tão leve de ler e envolvente, talvez porque os capítulos são curtos ou até por os parágrafos serem pequenos. Enfim, cada página que eu lia envolvia mais na história e queria saber o que ia acontecer.
Os personagens tem cada um sua característica e por ser poucos para mim foi mais fácil de apegar a eles. A Kat foi uma protagonista completamente cheia de metáforas que podemos aplicar no nosso dia a dia, tipo o problema que ela tem a proíbe de ter contato com as pessoas e ela é constantemente vista como monstro, mas na realidade tem um coração de ouro e isso mostra que por mais clichê possa parecer as aparências físicas não são tão importantes quanto seu modo de tratar os outros. E é incrível por o pai dela ter lidado com tanta coisa para deixá-la bem. Já o Gregg foi alguém que a botou para cima mostrando a importância de ter gente apaixonada por ela.
Infelizmente algo que a autora deixou meio vago a explicação foi em relação ao Mica, porque ele tem um sumiço e depois é revelado algo extremamente surpreendente.
O cenário que se passa a maior parte da história é no campo e isso facilitou muito a adaptação da personagem. Minha imaginação não consegue pensar em outro jeito senão aquelas fazendas antigas.
O final é tão surpreendente quanto e é muito triste ter terminado daquele jeito, mas o importante é a trajetória e evolução dos personagens principalmente a da Kat.
Em minha opinião é um livro impactante e aborda o preconceito das pessoas, em vista disso foi o primeiro livro desse ano que consegui ter uma leitura fluida e extremamente envolvente, já que "As crônicas de Nárnia" eu tinha começado a ler no fim do ano passado.
Quotes:
"Eu aprendi, com tantos olhares de nojo que recebi, que há beleza em tudo. Há beleza na tristeza e na dor, até mesmo na raiva. E há beleza na vida, em suas despedidas e em seus desencontros."
"Segundo suas próprias palavras, eu era bonita porque havia brilho no meu olhar. Não um brilho qualquer, mas aquele que só tem quem conhece a vida e suas facetas mais tristes, e ainda assim não desiste de caminhar sob o sol."
"As coisas e as pessoas que amamos não estão do nosso lado em todos os momentos; às vezes caminhamos sobre muitas pedras descalços e sozinhos. E mesmo que algumas pessoas estejam ao nosso lado, a caminhada de cada um, no fim das contas, é pessoal. "
"A vida, às vezes, nos separa das pessoas que amamos sem grande explicações, mas não é por isso que tudo que vivemos juntos seja apagado."
"Acho que o que nos conecta com uma história mais profundamente é quando nos vemos nela."
"Algumas coisas boas são também grande demais, e nada no mundo, nem o pior dos sofrimentos ou a maior das humilhações, é capaz de quebra-las."
"Todas as pessoas são complexas, têm infinitas camadas a serem explorados e jamais podem ser resumidas a uma palavra."
"Um amor jamais substitui o outro, porque o amor nunca vem para subtrair, tirar algo ou alguém de nós. O amor vem só para somar."
Vocês já leram esse livro? O que acharam?
Espero que tenham gostado da resenha e vejo vocês no próximo post.
2 notes · View notes